terça-feira, 15 de maio de 2018

Açude de Boqueirão para de receber água após suspensão de bombeamento

O açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, está sem receber água. O bombeamento transposição do São Francisco para o reservatório está suspenso, mas as chuvas registradas nos últimos dias ‘salvaram’ o açude de problemas piores. Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, a situação é considerável e boa. O açude é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e região.

 “Hoje o açude está com quase 146 milhões de metros cúbicos, uma situação boa, com um volume considerável, inclusive maior que o volume de terça (15). Não estamos perdendo tanto, mesmo com a Transposição parada, porque estamos no período chuvoso. Ele está distribuindo normalmente água pra Campina e Acauã, além de atender aos usuários da pequena agricultura de subsistência do local”, explicou João Fernandes. Atualmente, Boqueirão está com 35,45% da capacidade.

Obras

Após reunião realizada na segunda-feira (14), na sede do Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa, a empresa PB Construções se comprometeu em retomar as obras da tomada complementar de água (rasgo) no açude de Poções (eixo leste da transposição), localizado no Cariri paraibano, até o fim desta semana. Por causa dos problemas com o início da obra, o bombeamento da água da transposição do São Francisco para o açude de Boqueirão permanece suspenso.

Durante o encontro dessa segunda, ficou definido que o MPF enviará ao Ministério da Integração Nacional colocações da PB Construções acerca de atrasos no pagamento das medições da obra. O Ministério Público Federal enviará também, ao Dnocs, documentação que será entregue pela empresa para análise jurídica do pagamento de válvulas adquiridas para uso na obra.

Nessa terça-feira (15), o Comitê de Gestão da Crise Hídrica do Ministério Público da Paraíba fiscalizou o canteiro de obras de Poções. Na oportunidade, segundo o presidente da Aesa,
a empresa assumiu o comprometimento depois de 147 dias do acertado, que era dia 2 de abril. “Fomos a obra e lá conversamos com as duas construtoras responsáveis. A PB Construções assumiu perante o Dnocs, do Ministério Público e da Aesa o comprometimento. Eu espero que dessa vez seja cumprido. Se não for, vamos atrás mais uma vez”, disse.


Fonte: Portal Correio

Rede de Farmácias Cruz Alta promove ação em Santa Cruz do Capibaribe

No último domingo (13), Dia das Mães, a Rede de Farmácias Cruz Alta promoveu uma grande movimentação na Avenida 29 de Dezembro, no Centro de Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, centenas de pessoas foram beneficiadas com as ações que consistiram em utilidade pública e saúde e incentivo a atividades físicas.

Com uma grande estrutura montada, a empresa montou espaços de atendimento e prestou serviços de testes rápidos de glicose e aferição de pressão. Um grande aulão de zumba também reuniu dezenas de pessoas, dentre elas mães que participaram de todas as movimentações.

Segundo os organizadores do evento, a ideia da ação consistiu na promoção da saúde, proposta que foi aprovada pelo público.

 "Eu achei muito bacana a iniciativa. Eu geralmente venho para 29 de Dezembro aos domingos e hoje fui surpreendida por essa mobilização. E como gosto muito de zumba, não resisti, tive que entrar na dança", brincou a costureira Márcia Freitas, de 34 anos.

Ao final das ações a equipe das Farmácias Cruz Alta fez um balanço positivo da movimentação, tendo sido possível avaliar a satisfação dos envolvidos. Futuramente, outras mobilizações semelhantes a esta devem ser realizadas.

Confira mais imagens:


Fotos: Agreg Imagem
Fonte: Blog do Bruno Muniz

2° LEILÃO HARAS RIBEIRO MENDES

Fogos de artifício atingem casa e assustam moradores de Arcoverde

Quando os bombeiros chegaram ao local, já não haviam mais vestígios de comércio de fogos: Bombeiros/Divulgação

Um incêndio seguido de explosão atingiu uma residência em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. O acidente, provocado por fogos de artifício, aconteceu na Rua James Pacheco, por volta das 13h do ultimo domingo (13). 

Acidente

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um menino de idade não informada teria acendido os fogos que ganhou da tia, dona da casa. Um dos artefatos explodiu na varanda e atingiu a cortina, que ficou em chamas logo em seguida. A mulher contou que não percebeu quando o sobrinho manuseou os fogos.

Segundo o oficial de operações de incêndio, Capitão Fábio Rogério Alves Correia, duas viaturas foram enviadas ao local, mas o fogo já tinha sido controlado. No local, não haviam vestígios que caracterizassem a casa como uma fábrica ou revendedora de fogos.

Apesar do impacto da explosão, ninguém ficou ferido nem houve comprometimento do imóvel. A Polícia Civil foi acionada e o caso foi encaminhado para o Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros de Arcoverde.


Com informações do JC Online

Rômulo é sepultado em Campina Grande sob forte comoção e presença da classe política do Estado; VEJA VÍDEO

Foto: Leonardo Silva

Líder político único e considerado o maior conciliador da política paraibana, o deputado federal Rômulo Gouveia foi sepultado sob forte comoção e com um traço característico: reuniu os diferentes líderes políticos do Estado e atraiu a atenção de líderes nacionais, que vieram prestar sua homenagem e solidariedade à família. O sepultamento ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira, no Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande.

O velório do parlamentar ocorreu inicialmente na Câmara de Vereadores de Campina Grande, onde Rômulo começou sua vida pública. Milhares de campinenses, líderes comunitários, profissionais liberais e políticos participaram do velório e deram o adeus ao deputado Rômulo Gouveia.

Durante a cerimônia fúnebre final, líderes políticos estaduais e nacionais falaram diante do féretro do deputado e o homenagearam por sua trajetória política e vocação de servir ao povo.


Vídeo do Polêmica Paraíba

Como “homem do diálogo” e demonstrando sua amizade e companheirismo com toda a classe política, o velório e sepultamento do deputado federal Rômulo Gouveia reuniu líderes de todos os grupos políticos da Paraíba, a exemplo do senador Cássio Cunha Lima e do governador Ricardo Coutinho, o senador José Maranhão, os prefeitos de Campina Grande, Romero Rodrigues, e de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo, com quem protagonizou a mais acirrada disputa eleitoral recente de Campina Grande, além de líderes nacionais como o presidente do PSD, ministro da Ciência Gilberto Kassab, o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM) e o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, além de deputados, vereadores e prefeitos de toda a Paraíba.


Fonte: De Olho no Cariri