domingo, 8 de março de 2020

RAPAZ MORREU AO COLIDIR NUM MURO NA ZONA RURAL DE RIACHO DAS ALMAS - PE

Faleceu após sofrer um acidente com moto na tarde deste domingo (08), numa estrada vicinal, no Sítio Vitorino na zona rural do município de Riacho das Almas, o jovem, Jefferson da Silva Oliveira, de 22 anos, que residia no Sítio Lagoa Salgada, na zona rural de Caruaru. Ele estava retornando de um bloco pós-carnavalesco, nisso, quando estava á caminho de casa conduzindo a sua motocicleta colidiu violentamente em um muro, indo á óbito.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

ADOLESCENTE DE SANTA CRUZ QUE SOFREU ACIDENTE EM MONTEIRO-PB ENCONTRA-SE INTERNADA NA UTI

Uma adolescente de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, encontra-se internada em coma induzido na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – de um Hospital de Capina Grande no estado da Paraíba, após ter sido submetida a uma cirurgia.

Segundo informações repassadas ao Blog, a vítima Ana Clara Fernandes, de 17 anos de idade, estava na garupa de uma motocicleta quando outra moto atingiu o veículo. Possivelmente, sem fazer o uso do capacete de segurança, de acordo com suspeita de um parente, a jovem acabou sofrendo traumatismo craniano e foi socorrida.

A reportagem não obteve informações a respeito dos outros envolvidos no acidente que aconteceu ontem (sexta-feira) na cidade de Monteiro-PB.


Fonte: Blog Agreste Noticia

Águas da Transposição se juntam as das chuvas e chegam ao açude de Boqueirão

O encontro das águas no Cariri paraibano. Após uma longa espera, as águas advindas da transposição do Rio São Francisco, chegaram ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. O manancial, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, recebeu uma significativa recarga nos últimos dias devido a cheia dos rios Taperoá e Paraíba.

O açude amanheceu esta quinta-feira (05) com 122,78 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 26,32% da capacidade total, segundo dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Isso significa que Boqueirão está com um aporte maior do que quando esteve no final do período chuvoso do ano passado. A notícia anima, pois a previsão pluviométrica para a região do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú ainda é de chuvas fortes.

De acordo com o diretor presidente, Porfírio Loureiro, o manancial Epitácio Pessoa recebeu um aporte hídrico significativo e, com as chuvas ainda nestas regiões, a recarga será maior.

Chegamos a 20 milhões de metros cúbicos no açude de Camalaú, o que equivale a 42% da capacidade, e já estamos liberando há 30 dias as águas da transposição para seguirem para o Epitácio Pessoa. Temos liberado em torno de 800 litros por segundo e com toda essa calha abastecida do rio Paraíba, vamos continuar preservando essa área em Camalaú e, quando tiver um volume a mais, vamos diminuir a abertura de Poções, para que também possa acumular volume – contou.

As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram na Paraíba o dia 19 de novembro do ano passado. Desde fevereiro que as águas da transposição do Rio São Francisco não eram bombeadas para a Paraíba. O bombeamento havia sido suspenso devido a um problema na barragem de Cacimba Nova, em Pernambuco.

Monteiro foi a primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição, no dia 8 de março de 2017. A água passou no último segmento de canal da transposição para entrar no túnel por volta das 18h20, já na zona rural de Monteiro, próximo à divisa com Pernambuco.

Já no dia 14 de março de 2018, o então Ministério da Integração confirmou a necessidade de suspensão temporária da transposição do Eixo Leste do Rio São Francisco para a Paraíba, até que as obras programadas para os açudes de Poções e Camalaú fossem concluídas.


Fonte: De Olho no Cariri / PB Agora

“TEREI ORGULHO DE DIZER QUE JATAÚBA TERÁ A PRIMEIRA MULHER PREFEITA DESSE MUNICÍPIO”, RELATOU GRAÇA RIBEIRO

A presidente municipal do Republicanos em Jataúba, Graça Ribeiro, falou com exclusividade ao programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, e comentou sobre os desafios que o partido tem na cidade e as parcerias políticas com Sílvio Costa Filho (PRB) e Alessandra Vieira (PSDB).

 “Foi gratificante quando me convidaram a ser presidente do partido na cidade, pois eu não tinha uma atuação política ativa, e depois que assumi tenho me doado para o crescimento do mesmo. Temos trabalhado as nossas pré-candidaturas e terei orgulho de dizer que Jataúba terá a primeira mulher prefeita desse município”, citou.

Graça Ribeiro ainda lamentou o descrédito da população ao atual gestor do município e afirmou que Boy contribuiu com a cidade achando que ela estava em boas mãos. “Boy saiu jovem daqui e há 20 anos contribuía com a cidade, achando que ela estava nos trilhos, e ele veio para da o grito de liberdade e transformar Jataúba no local onde ele irá viver até o fim da vida”, disse.

Sobre as parcerias políticas com a deputada estadual Alessandra Vieira e o deputado federal Sílvio Costa Filho, Graça Ribeiro ressaltou que está satisfeita e que os deputados darão orgulho. “Alessandra e Sílvio Costa Filho mostraram nas urnas, em 2018, a força do grupo da terceira via, onde nossos adversários foram surpreendidos com a votação obtida. Jataúba tem dois parceiros que estamos satisfeitos e teremos orgulho dos votos depositados”, encerrou.