sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Pernambucana Mirelle Leite conquista medalha de ouro no Brasileiro Sub-23 de Atletismo

Embaixadora da Neoenergia terminou os 3.000 metros com obstáculos na primeira colocação e segue firme em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris


Pernambuco, 15 de setembro de 2023 - A pernambucana Mirelle Leite conquistou a medalha de ouro nos 3.000 metros com obstáculos no Campeonato Brasileiro Sub-23, nesta sexta-feira (15), em São Paulo. A embaixadora da Neoenergia liderou toda a prova, concluindo o percurso em 10min53seg20, muito à frente da segunda colocada, Amanda Souza, do Distrito Federal, que concluiu em 11min42seg37. O terceiro lugar ficou com Milena Gomes, do Espírito Santo, que ultrapassou a linha de chegada com 11min54seg69. Esta foi a segunda vez que Mirelle Leite conquista o lugar mais alto do pódio do Brasileiro Sub-23, se consolidando como o principal nome da modalidade no país.

O desempenho de Mirelle já era esperado. Em busca da vaga olímpica para disputar os Jogos de Paris, a indígena da etnia Xucuru, da cidade de Pesqueira, localizada no Agreste de Pernambuco, tem treinado diariamente para melhorar suas marcas em busca do índice olímpico. Com o patrocínio da Neoenergia, ela conseguiu contratar um novo treinador e começou a disputar uma série de meetings internacionais, o que aumenta sua experiência internacional e contribui com seu crescimento rumo às Olimpíadas.

“Acredito que foi uma boa prova. Busquei o ouro desde o início, sem diminuir o ritmo, o que contribuiu bastante para o resultado. Estou em uma fase em que todas as competições são extremamente importantes para o ranking e para meu desenvolvimento em busca do sonho que é ser a primeira indígena a disputar uma Olimpíada pelo Brasil”, afirmou Mirelle Leite.

Desde o início do ano, a corredora está morando e treinando em Bragança Paulista, em São Paulo. Com o patrocínio da Neoenergia e toda a infraestrutura da Confederação Brasileira de Atletismo, ela tem evoluído consideravelmente. “O resultado deste Brasileiro demonstra esta evolução. O sonho de estar em Paris continua vivo e estou trabalhando muito para isso. Dedicação nunca vai faltar”, finalizou, ainda na pista onde conquistou o ouro desta sexta-feira.

Mirelle vai correr duas provas na Argentina e depois segue a altitude de Paipa, na Colômbia, em outubro, para fazer sua preparação final para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro e 5 de novembro. Mirelle integra o Programa Conexão Santiago do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“Ficamos muito felizes com o desempenho da Mirelle e de contar com ela no Time Neoenergia. Nos alegra muito em ver como nossa energia impulsiona os sonhos dela dentro e fora das pistas”, afirmou o diretor de Marketing da Neoenergia, Lorenzo Perales.

Além de Mirelle Leite, a Neoenergia também tem como embaixadoras a tricampeã mundial de kitesurfe, Bruna Kajiya; a campeã brasileira de ciclismo de estrada e de contrarrelógio, Ana Vitória Magalhães, a Tota. A empresa ainda é a única patrocinadora exclusiva da Seleção Brasileira de Futebol Feminino e do Brasileirão Neoenergia de Futebol Feminino.

GUARDA MUNICIPAL DE TORITAMA GANHA NOVA BASE EQUIPADA COM AMPLA ESTRUTURA


Foi inaugurada na tarde da quinta-feira (14) no Bairro Deus é Fiel, a nova base para a Guarda Civil Municipal (GCM). A inauguração da nova base da GCM ganhou o nome do saudoso toritamense, Soldado Heleno Ferreira de Lima, com homenagens aos familiares.


No ato de entrega, o Prefeito Edilson Tavares comentou. “Toritama investe na segurança da cidade. A violência ficou nas estatísticas do passado. Hoje temos um hub de segurança integrada, que foi premiado pela ALEPE e MP-PE. Esta nova base abriga a partir de hoje, a GCM, a Defesa Civil, a PM. O Corpo de Bombeiros e o BEPi estão em prédios próximos”.


Veja nossos vídeos no Canal TV Budega Nordestina no Youtube, se inscreva clicando AQUI. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (81) 99428-8603.

