quarta-feira, 2 de outubro de 2013

UPA DE MONTEIRO É DESTAQUE EM MATÉRIA PUBLICITÁRIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

UPA de Monteiro é destaque em matéria publicitária do Ministério da Saúde
A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Monteiro, inaugurada em 2012, é destaque em matéria institucional produzida pelo Ministério da Saúde e circula em publicidade virtual em alguns sites nacionais, a exemplo dowww.ig.com.br
Abaixo segue texto integrante da matéria publicitária:
O município de Monteiro, na Paraíba, recebeu R$ 2,6 milhões do Ministério da Saúde para construir uma UPA. O espaço conta, diariamente, com uma equipe formada por um clínico geral, um pediatra, um assistente social, três enfermeiros, um bioquímico e cinco técnicos de enfermagem. O estabelecimento possui dois consultórios médicos e uma área de observação com três leitos para pediatria, seis leitos para clínica médica e dois leitos de atendimento de emergência. Também são oferecidos exames de raios-X, eletrocardiograma e exames laboratoriais.
A prefeitura de Monteiro estima em 61 mil a quantidade total de pessoas beneficiadas pela UPA – somados os mais de 30 mil habitantes do município com os pacientes vindos das cidades paraibanas de Zabelê, São Sebastião de Umbuzeiro, Camalaú, São João do Tigre, Prata e Ouro Velho. Segundo a coordenação da unidade, o número de pacientes atendidos por dia fica em torno de 140 durante a semana, e 180, no fim de semana.
A família do profissional autônomo Nelson Jekerson do Nascimento, 25 anos, faz parte dessa estatística. “Eu já fui atendido porque tive pressão alta. Minha mãe passou mal também e a atenderam muito rápido. Coisa de 10, 15 segundos, ela já estava sendo examinada”, conta Nascimento. O autônomo lembra que, antes da inauguração da UPA, em 28 de junho de 2012, precisava se deslocar até o hospital de Monteiro ou se dirigir a outro município, como Campina Grande. “Chegava gente de muitas cidades nos hospitais e aí não tinha médico pra todo mundo”, relata.
De acordo com Nascimento, na unidade de saúde do município onde vive o atendimento é mais rápido e o encaminhamento para especialistas também. “Uma vez eu precisei de cardiologista, porque estava com aceleramento no coração. Fui atendido na UPA numa semana e na outra já me consultei com o especialista no hospital”, diz.

Colisão entre carro e moto deixa jovem gravemente ferido em Brejo

No final da tarde de segunda-feira (30), um acidente deixou gravemente ferido o jovem Eudes Bruno Marinho, 20 anos, que estava pilotando uma moto Bros laranja de placa PFB 4382, quando aconteceu o choque com um veículo Golf de cor prata de placas PET 3748, o acidente aconteceu na ladeira da Rua José Araújo Guerra, por trás do Estádio Municipal Valdomiro Silva.

Segundo testemunhas o motorista fugiu sem prestar socorro à vítima que foi socorrida pelo SAMU às 17h50min para o hospital local, onde recebeu os primeiros socorros, e devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para o Hospital da Restauração no Recife.

De acordo com informações da diretoria do hospital, Eudes foi avaliado por um neuro-ortopedista e segue internado na Restauração.

Do Estação Notícias / Foto: Kiko Lima

Açude dos Namorados em São João do Cariri está com 20% de sua capacidade e entidades alertam a população

