quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MORRE VIGILANTE E AGRICULTOR ALVEJADOS A BALA EM ASSALTO A CARRO FORTE, EM SÃO BENTO DO UNA


Morreram na madrugada desta quinta-feira (17), o vigilante Roberto Ferreira de Lira, de 31 anos e o agricultor Ivo Paz de Lima, de 65 anos, eles estavam internados no Hospital da Restauração, em Recife.

Roberto Ferreira, era um dos vigilantes do carro forte da empresa Preserve, que foi atacado por cerca de dez assaltantes na tarde da última terça-feira na rodovia PE-180 entre São Bento Una e Lajedo. Fortemente armados, os bandidos efetuaram disparos de arma fogo de grosso calibre, tendo o condutor perdido o controle da direção, descido uma ribanceira onde eles continuaram atirando, para obrigar os vigilantes a saírem de dentro do carro, efetuaram disparos de metralhadora ponto 50 que deixou o carro parcialmente destruído.

No momento do tiroteio o Agricultor Ivo Paz estava nas imediações e foi alvejado na cabeça, o outro vigilante sofreu ferimentos leves, foi medicado no hospital de São Bento, recebendo alta médica horas depois.


A ação criminosa foi bem planejada, eles agiram rápido e conseguiram fugir sem serem incomodados pela polícia, até o momento ninguém foi preso, é mais uma grande ação criminosa que prova que nossa segurança pública está na UTI, dois pais de família que se vão em um estado que quase nada investe em segurança.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal, Ivo Paz será sepultado em São Bento do Una e Roberto Ferreira em Garanhuns, cidade que morava.

Estudantes de Pernambuco poderão tirar CNH de graça com nota do ENEM


Alunos e ex-estudantes das escolas estaduais de Pernambuco poderão ter, de forma gratuita, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação integra o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores – Modalidade CNH Popular Educação – ENEM, projeto oriundo de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Detran-PE.

De acordo com a SEE, são oferecidas 265 oportunidades. Podem concorrer às carteiras, estudantes da rede estadual regularmente matriculados no ensino fundamental ou nível médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das pessoas que finalizaram o ensino médio há, no máximo, um ano. Os candidatos também precisam ter, no mínimo, 18 anos de idade e devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado.

O edital do Programa diz que a seleção dos candidatos levará em consideração as notas do Enem. As inscrições estão disponíveis até o dia 31 deste mês, por meio do site da Secretaria de Educação.

Mulher grávida sofre acidente de trânsito em Santa Cruz

Na manhã desta quinta-feira (17), uma mulher grávida ficou ferida após se envolver em um acidente de transito na Avenida Biu de Deda, bairro São Jorge em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações de populares, a mulher que não teve o seu nome revelado estaria na garupa da moto que estava sendo guiada pelo seu companheiro, quando de repente outro condutor em uma moto atravessou e atingiu o casal.

Com o impacto, a mulher gravida acabou caindo e ficando ferida. Ela foi socorrida pelo SAMU e conduzida para a UPA de Santa Cruz, onde foi constatado que nada de grave aconteceu.


Fonte: Blog do Ney Lima

ESTIVADOR É ASSASSINADO EM VENTUROSA, NO AGRESTE


Dois homens em uma moto assassinaram um estivador na noite desta quarta-feira (16), no município de Venturosa, no Agreste de Pernambuco.

Rodrigo Bezerra de Almeida, de 31 anos, estava na Rua Antônio Alexandre, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo na cabeça, ele não resistiu e veio a óbito no local. De acordo com informações de populares os assassinos fugiram sentido Garanhuns.

O corpo de Rodrigo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Juízes de Pernambuco pedem auxílio-alimentação durante férias e conseguem R$ 7 milhões retroativos

Foto: Pixabay

A entidade que representa juízes e desembargadores no estado, a Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), entrou com um processo administrativo no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para que a classe recebesse auxílio-alimentação durante as férias. Mas não só isso. Pediu também que os valores fossem pagos de forma retroativa. Inicialmente o TJPE vetou o pedido. A Amepe entrou com recurso administrativo e finalmente, por maioria de votos, o recurso foi provido.

O assunto ganhou as redes sociais e gerou furor no meio jurídico. Na crise, um dos votos contrários à concessão do benefício de forma retroativa foi o atual presidente do Tribunal, o desembargador Leopoldo Raposo. Em seu voto, ele disse que o ato administrativo não poderia retroagir e ainda informou que o custo da medida seria de R$ 7 milhões.