DUAS PESSOAS FORAM MORTAS A FACADAS NO RESIDENCIAL MANOEL CAMELO, EM GARANHUNS


Um homem e uma mulher foram mortos nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (15), no Residencial Manoel Camelo, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Os corpos foram encontrados em um dos apartamentos, as vítimas ainda não tiveram as identidades divulgadas pela polícia.

O crime pode ter motivação passional e sido praticado pelo ex-companheiro da mulher, a Polícia Científica está realizando a perícia no local e os cadáveres serão encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

NO CARIRI: Vazamento de botijão causa incêndio em residência e bombeiro de folga evita grande tragédia


Um incidente envolvendo um vazamento de gás em um botijão de cozinha quase resultou em uma tragédia em uma residência na cidade de Coxixola, no Cariri da Paraíba. O incidente ocorreu em uma casa habitada por um idoso de 78 anos e poderia ter causado sérios danos e até vítimas, se não fosse a intervenção heróica de um bombeiro que estava de folga.

Segundo relatos de familiares, o vazamento de gás se originou do registro do botijão, propagando-se rapidamente pelas chamas de um fogão aceso. As chamas alcançaram o teto da residência e se espalharam rapidamente pelo armário da cozinha, que continha materiais inflamáveis, acelerando a propagação do fogo.


Além disso, havia uma motocicleta guardada no interior da casa, o que aumentou o pânico dos moradores. Os populares que se encontravam no local rapidamente acionaram o cabo do Corpo de Bombeiros da Paraíba, Robson Tadeu, que reside em Coxixola.

De acordo com informações, mesmo estando fora de serviço e sem os equipamentos de proteção necessários, o cabo Robson não hesitou em dirigir-se à cena do incêndio. Com coragem e determinação, ele combateu as chamas e prestou assistência até a chegada dos bombeiros.

Uma das moradoras, identificada como Amanda, expressou sua gratidão nas redes sociais, afirmando: “Hoje passamos por um grande susto, mas Deus é bom o tempo todo. Graças a Deus, havia um bombeiro na cidade que ajudou desde o início e tomou as medidas necessárias que poderiam ser feitas naquele momento. Os danos foram apenas materiais, e todos nós estamos bem,” afirmou.

O ato de bravura do cabo Robson Tadeu demonstra a dedicação e o compromisso dos bombeiros em proteger vidas e bens, mesmo fora de serviço. Sua rápida resposta e ação decisiva foram fundamentais para evitar uma tragédia maior.

FÁBIO ARAGÃO REVELA QUE MANTERÁ CHAPA PARA A DISPUTA DA REELEIÇÃO EM 2024: “FÁBIO E HELINHO TÁ GARANTIDO”


Na manhã desta sexta-feira (15) durante participação ao programa Mesa Redonda, na Rádio Cultura de Caruaru, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), revelou que irá manter a dobradinha da chapa entre ele e o vice, Helinho Aragão, visando a disputa da reeleição em 2024.

“Fábio e Helinho tá garantido, já estamos filiados e nos organizando para que possamos enfrentar mais um a vez o crivo popular no ano que vem” – pontuou o gestor.

Marcelo Peixoto lança livro de contos gays, "Ava Gardner Nunca Disse Te Amei", no Museu do Estado, dia 19, às 19h


Ao ler a indicação "Contos Gays" na capa do novo livro do pernambucano Marcelo Peixoto - "Ava Gardner Nunca Disse Te Amei" -, o leitor pode ser provocado por uma efervescente imaginação de sentidos. No entanto, esteja preparado: a fetichização e exotificação que frequentemente são associadas aos corpos gays não têm lugar aqui. Também não encontrará os estereótipos decorrentes das representações na mídia, que ao longo do tempo moldaram uma percepção distorcida da identidade gay, reduzindo-a a aspectos eróticos. É necessário abandonar os preconceitos para ler Marcelo Peixoto e, ao mesmo tempo, libertar-se da estrutura formal das análises sintáticas e morfológicas. Nesse ato de inventar um novo modo de expressar o que raramente é dito, pelo menos na literatura, Marcelo nos envolve em suas tramas, ou melhor, na trama de seus personagens.

