quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ARARIPINA TERÁ MAIS UMA VAGA NA ALEPE EM 2017

A atual primeira dama de Araripina, Roberta Arraes, assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir de janeiro de 2017. Atualmente como assessora do governo do estado, Roberta era suplente na ALEPE, e ocupará uma vaga devido ao resultado das eleições municipais.

“Vou reduzir o número de secretários viu; substancialmente. A prefeitura tem que trabalhar mais enxuta” – afirma prefeito eleito em Toritama.

Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta terça-feira (04), a rádio Polo FM recebeu, em seus estúdios, o prefeito eleito da cidade de Toritama, o empresário Edilson Tavares (PMDB).

Na disputa eleitoral ocorrida no último domingo (02), o candidato obteve 37,10% dos votos válidos, o que representa um total de 9.212 eleitores que acreditaram em suas propostas de governo.

A eleição no município foi uma das mais disputadas, já que os candidatos Odon Ferreira (PSB) e Lucinha Pereira (PSDB) também tinham reais condições de vitória.

Avaliação sobre as eleições

Abrindo a entrevista, o prefeito eleito fez uma avaliação quanto ao processo eleitoral, destacando também as campanhas de seus adversários.

“Ganhar é muito bom, mas ganhar da forma como ganhamos é ainda melhor. Tivemos uma eleição extremamente disputada. Eram três candidatos, o atual gestor e sua vice-prefeita, mas eu também estava enfrentando grupos políticos tradicionais. Estávamos com cinco ex-prefeitos que estavam como opositores e 12 vereadores com mandato, que também estavam como opositores. Havia uma quantidade enorme de empresários com poder econômico forte e isso tem relevância na política. Eu sabia que estava disputando com Golias. Tivemos uma campanha onde a compra de votos, de promessas de empregos e outras coisas irregulares prosperaram de forma muito forte, mas falamos no coração das pessoas, indo as ruas, muitas vezes chamados de tolo e, fazendo assim, tivemos uma aceitação maciça” – disse.

Diálogo com dois blocos de oposição na Câmara

Edilson foi questionado sobre como seria seu diálogo com a Câmara de Vereadores a partir de 2017, já que há dois blocos de oposição consolidados, um com apoiadores de Odon e outro de Lucinha. Sobre isso, ele respondeu:

“Tenho um relacionamento muito bom tanto com o grupo do atual prefeito como também com o da vice-prefeita. Vereadores de um lado ou de outro são meus amigos e, como eu ser de fora, não vir de nenhum dos grupos, temos a melhor composição possível. Se tivéssemos outro cenário eleitoral, teríamos um clima de guerra, mas no meu caso, fizemos quatro vereadores, o grupo de Lucinha, quatro, e de Odon, cinco. São todos meus amigos e já me ligaram dizendo que estarão conversando comigo. Sempre fiz a política da boa vizinhança” e completou: “Não terei nenhum problema em ter a maioria na Câmara” – pontuou.

Prioridades para início de mandato

O prefeito eleito foi questionado sobre quais problemas seriam tratados com prioridade no seu início de mandato. Edilson citou que a mobilidade urbana será vista, assim como a sustentabilidade, referindo-se ao lixão que fica às margens da BR-104 e outros problemas, mas frisou que a prioridade inicial será, segundo ele, a economia local.

“Na campanha, usei um bordão que dizia: “Escreva aí! Eu quero ter a feira mais organizada da região”. Vou fazer parcerias com Santa Cruz, irei procurar o prefeito Edson Vieira. Acho que já passou a hora de as cidades coirmãs terem uma gestão compartilhada nos negócios. Não podemos ser concorrentes umas das outras, pois nossos concorrentes estão fora. As cidades se complementam. O Festival do Jeans, a Rodada de Negócios em Caruaru e os eventos daqui de Santa Cruz tem que ser eventos onde as três cidades devem participar. Vamos fazer isso com maestria” – pontuou.

Equipe de transição de governo

Questionado como estaria a formação de uma equipe de transição de governo, o mesmo citou que, na segunda-feira, entrou em contato com a administração municipal e uma reunião aconteceu com secretários de governo, citando que está havendo colaboração do prefeito Odon. O mesmo citou que já possui sua equipe de transição.

