domingo, 9 de outubro de 2016

PADRE É MORTO A FACADAS NA BAIXADA FLUMINENSE – RIO DE JANEIRO. ELE ERA NATURAL DE ÁGUAS BELAS EM PERNAMBUCO

O padre Francisco Carlos Barbosa Tenório, de 37 anos, foi encontrado morto na manhã deste domingo no acostamento da rodovia RJ-081, conhecida como Via Light, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O corpo apresentava marcas de facadas e coronhada na cabeça. O carro que o sacerdote dirigia, um Gol prata, ainda está desaparecido.

Francisco era pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Benedito. De acordo com Dom Luciano Bergamin, bispo da diocese de Nova Iguaçu, o padre era querido pelos fieis e não tinha inimigos. A vítima não vestia roupa de padre no momento do crime.

— Era um padre muito bom e amado pelo seu povo. Tudo faz acreditar que foi um assalto que terminou com um assassinato. Uma facada no lado do coração levou o nosso irmão. Infelizmente, é mais um sinal de violência na nossa Baixada, que está manchada de muito sangue — diz o bispo.

Francisco foi visto pela última vez na noite de sábado, no bairro Lote XV, em Belford Roxo. O padre foi visitar uma família de fieis da Paróquia São Simão, no mesmo bairro, onde fora pároco por três anos. Ele deixou a casa por volta das 22h40, e não foi mais visto.

— Não voltou para casa naquela noite e hoje (domingo) de manhã não apareceu para celebrar a missa, o que nunca havia acontecido antes. Infelizmente, seu corpo foi encontrado no IML de Nova Iguaçu — conta Dom Luciano.

O corpo de Francisco estava sem identificação ao ser encontrado, já que seus documentos foram levados junto com o carro.

— Toda a diocese sente uma grande tristeza. Vamos continuar dedicados a uma campanha pela defesa da vida, acreditando que o amor há de vencer sobre o ódio e a violência. Pedimos a Deus que as pessoas que agem dessa maneira possam mudar de vida. Ninguém tem o direito de tirar a vida de outro — diz Dom Luciano.

A Polícia Civil foi procurada pela reportagem do EXTRA mas, até a publicação desta reportagem, não tinha informações sobre o caso. A Polícia Militar também não se pronunciou.

Missa de corpo presente

Padre Francisco era pernambucano, mas morava há cerca de dez anos no Rio de Janeiro. Ele começou a trabalhar na diocese de Nova Iguaçu em 2008 e foi ordenado padre em 2011.

Nas redes sociais, fieis lamentaram a morte do sacerdote. “Foi mais uma vítima dessa violência, ele foi covardemente assassinado não se sabe o motivo”, escreveu um internauta.

O corpo foi liberado por Dom Luciano, que foi ao IML fazer o reconhecimento. Uma missa de corpo presente será celebrada às 10h desta segunda-feira, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O sepultamento do padre Francisco, no entanto, não deve acontecer no Rio. O corpo do sacerdote será trasladado para Pernambuco ou São Paulo, onde ele também tem parentes.
Texto e Imagem: Extra

Guia Eleitoral foi reduzido e começa nesta segunda-feira (10) em Caruaru


Começa nesta segunda-feira (10) o guia eleitoral no rádio e na TV no 2º turno, em Caruaru. Serão 70 minutos diários de inserções de 30” ou 60”, com o tempo dividido igualmente entre os candidatos Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB), sendo 35 minutos para cada um. A distribuição será das 05h às 11h; das 11h às 18h e das 18 às 24h, durante toda a semana.

Em Caruaru, houve um acordo entre as duas coligações que disputam o 2º turno das eleições, reduzindo o guia eleitoral no rádio e na televisão, de 20 para 10 minutos, ficando cinco minutos para cada candidato.

MULHER É ASSASSINADA POR BANDIDO QUE IA MATAR SEU IRMÃO, EM ARCOVERDE

Uma mulher foi assassinada neste sábado (8), no município de Arcoverde no Sertão de Pernambuco.

O crime aconteceu no bairro da Cohab, Ednalda Lourenço de 31 anos, estava em casa quando o autor do crime chegou para matar seu irmão, e ela teria iniciado uma discussão com o criminoso, armado com uma faca, José Carlos da Silva Marques de 18 anos, golpeou Ednalda que veio a óbito no local.

