terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Segurados de planos de saúde terão direito a 21 novos procedimentos em 2016

Os Beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos vão passar a ter direito a mais 21 procedimentos, que passam a ser obrigatórios. A nova lista inclui o teste rápido de sangue para diagnóstico de dengue e chikungunya, para que os pacientes tenham o resultado na própria emergência, e a ampliação do número de consultas com fonoaudiólogo, nutricionistas, fisioterapeutas e psicoterapeutas, entre outros.


O rol é uma lista de tratamentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, baseada nas doenças classificadas pela Organização Mundial da Saúde. Para incluir novos procedimentos (OMS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revisa a lista a cada dois anos com base em critérios técnicos para inclusão de novos tratamentos.

“Para ser incluída no rol, é preciso que a nova tecnologia tenha um nível de evidência científica satisfatória para comprovar que é segura, que tem eficácia e que vai trazer benefícios aos pacientes. Também consideramos questões epidemiológicas, como no caso da sorologia para dengue, por exemplo”, explicou a gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, Raquel Lisboa.

Este ano, a elaboração da lista teve apoio do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde e de consulta pública feita pela ANS. A mudança vai beneficiar 50,3 milhões de consumidores em planos de assistência médica e outros 21,9 milhões de beneficiários com planos exclusivamente odontológicos.

Sobre o impacto financeiro das mudanças, Raquel Lisboa disse que o aumento é baixo, se comparado aos benefícios. “Nós fazemos a avaliação a posteriori para saber o impacto das mudanças no preço dos planos de saúde, e só o rol costuma ficar em torno de 0,5 a 1%”, informou.

Entre as novidades de tratamento estão o implante de monitor de eventos (Looper) utilizado para diagnosticar perda da consciência por causas indeterminadas, o implante de cardiodesfibrilador multissítio, que ajuda a prevenir morte súbita, o implante de prótese auditiva ancorada no osso para o tratamento das deficiências auditivas e a inclusão do enzalutamida – medicamento oral para tratamento do câncer de próstata.

A ANS ampliou também o uso de outros procedimentos que já eram ofertados, como o tratamento imunobiológico subcutâneo para artrite psoriásica e o uso de medicamentos para tratamento da dor com efeito adverso ao uso de antineoplásicos.

Os usuários vão ter direito a número maior de sessões com fonoaudiólogos. Elas passam de 24 para 48 ao ano para pacientes com gagueira e idade superior a 7 anos e transtornos da fala e da linguagem, de 48 para 96 para quadros de transtornos globais do desenvolvimento e autismo e 96 sessões, para pacientes que têm implante de prótese auditiva ancorada no osso.

Houve ampliação ainda das consultas em nutrição: passam de seis para 12 sessões para gestantes e mulheres em amamentação. Aumentou também o número de sessões de psicoterapia, de 12 para 18 sessões.

Região do Cariri registrou um acidente a cada três dias em 2015

12506817_902228143218241_764562461_n
RETRÔ 2015: O alto número de acidentes nas rodovias que cortam o Cariri choca e deixa em alerta uma região pacata, mas que vê quase todos os dias seus filhos partirem antes da hora para o andar de cima. Um levantamento exclusivo feito pela Serra Branca FM, aponta que no Cariri Paraibano, durante o ano de 2015, foram registrados 112 acidentes.

Desses, 24 deles resultaram em vítima fatais e metade desse total eram jovens, que tinham uma vida inteira pela frente, mas foram impedidos por um destino trágico.

Um desses foi o jovem de São João do Cariri Gustavo Ramos, mais conhecido como Guga Ramos, que tinha apenas 21 anos de idade e perdeu sua vida em um trágico acidente de moto. O fato ocorreu na madrugada do dia 20 de julho do ano passado próximo a Campina Grande.

Guga estava se dirigindo para a Rainha da Borborema em sua moto quando colidiu com um carro, cujo condutor se evadiu do local. À época do acidente, a causa principal apontada teria sido o fato do condutor do veículo ter trancado o jovem, fazendo-o perder o controle da moto. Guga teve morte cerebral.

Um outro acidente ocorrido na região saltou aos olhos da população e chamou até atenção da imprensa nacional. Uma capotagem que por pouco não se tornou tragédia familiar na cidade de Serra Branca foi pauta para a reportagem do Fantástico, revista dominical de informações da Rede Globo de Televisão.

No dia 14 de setembro, uma capotagem envolvendo uma motocicleta na BR 412 fez vítima uma criança de apenas 5 anos de idade. A reportagem feita pelo Fantástico mostrou a imprudência de pais e familiares que levam seus filhos menores de 7 anos de idade na garupa de sua moto, colocando-os em situação de vulnerabilidade.