Corte no número de secretarias na prefeitura


Edilson foi questionado quanto as secretarias de governo e se poderia adiantar quem seriam seus primeiros secretários. Fazendo mistério quanto ao tema, o mesmo citou que não tem nomes definidos, mas já fixou seu desejo em diminuir a quantidade de secretarias existentes.

“Estudei casos de administrações exitosas no país e eu percebi que não adianta ter um secretariado grande ou extenso. Estaremos cuidando da transição de governo, nos próximos dias estaremos fazendo nossas reuniões para modelar o modelo de administração e digo que vou reduzir o número de secretários viu; substancialmente. A prefeitura tem que trabalhar mais enxuta. Quero ter cinco ou seis secretarias no máximo. Há uma caixa preta na cidade de Toritama. Tivemos informações de pessoas que eram secretários, deixaram de ser por uma conjunção eleitoral; as pessoas que substituíram, ficou no seu lugar, mas (o anterior) não saiu… Eu não entendo como o secretário sai, coloca outro no seu lugar e o antigo permanece… Tem uma confusão… Em Toritama, deve haver 13 secretarias e quero trabalhar com a metade disso” – pontuou.

Promessa de corte radical no percentual de gastos com funcionalismo

Sobre esse ponto, o prefeito eleito mostrou uma postura ainda mais radical, citando que, segundo o mesmo, pretende trabalhar com a máquina pública abaixo do mínimo estipulado como limite prudencial de gastos com a folha salarial.

“Quero trabalhar abaixo do que estabelece a Lei (de Responsabilidade Fiscal). O limite prudencial é 48%, mas quero trabalhar com, no máximo, em 40%. Um limite que nos dê uma possibilidade de ter folga na administração. Contar apenas com recursos de emendas que são alocadas por deputados é muito pouco. A prefeitura tem que ter seu próprio capital e ela terá porque é uma cidade industrial. Tem muita renda, tem a arrecadação de suas feiras… Não há porque ficar nessa dependência. As nossas promessas de campanha são baseadas no próprio orçamento da prefeitura para que a gente não possa, ou não venha, passar vergonha” – frisou..

A entrevista pode ser ouvida na íntegra, no áudio do programa Rádio Debate já disponível no Blog do Ney Lima.

"O povo vai julgar quem é o melhor para Caruaru", diz Tony Gel



O ex-prefeito de Caruaru e candidato ao terceiro mandato na cidade, Tony Gel (PMDB), conversou hoje com a Rádio Jornal sobre os preparativos para o segundo turno das eleições municipais. O deputado estadual foi o candidato mais votado no primeiro turno, com 37,10% dos votos, e disputa a vaga com a também deputada Raquel Lyra (PSB).

Para o segundo turno, Tony Gel afirma que espera conquistar a fatia expressiva do eleitorado que não vtou nele na primeira etapa do pleito. "Minha preocupação é conquistar os votos daqueles que não fotaram em mim no primeiro turno. Minhas propostas foram as vitoriosas e eu quero que elas se repitam no segundo turno".

O ex-prefeito também comentou o apoio do atual prefeito da cidade, José Queiroz (PDT), à oponente Raquel Lyra. "O povo é que vai analisar quem é o melhor em caruaru", disse. Ouça a entrevista completa:

o ex-prefieto da cidade preferiu não comentar se vai ter ou não o apoio do Delegado Lessa, que ficou em terceiro lugar no pleito. Sobre as mudanças no guia eleitoral, o deputado afirmou que 10 minutos de programação é excessivo "Acho uma irracionalidade o que o Congresso Nacional aprovou de não mexer no segundo turno. Cinco minutos já é suficiente".

SEGUNDO TURNO


O primeiro colocado foi o ex-prefeito da cidade Tony Gel (PMDB), com 37,10% dos votos válidos. A candidata Raquel Lyra foi a segunda mais votada em Caruaru, com 26,08% dos votos.

Jovem é morto a tiros na zona rural de Brejo da Madre de Deus



Na manhã desta terça-feira (04) ocorreu um homicídio no Sítio Baixinha, zona rural de Brejo da Madre de Deus. A vítima foi José Luiz Bernardo de Freitas (25 anos), que residia no Sítio Queimadas de Brejo.

Segundo informações da polícia militar, o efetivo recebeu informações de que teria um corpo sem vida no local, que ao se dirigir foi constatado o fato.