Após o crime o assassino fugiu sendo capturado pela Polícia Militar, ele foi levado ao plantão da delegacia regional de Arcoverde, autuado em flagrante e recolhido ao sistema prisional, o corpo da mulher foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Mulher é assassinada na cracolândia de Santa Cruz do Capibaribe


Na madrugada deste domingo (09) uma jovem foi assassinada na calçada do antigo mercado de farinha de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado de Pernambuco. O local é conhecido por cracolândia, pelo fato de existir uma concentração de usuários de drogas e vendedores de entorpecentes.

A vítima até o momento foi identificada como sendo "Carla". A Polícia ainda não sabe informar a motivação ou autoria do crime. 


Um efetivo da Polícia Militar foi acionada para se fazer presente no local, onde foi realizado o isolamento da área do crime até a chegada de uma equipe da Polícia Civil que, realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML (Instituto de Medicina Legal) da cidade de Caruaru.

Apenas 12% das mulheres candidatas foram eleitas para prefeituras



O primeiro turno do pleito municipal deste ano elegeu apenas 12% de mulheres para os cargos de prefeito em todo país, mostra análise feita pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta eleição, o percentual de mulheres que disputaram cargos eletivos ultrapassou 30%. De acordo com o tribunal, a primeira vez que isso ocorreu foi nas eleições municipais de 2012, quando partidos políticos e coligações atingiram o percentual de 32,57% de candidatas.

Segundo o TSE, do total de candidatos na eleição,155.587 (31,60%) eram mulheres e 336.819 (68,40%), homens. Na disputa para os cargos de vereador em todo o país, a proporção foi ainda maior: 32,79% candidatas. Na disputa majoritária, para prefeito, 12,57% dos candidatos eram do sexo feminino.

A região que proporcionalmente elegeu mais mulheres nos cargos de prefeito foi o Nordeste, com um índice de 15,99%, seguido por Norte (14,80%) e Centro-Oeste (12,58%). As regiões Sul e Sudeste ficaram abaixo dos dez pontos percentuais, com 7,05% e 8,9% respectivamente. O Estado do Rio Grande do Norte foi o que elegeu mais mulheres, em 28,14% dos cargos. O menor percentual ficou com o Espírito Santo: do total de vagas preenchidas, apenas 5,41% foram ocupadas por mulheres.

Atualmente, as mulheres têm baixa participação em cargos eletivos no país, com 10% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 14%, no Senado. Segundo o TSE, o percentual é idêntico nas assembleias estaduais e menor ainda nas Câmaras de Vereadores e no Poder Executivo.

Para equilibrar o cenário, a obrigatoriedade imposta de percentual mínimo de mulheres nas disputas eleitorais foi reforçada pela alteração na Lei nº 12.034/2009, que substituiu a expressão prevista na lei anterior – “deverá reservar” – para “preencherá”. A partir de então, o TSE tem o entendimento de que, na impossibilidade de registro de candidaturas femininas no percentual mínimo de 30%, o partido ou a coligação devem reduzir o número de candidatos do sexo masculino para se adequar às cotas de gênero.

Cor

Dos candidatos eleitos em todo país ao cargo de prefeito, 70% se declararam brancos. O estado com maior percentual de candidatos da cor parda eleitos foi o Acre, com 72,73%. Por outro lado, Santa Catarina foi o estado com o maior índice de prefeitos brancos eleitos, com 98,29%.

A faixa etária da maioria dos prefeitos eleitos está entre 40 e 59 anos, equivalente a 62,39% do total. O levantamento aponta ainda que mais da metade dos prefeitos eleitos no primeiro turno tem o ensino superior completo, o índice alcançou 52,24%.

*O levantamento considera dados divulgados pelo TSE até o dia 6 de outubro.
Com Agência Brasil/Foto: Google

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO DENTRO DE UM BAR, EM CARUARU


Foi assassinado dentro de um bar na Avenida Rubens Florêncio de Moura, próximo ao Cuscuz, na Vila Padre Inácio, em Caruaru. O ex-presidiário, Ednaldo Teixeira de Melo, vulgo “Nal de Danone” de 43 anos.

