quarta-feira, 31 de março de 2021

FÁBIO ARAGÃO CONSEGUE, JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO, MUDANÇAS NO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS FEIRAS DO POLO DE CONFECÇÕES

O prefeito assinou um novo decreto com medidas que permitem a abertura das feiras das 5h às 15h e liberação do comércio, das 8h às 18h.


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Fábio Aragão (PP), anunciou nesta quarta-feira (31) que, junto ao Governo do Estado de Pernambuco, conseguiu as alterações solicitadas pelos feirantes em relação ao horário de início das feiras do Polo de Confecções. Com o ajuste, as feiras poderão funcionar das 5h às 17h e o comércio das 8h às 18h. A solicitação foi feita pelos representantes do Polo, durante uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Júlio, a secretaria executiva da pasta, Ana Paula Vilaça, o Secretário de Estado de Emprego, Trabalho e Qualificação Alberes Lopes, o deputado Estadual Diogo Moraes e o prefeito de Toritama Edilson Tavares, na noite da última terça-feira (30).

Fábio celebrou os novos horários e a parceria com o Governo do Estado. “Estávamos mantendo um diálogo constante com o Governo Estadual e os prefeitos de Toritama e Caruaru, desde o último final de semana e agora, temos o tão esperado resultado da nossa parceria. Sabemos que a nossa cidade e região possuem horários específicos para o funcionamento das feiras. Com esse ajuste, nossos feirantes podem se preparar para os horários de funcionamento e a feira seguirá mantendo sua tradição de se iniciar nas primeiras horas da manhã”, relatou. O gestor também pontuou a necessidade de continuar seguindo os protocolos sanitários. “A pandemia ainda não acabou e é importante que todos continuem seguindo os protocolos, usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Precisamos que todos façam sua parte para o comércio continuar funcionando”, pontuou.

Decreto

Além da mudança no horário das feiras do Polo de Confecções, o Governo Municipal publicou um decreto, nesta quarta-feira (31), instituindo mais algumas medidas no município. Neste novo decreto, os centros atacadistas (Calçadão, Moda Center e Mart Moda) poderão funcionar das 5h às 15h e nos demais dias, das 8h às 18h. O comércio também poderá funcionar das 8h às 18h. Os restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares e similares poderão funcionar de 05h às 20h, de segunda a sexta-feira e nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h.

O comércio em geral, shoppings center, galerias comerciais, escritórios comerciais e de prestações de serviço, salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, podem funcionar das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e nos finais de semana e feriados, de 6h às 14h. A Feira de Gado do município também poderá funcionar na segunda-feira, das 05h às 15h.

APÓS RETOMAR BUSCAS, CORPO DE BOMBEIROS LOCALIZA VÍTIMA DE AFOGAMENTO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Foi localizado o corpo do homem que morreu afogado no início da tarde de ontem (terça-feira) no Açude da Manhosa localizado entre o bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.

O cadáver de Rubenilson Melo de Lima, de 35 anos de idade, foi encontrado após mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar retomar as buscas na tarde desta quarta-feira (31).

Segundo informações repassadas a nossa reportagem, a vítima que morava no loteamento Dona Lica, estava bebendo cachaça quando tentou atravessar o manancial nadando, quando afundou e não retornou a superfície.

Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil fizeram o isolamento até a chegada do IC – Instituto de Criminalística – que juntamente com a Polícia Civil realizará o levantamento cadavérico para que o cadáver fosse encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO EM CUSTÓDIA

Um ex-presidiário foi assassinado na noite desta terça-feira (30), na cidade de Custódia, no Sertão de Pernambuco.

Edeildo Bezerra, de 35 anos, foi surpreendido por dois homens que estavam em uma moto e atiraram nele, Edeildo não resistiu aos ferimentos e morreu na Rua Manoel Mariano.

Os autores do crime ainda não foram identificados, após a pericia realizada pelo Instituto de Criminalística o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Homem morre afogado no Açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe

Na tarde de ontem terça-feira, 30 de março, um caso de afogamento aconteceu no Açude da Manhosa, localizado na área urbana de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco.

Segundo informações de testemunhas, o homem popularmente conhecido como "Zoin" estava bebendo às margens do Açude, juntamente com outras pessoas e em determinado momento resolveu atravessar o Açude, mas não conseguiu chegar até a outra margem e afundou.

Equipes do Corpo de bombeiros estiveram no local e iniciaram as buscas, mas sem sucesso, pois começou a escurecer e as buscas foram encerradas, devendo ser retomadas amanhã.

DUPLA EM MOTO MATA ADOLESCENTE EM PESQUEIRA

Um adolescente envolvido em ações criminosas foi assassinado na noite desta terça-feira (30), no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi surpreendida por dois elementos que estavam em uma moto e efetuaram disparos de arma de fogo, o menor tentou correr entrando em um matagal onde acabou morrendo.

