domingo, 31 de janeiro de 2021

ROCAM PRENDEU CASAL PELA MORTE DO EX-PRESIDIÁRIO QUE FOI ASSASSINADO NO BAIRRO INDIANÓPOLIS EM CARUARU, O DELEGADO BRUNO MACHADO ESCLARECEU O CRIME.

Vítima.

A Polícia já desvendou o crime de morte ocorrido no finalzinho da manhã deste sábado (30), na Rua Manoel Nunes Filho, próximo á antiga garagem da Itapemirim, no Bairro Indianópolis em Caruaru, que teve como vítima, Antônio Gustavo Soares Bernardino da Silva, de 38 anos de idade, que trabalhava como tratador de galos de briga e morava na Rua Catulo da Paixão Cearense no Bairro Riachão, na mesma cidade. Ele foi morto a facadas. 

De início, as informações que chegaram para a guarnição da Polícia Militar que fez o isolamento do local, foi que o crime teria sido cometido por um casal de albergados e que teriam levado a moto da vítima.

Pouco tempo após o cometimento do homicídio, o Cabo Barreto, Cabo César Augusto e o Soldado César da ROCAM do 1º BIEsp foram ao local para oferecerem algum auxílio, receberam informações da equipe que realizou o isolamento das características dos suspeitos, realizaram algumas buscas, quando receberam a informação de um popular de que a motocicleta da vítima estaria estacionada na rua da garagem, eles foram ao local onde constataram o fato, nisso, receberam outra informação de que o casal estaria usando drogas ao lado de uma casa abandonada por trás da garagem, foram até lá onde prenderam, Sintia Kelly da Silva, de 34 anos e José Oberto Miranda da Silva, de 22 anos, que estavam fumando crack e a Sintia informou onde havia jogado fora a chave da moto. 

Inicialmente, a Sintia alegava que foi ela quem matou a vítima por que a vítima tentou lhe estuprar, que o marido apenas saiu guiando a moto da vítima e ao ser questionado qual a participação dele no crime, o Oberto dizia apenas que não tinha nada a informar e que quem quisesse saber o que de fato aconteceu, que analisasse as filmagens, poucos instantes depois a equipe da Divisão de Homicídios conseguiu as filmagens do assassinato e o Oberto acabou confessando a autoria do crime.

O Delegado Chefe da 19ª Delegacia de Homicídios de Caruaru, que está de Plantão na Força Tarefa de Homicídios no fim de semana, Dr. Bruno Machado, informou que autuou o Oberto por homicídio qualificado, que a vítima e o casal passaram a manhã fumando crack, depois a vítima deu dinheiro para que o Oberto fosse comprar bebida alcoólica na sua motocicleta, ficou usando droga com a esposa do acusado e quando o Oberto voltou ficou com ciúme do Antônio Gustavo e por isso, correu atrás dele, tendo o assassinado com uma facada nas costas. Bruno Machado afirmou que a Sintia entrou apenas como testemunha, inclusive ela ainda tentou conter o marido, foi ouvida e posteriormente será liberada, enquanto que o Oberto neste domingo (31) será encaminhado á audiência de custódia. 


Fonte: Blog dos Parceiros 

População de Santa Cruz do Capibaribe será beneficiada com nova viatura para o Corpo de Bombeiros

Veículo Auto Bomba Tanque faz parte de aquisição via licitação pelo Governo de Pernambuco e é essencial para a prevenção e combate ao incêndio na cidade do Polo de Confecções.

Demandas importantes voltadas para a segurança da população de Santa Cruz do Capibaribe foram abordadas pelo deputado estadual Diogo Moraes na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Recife, na última sexta (29). Ao lado do vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Helinho Aragão, dos vereadores Augusto Maia e Flávio Pontes, além do Secretário Executivo de Defesa Social do município, Ten. Cel. Sena, levaram pleitos importantes ao dirigente do CBMPE, CEL Coutinho. O CEL Arnóbio, do Dinter 1, de Caruaru, também esteve presente na reunião.

De acordo com o deputado Diogo Moraes, a reunião, a principio, teve objetivo de solicitar mais um veículo ABT (Auto Bomba Tanque), que é destinado à extinção de incêndio, pois o veículo existente hoje em Santa Cruz se encontra quebrado, aguardando conserto. ”Segundo relato do Ten. Cel. Sena, o veículo que hoje está em Santa Cruz do Capibaribe, além de quebrado, se trata de um veículo muito antigo, com 14 anos de uso. Sabemos que a cidade faz parte de um Polo de Confecções, com grande fluxo de pessoas, veículos de todos os portes, além das mercadorias e produtos que circulam. Sem falar dos serviços para atender este grande número de pessoas, como restaurantes, lanchonetes, por exemplo. O risco de incêndios em uma localidade como essa é maior. Por isso, essa atenção é essencial para a segurança da população e dos visitantes”, defende Diogo Moraes. 

Segundo o Tenente-Coronel Sena, Secretário Executivo de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe, existe uma carência grande de veículos ABT, para suprir a necessidade do Corpo de Bombeiros, em relação às unidades operacionais hoje existentes. “Durante a reunião, o Comandante Geral dos BMs, informou que chegará, em meados de Junho de 2021, cinco viaturas ABTs, novas para suprir as necessidades do CBM, diante disso, foi solicitado a ele que quando da chegada das novas viaturas, fosse efetuada a troca da viatura ABT de Santa Cruz, por uma dessas novas, o que foi de pronto aceito pelo Comandante Geral”, comemorou o secretário executivo, que representou o Secretário Coronel Varêda.

