domingo, 22 de janeiro de 2017

Jovem morre após colisão entre moto e carro na saída da vaquejada em Sumé


Uma colisão entre moto e carro deixou uma vítima fatal na BR 412, na madrugada deste domingo (22). O acidente ocorreu próximo ao parque de vaquejadas Vila Country em Sumé e a vítima, o jovem Joaquim Santos Moura (foto abaixo), de 22 anos, tinha acabado de sair da festa.


Segundo informações apuradas por nossa reportagem, o jovem tinha acabado de entrar na pista, ao sair do Parque de Vaquejadas, quando não percebeu o carro e ocorreu a colisão. Sua morte foi imediata.

A Polícia Civil investigará as responsabilidades do acidente. O jovem já foi sepultado.

Dona de casa morre durante festa de aniversário na Zona Rural de Jataúba

A Dona de casa Gercina Carneiro de Araújo (51 anos) conhecida como Preta filha de seu Severino Peba do sitio Riacho Fundo de Jataúba, Faleceu na noite deste sábado dia 21/01/2017, quando estava na sua casa com parentes e amigos comemorando a festa de Aniversário de sua neta.


Segundo informações de pessoas que estavam presente na festa, dona Preta foi até a cozinha pegar uma panela de dobradinha, quando se deparou com uma cobra , que teria lhe picado, Preta conseguiu pegar um pedaço de pau e matar a cobra, logo em seguida caiu no chão desmaiada, e foi socorrida por familiares, mais já chegou no Hospital de Brejo da Madre de Deus sem vida.

O corpo foi encaminhado para o IML do Recife.

HOMICIDIO NA CIDADE DE TORITAMA - PE

Mais um homicídio foi praticado no município de Toritama. O fato aconteceu na manhã deste domingo (22) no Bairro Novo Coqueiral, sendo o segundo crime de morte registrado esse ano na Capital do Jeans.

De acordo com as primeiras informações, o homem identificado por, Amaro Manoel da Silva, (41 anos) foi assassinado com vários disparos de arma de fogo. Segundo populares, a vítima atuava como mototaxista na localidade, onde era conhecido por ‘Mario’.

Ainda de acordo com informações, o mototaxista teria sido alvejado em outro local, onde na tentativa de escapar dos criminosos correu para um matagal, mas acabou tombando sem vida com a gravidade dos ferimentos.

A área fica em um terreno de propriedade privada, no loteamento Novo Coqueiral, as margens da PE-90, saída para a cidade de Vertentes.

Policiais Civis e Militares estiveram no local realizando o isolamento da área e iniciaram as investigações para chegar a autoria do crime e o que teria motivado o assassinato. No corpo da vítima, foi encontrado 8 perfurações a bala.

Após o trabalho da perícia, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

Fonte: Blog do Ney Lima

ASSALTANTES TROCAM TIROS COM O BEPI E ACABAM MORTOS, EM CACHOEIRINHA

Dupla estava armada com revólver calibre 38


Dois adolescentes foram mortos na noite deste sábado (21) após trocarem tiros com policiais do BEPI, em Cachoeirinha, no Agreste pernambucano.

O efetivo realizava rondas na cidade quando foi informado que dois elementos em uma moto vermelha estavam praticando assaltos, durante diligências a dupla com as mesmas características da denúncia foi localizada. Durante a aproximação da viatura eles empreenderam fuga por uma estrada da zona rural não obedecendo a ordem de parada.

Na perseguição acabaram perdendo o controle da moto, caíram e começaram a atirar nos policiais, ouve revide sendo alvejados e socorridos para o hospital de Cachoeirinha, onde não resistiram e vieram a óbito.

Eles foram identificados como; Junior César dos Santos, de 17 anos e Wesley Inácio da Silva, de 16, moradores do município de São Caetano.

Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, graças a Deus nenhum polícia ficou ferido.

BEBEDEIRA TERMINA COM UM MORTO A FACADAS, EM SERTÂNIA

Um crime de morte foi registrado na noite deste sábado (21), na zona rural do município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco.