O Sargento Valdemar e a soldado Mikaele, foram acionados pela Central de Rádio do 4º BPM e foram informados como o crime aconteceu, segundo testemunhas a vítima costumava freqüentar esse estabelecimento e ontem passou por lá para tomar um refrigerante, em seguida dois elementos pararam uma moto em frente ao bar, entraram no comércio e ceifaram a vida da vítima que foi atingida com seis disparos de arma de fogo, sendo um nas costas, um no pescoço e quatro na nuca.

O delegado da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios) Dr. Luiz Bernardo, informou que está requisitando filmagens de algumas casas e estabelecimentos da área, para tentar chegar aos assassinos. Foram localizados três projéteis na cena do crime e todos são de revólver calibre 38.

Este foi o 5º homicídio do mês de outubro e o 168º do ano de 2016 em Caruaru e o corpo foi encaminhado para o IML local.

Na Paraíba, escândalo mostra em áudio promotora de justiça, compra votos e apoio de vereadores para a mãe


Gravação em áudio investigado pelo Ministério Público da Paraíba revela a negociação para compra de votos e apoio partidário em Mamanguape, no interior do estado. No centro da história está a promotora de Justiça Ismânia Pessoa, de Campina Grande, filha da candidata do PSB Eunice Pessoa, eleita prefeita do município no último dia 2.

A gravação foi feita durante reunião, antes das eleições. A promotora e filha da então candidata oferece a quantia de R$5 mil, além de três cargos na prefeitura, para cada candidato a vereador que mudar de lado. Participaram da reunião Mayanne Veríssimo, candidata a vereadora pelo PMDB, Rizo Mourão (PMDB), Janduy (PSDB) e Nego Vado (PSDB).

“Você se declarando (deixando Fábio e apoia Eunice) a gente dá um valor a vocês agora”, diz. "Fábio", citado por Ismânia, é Fábio Fernandes, candidato do PMDB que ficou em segundo lugar com 45,16% dos votos.

Em outro trecho da reunião, a candidata à vereadora Rizo Mourão perguntou se teria mais algum benefício. “No caso desse… bem… você dando esses R$ 5 mil e a gente tem direito a quantos empregos?” Também se oferece R$ 500, e dinheiro para gasolina e cachaça. Uma terceira pessoa aparece no áudio sendo identificado como Moocayr Cartaxo, um investidor da campanha.

ISMÂNIA - “Vocês declarando a gente dá um valor, a vocês, agora. E…”

MOOACYR - “Adequado pra vocês passar, falta 10 dias”
ISMÂNIA - “10 dias” RIZO - “Se declarar?”
MOOACYR - “5 mil tá bom?”
RIZO - “5 mil. E sem se declarar?”
MOOACYR - “Sem se declarar a gente vai cumprir os compromissos. Agora só cumpro compromisso se você fechar a casa 40 Eunice e você. RIZO - “É…”

MOOACYR - “Se você chegar lá for Fábio e você, a gente não pode dar.”
MOOACYR - “Certo. Concorda?” MOOACYR - “E você se declarando…”

MOOACYR - “Tudo bem que a gente tá aqui. Tá eu, Ismânia, a gente é amigo aqui tudinho. Ela é filha da prefeita, ela que coordena tudo lá, e a gente com vocês se declarando, a gente chega e a gente… como é mesmo…”

MOOACYR - “De agora a gente já fecha compromisso. De um emprego pra um filho seu, um negócio ajuda, pra, pra na hora da outra campanha vocês tá com a gente ‘de novo’ ”
RIZO - “É nosso”.

RIZO - “No caso desses, bem, você dando esses 5 mil, aí, a gente tem direito a quantos empregos?”

MOOACYR - “A doutora ‘rai’ lhe dar três empregos, pra senhora não ir nem lá
ISMÂNIA - “São três empregos, pra trabalhar direitinho…” Todos falam - Trecho sem identificação
MOOACYR - “500 conto, né assim, Ismânia?”
ISMÂNIA - “É…”
MOOACYR - “A cachaça”
ISMÂNIA - “E a gasolina”
MOOACYR - “E a gasolina

A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu uma Reclamação Disciplinar (RD) para apurar o envolvimento da promotora de Justiça Ismânia Pessoa, na tentativa de aliciamento de candidatos à Câmara Municipal de Mamanguape, onde a mãe da denunciada – Eunice Pessoa – disputou a Prefeitura pelo PSB.