Durante a reunião, também foi debatida a possibilidade de celebração de um convênio, entre a prefeitura de Santa Cruz e o Corpo de Bombeiros, com o intuito de promover a manutenção periódica das viaturas do Bombeiro lotada em Santa Cruz, evitando assim, o deslocamento até o Recife para efetuar este serviço. Além disso, foi solicitado pelo Comandante Geral do CBM, que a Prefeitura de Santa Cruz envide esforços no sentido de, junto ao Moda Center e Governo do Estado, melhorar as instalações onde hoje está funcionando o Grupamento dos Bombeiros Militares em Santa Cruz.


Texto e fotos: Ana Luiza Melo

Paraíba não recebe águas da Transposição desde fevereiro de 2020, diz Aesa

O trecho do Eixo Leste da Transposição da água do Rio São Francisco que entra na Paraíba foi inaugurado em 2017, na cidade de Monteiro, no Cariri, ocasião que teve a presença do então presidente da República Michel Temer. De lá para cá, o abastecimento do estado pela estrutura não manteve uma constância, chegando a ser paralisado para reparos e adequações e, desde fevereiro de 2020, conforme declarou o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, o fluxo está paralisado.

Loureiro informou que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela gestão do manancial no âmbito nacional, tem dado preferência a situações emergenciais, nas quais, segundo reconheceu, a Paraíba não se enquadra no momento atual, não havendo risco de desabastecimento.

 “O açude de Boqueirão, que atende Campina Grande e cidades próximas, está atualmente com 50,5% de sua capacidade ocupada, podendo haver o aumento deste percentual em virtude da estação chuvosa que se aproxima. Além disso, fizemos a abertura nos açudes de Poções, Camalaú e Cordeiro, que chegaram a ter 100% de ocupação após as chuvas de 2020, para perenizar o Rio Paraíba e garantir o sustento da população ribeirinha”, declarou, referindo-se ao Eixo Leste. Quanto ao Eixo Norte, o presidente da Aesa disse que não há previsão de chegada de água à Paraíba por este trecho em 2021, esperando-se que isso ocorra em 2022.

Porfírio Loureiro ainda revelou, a partir de informações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que a previsão para o início da operação comercial da Transposição é para junho deste ano. No caso da Paraíba, ele informou que o Estado pediu, no Plano Operativo Anual, um volume de 117 milhões de metros cúbicos para 2021.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO

O MDR, através da assessoria de imprensa da pasta, emitiu uma nota oficial sobre a situação, na qual justifica a interrupção do bombeamento da água e indica quais são as prioridades do momento.

Confira, abaixo, o texto na íntegra:

Em decorrência das chuvas abundantes no estado da Paraíba em 2020, o bombeamento do Projeto São Francisco na região foi interrompido no segundo trimestre, uma vez que os reservatórios apresentavam segurança hídrica.

Na fase atual, em que a operação comercial não está formalizada, o Projeto São Francisco prioriza situações emergenciais. Até o momento, o Governo Federal não recebeu novas demandas por parte do estado para a liberação de abastecimento emergencial.

O arranjo institucional de sustentabilidade do Projeto São Francisco definiu que compete à União arcar com os custos de implantação do empreendimento e aos estados a responsabilidade pelo custeio da operação e manutenção do projeto.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está em fase final de negociação com os estados, no âmbito da Câmara de Conciliação e Arbitragem (CCAF/AGU), para a formalização do contrato de prestação do serviço de adução de água bruta, com expectativa de formalização do contrato no 1º bimestre de 2021.

A partir da formalização do contrato de operação comercial, a liberação das águas do Projeto deve seguir as regras estabelecidas pela Resolução ANA nº 2.333/2017 – segundo a qual é responsabilidade dos estados a definição da demanda anual de sua região no Plano Operativo Anual (POA).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é adiado para 2022

Paixão de Cristo. Foto: Almir Neves/Blog Merece Destaque.

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, foi adiado para 2022, por causa da pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito pela Sociedade Teatral de Fazenda Nova na sexta-feira (29).

O espetáculo, que estava previsto para o período de 27 de março a 3 de abril de 2021, será realizado de 9 a 16 de abril de 2022.

Através de nota, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) informou que decidiu remarcar o espetáculo deste ano tendo em vista a necessidade de intensificar os esforços de enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19. Tal decisão foi tomada devido à adoção de medidas para reduzir riscos de contágio e para preservar a saúde e a vida das pessoas.

Em 2020, as apresentações do espetáculo haviam sido reprogramadas para o período de 2 a 7 de setembro. Porém, em julho, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova informou o cancelamento.

EX-PRESIDIÁRIO FOI MORTO A FACADAS NO BAIRRO INDIANÓPOLIS EM CARUARU-PE

No finalzinho da manhã deste sábado (30), foi assassinado a facadas na Rua Manoel Nunes Filho, no Bairro Indianópolis em Caruaru, o ex-presidiário, Antônio Gustavo Soares Bernardino da Silva, de 38 anos, que morava na Rua Catulo da Paixão Cearense, no Bairro Riachão, também em Caruaru. Ele já foi preso por assalto e tráfico de drogas.

De acordo com informações, a vítima teria ido á esse local para cobrar a um casal de albergados e em dado momento foi esfaqueado por este casal que conseguiu fugir a pé em seguida. A Polícia Militar está realizando diversas incursões na área para tentar localizar e prender os assassinos. 

Este foi o sétimo homicídio do ano de 2021 em Caruaru e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML local.