Publicado pela Editora Mirada, o livro teve um lançamento no Rio de Janeiro, e agora chega a vez de divulgá-lo no Recife. A noite de autógrafos acontecerá em 19 de setembro, a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). Posteriormente, o livro estará disponível para venda em alguns sites e também pode ser adquirido diretamente com o editor e produtor executivo do livro, Léo Asfora, pelo WhatsApp (81) 993797711.

O livro surgiu a partir de três contos já escritos por Marcelo, em períodos distintos, e que abordam a homossexualidade. "Quando reli os contos que tinha escrito, percebi que eles poderiam formar uma ótima temática, especialmente considerando o momento de violência, principalmente contra pessoas que expressam livremente opiniões sobre sua sexualidade e que pagam um preço muito alto por isso. Vi que havia muitas coisas a serem ditas e muitas a serem conhecidas", diz o escritor.

As quatro estações são marcos simbólicos na estrutura de Ava Gardner Nunca Disse te amei, que é o terceiro livro de contos de Marcelo. A sugestão poética da passagem do tempo é usada para organizar as memórias em torno das várias referências do autor, que reuniu textos de diferentes épocas e personagens: histórias que viveu, as que lhes foram contadas, outras que testemunhou e ainda aquelas que imaginou terem acontecido. Todas giram em torno de uma condição que acompanhou Peixoto ao longo de sua vida, sendo motivo de alegria e drama, prazer e sofrimento. "Ava Gardner, Nunca Disse Te Amei" é um livro de contos gays, descrito exatamente assim em sua capa, para não deixar dúvidas para quem o procura nas prateleiras das livrarias.

"Existe ainda muito preconceito, inclusive em expor um livro gay na vitrine. Quando eu perguntava se havia livros gays ao entrar em uma livraria, apontavam para uma prateleira apertada, pequena, com uns cinco livros. Mas em destaque, exposto na vitrine, nunca vi. Mesmo quando eu morava no Rio, nos últimos dez anos. Estou agora assumindo isso, tendo a coragem de mostrar para as pessoas o que elas vão ler", conta Marcelo.

"Ava Gardner" reúne dezesseis contos que se desenvolvem a partir das histórias de personagens diversos: jovens, velhos, prostitutos, castos, decadentes ou glamourosos; de Paris, Rio de Janeiro, Recife e Nova Iorque. São amores que se concretizam, os sufocados, os reprimidos, os erotizados e os simplesmente fantasiados. Há amores fáceis e difíceis, verdadeiros e tóxicos, dos que podem até matar. O livro é escrito sem pudores, com doses certas de sarcasmo e ousadia.

É um livro que nos provoca ainda pela linguagem. Marcelo Peixoto faz uso do método literário que ficou conhecido como fluxo de consciência, quando as falas ou ideias dos personagens surgem descritas sem edição, linearidade, mas de forma muitas vezes desordenada tal como como os pensamentos nos acometem. Ao abdicar de uma linha ordenada de raciocínio, as rupturas de sintaxe e de pontuação acontecem para permitir que, ao ler a história, o leitor penetre nessa consciência de fluxo ininterrupto das razão humana.

O resultado pode ser lido ainda como se Marcelo transferisse a linguagem da poesia para a prosa, um modo de contar por meio de silêncios. As ausências verbais também comunicam implicitamente. Isso se torna um exercício para o leitor, que ao longo das narrativas aprende a ler Marcelo Peixoto não apenas através das palavras, mas abrindo-se a novos sentidos, perspectivas e reflexões que, ao final, estimulam o entendimento de que a literatura pode ser - e é bela quando é - uma ferramenta de confronto e posicionamento político.

O escritor Raimundo Carrero já definiu sobre Marcelo: para o escritor, o conto não é apenas uma história, mas também uma experiência de linguagem. O professor Anco Márcio, no prefácio do livro, sentencia: "essas limitações na expressão, seja na forma ou no conteúdo, exploradas pelo narrador, resultam ao longo desses dezesseis contos em um silêncio longo e inquietante; um silêncio entre palavras, frases, diálogos, parágrafos, ações e, sobretudo, entre o narrador e o leitor. Esse silêncio, de maneira explícita ou implícita, convoca o leitor deste livro a sair de sua posição passiva e se inscrever, como se também fosse narrador, nas tramas e ações puramente textuais que se desenrolam diante de seus olhos. É responsabilidade dele, o leitor, suprir as elipses e insuficiências linguísticas deste Ava Gardner Nunca Disse Te Amei”, analisa o professor.