Dois homens passaram o dia bebendo cachaça e na volta pra casa se desentenderam, o fato foi registrado no Sítio Jacu, na confusão, Erivaldo Santana Ferreira, de 21 anos, acabou esfaqueando Daniel Wellington da Silva, de 19 anos. Daniel tentou escapar e se escondeu dentro de uma residência, foi perseguido pelo assassino que terminou de matá-lo dentro da casa.

Após o crime, Erivaldo fugiu tomando destino ignorado, o corpo foi levado para o Instituto e Medicina Legal (IML) de Caruaru.

JOVEM DE JUPI MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-423, EM LAJEDO


Um acidente na noite deste sábado (21), deixou uma pessoa morta na rodovia BR-423, em Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

A vítima fatal foi Denivaldo José da Silva Filho, de 23 anos, que morava na Rua Joaquim Lúcio, em Jupi. Ele pilotava uma motocicleta XRE-300 de placa NXU-1261, quando colidiu violentamente em um caminhão não identificado. O impacto da batida foi tão forte que o jovem teve membros amputados, a moto ficou parcialmente destruída e ele arremessado a alguns metros do local da batida.


No momento do acidente Denivaldo não usava capacete, existe a suspeita dele ter ingerido bebida alcoólica, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Cármen Lúcia pode homologar delações no recesso

A ministra Cármen Lúcia, durante sessão do STF. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF (12/09/2016) - Fellipe Sampaio/STF/12-09-2016

BRASÍLIA - Mesmo antes do fim do recesso do Judiciário, que vai até 31 de janeiro, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, avalia chamar para si a responsabilidade de homologar as delações premiadas dos executivos da empreiteira Odebrecht, que estão em fase final no gabinete do ministro Teori Zavascki. A delação integra a Operação Lava-Jato e põe na lista de investigados cerca de 120 políticos, com mandato no Congresso ou com vaga na Esplanada dos Ministérios.

A possibilidade de Cármen avocar para si a homologação, antecipada no sábado pelo colunista Merval Pereira, levará em conta a gravidade e a excepcionalidade do momento. O regimento interno do STF lista que, entre as atribuições da presidente do tribunal, está “decidir questões urgentes nos períodos de recesso ou de férias”. A partir de 1º de fevereiro, com a corte voltando a funcionar plenamente, essa possibilidade já não existe mais. Não há previsão legal de que a presidente do tribunal possa avocar para si esta tarefa.

De volta a Brasília na segunda-feira, o roteiro de Cármen Lúcia será: estudar, refletir e conversar para tomar essa decisão. A ministra também precisará decidir sobre a escolha do novo relator dos processos da Lava-Jato. O caminho da presidente do Supremo será inspirado no regimento, mas ela enxerga alternativas, já que a lei deve ser interpretada.

Os documentos das delações da Odebrecht que estavam sendo analisados pelos juízes auxiliares sairão do gabinete de Teori e serão devolvidos à sala-cofre do tribunal. Mesmo no recesso, eles vinham atuando em regime de esforço concentrado, analisando os documentos e cerca de 800 depoimentos de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Havia a expectativa de que a decisão de homologar ou não as delações seria tomada em fevereiro pelo ministro Teori. Os delatores seriam ouvidos para comprovar que decidiram colaborar sem coações e assistidos por advogados. Com a morte de Teori, a relatoria fica indefinida e, portanto, os servidores não poderão continuar examinando o material.

Ainda não houve julgamentos condenando ou absolvendo réus da Lava-Jato no STF. Por enquanto, o tribunal tem analisado pedidos de liberdade de réus presos e denúncias do MPF. Nos dois casos, os investigados têm levado desvantagem. O ministro Teori Zavascki tinha o costume de manter prisões determinadas pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que conduz as investigações na primeira instância.