Açude dos Namorados em São João do Cariri está com 20% de sua capacidade e entidades alertam a população
O Açude dos Namorados em São João do Cariri, que inicialmente, já teve capacidade para armazenar cerca de 2,8 milhões de metros cúbicos de água, tem seu significado histórico para a cidade e para a região, pois em outros tempos já serviu de suporte para abastecer os municípios de São João do Cariri, além de Serra Branca, Gurjão, São José dos Cordeiros, Boa Vista e outros que sofriam pela falta d’água. Além disso, servia como área de lazer para todos aqueles que gostavam de passar seus finais de semana na cidade mãe do Cariri como sempre foi conhecido São João do Cariri.
Também é de fundamental importância para a Universidade Federal da Paraíba que se utiliza do manancial para desenvolver estudos e pesquisas.
Nos dias de hoje o açude dos Namorados tem capacidade para cerca de pouco mais de 2,1 milhões de metros cúbicos de d’água. Lembrando que a construção do açude tem mais de 80 anos, e que, fora feito nas chamadas frentes de trabalhos que eram usadas para amenizar as dificuldades enfrentas nas grandes secas da região, utilizando trabalhos braçais e de tração animal. Depois disso, passou por algumas reformas tendo sido reconstruído em 2010.
Em virtude de apresentar pequenas rachaduras no balde a empresa que o reconstruiu vem fazendo a manutenção com trabalhos contínuos para evitar maiores danos.
Atualmente o açude só dispõe de aproximadamente 20% de água da sua capacidade total. Por isso, a gestão municipal por meio do prefeito, Valter Marcone e a Universidade Federal que mantém ali sua base de pesquisas, mesmo sabendo que o município é abastecido pelas águas vinda da adutora do Congo, fazem um apelo à população para que faça o uso correto da água sem desperdícios e procura sempre manter o mesmo sem poluição, porque as águas estão sendo usadas para socorrer diversas comunidades rurais do município, e, até de municípios vizinhos que sofrem com a escassez das chuvas. Não está descartada a possibilidade de haver um racionamento de água, caso não volte a chover na região.
A prefeitura vem tomando alguns cuidados com esse precioso líquido e nesse sentido já foi proibido o banho dentro do açude, bem como, a pesca utilizando tarrafas, além de estar sempre vigilante colocando funcionários para fazer a manutenção da limpeza dentro e nas margens do açude.
Com Ascom
Arimatéa Lima

Maior doadora de leite materno do mundo é pernambucana

Para uma emocionada plateia de mães, a pernambucana Michele Rafaela Maximino exibiu um troféu que personifica sua ação de solidariedade que parece não ter fim. Em suas mãos, um certificado oficial do governo de Pernambuco onde se lia a quantidade de leite materno cedido pela pernambucana, atestando a incrível marca de 318,13 litros, feito inigualável no mundo inteiro.

De jeito e caráter simples, Michele agradeceu as palavras da diretora Flora Raquel, da Maternidade Jesus Nazareno de Caruaru e ressaltou a importância do gesto de cada pessoa doar um pouco daquilo que pode oferecer. “Seja muito ou pouco, se podemos, devemos doar”, disse. Em seguida agradeceu o constante apoio que tem recebido de pessoas importantes. Entre elas, o deputado estadual Ricardo Costa, no ato representado pelo assessor Claudio Soares, que sensível à causa, principalmente após conhecer a solidariedade de Michele, teve sancionada lei de sua autoria, que criou a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. 

Morando em Quipapá, Michele tem sido responsável por cerca de 90% do abastecimento do Banco de Leite, localizado em Caruaru e que atende a toda a região. Acompanhado pelo seu incansável parceiro e marido Ederval Junior, que já iniciou contato o Guiness Book, para registrar a marca de sua esposa. “Tenho registrado as entregas para servir de prova. Com isto pretendemos provar que Michele é a maior doadora de leite materno do mundo”, finaliza, orgulhoso.

Por: Claudio Soares

Toyota pega na partida “sozinho” e causa acidente no Trevo

Um veiculo Toyota de carroceria estava passando por manutenção em frente a uma oficina que fica vizinho ao prédio da Rádio Colinas FM, quando segundo testemunhas, devido a uma pane no sistema elétrico, o veículo deu na partida sozinho e como estava em marcha, bateu em um Toyota Gipão de Placas MUP 4699 que estava parado em frente a outra oficina. 