Foto: Gilson Fernandes do blog do ney lima

Ainda de acordo com o policiamento, foram percebidas algumas perfurações de disparos de arma de fogo nas costas, cabeça e braço. A polícia militar acredita que José Luiz Bernardo teria sido assassinado em outro local e, havia sido arrastado até onde o mesmo foi encontrado.

As investigações sobre o caso ficarão a cargo da polícia civil.

Confira o resultado do sorteio dos grupos para Copa do Nordeste 2017


Banda em uma de suas apresentações no tradicional evento “Noite dos Filhos Ausentes” – Foto: Thonny Hill (arquivo)

A última terça-feira (04) foi marcada por uma data histórica para Santa Cruz do Capibaribe, que são os 116 anos de fundação da Sociedade Musical Novo Século.

A entidade, que resiste ao tempo, foi fundada em 04 de outubro de 1900, quando o município ainda nem existia no papel, sendo apenas uma pequena vila pertencente a cidade de Taquaritinga do Norte.

Sociedade Musical Novo Século em 1914.

Atualmente, a banda filarmônica, uma das últimas existentes na região do Polo de Confecções, conta com 35 componentes, sendo presidida pelo maestro David José Pereira.

A Sociedade Musical Novo Século também é conhecida pela formação de músicos talentosos ao longo de sua história, que continuaram suas carreiras, inclusive ingressando em cursos superiores de música a exemplo dos maestros Rubinaldo Catanha e Wellington Araújo e o trompetista Igor Aleixo.

A Novo Século, que também forma músicos gratuitamente desde a sua fundação em sua sede, situada na Avenida Padre Zuzinha, é mantida por sócios voluntários e também recebe uma subvenção do poder municipal, realizando apresentações não só em Santa Cruz, mas também em diversas cidades pernambucanas e em outros estados, algumas destas registradas pelo Blog desde seu início em 2012.








Confira o histórico da Sociedade Musical Novo Século, extraído de sua página oficial.

Um dia, em fins do século XIX, ou início do século XX, a meninada de Santa Cruz do Capibaribe foi surpreendida pelos acordes de alguns instrumentos musicais lá para as bandas do Serrote, sítio vizinho de onde vinham os sons.

Eram alguns santa-cruzenses, que vindos do estado do Pará, traziam consigo alguns instrumentos de bandas de música e assim queriam entrar em sua vila muito amada e querida. Aqueles rapazes eram: Amaro Vieira Rio Branco, João Viera e Xavier Joaquim. Foram eles os precursores da futura Banda de Música Novo Século.
Iniciou-se o novo século. O sêmen da futura agremiação plantado pelos irmãos Vieira e Xavier Joaquim, começou a germinar.

Em 04 de Outubro de 1900, um grupo de idealistas liderado pelo Tenente Pedro Ferreira Pedrosa, que a generosidade dos santa-cruzenses o promoveu a Capitão, e José Teodoro Aragão, carinhosamente chamado por seus conterrâneos como “Major Negrinho”, fundaram assim a agremiação que se chamou, de início, Sociedade Musical Triunfo Santacruzense.

Há alguns anos, a banda era campo exclusivo de homens. Hoje, meninos e meninas rapazes e moças integram suas fileiras ao lado de alguns veteranos, que ingressaram com a mesma idade dos que agora se iniciam.

É composta de 35 músicos, dos quais 80% jovens entre 15 e 23 anos, tendo a frente o maestro Rubinaldo Marques de Melo (Rubinaldo Catanha) um exemplo de amor a música, o qual muito orgulha os músicos em tê-lo com regente.

O atual presidente é o Sr. David José Pereira, sua diretoria é composta de secretários, tesoureiro, orador e conselho fiscal, possui sua sede própria na Avenida Padre Zuzinha, 341 no centro de Santa Cruz do Capibaribe/PE, é mantida pelos sócios que contribuem com uma quantia de R$ 10,00 (dez reais) por mês e de uma subvenção municipal, dinheiro este que pagamos o salário do maestro, do procurador e damos uma ajuda de custo aos professores que dão aula para crianças e jovens que devido a contribuição social nada pagam pelas aulas.

A Banda Novo Século, no ano de 2002, conseguiu o maior êxito em sua história que foi a gravação do primeiro CD. Destaca-se nesse trabalho o Sr. David Pereira de Lira que conseguiu durante sua gestão este grande feito que ficará registrado para sempre como um dos melhores acontecimentos da história da Novo Século.