Teori Zavascki no Plenário do STF - Ailton de Freitas / Agência O Globo

Juízes e advogados que foram ontem ao velório do ministro Teori Zavascki em Porto Alegre defenderam que a relatoria dos processos da Lava-Jato seja distribuída entre os demais ministros por meio de sorteio eletrônico. Os ministros do Supremo evitaram tocar no assunto. Presidente da Corte, Cármen Lúcia não deu declarações à imprensa.


Não há nada decidido nesse momento. O regimento tem as previsões necessárias para essas hipóteses e isso será objeto de análise. Nesse momento, vamos falar apenas do querido amigo e colega Teori. É momento de luto e tristeza. As questões institucionais serão resolvidas num momento oportuno — afirmou o ministro Ricardo Lewandowski.

ministro do stj defende possibilidade

Edson Fachin também disse que não era momento de falar sobre o substituto.

Estamos aqui com o olhar e o coração voltados para o presente, que é da perda de um amigo. É um momento de prestar respeito a essa circunstância e prestar homenagem ao ministro Teori. Das circunstâncias que decorrem dessa vacância, o Tribunal se encarregará dela o mais breve possível — declarou Fachin.

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino, Cármen Lucia homologar a delação seria uma decisão “acertada”. Segundo ele, o regimento do Supremo permite várias interpretações para a redistribuição dos processos da Lava-Jato, embora acredite que o melhor seria o sorteio entre os demais ministros.

Cármen Lúcia assinar as homologações seria acertado. Sobre a relatoria dos casos, acho que não se deve deixar a repara o ministro que for assumir. Seria uma situação política extremamente delicada ele ter que participar da sabatina no Senado — disse Sanseverino.

Gilmar Mendes, como Cármen, não deu declarações à imprensa.

Rubens Glezer, professor de direito constitucional da FGV-SP, diz a que ministra Carmen Lúcia poderia perfeitamente homologar as delações ainda pendentes, como a da Odebrecht. Para isso, diz, bastaria que o Ministério Público Federal (MPF) se manifestasse junto ao Supremo pela urgência da homologação.

Nesse caso ela poderia deliberar sobre a homologação e depois redistribuir o processo — diz Glezer, observando que pelo regimento da Corte a ministra não pode ser a relatora do processo.

Para o professor de Direito Constitucional do Mackenzie Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, um atraso no processo da Lava-Jato no Supremo é quase inevitável. Mas algumas medidas poderiam evitar que ele fosse muito grande, como o novo ministro relator aceitar trabalhar com a equipe montada pelo então ministro Teori Zavascki.

O principal é o ponto de vista prático da estruturação da administração do processo. Se o ministro que escolhido relator decidir que vai montar uma nova equipe para esse trabalho aí poderemos ter um atraso de quatro, seis meses. Mas se o novo relator aceitar trabalhar com os assessores que estavam com Teori, o atraso pode ser bastante reduzido — avaliou Amaral.
Fonte: O Globo

Fotos mostram parte de destruição causada durante rebelião em presídio de Santa Cruz


Foto: Reprodução

Está circulando, em redes sociais, vídeo e fotos que mostram como ficou parte de um dos pavilhões no presídio de Santa Cruz do Capibaribe.

O presídio foi alvo de uma rebelião na manhã do último sábado (22), que terminou com um detento morto e 13 feridos.

No vídeo, é possível ver o teor da destruição causada, onde buracos foram abertos nas paredes e muito lixo e entulhos espalhados.

O presidio no município foi inaugurado em julho de 2015 e possui tanto celas individuais como coletivas, com capacidade máxima para nove detentos.

A unidade, assim como outras do Estado, enfrenta problemas de superlotação, onde mulheres de detentos reclamam que pode haver até 25 pessoas por cela. Estima-se que o presídio, projetado para abrigar 186 detentos, já possua mais de 400.

Confira também algumas imagens de arquivo de duas celas, tiradas pela equipe do blog no ato de inauguração da unidade prisional.


Fonte: Blog do Ney Lima

Motorista é confundido como assaltante e denuncia loja por racismo

Casa dos Frios/ Reprodução: Internet

Um motorista acusou de racismo a Casa dos Frios, da Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife, depois de ser confundido com um ladrão. O caso ganhou repercussão, depois que o chefe dele, o advogado Gilberto Lima, publicou a denúncia nas redes sociais.