Com a colisão, o Toyota Gipão que estava suspenso com em um “jacaré” bateu em um veiculo Gol de cor prata, de placas KKW 4470 que estava passando no momento, e também bateu na moto da recepcionista da rádio que estava estacionada.

Um mecânico que estava deitado embaixo do Gipão tinha saído minutos antes do acidente. Apesar do susto ninguém ficou ferido, apenas danos materiais que serão reparados.
 

Do Estação Notícias / Fotos: Sivaldo Chaves

PROGRAMA NACIONAL DO PPL


Santa Cruz recebe primeiro profissional do Programa “Mais Médicos”

Santa Cruz do Capibaribe, agreste do estado, recebeu nesta terça-feira (01), a  primeira médica do Programa Mais Médicos do Governo Federal.

A maranhense da cidade de Imperatriz, Laís dos Reis Souza, é a primeira a chegar ao município pelo programa. Clínica Geral, Laís é formada pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Ela irá reforçar os trabalhos da Unidade Básica de Saúde da comunidade de Poço Fundo.

Na mesma manhã, a médica fez o primeiro contato com a Unidade de Saúde  de Poço Fundo, após ser recebida na Secretaria de Saúde pelo, gestor da pasta, Breno Feitoza e já começa a atuar nesta quarta-feira (02).

“Queremos trazer para a população um acolhimento que lhes proporcione segurança e bem-estar, já conhecia Santa Cruz, e sei da necessidade de mais médicos para a cidade”, disse Laís.

O secretário de saúde falou sobre o programa do Governo Federal. “A chegada dessa profissional a Santa Cruz vai proporcionar a ampliação das consultas à população do distrito de Poço Fundo, trazendo mais agilidade nos diagnósticos e melhor atendimento às comunidades da zona rural”, disse.

Para o prefeito Edson Vieira, a saúde é prioridade. Segundo ele, o atendimento de qualidade é prioridade de sua gestão e que vem investindo pesado no setor.

“Já entregamos à população uma AME e vamos reformar três Unidades Básicas de Saúde, além da construção de mais um PSF, no Bairro Santa Tereza. Acabamos de inaugurar a sala de urgência pediátrica no materno infantil,  conseguimos mais ambulâncias e agora, acabamos de receber o primeiro profissional do programa Mais Médicos, a Dra. Laís, que vem nos ajudar a melhorar a saúde de nosso município”, falou o prefeito.

Informações da Assessoria.

Movido por manobra política, José Augusto Maia deve sair do PTB

Foto: Ney Lima (Arquivo)


O deputado federal José Augusto Maia deverá deixar o PTB nos próximos dias para se filiar ao PSC.

Informações obtidas pelo Blog apontam que a mudança, que envolve também o deputado Silvio Costa, teria sido ordenada pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), que pretende garantir a adesão de mais um partido na aliança para disputar o Governo do Estado.

A ação de enfraquecimento do próprio PTB em prol da disputa estadual tem sido vista com estranheza no cenário nacional. A coluna política da jornalista Vera Magalhães, do jornal Folha de São Paulo, intitulou o assunto como “Gol Contra”.

Posto de Pernambuco é o terceiro em número de armas entregues no país


O posto de coleta itinerante da Campanha nacional para o Desarmamento em Pernambuco conquistou o 3º lugar no ranking do país. A unidade incentiva o recolhimento feito pela entrega voluntária de armas de fogo no interior do estado e está funcionando desde maio passado. No período, foram recolhidas mais de 120 armas de fogo, superando o total recolhido pelo posto fixo que funciona no 14º Batalhão da Polícia Militar.

A equipe do posto itinerante também esclarece a população sobre como as armas estão associadas aos crimes de impulso, ou seja, aqueles cometidos por pessoas sem antecedentes criminais em decorrência de discussões, brigas e da perda temporária da razão.

