segunda-feira, 19 de junho de 2023

MORRE, AOS 77 ANOS, PAULO DEBÉTIO, CANTOR E COMPOSITOR PERNAMBUCANO RADICADO NO RIO DE JANEIRO

Foto: Divulgação

Cantor e compositor Paulo Debétio (@paulodebetio), autor de diversos sucessos da MPB, morreu na madrugada desta segunda-feira (19) aos 77 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Ele estava internado em uma unidade de Pronto Atendimento da Unimed, em Copacabana, Zona Sul do Rio, desde domingo, quando deu entrada no hospital depois de passar mal ao voltar de uma viagem de carro.

O velório será nesta terça-feira (20), a partir das 9h30, no Cemitério da Penitência (Capela 7), no Caju, Zona Portuária do Rio. O corpo será cremado às 12h30.

Debétio é autor de hits como 'Pelo Amor de Deus', gravado por Emílio Santiago, e 'Nuvem de Lágrimas', eternizado por Fafá de Belém, entre outros.

“Meu pai já possuía um quadro de diabetes, era hipertenso, teve câncer e tinha marcapasso no coração. Ele já estava com muita falta de ar, e nos exames foi constatada pneumonia. Ao ser entubado não resistiu”, contou o filho do compositor, João Paulo Debétio.

O músico deixa ainda uma filha, Paula, e a companheira, Vera Lúcia Dutra Reis.

Trajetória

Paulo Debétio nasceu no dia 1° de março de 1946 em Poção, Pernambuco, e foi criado em Camalaú, na Paraíba. Sua carreira iniciou no Festival de Carnaval de Belo Horizonte, em Minas Gerais, como integrante da dupla “Santos & Debétio”. Neste evento, classificou “Lolita”, de autoria de Rildo Hora e Humberto Teixeira.

Em 1976, Alcione gravou a música “Retalhos”, feita com Paulinho Rezende, que viria a ser seu grande parceiro . No ano seguinte, a Marrom incluiu no disco “Pra que chorar” outra composição de sua autoria, “Recusa”, também escrita pela dupla.

Em 1982, o clássico “Pelo amor de Deus”, de Debétio e Paulinho Rezende, explodiu na voz de Emílio Santiago. O artista também lançou os CDs “Pelas ruas da Lapa” e “Pelas ruas do Brasil".

Além de compositor, foi produtor e diretor artístico de duas gravadoras Polygram (Universal) e a Warner Music, onde trabalhou com artistas como Chitãozinho e Xororó, Sandy e Junior, Margareth Menezes, Cheiro de Amor, Gian e Giovani, entre outros.

O cantor Bruno Caliman usou as redes sociais para mostrar sua tristeza com a perda do amigo. “Deixou um legado lindo e eterno. Meus sentimentos,” publicou.


Em 2019, o músico gravou um especial ao lado de Diogo Nogueira e Paulinho Rezende para o programa "Samba da Gamboa”, na TV Brasil.


O prefeito de Camalaú, Bira Mariano, usou as redes sociais para lamentar a morte de Paulo Debétio:

 “Paulo Debétio é um dos mais importantes artistas da música brasileira: compositor, produtor musical e intérprete. Nascido no Sítio Tanquinho, na divisa entre São João do Tigre-PB. com Poção-PE., mas que com apenas 15 dias de nascido veio morar no Sítio do Meio no município de Camalaú, motivo pelo qual se considerava camalauense. Paulo Debétio viveu em terras camalauenses até o início de sua juventude, quando foi para região sul e sudeste, ficando morada na cidade do Rio de Janeiro. Teve mais de 500 músicas gravadas, sendo um dos compositores na história da música brasileira com mais músicas gravadas. Autor de “nuvem de lágrimas, tieta, anjo azul, somos assim, pelo amor de Deus, entre tantas outras. Paulo Debétio é um grande amigo, bondoso, nobre. Gravei algumas músicas de Paulo Debétio: Butterfly, Meu amor não vá embora, capim mexeu pau na preá, provocação. Grandes artistas gravaram Paulo Debétio: Luiz Caldas, Fafa de Belém, Chitãozinho e Xororó, Luan Santana, Bruno e Marrone, Beto Barbosa, Agepê, Zezé de Camargo e Luciano, Emílio Santiago entre tantos outros. Paulo Debétio em homenagem a Camalaú, fez uma música falando de sua terra”, expressou o prefeito Bira.


Blog Budega Nordestina/Folha de Pernambuco e Blog do Bruno Lira

VALE FM 91,7 = PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.


Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.


Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com

BEPI PRENDE SUSPEITO DE MATAR PRIMO EM LAJEDO/PE


Uma operação do Batalhão de Policiamento do Interior (BEPI), na noite deste domingo (18), terminou na prisão de um homem suspeito de matar o primo durante a madrugada no bairro Poço, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

Pedro Saturnino de Oliveira Filho, vulgo Pedrinho, de 22 anos, confessou a prática do crime, segundo ele teria sido ameaçado por Alã Sobral da Silva, de 32 anos, que era seu primo.

Durante as diligências foi apreendida uma espingarda calibre 20, usada no crime, uma pistola calibre 765 e diversas munições.

Pedrinho, foi encaminhado para a Delegacia de Plantão, autuado em flagrante e passará por audiência de custódia, cabendo ao Poder Judiciário manter a prisão ou liberar Pedrinho.

COM APROXIMAÇÃO DO SÃO JOÃO, MILHARES DE COMPRADORES COMPARECEM AO MODA CENTER


Embora as feiras no centro de compras aconteçam oficialmente às sextas, das 5h às 18h, muitos comerciantes têm aproveitado o momento propício da economia para abrir seus pontos de venda também na quinta, o que tem gerado dois dias de muitos negócios realizados.


“Nesta alta temporada, graças a Deus, nossa marca teve uma boa demanda de produção e de vendas. Com a mudança da feira para sexta, estamos conseguindo produzir e também vender em dois dias, o que pra gente foi ótimo. Também estamos na expectativa que possamos ter boas feiras durante os próximos meses.”, destacou o comerciante Teófilo Marques.


“Nessa temporada junina, estamos conseguindo superar as nossas metas de vendas, pois quase toda semana estamos conseguindo zerar nossos estoques. Estamos trabalhando mais para dar conta dos pedidos de nossos clientes e a expectativa para após o São João também é muito boa, ainda mais com essa mudança da feira para a sexta.”, pontuou o comerciante Pauliano Clemente.


A expectativa é que mais de 140 mil pessoas tenham vindo em Santa Cruz do Capibaribe para realizar compras nestes dois dias de movimentação.



Fonte: Blog do Ney Lima