A matéria mostrou o drama vivido por uma família residente no Distrito de Santa Luzia do Cariri em Serra Branca. Maria das Neves trazia em sua moto a filha, Ingrid Lorrany, de 5 anos de idade, e a mãe Josefa Alves da Silva que morreu na hora do acidente. Maria das Neves passou mal, perdeu o controle da moto e a capotou às margens da BR 412.

A pequena Ingrid teve traumatismo craniano e perdeu todos os dedos do pé direito. Apenas a condutora da moto estava de capacete. A vítima fatal e a criança estavam sem equipamento de proteção e isso agravou o impacto sofrido.

Fonte de olho no cariri

Dupla é presa por policiais no momento em que furtava garagem da Prefeitura

Na tarde desta terça-feira (05) uma dupla acusada de praticar furtos e um assalto foi detida por policiais militares do Gati e Rocam nas proximidades da loja de máquinas Makital, localizada as margens da PE-160.

De acordo com as informações, a dupla foi detida no momento em que estaria praticando furtos a peças de carros em uma garagem de propriedade da Prefeitura Municipal.

Com eles, foi apreendido algumas peças de veículos, uma moto e também um celular, esse último que foi tomado de assalto no bairro Dona Lica no dia anterior.

Os acusados Gledson Marcos da Silva e Dejailson Arruda da Silva estão sendo apresentados na Depol de Santa Cruz do Capibaribe. Um terceiro criminoso, que foi apontado como comparsa da dupla, também está sendo procurado pela polícia.

Um fato que chamou a atenção é que a dupla, que não tem passagens pela polícia, possuem empregos fixos, sendo um deles funcionário de um lava-jato em Santa Cruz e outro um costureiro de uma conhecida fábrica de confecções do distrito de Pão de Açúcar, de Taquaritinga do Norte.

Com informações do blog do ney lima 

VEREADOR DE TRIUNFO É MORTO A TIROS NO DISTRITO DE CANAÃ

Um crime de morte vem tomando repercussão em todo o estado na manhã desta terça-feira (05). Trata-se do assassinato do vereador e ex-policial militar Lucimar Feitosa (PSB), de 42 anos.

Segundo informações, o político foi morto a tiros por volta das 21h30 de segunda-feira (04), quando o mesmo estava no distrito Canaã, que fica nas proximidades do portal de entrada da cidade de Triunfo.

O vereador seguia de moto pela PE-320 quando foi cercado por outro veículo ainda não identificado. Ele foi atingido por cinco disparos de arma de fogo.

A principal hipótese que está sendo investigada é o crime de execução, já que a vítima pertences da vítima não teriam sido levados.

O caso está sendo investigado pela delegacia local. O vereador, que deixa mulher e filho, tinha sido eleito naquele município com 452 votos nas eleições de 2012.

POLÍCIA APREENDE ARMAS DE FOGO NA ZONA RURAL DE ARCOVERDE E PEDRA

Nesta segunda-feira (04/1), policiais do BEPI apreenderam duas espingardas, sendo uma de calibre 12 reaberta para Cal. 28, como também 53 cartuchos de vários calibres, incluindo de uso restrito das forças armadas.

As apreensões aconteceram no Sítio Pintada, zona rural de Arcoverde, onde lá, em uma residência, foi detido o José Erivaldo Feitosa da Silva, 41 anos, que foi autuado em flagrante e recolhido ao Presidio Advogado Brito Alves.

Ainda segundo a polícia, a outra arma, uma espingarda calibre 32, estava na posse de um agricultor de 75 anos que também foi levado à delegacia de polícia.

As apreensões aconteceram em virtude de Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Comarca de Arcoverde, que além do BEPI teve a participação de Policiais Civis daquela área.
No Sítio Olho D’água, já na zona rural do município da Pedra também foram apreendidas 16 armas de fogo de vários calibres e diversas munições. Vários policiais do 3º BPM de Arcoverde participaram desta Operação que teve como objetivo cumprir cerca de 15 Mandados de Busca e Apreensão em diversas residências entre os municípios da Pedra e Arcoverde.

Oito pessoas que foram detidas na posse das armas foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde para serem autuadas em flagrante.

Alunos da rede pública embarcam para os Estados Unidos pelo Programa Ganhe o Mundo

Foto: Isabela Dias da Rádio Jornal

Os 50 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de Pernambuco desembarcam na tarde desta terça-feira (05) em solo americano, onde vão passar um semestre letivo em intercâmbio. O grupo faz parte da edição 2015 do Programa Ganhe o Mundo e é formado por 29 meninas e 21 meninos.