Para os que optam em entregar as armas, a bonificação pode variar entre R$ 150 a R$ 450, a depender do tipo que for entregue. O material fica sob responsabilidade do Ministério da Justiça. A iniciativa vem sendo concretizada pela Polícia Militar de Pernambuco e também pela Polícia Federal.

Estatísticas
De acordo com relatório da PF, nos 2.105 postos do Brasil já foram coletadas 600 mil armas. Ao todo, houve R$ 5,4 milhões investidos em indenizações, sendo São Paulo o estado que lidera o ranking de entregas. Quem desejar se desfazer de armas e munições pode ir ao posto mais próximo, cuja relação está disponível no site da campanha, o www.entreguesuaarma.gov.br  Antes de sair com a arma, a PF informa que é necessário preencher uma guia de trânsito, por este mesmo endereço eletrônico, para não ser detido em uma blitz. Para as cidades que não têm posto de coleta fixo, é disponibilizado um posto de coleta itinerante (ver tabela abaixo).

Cronograma do Posto de Coleta Itinerante

São Caetano – 3 e 4 de outubro

Ipubi – 31 de outubro e 1º de novembro

Tacaimbó – 5 e 6 de outubro

Mirandiba – 7 e 8 de novembro

Ibimirim – 10 e 11 de outubro

Lagoa Grande – 9 e 10 de novembro

Sertânia – 12 e 13 de outubro

Trindade – 14 e 15 de novembro

Flores – 14 e 15 de outubro

Araripina – 16 e 17 de novembro

Floresta – 17 e 18 de outubro

Moreilândia – 21 e 22 de novembro

Tacaratu – 19 e 20 de outubro

Exu – 23 e 24 de novembro

Tupanatinga – 24 e 25 de outubro

Nazaré da Mata – 6 e 7 de dezembro

Buíque – 26 e 27 de outubro

Ouricuri – 13 e 14 de dezembro

Bodocó – 29 e 30 de outubro

Pesqueira – 17 e 18 de dezembro


Do Diário de Pernambuco

COMUNICADO – VACINAÇÃO DE ANIMAIS CONTRA A RAIVA

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe comunica que sábado (19/10) é dia devacinação contra a raiva para cães e gatos. Os postos de vacinação funcionarão das 8 às 17 horas, nos seguintes locais:

Posto 1: Secretaria Municipal de Saúde
Posto 2: Escola Senador José Ronaldo (Dona Lica)
Posto 3: Hospital Materno Infantil (Dona Dom)
Posto 4: Escola Donatila da Costa Lima (Cohab)
Posto 5:CCI - Centro de Convivência de Idosos (Bela Vista)
Posto 6: Rua Pedro Paulo Alves da Rocha, ao lado da Farmácia Renascer (São Miguel)
Posto 7: Escola Sevy Ferreira Barros (Santa Tereza);
Posto 8: Escola Maria do Socorro Aragão Florêncio (São Cristóvão)
Posto 9:AABB (Avenida 29 de Dezembro)
Posto 10: Escola Santo Antônio (Centro)
Posto 11: Escola Malaquias CardosoAragão (Malaquias)
Posto 12: PSF do Santo Agostinho



Atenciosamente, Gerência de Vigilância em Saúde.

Um casal jataubense digno de ser brasileiro esse é medalha de ouro em simplicidade.