De acordo com a polícia, Luiz Carlos Henrique Brito, de 16 anos, tinha várias passagens pela delegacia por atos infracionais, o corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

HOMEM É MORTO A FACADAS E ASSASSINO PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL, EM GARANHUNS

Uma briga de flanelinhas resultou na morte de um deles na tarde desta terça-feira (30), na Avenida Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Antônio David da Silva, estava armado com duas facas e entrou em luta corporal com José Hélio da Silva, de 35 anos, que também estava armado com uma faca, na briga José conseguiu golpear Antônio que acabou morrendo próximo ao banco Santander.

José Hélio

José Hélio estava acompanhado da companheira Tina Charla Alves da Silva, ambos ex-presidiários e com uma extensa ficha criminal.

O criminoso não teve tempo de fugir e foi preso em flagrante pela Guarda Municipal que conseguiu desarmá-lo, ele foi levado para a 22ª Delegacia de Homicídios e autuado em flagrante.

O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e encaminhado para o IML de Caruaru.

Cancelamento da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém deixa figurantes em situação muito difícil

O cancelamento das temporadas 2020 e 2021 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém trouxe muitas dificuldades para a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, para o turismo de Pernambuco e para os moradores do Brejo da Madre de Deus que trabalham na montagem na encenação durante a Semana Santa.

Isso porque, sendo uma das principais atrações turísticas do País no período da quaresma, o espetáculo movimentava a economia do Estado e da região gerando emprego e renda para a população.

No distrito de Fazenda Nova, onde está a cidade-teatro de Nova Jerusalém, muitos moradores que há anos trabalham no espetáculo como figurantes ou em serviços gerais ficaram sem a renda que garantia o sustento da família na maior parte do ano. “São pessoas humildes que nos ajudam a realizar o evento a cada ano. Elas estão recolhidas em os seus lares, apreensivas pela falta de recursos para comprar alimentos e sofrendo psicologicamente”, afirma Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova.

Pacheco revela ainda que, da mesma forma, ficaram sem renda os artistas e equipe técnica. Ao todo mais de 1.500 empregos diretos foram perdidos por dois anos consecutivos e mais de 8 mil empregos indiretos deixaram de existir.

 “Também saíram perdendo o comércio da cidade, os autônomos que negociavam no entorno do teatro e a rede hoteleira de todo Estado , principalmente Recife, Porto de Galinhas , e Caruaru que, durante a temporada recebiam grande fluxo de hóspedes na Semana Santa”, lamenta.

Segundo Robinson, a paralisação das apresentações deixou a Sociedade Teatral de Fazenda Nova sem a receita necessária para a manutenção da cidade-teatro e também para investir nas futuras apresentações.

 “Estamos tentando contato com o Governo do Estado na tentativa de obter algum suporte a fim de minorar as grandes dificuldades que estamos enfrentando. Também já estivemos em Brasília no final de fevereiro e voltaremos esta semana para mais reuniões com parlamentares e representantes do Governo Federal, como o Ministro do Turismo Gilson Machado Neto, do Secretário Nacional de Cultura, Mário Frias, em busca de socorro emergencial para a situação crítica que enfrentamos”, destaca Robinson.

Jumento que puxava carroça não aguenta peso e desmaia em via pública, em Santa Cruz do Capibaribe

Na manhã desta terça-feira, 30 de março, um jumento que puxava uma carroça não suportou o peso e o cansaço e desmaiou em via pública, no Bairro São Cristóvão, em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco.

De acordo com testemunhas, o animal que aparentava estar com fome e sede puxava a carroça com dois homens que apresentavam sinais de embriaguez alcoólica e, ao cair, o animal ainda foi agredido por um dos homens.

Pessoas que passavam pelo local e presenciaram o fato, chegaram a acionar a polícia, mas o animal conseguiu levantar e os agressores se evadiram do local, inclusive ameaçando um popular que fotografou o animal caído.

ACIDENTE COM VITIMA FATAL EM JATAÚBA-PE

O acidente de trânsito aconteceu durante a tarde da ultima (sexta-feira) no Centro da cidade de Jataúba, Agreste de Pernambuco, mais precisamente na Rua Expedicionário Inácio Aleixo.

A vítima, o idoso Juraci Quirino de Paiva, o conhecido ‘Ci’, de 61 anos de idade, estava conduzindo uma motocicleta Honda CG de cor cinza quando perdeu o controle ao desviar de uma outra moto que passada na transversal e passar por uma lombada, atingindo a traseira de uma Toyota Bandeirante que estava mal estacionada.

A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) fizeram o isolamento da área do acidente até a chegada da perícia. O corpo foi encaminhado para o IML – Instituto de Medicina Legal – da cidade de Caruaru, também no Agreste Central.