Mayanne Veríssimo, candidata à vereadora pelo PMDB, que participou da conversa, não foi eleita. Rizo, Janduy (PSDB) e Nego Vado (PSDB) também não. Nenhum deles teve sequer 80 votos.
Uma representação contra a promotora Ismânia já foi feita no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), responsável por fiscalizar e punir a conduta dos profissionais membros do MP.

Informações Diário do Poder
fonte: blog agreste no ar

POLÍCIA MILITAR REALIZA A PRISÃO DE QUADRILHA, LOCALIZA EMPRESÁRIO SEQUESTRADO E APREENDE ARMAS E VEÍCULOS ROUBADOS EM BEZERROS



Neste sábado (8/10), Policiais Militares de folga, GE ROCAM, NIA, Caça Homicida e GT de Bezerros se deslocaram até uma residência no Bairro Santo Amaro I, em Bezerros, que segundo informes, recebidos por estes PMs de folga, estaria servindo de esconderijo para uma quadrilha de assaltantes.



Ao chegarem ao local e ao procederem a abordagem na residência, lograram êxito, não só em deter os integrantes da quadrilha, apreender armas de fogo e munições, dinheiro em espécie, carros roubados, mas também em localizar e libertar o empresário da cidade de Cupira, “VALDIR CONSTRUÇÕES”, o qual foi vítima de sequestro na última sexta-feira (07), por volta das 11:00 horas, na cidade de Cupira/PE. Segundo o próprio empresário, que estava sendo mantido em cativeiro naquela casa em Bezerros, não sofreu nenhum tipo de agressão física.

Foram presos seis indivíduos adultos, e todos informam serem da cidade de Cupira. Ernane Luiz de França, de 28 anos, Joab Inácio Sales, de 42 anos, Elias Alves da Silva, Magno François de Souza, Cleydson de Araújo Muniz Gomes, de 23 anos e Alexsander Clarindo Tinô, de 21 anos

Ao todo foram apreendidos, duas espingardas calibre 12, tipo escopeta, com munições; um revólver calibre 38 com munições; três veículos roubados; diversos telefones celulares; pequena porção de cocaína e maconha, (para consumo dos integrantes da quadrilha) e quase R$ 8.000,00 em espécie.



Tudo começou a ser descoberto na manhã deste sábado (08) quando um veículo prisma de placa PFX-7125 se envolveu em um acidente próximo ao Fórum de Bezerros, populares avistaram o condutor do veículo pegando uma carona em uma motocicleta e se evadindo do local, a GT 14310 realizou a consulta do numeral do chassi e observou que na verdade a placa original seria OYY-3247 e após a consulta constatou que o veículo estava com restrição de roubo, diante do constatado iniciou-se diligências com o apoio do NIA ( Núcleo de Inteligência do Agreste) onde foram levantados os dois locais onde esses indivíduos se encontravam, locais estes utilizados para reuniões dos envolvidos com o intuito de praticar crimes e realizar a partilha dos bens subtraídos, após este levantamento, montou-se uma operação conjunta entre GE Rocam, Caça Homicida, GT Bezerros e NIA, onde foi fracionado o efetivo para realizar as diligências aos dois locais simultaneamente, na Rua Zuleika Elizabeth foram localizados Joab, Ernane e o empresário que eles mantinham em cativeiro, na segunda residência estavam Alexsander, Elias, Magno e Cleybson, após realizar as buscas nas residências foram localizados todos os materiais.

Os bandidos foram levados ao plantão policial de Bezerros e o delegado de plantão acionou a Delegacia de Anti-sequestro que veio a Bezerros e fez o procedimento de lavratura do flagrante autuando os seis elementos por Associação Criminosa, Porte Ilegal de Arma de Fogo, Receptação, Adulteração Veicular, Posse de Entorpecente e Extorsão Mediante Sequestro e os encaminhado à Cadeia Pública local.