Em um lugar bem humilde, no município de jataúba no sitio Luíza mora um  casal  que a 35 anos juntos, , O Senhor Manoel  Feitosa de Melo de 80 anos(É conhecido na região por Manuelzão) e sua esposa  Sebastiana da Silva de 67 anos,( Que é conhecida também  na região por Basti Ana) Posso garanti uma coisa em poucas palavras o que realmente tem na casa Desse casal, SIMPLICIDADE, HUMILDADE, AMOR, PERSEVERANÇA  e muita FÉ, Reina nesse lar posso falarem poucas palavras, Talvez eu não tenhas palavras para relatar.
 Como eles me falaram, Não se expressarão com essas  palavras mas com o coração a sinceridade de suas essências, De um HOMEM E MULHER  pobre em bens material mas RICO, Em honestidade e  Sabedoria  em  seus 80 anos de vida, Ele fala assim! Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.. Coragem  para trabalhar e muita FÉ em Deus.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. e ter coragem para  ouvir um “não”.
  É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.  Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo. Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência. Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas. Seja um debatedor de ideais. Lute pelo que você ama. O passado é uma cortina de vidro.
Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro. Ser feliz é sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo se não existirem  grandes fatos. É rir de suas próprias tolices. Moro aqui  mas minha veia e mesmo que mora em um palácio, Todos fecham seu olhos quando morrem, mas nem todos enxergam quando estão vivos.
 Amo minha vida, minha casa, meu pedaço de terrinha que tenho,  meus bichinhos que eu crio e principalmente minha velhinha que mim aguenta a 35 anos, Nesses meus 80 anos o que eu mas minha veia prezamos é a amizade entre nossos vizinhos e meus familiares, trago comigo tudo aquilo que meu saudoso pai mim ensinou, saber entra na casa ou nas terras de alguém e sair, sem brigas ou confusão isso jamais esqueço, vou termina minhas palavras em versos que pode expressar realmente quem É esse agricultor.       
                                                                                                    
No meu rosto está gravada vida dura do sertã e a minha dignidade nos calos das minhas mãos, Sou um velho Agricultor e sempre com muito amor fiz a planta brotar do chão. Com muita dificuldade levo a vida no sertão, Mas o homem lá de cima nunca me deixou na mão, Apesar do sofrimento eu sou um filho abençoado e tenho Deus no coração. Para um homem ser feliz não precisa ser doutor basta ter paz e saúde dar e receber amor esta é a maior riqueza que o Senhor concedeu a este velho agricultor.


No mundo em que vivemos desigualdade social econômica num pais cheio de corrupição existem brasileiros, jataubense melhor falando que vivem digno e felizes
parabéns ao senho manuelzão e dona Bastiana vocês são digno de dizerem eu sou brasileiro e não desisto nunca felicidades meus amigos.


Texto escrito por Ruy Siqueira.
Postado por collar do jataúba news.

vaquejada


Polícia prende assaltantes em Santa Cruz do Capibaribe

Adriano Calheiros e Maicon Gutemberg presos pela polícia. Fotos: Luciano Lopes.

Duas pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (30), com eles foi encontrado um revolver calibre 38 municiado.

Os envolvidos são Maicon Gutemberg e Adriano Calheiros, ambos têm 20 anos e passagens pela polícia.

Segundo Maicon, um dos envolvidos, eles são especialistas em assaltar residências, no último assalto foi levado da vitima mais R$ 3.000,00 e outros pertences.

Os dois foram autuados em flagrante delito e recolhidos para o presídio.

Homem é executado a tiros no Bairro Dona Lica II

Foto: Fernando Lagosta e Luciano Lopes.

Na noite desta terça-feira (01), a polícia registrou mais um homicídio em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com as informações colhidas por nossa equipe de reportagem, um jovem de 19 anos, identificado Jefferson da Silva Siqueira (conhecido por “Geo”), foi morto com seis disparos na Rua José Lúcio da Silva, esquina com a Rua Irmã Eveline, no Bairro Dona Lica II.


Os disparos atingiram várias partes do corpo como perna, tórax  e dois na cabeça. Jefferson chegou a ser socorrido pelo Samu e levado para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


Com informações de moradores, o tenente Olivaldo (da polícia militar) afirmou que  a vítima estava andando pela rua e duas pessoas passaram em uma moto, um deles realizou seis disparos contra a vítima.

O corpo de Jefferson foi levado na manhã desta quarta-feira (02) para o IML de Caruaru. Com este, sobe para 33 o número de homicídios praticados no município em 2013.

