domingo, 9 de julho de 2017

A FEIRA DE ANIMAIS DE CACIMBA DE BAIXO SUPERA EXPECTATIVAS


A Feira de Animais em Cacimba de Baixo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, atraiu muita gente na manhã deste domingo (09). É uma demonstração inequívoca da força do homem do campo, que mesmo com tantas dificuldades consegue superar obstáculos e até surpreender a tantos que duvidam de sua capacidade.

Há dias que a ideia de fazer uma feira no Sítio estava sendo discutida. Vando da Sertec tomou a iniciativa e conseguiu reunir alguns produtores rurais e representantes de entidades ligadas ao trabalhador do campo, onde a discussão tomou corpo e resultou na "estreia" domingo passado.

Na Feira desta semana praticamente dobrou o número de pequenos agricultores que trouxeram seus produtos para serem comercializados e a previsão é que a cada feira esse número aumente ainda mais.

"A Feira de Animais aqui no Sítio Cacimba de Baixo está superando todas as expectativas. Estamos trabalhando para que tenhamos uma melhor infra estrutura, pois nossa meta é oferecer um espaço onde o comércio possa ser feito de uma maneira adequada e com isso atrair mais compradores. Neste segundo domingo de feira vemos que praticamente dobrou o número de comerciantes e também de pessoas que aqui vieram para adquirir produtos de qualidade a um preço acessível. Foram comercializados bodes, carneiros, galinhas, patos, vacas, porcos e também queijo, ovos, doces e bolos. Vendedores de comidas, bebidas e vários outros itens também fizeram negócios", comentou Vando da Sertec.

Cármen Lúcia rejeita pedidos de suspensão de denúncia contra Temer

Rádio Jornal
Da ABr


Foto: Nelson Jr/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, negou neste domingo (9) os mandados de segurança com pedidos de liminar para suspender a tramitação da denúncia contra o presidente Michel Temer apresentados por deputados da Rede e do PDT.

Os dois pedidos visavam a que o STF obrigasse o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), a colocar em votação os requerimentos apresentados pelos membros do colegiado para que diversos depoimentos fossem tomados antes da decisão sobre o prosseguimento de investigações contra o presidente. Entre os requerimentos, os deputados pediam para ouvir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e os delatores Joesley Batista e Ricardo Saud.

Pacheco, no entanto, negou monocraticamente as oitivas alegando que não cabe à comissão produzir novo conjunto probatório, mas apenas se manifestar sobre a denúncia com os fatos que já estão incluídos nela.

Sobre o pedido do PDT, a decisão de Cármen Lúcia considera que “na esteira da legislação vigente e da consolidada jurisprudência deste Supremo Tribunal na matéria”, o mandado de segurança estava indeferido, estando prejudicado o requerimento da medida liminar.

Para o pedido feito pela Rede, a presidente do STF considerou “ausentes os requisitos legais”, indeferindo a medida liminar. No entanto, a ministra considerou que “essa decisão preambular não representa antecipação de juízo definitivo sobre o mérito da questão posta em exame nem sinaliza o reconhecimento, ou não, do direito alegadamente titularizado pelo impetrante”.

No recurso da Rede ao STF, além de pedir que Pacheco fosse obrigado a colocar os requerimentos em votação, o deputado Alessandro Molon (RJ) – autor do mandado de segurança – pedia também que a oitiva de Janot fosse obrigatória. Ou seja, ainda que o requerimento de convite fosse rejeitado, o procurador deveria ser ouvido pela comissão para que o processo pudesse ter a participação das duas partes, com defesa e acusação sendo ouvidos, não apenas a defesa.

Denúncia contra Temer


No inquérito, Temer é acusado por Rodrigo Janot de ter aproveitado da condição de chefe do Poder Executivo e recebido, por intermédio do seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, “vantagem indevida” de R$ 500 mil. O valor teria sido ofertado pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, investigado pela Operação Lava Jato.

A defesa do presidente Michel Temer argumenta que as provas contidas na denúncia não são concretas e que o presidente não cometeu nenhum ilício. Temer fez um pronunciamento em que classificou a denúncia de "peça de ficção" e questionou a atuação de Janot.

De acordo com a Constituição, a denúncia apresentada contra Temer somente poderá ser analisada pelo STF após o voto favorável, em plenário, de 342 deputados, o equivalente a dois terços do número de membros da Câmara. Na CCJ, será votado um parecer a favorável ou não à abertura do processo, mas a decisão final cabe ao plenário da Casa. Saiba quais são os próximos passos da tramitação.