As despesas vão ser pagas pelo governo do Estado, desde passagens aéreas, matrículas e seguro saúde, além de uma bolsa no valor de R$ 719. Os alunos vão se hospedar em casas de famílias. 

“Eu estou muito nervosa, mas acho que vai ser uma experiência maravilhosa. Eu vou adquirir muito conhecimento e vou amadurecer muito”, disse Daniele Vitória, estudante da Escola Técnica Professor Lucilo Ávila Pessoa.

O embarque no Aeroporto Internacional dos Guararapes foi acompanhado pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário de Educação, Fred Amâncio.

avô mata neto com tiro de espingarda após confundi-lo com ladrão

Um adolescente, de apenas 15 anos, foi morto, pelo próprio avô, na noite dessa segunda-feira (4), na cidade de Alhandra, região metropolitana de João Pessoa, após ser confundido com um ladrão pelo idoso.

Informações dão conta que o adolescente chegou por volta das 23h ao sítio do avô, que tem uma criação de bovinos na zona rural do município. Nesse momento, por conta da escuridão no local, o idoso teria confundido o neto com um ladrão e disparou sua espingarda contra o rapaz. A propriedade já havia sido alvo da ação de ladrões.

O adolescente foi atingido no peito e chegou a ser socorrido, mas quando chegou ao hospital da cidade já estava sem vida.

A polícia foi acionada para tentar elucidar o caso. O avô da vítima ainda não foi localizado.

Em meio à crise, festa em Bonito ultrapassa R$ 2 milhões

Os moradores de Bonito, no Agreste pernambucano, denunciam a falta de respeito da Prefeitura com a população. O município tem por tradição comemorar a festa de São Sebastião no mês de janeiro, todos os anos. Em 2016, em meio à crise econômica que assola o país, onde prefeitos e governadores afirmam não terem condições de governar por falta de recursos, o custo estimado da festa ultrapassa os R$ 2 milhões.

Segundo informações enviadas ao blog, enquanto a prefeitura contrata atrações de peso nacional, com caches que ultrapassam os R$ 600 mil, postos de saúde estão sendo fechados, existem obras inacabadas na cidade e a previdência do município (Bonito PREV) está falida.

Nas imagens abaixo, a Avenida Joaquim Nabuco, que teve sua pavimentação iniciada e nunca concluída, e a programação dos shows que vão acontecer durante a festividade no município.

Corpo é encontrado dentro de residência em Toritama

No fim da manhã de segunda-feira (04) um corpo foi localizado na Rua Recife, no bairro Coqueiral, em Toritama.

De acordo com informações da polícia, o Disque Denúncia recebeu informações de vizinhos de que um odor muito forte estava saindo do interior da residência.

A Polícia Militar foi acionada e, ao entrar no local, conseguiu localizar o corpo, já em avançado estado de decomposição.

A Polícia Civil também foi até o local com a equipe de peritos. O corpo foi retirado e conduzido para o IML, na cidade de Caruaru.

Ainda segundo informações, o homem tinha 53 anos e residia sozinho no local. A causa da morte está sendo investigada.

POLÍCIA PROCURA MULHER QUE ESFAQUEOU COMPANHEIRO EM GARANHUNS

Durante a realização de rondas na noite desta segunda-feira (04), policiais do 9º BPM encontraram caído na Rua Santa Quitéria no bairro Heliópolis, o agente de limpeza Alexsandro Francisco da Silva, 37 anos, ele gritava por socorro e com a aproximação dos PMs foi percebido que ele estava lesionado com um golpe de faca de serra na altura do peito.

Em conversa com os policiais a vítima revelou que a autora da agressão seria sua companheira, o homem foi socorrido para a emergência do Hospital Regional Dom Moura, onde recebeu atendimento médico e ficou em observação. A polícia realizou rondas e não localizou a suspeita, ela continua sendo procurada.

DESEMPREGADA É PRESA FURTANDO NO SUPERMERCADO BONANZA

Uma desempregada foi presa no fim da manhã desta segunda-feira (4), após seguranças do supermercado Bonanza da Avenida Rui Barbosa em Garanhuns, flagrarem ela furtando vários produtos.

A imputada Ana Luzia Santos, 33 anos, foi levada a 135ª Delegacia de Polícia Civil, autuada em flagrante e por não ter condições de pagar uma fiança estipulada em R$: 300,00 reais, foi recolhida a Colônia Penal Feminina de Buique.