De acordo com o Tenente, Jefferson é ex-presidiário e dono de uma boca de Crack no Bairro Dona Lica II. O mesmo, que já cumpriu pena por associação ao tráfico no presídio Juiz Plácido de Sousa, em Caruaru, estava liberdade há pouco mais de um mês.

Solenidade marca inauguração do novo fórum de Santa Cruz do Capibaribe


Realizada na Sala do Júri, a solenidade contou com a presença de políticos e outras autoridades. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã desta terça-feira (01) foi realizada a solenidade que marcou a inauguração das instalações do novo fórum do município, que fica localizado em frente ao Moda Center Santa Cruz.

A solenidade contou com a participação de juízes, promotores, advogados e também de várias autoridades políticas do município, além do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Dr. Jovaldo Nunes Gomes.
Usando da palavra. juiz Dr. Tito Lívio destacou a importância do novo fórum e a luta de dez anos para que o novo espaço fosse construído no município.
Promotores, juízes, políticos e defensores de Santa Cruz do Capibaribe estiveram no evento.

Com custo superior a R$ 7 milhões, a obra, que deveria ter sido entregue em setembro de 2011, chama a atenção pela beleza e pela funcionalidade do seu projeto arquitetônico, especialmente no tocante a acessibilidade a cadeirantes.

Com 3520 m² de área construída, em um terreno de aproximadamente 8 mil m², o novo fórum abrigará uma sala do júri para 100 pessoas, cinco varas cíveis, uma vara criminal, um futuro departamento da Secretaria da Fazenda e uma novidade: o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo.

Além disso, o local já dispõe de um amplo estacionamento e também haverá lanchonetes e um restaurante. Em entrevista ao blog, o desembargador Jovaldo Nunes falou sobre o novo Juizado, que será destinado às causas que tratam de ações do direito do consumidor.

“Antes, qualquer queixa desse tipo teria que ser levada para o município de Caruaru e agora poderão ser realizadas aqui em Santa Cruz. Isso dará muito mais agilidade e rapidez aos processos”, destacou o desembargador.


Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo fará execução de títulos e demais causas cíveis ligadas aos direitos do consumidor, desde que não ultrapassem o valor de até 40 salários mínimos.

Após a solenidade, o blog visitou algumas das novas instalações. Salas amplas e bem iluminadas, muitas delas já equipadas com computadores novos, móveis confortáveis e também climatizadas deverão auxiliar no melhor andamento dos processos e também na melhoria da qualidade dos serviços que serão prestados a população.
Uma das salas de audiência com menores que cometeram delitos ou causas de divórcios.
Uma das salas de conciliação, que serão usadas em vários tipos de acordos de pequeno porte.
Uma das salas para atendimento ao público no recebimento de queixas.
Sala que será usada por advogados, promotores e juízes.
Sala do juiz Dr.Tito Lívio.
O novo fórum já deverá estar funcionando totalmente já nesta quarta-feira (02).
Desembargador Jovaldo Nunes assina a ata de inauguração do novo fórum.

Polícia descobre plano para matar deputado Luiz Couto‏: ‘fiquei anestesiado pelo medo’