Polícia Rodoviária Federal terá novo horário de atendimento

Foto: Izaias Rodrigues/Liberdade

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco informa que a partir desta segunda-feira (10), o atendimento ao público na sede e nas delegacias do Órgão será realizado das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

O atendimento nos postos continuará sendo realizado 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

PM erradica 12 mil pés de maconha no Sertão

Foto: Blog Rota 190

A Polícia Militar erradicou uma plantação de maconha no Assentamento Barro Vermelho, na zona rural de Cabrobó, no Sertão. Foram destruídos 12 mil pés da erva. Os policiais também encontraram dois sacos da droga pronta para o consumo. Ninguém foi preso.

Em Floresta, também no Sertão, a PM erradicou uma plantação com quase 10 pés de maconha. Detalhe: a erva estava sendo cultivada em uma área da antiga cadeia pública da cidade.

Dois pesos e duas medidas Tragédia na PM


Jovem é assassinado a tiros no município de Surubim

Na noite de ontem sábado dia 08 de julho um jovem foi assassinado a tiros no município de Surubim, Agreste do estado de Pernambuco.

Até o momento a vítima foi identificada por “Henrique”, de idade não informada. Até o momento a autoria e motivação para o crime são desconhecidas pela polícia.

A área do crime foi isolada pela Polícia Militar, em seguida a Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado ao IML (Instituto de Medicina Legal) da cidade de Caruaru.
 

isso é Avanço = PE 160 isso e em santa cruz do capibaribe - PE


JOVEM É ESPANCADO ATÉ A MORTE EM GARANHUNS

Um rapaz foi assassinado na madrugada deste domingo (9), em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.

O crime aconteceu na Rua Padre Agobar Valença no bairro Severiano Morais Filho. De acordo com informações de populares, a vítima Vando Marcolino da Silva, de 24 anos estava em um clube de futebol society onde teria se desentendido com alguns elementos, ao deixar o local ele teria sido seguido e espancado pela por pelo menos dois deles. O Samu chegou a ser acionado, mas a vítima já estava em óbito.

Uma equipe da Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH) da Polícia Civil, realizou o levantamento do local do crime e encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava lesões graves na face e pescoço quebrado. Quatro pessoas que estariam com ele no club foram levadas para o plantão da 18ª Delegacia Seccional, com apoio da Polícia Militar, onde prestaram esclarecimentos e foram liberados.

O crime será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios.

Descanso nas estradas de Pernambuco



GRUPO ARMADO ARROMBA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE VENTUROSA, NO AGRESTE


Cerca de 10 elementos armados arrombaram na madrugada deste domingo (9), a agência dos Correios do município de Venturosa, no Agreste de Pernambuco.

A ação foi rápida, eles arrombaram a porta principal e utilizaram explosivos para abrir o cofre, após a ação fugiram sentido a cidade de Garanhuns, a Polícia Militar realizou diligências mais não conseguiu prender o bando que estava em dois veículos. O local está isolado e será periciado pela Polícia Federal, não foram repassadas informações se eles conseguiram levar o dinheiro.

POPULARES SÃO VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO, EM ANGELIM


Dois homens foram vítimas de tentativa de homicídio na noite deste sábado (8), no município de Angelim.

As vítimas de 29 e 42 anos, estavam bebendo em um bar na Rua São Luiz, quando dois elementos encapuzados em uma moto chegaram, mandaram que eles deitassem no chão e efetuaram um disparo de arma de fogo que atingiu a mão da vítima de 42 anos, o de 29 foi agredido com coronhadas. Eles foram socorridos para o hospital local, o ferido a bala foi transferido para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru, o outro após medicado foi liberado.

A PM disse que realizou diligências mais não localizou os criminosos.

ECONOMIA – Santa Cruz é incluída com outras 39 cidades que passam a ser alvos de importante projeto do Banco do Nordeste


Foto: Arquivo

Na ultima sexta-feira (07) foi anunciada a inclusão de Santa Cruz do Capibaribe, juntamente com outras 39 cidades da região Nordeste e dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo, de um projeto de desenvolvimento econômico e cooperativo.