Mas não teve jeito. O benefício foi sim provido – por um erro, a informação publicada na versão impressa da coluna foi de que o recurso não teria sido provido. Foi sim. A correção será publicada na coluna desta sexta (18), no JC.

Abaixo, segue nota da Amepe em que a entidade celebra a reversão no TJPE e comemora o benefício:

“A Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) esclarece que fez o requerimento ao TJPE visando corrigir uma injustiça em relação a concessão do auxílio alimentação para os juízes de Pernambuco. Diferentemente dos promotores e de todos os juízes do País, os magistrados do Estado eram os únicos que não recebiam o auxilio alimentação nas férias. O Ministério Público e todos os Tribunais do País já reconheciam esse direito. Nesse sentido, a Associação requereu o pagamento ao TJPE, que inicialmente indeferiu o pedido. A entidade recorreu e finalmente foi feito justiça. A AMEPE entende que não há nenhuma ilegalidade, pelo contrário, foi reparada uma injustiça em relação a esse benefício, que, inclusive, é concedido a todos os trabalhadores que recebem vale ou auxílio alimentação”.

HOMEM É ASSASSINADO NA BR-232 EM PESQUEIRA


Um homem foi assassinado com cerca de três disparos de arma de fogo na noite desta quarta-feira (16), em Pesqueira, Agreste pernambucano.

O corpo de Ubiratan Benevenuto Duvaisen, de 33 anos, foi encontrado na rodovia BR-232, com marcas de balas no pescoço, tórax e braço, ao lado estava a motocicleta dele. A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico, encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru e está investigando o caso.

ÍNDIO É ASSASSINADO A TIROS NA ZONA RURAL DE ÁGUAS BELAS

Um índio da Aldeia Fulni-ô foi assassinado no início da tarde desta quinta-feira (17), na zona rural de Águas Belas no Agreste pernambucano.

Natanael Iginio dos Santos, de 24 anos, guiava uma motocicleta em uma estada vicinal de acesso a Aldeia Xixiakla, quando foi alvejado com um disparo de arma de fogo na cabeça. Natanael foi socorrido para emergência do Hospital João Secundino de Souza, em Águas Belas e veio a óbito quando recebia os primeiros socorros.

O corpo do índio que residia na Aldeia Fulni-ô foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, até o momento a polícia não tem suspeita de quem praticou o crime.

Em Pernambuco, 89,7% municípios estão com risco elevado para transmissão de arboviroses

Dados correspondem a atualização do 4º LIRAa. Estudo monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito.

Por G1 PE


Mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya  (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Com a atualização do
4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), chega a 89,7% quantidade de municípios pernambucanos que estão em situação de risco elevado para transmissão de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. O estudo monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito.

O 4º LIRAa foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde em julho deste ano. Porém, 12 cidades ainda não haviam informado o resultado das inspeções. Atualizado, ele passa a conter os dados dos 184 municípios pernambucanos. Fernando de Noronha não é analisado pelo levantamento.

O monitoramento aponta que 165 municípios estão na situação de risco elevado para a transmissão. Desses, 91 locais estão em risco de surto e 74 em situação de alerta. Dezenove cidades registram situação satisfatória. Ao todo, o
3º LIRAa apresentou 163 localidades com problemas.


Doenças


Em 2017, Pernambuco notificou 11.238 casos de dengue. Segundo o estado, houve uma redução de 89,9% em relação ao ano passado. Desses, 2.872 foram confirmados.


Foram registrados, ainda, 3.301 casos de chikungunya, o que representa redução de 94,4% ao comparar com o mesmo período de 2016. Foram confirmados 845 casos. A Secretaria de Saúde notificou também 505 ocorrências de zika, o que significa uma diminuição de 95.4%. Nenhum caso foi confirmado.


Mesmo com a queda das notificações de arboviroses, em relação a 2016, o governo ressalta a importância da vigilância. A técnica do Programa de Controle das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Daniela Bandeira justificou que houve um leve aumento dos registros, nos últimos levantamentos.


Para ela, é preciso chamar a atenção dos gestores municipais e da população para que as ações de controle continuem sendo realizadas normalmente.


Até o momento, a SES investiga 65 óbitos por arboviroses. Uma pessoa morreu por conta da dengue. Contudo, não foi repassado detalhes da vítima. Vinte suspeitas de morte pelas três doenças foram descartadas. Em 2016, a pasta notificou 358 óbitos suspeitos.