Polícia descobre plano para matar deputado Luiz Couto‏: ‘fiquei anestesiado pelo medo’
O deputado Luiz Couto (PT) revelou nessa segunda-feira (30), da tribuna da Câmara Federal, que teve que suspender todos os compromissos marcados para esse final de semana, depois de ser informado que o serviço de inteligência da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba detectou que dois pistoleiros alagoanos estariam em João Pessoa para executar dois militantes que combatem o crime organizado: ele e a advogada Valdênia Paulino, ouvidora de Polícia do Estado.
Couto disse que ficou surpreso quando desceu no aeroporto Castro Pinto, sexta-feira (27), e encontrou uma escolta de policiais militares, além dos agentes federais que já fazem a sua segurança, e que nesse momento foi notificado pela Superintendência Regional da Polícia Federal para suspender todas as atividades públicas previstas para o final de semana porque, segundo o delegado responsável, “havia uma majoração do risco à integridade física deste parlamentar”.
Luiz Couto informou que os criminosos seriam contratados por R$ 500 mil e a transação desses valores teriam sido articuladas pelo ex-policial militar Luiz Quintino de Almeida Neto, expulso da PM paraibana em consequência das inúmeras denúncias feitas pela ouvidora Valdênia e por ele. “Quintino foi preso durante a operação Squadre”, lembrou.
O parlamentar afirmou ter recebido denúncia de que parte do dinheiro – $R 300 mil – teria sido transportado numa viatura da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) conduzida por Dinamérico Cardim, agente penitenciário que supostamente fez o carregamento do dinheiro numa caminhonete do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (Gpoe), pertencente à Seap.
Couto ressaltou que, de acordo com a mesma denúncia, Dinamérico Cardim possui em sua guarda um Fuzil IBEL, calibre 762, customizado, com luneta de longo alcance, tripé metálico e munição calibre 762. Acrescentou que o Gpoe é subordinado diretamente à pessoa do secretário da pasta, Walber Virgolino da Silva Ferreira, e que só ele poderia determinar a saída e o deslocamento deste grupo.
Luiz Couto relatou, ainda, que tomou conhecimento de que no dia 13 de setembro último, durante o lançamento da revista jurídica, ocorrido na casa de recepções Requinte, em João Pessoa, Walber Virgulino detratou o secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, afirmando que o mesmo estava com o povo de direitos humanos, que ele era um covarde junto do deputado Luiz Couto, sargento Pereira e da ouvidora de Polícia Civil.
“Outra denúncia que recebi é que o secretário Virgulino teria visitado a primeira Superintendência de Polícia Civil da Paraíba e prometido soltar o sargento Arnóbio, que responde a processos por envolvimento com grupos de extermínio na Paraíba”. “Isto seria possível, conforme Virgulino, assim que ele assumisse o posto de secretário de Segurança Pública”, completou.
Ao término do pronunciamento, Luiz Couto solicitou ao governador Ricardo Coutinho e ao superintendente da Polícia Federal da Paraíba que investiguem as denúncias e que apurem todos os fatos na forma lei.

Toinho do Pará se reunirá com Eduardo Campos e definirá seu futuro político ainda hoje

Foto: Jefferson Lulu.

Em entrevista concedida ao blog no evento de solenidade de inauguração do novo fórum, o ex-prefeito e ex-deputado Toinho do Pará falou sobre seu momento de definição política visando a disputa nas eleições 2014.

Toinho, que é pré-candidato a uma das vagas na Assembleia Legislativa, revelou que terá uma reunião com o governador Eduardo Campos na noite de hoje, às 20h no Palácio do Campo das Princesas em Recife e que o “pano de fundo” será a definição sobre qual partido político irá se filiar.

Os partidos mais cotados são o PP (de Eduardo da Fonte) e o PSB, este último já feito o convite pelo próprio Eduardo Campos.

“Depois dessa reunião de hoje com o governador, eu posso tomar a minha direção e, automaticamente, a minha decisão para ingressar em um partido que tenha todas as possibilidades para que eu possa chegar à Assembleia e representar o agreste e o nosso sertão”, enfatizou Toinho.


Já nas entrelinhas…


Sobre continuar com os taboquinhas diante de todas as polêmicas sobre a relação entre ele e José Augusto Maia (PTB), Toinho amenizou a situação de crise e reafirmou que sua ideologia política sempre será ligada ao grupo que já faz parte de sua história política de mais de duas décadas, mas fez uma revelação que resume, nas entrelinhas, o seu atual momento político de insatisfação em relação ao grupo.

“Eu reafirmo que a nossa conjuntura política dentro do município de Santa Cruz sempre foi o lado dos taboquinhas, que hoje eu ultrapasso essa barreira e digo que estou do lado do povo”.


O político afirmou também que fará o anúncio de seu novo partido até o próximo sábado (05), em uma coletiva de imprensa.