Intitulado de “G20+20”, o projeto trata de um grupo de cidades que terão aporte financeiro para investimentos, sendo o banco o braço financiador onde, segundo as informações, colocaria sua carteira completa de linhas de crédito à disposição dos bons projetos apresentados.

A primeira reunião oficial desse grupo de cidades deve acontecer em novembro, em local ainda não divulgado. A matéria foi um dos destaques do jornal Diário de Pernambuco, que saiu tanto na edição impressa, como na digital. Confira a matéria na íntegra:

Os novos polos de aceleração 

Foi criado ontem o G20+20, grupo de cidades – entre elas cinco pernambucanas – que vai receber auxílio especial para desenvolvimento


O Nordeste vai buscar uma estratégia extra para contribuir com o desenvolvimento estrutural da região. A ideia é movimentar as cidades de porte médio, que possuem economia dinâmica e sem os entraves típicos das regiões metropolitanas das capitais.

Foi criado ontem o G20+20, grupo que vai integrar as 40 cidades médias mais importantes do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo para trocar experiências de boas práticas de gestão pública, identificar demandas em comum para construção de pleitos mais sólidos e construir formas de viabilizar negócios e projetos integrando o setor privado. Cinco cidades pernambucanas estão no circuito: Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Vitória de Santo Antão.

O Banco do Nordeste, que gerou a proposta, será o braço financiador dos investimentos, colocando a carteira completa de linhas de crédito à disposição dos bons projetos. Os agentes do G20 20 já tiveram um primeiro encontro extraoficial ontem para definir a dinâmica das ações e a primeira reunião oficial do que será o G20 20 – Fórum de cidades médias acontece em novembro.

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, ressaltou que a pauta do G20 20 é de construir um ambiente que favoreça a gestão das cidades e que o setor privado seja colocado como um agente que pode contribuir para a solução de gargalos e em prol do crescimento. “Há um potencial claro nessas cidades, pela importância que têm para os estados e para as cidades vizinhas. Elas podem receber um gás para otimizar e potencializar a capacidade produtiva que é a vocação da cidade, como é o polo de frutas do Vale do São Francisco em Petrolina ou o polo têxtil de Santa Cruz do Capibaribe”, destacou. As cidades, inclusive, terão a missão de multiplicar as lições aprendidas durante as reuniões do grupo, para que o plano de desenvolvimento tenha volatilidade.

Sobre a possibilidade de oferecer juros mais favoráveis ou linhas específicas aos investidores das cidades do G20 20, Marcos Holanda descartou. “Não dá para oferecer dinheiro mais barato para essas cidades por questão de justiça com as outras, mas trabalhamos com linhas de crédito com condições muito atrativas e que dependem de bons projetos para serem viabilizados”, complementou, citando que somente uma das linhas de crédito, que deve ser a mais movimentada pelo perfil das cidades, o FNE Infraestrutura, tem à disposição R$ 11,4 bilhões. A infraestrutura urbana é um dos eixos principais do plano do grupo, principalmente via parcerias público-privadas em abastecimento de água e esgoto, rodovias e mobilidade, energias renováveis, entre outros.

O secretário de Finanças de Santa Cruz do Capibaribe, Roberto Soares, compareceu ao lançamento do fórum e achou válida a ideia, tanto para compartilhar sugestões como fazer a cidade “aparecer” para receber investimentos. “Temos um problema permanente na cidade que é produzir e rodar um polo de confecções sem abastecimento de água que atenda a nossa necessidade. Temos um fluxo de 50 mil pessoas em um único dia, no dia da feira da cidade, e que ficam travadas nos acessos do município. É um transtorno muito grande que a gente consegue reverter e continuar operando. É uma experiência que pode ser compartilhada para ajudar outras”, declarou.

O ponto positivo levantando pelo secretário foi a possibilidade de conseguir um apoio para levar o setor privado a investir na solução desses problemas de infraestrutura. ‘Esses dois setores são determinantes para uma indústria escolher investir em Santa Cruz do Capibaribe. Já perdemos alguns investimentos por não atendê-los. A questão da água vem sendo tratada com a proximidade das adutoras e que trarão água do São Francisco pela transposição, mas os gargalos de mobilidade ainda são fortes e travam os ganhos de mercado”, complementou. Além de Pernambuco, todos os outros estados enviaram representantes para ao evento, exceto Minas Gerais. Também participaram representantes do Ministério das Cidades, do BNDES e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Fonte: Diário de Pernambuco