Segundo o relato, o motorista, Mario José Ferreira foi ao local a pedido do chefe comprar produtos que seriam levados para fora do país.O motorista costumava a ir sempre à loja, mas com fardamento, calça, sapatos e camisa sociais, desta vez foi de calça jeans, camisa de malha, tênis. O caso ocorreu na última sexta-feira.

Ele entrou na loja uma vez e voltou ao carro para pegar o dinheiro, R$ 600. Depois, percebeu que faltava uma quantia, deixou os R$ 600 no caixa e saiu da loja para pegar o restante. Ao tentar entrar de novo, Mário foi impedido, o estabelecimento fechado e a polícia foi acionada.

Ainda por meio do relato, o advogado afirma que Mário foi detido e submetido, segundo ele, a todo o vexatório procedimento de revista.

Reposta da Casa dos Frios

Em nota, a Casa dos Frios afirma que a história foi contada de forma equivocada. Segundo a nota, uma das funcionárias da loja teve a impressão de ter visto o cliente portando uma arma embaixo da camisa e notificou o gerente da loja. A gerência, entrou imediatamente em contato com a polícia que foi até o estabelecimento. O comunicado ressalta ainda que a suspeita não foi atribuída a cor do rapaz.

Corpo de Teori Zavascki é enterrado em Porto Alegre

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução/ Emmanuel da Rosa / AFP

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado por volta das 18h15 no cemitério Jardim da Paz, após missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. A cerimônia foi acompanhada apenas por parentes e amigos íntimos do ministro e sem a presença de populares ou da imprensa.

O velório de Teori Zavascki ocorreu ao longo de todo o dia no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O corpo dele chegou à base aérea de Canoas (RS) por volta das 8h20 e seguiu em cortejo pela BR-101 até a capital gaúcha, onde começou a ser velado por volta das 9h – inicialmente apenas pela família e amigos. Das 11h às 15h, o espaço foi aberto para o público e depois voltou a ser fechado para parentes e amigos próximos.
Presenças

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, foi uma das primeiras a chegar, mas saiu sem falar com a imprensa. Outros ministros da Corte, entre eles Edson Fachin, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, também compareceram ao velório para prestar homenagens ao jurista. Ao longo do dia passaram por lá as maiores autoridades do país em todas as esferas de poder, como o presidente da República, Michel Temer, e os ministros de Relações Exteriores, José Serra, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o da Justiça, Alexandre de Moraes. O juiz que comandas as investigações da Operação Lava Jato na Justiça Federal, Sergio Moro, também compareceu ao velório, assim como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claúdio Lamachia, entre outros.

CHEFE DO MATADOURO PÚBLICO DE CATENDE É ASSASSINADO A TIROS


Dois elementos desconhecidos se aproximaram de Valdemir Andrade Ferreira da Silva, de 47 anos, e um deles armado de revólver atirou contra a vítima que se encontrava falando ao celular em via pública na Rua do Matadouro, em Catende/PE. Testemunhas disseram à polícia que os elementos trajavam bermuda, camisa e boné, aparentavam terem entre 20 e 25 anos de idade, sendo que um deles era alto de pele clara e o outro de estatura baixa e pele escura. Apenas o alto se encontrava armado e após ter disparado contra a vítima fugiram correndo a pé, tomando destino ignorado.

O crime ocorreu por volta das 11h40m do sábado (21). A vítima ainda foi socorrida por populares para o hospital regional em Palmares, mas não resistiu. Ainda de acordo com a polícia, a vítima era envolvida com tráfico de drogas e já havia sido presa pelo crime. Atualmente estava trabalhando como contratado da Prefeitura de Catende e era o responsável pelo Matadouro Público do município.

A polícia informou que foram realizadas incursões em buscas dos assassinos, mas não foi obtido êxito. O crime será investigado pela delegacia daquele município.

Fonte: Agreste Violento