Após lançar o livro em duas capitais brasileiras, Marcelo e seu editor, Léo Asfora, já consideraram uma versão em inglês. "Acredito que essa temática realmente desperta interesse em todo o mundo. Acho que isso é extremamente benéfico para contribuir com a disseminação de informações. É importante que as pessoas percebam que não se trata apenas de sofrimento e dor. Muitos dos contos são alegres. Afinal, pensar que os gays são apenas infelizes é um equívoco. Assim como qualquer pessoa de qualquer orientação sexual, os gays também podem ser felizes. No entanto, o preconceito... O preconceito é algo que continua causando muita violência. Mesmo nos dias de hoje, por causa do preconceito, vidas são perdidas. E tudo isso por causa da escolha de orientação sexual de outra pessoa. Nunca consegui entender e aceitar isso", desabafa Marcelo.


SOBRE O ESCRITOR - Marcelo Peixoto é recifense e escreve desde a juventude. Aos 17 anos, apresentou dois de seus poemas à poetisa Maria do Carmo Barreto Campelo de Mello, que, reconhecendo a qualidade dos textos, os compartilhou com um editor do Suplemento Cultural do Jornal do Commercio. Impressionado pela pouca idade e maturidade poética do escritor, o jornal publicou os poemas com destaque, intitulados: "Dois Poemas de Marcelo Peixoto". Foi assim que estreou na poesia.

Ele cursou sociologia e política na Universidade Federal de Pernambuco. Participou do Movimento de Cultura da Ribeira em Olinda. Foi proprietário do bar Senzala, que se tornou um ponto de encontro da cena cultural de Recife e Olinda. Também atuou no teatro no Recife e no Rio de Janeiro. Foi professor de desenvolvimento da criação na Organização Brasileira de Ensino Pedagógico et trabalhou na TV Educativa, nos anos 70. Em 1978, ao retornar para Recife, criou o Baile dos Artistas, que completou 45 anos de existência.

Fez parte da equipe da Fundação Joaquim Nabuco, período em que produziu diversos documentários na Massangana Multimídia, sendo premiado com melhor curta-documentário por Axexe, do Festival Nacional de Curitiba. Criou a Galeria Vicente do Rego Monteiro da Fundaj. Quando trabalhou no setor de artes plásticas, atuou como curador em diversos projetos, como "Espaço Aberto", "Riscos e Rabiscos" e "Um Olhar Sobre os Trópicos" (uma exposição de artistas nordestinos realizada na cidade do Porto, Portugal).

É autor dos livros: Pastor da Solidão (poesia), Ai, Quem me Dera Beijar os Lábios de Dorothy Lamour (contos), Cemitério Canários (contos) e Solidão Quebrada (uma retrospectiva de sua poesia dos anos 60 até 2010).

SERVIÇO:

Lançamento do livro Ava Gardner Nunca Disse te Amei (Editora Mirada), de Marcelo Peixoto

Quando: 19 de setembro, a partir das 19h

Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças). Telefone: (81) 31843110

Vendas: os livros podem ser adquiridos direto com o editor, Léo Asfora, pelo whatsapp: (81) (81) 99379771. Preço: R$ 40,00


PARA MAIS INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS:

Michelle de Assumpção
Assessora de Comunicação
(81) 95445859

CRÉDITOS: ACERVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO


Veja nossos vídeos no Canal TV Budega Nordestina no Youtube, se inscreva clicando AQUI. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (81) 99428-8603.

Final da Copa do Mel de Futebol acontece neste sábado pela manhã e evento promete atrair grande público em São José dos Cordeiros


Em sua 8ª edição, a Copa do Mel de Futebol Amador vem ganhando o seu espaço no cenário futebolístico da região e já desponta como uma das principais competições de futebol mais disputadas e prestigiadas de todo o inferior paraibano.

Anualmente realizada a sua final na cidade de São José dos Cordeiros sempre no mês de setembro, o evento esportivo está inserido na programação temática do Festival do Mel, evento turístico-cultural que já é considerado um dos maiores do Nordeste e que acontece também neste final de semana.

Pela primeira vez na história, a grande final da Copa do Mel de Futebol será realizada no período da manhã e a expectativa já toma conta dos desportistas da região para a grande finalíssima que será disputada entre as equipes da Seleção de Santo André e Barcelona de Salgadinho.

A grande final da 8ª edição da Copa do Mel de Futebol Amador terá início a partir das 09h30, com a cerimônia de entrada das equipes finalistas e logo após a bola rola entre as equipes do Seleção de Santo André e Barcelona de Salgadinho.

Logo após à final, a coordenação da Copa do Mel em nome do desportista, Walfredo Dantas, realizará a cerimônia de premiação das equipes finalistas e destaques desta edição.

Em contato com a reportagem, o coordenador Walfredo Dantas destacou que todas as medidas com realização a logística e organização do evento já estão sendo tomadas pela coordenação, com direito a segurança, policiamento, apoio de equipe médica e unidade móvel (ambulância), e muito mais!

A grande final ainda será transmitida ao vivo pelas redes sociais e as equipes de transmissão dos Pratas da Casa e Conectado com a Noticia estarão realizando a transmissão. Demais veículos de imprensa da região já estão confirmando as suas presenças.

Com uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil reais, a Copa do Mel de Futebol Amador é promovida pelo desportista Walfredo Dantas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Cordeiros, através do prefeito Felício Queiroz, do empresário Jailson Moura da empresa Nova Art e dos demais apoiadores.


Fonte: Cariri Esporte

ACUSADO DE MATAR BLOGUEIRA NO RECIFE FOI PRESO EM RIO FORMOSO


A Polícia Civil de Pernambuco por meio da equipe da Delegacia de Rio Formoso deu cumprimento ao Mandado de Prisão, em desfavor de Matheus Gabriel Arruda Cabral, de 19 anos. A captura do indivíduo foi efetuada nesta quarta-feira (13), no município de Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco.

Matheus Gabriel é suspeito de assassinar a blogueira Bruna do Nascimento Marques Maciel, de 21 anos, em março de 2022, no bairro do IPSEP, na Zona Sul do Recife.

Bruna estava em frente a uma casa de shows, quando foi executada com vários disparos de arma de fogo.

Após a prisão, o acusado foi conduzido à 13ª DESEC, para ser apresentado na audiência de custódia e posteriormente conduzido ao sistema prisional.

FESTIVAL DO MEL ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS


O Festival do Mel de São José dos Cordeiros, considerado um dos maiores eventos do setor apícola do Brasil, será realizado de hoje sexta-feira (15) até domingo (17), com uma programação diversificada e gratuita para o público. Com apoio institucional do Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), o evento chega a 13ª edição, com o objetivo valorizar a produção de mel e seus derivados, além de promover o desenvolvimento econômico e social da região.

O festival contará com palestras, oficinas, exposições, artesanato e shows musicais. Entre as atrações confirmadas estão a dupla Iguinho e Lulinha, a cantora Taty Girl, além do forrozeiro Tarcísio do Acordeon. Também acontece o Seminário de Integração da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura do Cariri. Durante o evento, terá o concurso das Abelhinhas, Zangões e da Garota do Mel, que elegerá a representante da beleza apícola do município.

São José dos Cordeiros é conhecida como a “Capital do Mel” por se destacar entre as cidades paraibanas pela qualidade e quantidade de mel produzido. Segundo Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, o Festival é uma oportunidade de mostrar o potencial local e atrair turistas e investidores, já que o Festival do Mel, ao longo dos anos, se transformou em um evento que reúne ideias e negócios sobre apicultura.

O Festival do Mel é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Cordeiros, em parceria com Sebrae, Empaer, Senar, UFCG e outras instituições.

FESTA DE SETEMBRO DE SANTA CRUZ CONTARÁ COM POLO DE CULTURA E GASTRONOMIA


Com a proximidade da Tradicional Festa de Setembro, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da diretoria de cultura e a diretoria de turismo trará para as festividades o Polo Cultura e Gastronomia, que terá exposições, vendas de produtos da terra e apresentações que darão destaque a cultura e culinária santa-cruzense.

O polo ficará localizado em frente a sede da Prefeitura na Avenida Padre Zuzinha, contando com 8 stands gastronômicos, 8 stands de exposições temáticas, um tablado e um pórtico.

O Polo Cultura e Gastronomia estará nos dias 21 a 24, 29 e 30 de setembro, como parte da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel.

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com