Hoje, a Sociedade Musical Novo Século está entre as melhores bandas de música de Pernambuco. Graças ao trabalho conjunto do presidente, diretoria, do maestro Rubinaldo Catanha e nossos músicos que se esforçam, e estudam, para executar o repertório com toda dinâmica exigida pelo regente, levando assim aos ouvidos do público a maravilhosa qualidade de som que seus músicos emitem em seus instrumentos.

Fonte: Blog do Ney Lima

Confira o resultado do sorteio dos grupos para Copa do Nordeste 2017

Foto: JC Imagem

Nesta terça-feira (04), foi realizado pela Cofederação Brasileira de Futebol, em João Pessoa, o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2017.

O Santa Cruz (atual campeão), Náutico e Sport serão os representantes pernambucanos para a competição do próximo ano. O Tricolor e o Timbu acabaram caindo no mesmo pote, que pode pegar o Leão ainda na fase de grupos. Confira os grupos:

Grupo A: Santa Cruz, Campinense, Náutico e representante do Ceará (ainda em aberto)
Grupo B: Bahia, Fortaleza, Moto Club e Altos-PI
Grupo C: Sport, Sampaio Corrêa, River e Juazeirense
Grupo D: ABC, CRB, CSA E Itabaiana
Grupo E: Vitória, América-RN, Botafogo-PB e Sergipe

O representante do Ceará deveria ser o Uniclinic, que pediu para não participar da competição dois dias atrás, alegando falta de dinheiro. A CBF ainda está decididindo quem irá ocupar o lugar deixado pelo time cearense.

Tags:
SORTEIO , COPA DO NORDESTE // FUTEBOL

Jovem que atirou contra a própria cabeça segue em estado grave



Segue em estado grave o quadro de saúde do jovem Bruno José da Silva Conceição (22 anos, foto). O mesmo tentou cometer suicídio na última terça-feira (04) fazendo uso de uma arma de fogo, na qual o mesmo atirou contra a própria cabeça.

De acordo com informações de familiares, o jovem tentou tirar a própria vida na cozinha da residência onde morava com a mulher e o filho, em um local conhecido como ‘Beco da Facada’ que fica nas proximidades do cemitério novo, por trás de um posto de gasolina.

Ainda de acordo com familiares, o mesmo não aparentava ter sinais de depressão, mas tinha uma postura reservada em relação ao convívio familiar.

Segundo a esposa da vítima, que concedeu entrevista em emissora de rádio, a mesma tinha conhecimento de que José tinha um revólver, mas desconfiou que o mesmo buscou a arma para dentro de casa no dia anterior ao crime, já que esta estaria, segundo a mesma, em outro local.

O mesmo foi socorrido pelo Samu para a Upa 24 em Santa Cruz e transferido para o Hospital Regional do Agreste, na cidade de Caruaru.

Eleitores de Belo Jardim ainda não sabem quem será o prefeito

O prefeito eleito João Mendonça (PSB) teve sua candidatura impugnada pelo TSE
Foto: Reprodução


Eleitores da cidade de Belo Jardim, no Agreste, ainda não sabem quem vai administrar a cidade pelos próximos quatros. É que o candidato João Mendonça (PSB), que recebeu 16.077 votos, garantindo sua reeleição, teve o registrado de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

No dia 12 de setembro deste ano, o juiz Inácio de Oliveira, 45ª zona eleitora, tornou o candidato da coligação “Belo Jardim em Boas Mãos” inelegível até 2020. De acordo com a sentença, João Mendonça é acusado pelo crime de improbidade administrativa. Mesmo com a candidatura sub judice, Mendonça concorreu as eleições e entrou com recurso no TSE. Caso ele não consiga ser absolvido, os votos dados a ele se tornam nulos, mas o segundo candidato na disputa não assume o cargo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, será feita uma eleição suplementar para decidir quem ocupará o cargo de prefeito pelos próximos quatro anos.

Fonte: Radio jornal

José Queiroz anuncia apoio à candidatura de Raquel Lyra em Caruaru



O atual prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), anunciou em primeira mão à Rádio Jornal que decidiu apoiar a candidatura da deputada estadual Raquel Lyra (PSDB) para a prefeitura da cidade. José Queiroz apoiou o candidato Jorge Gomes (PSB), que ficou em quarto lugar primeiro turno.

José Queiroz afirmou que a decisão foi tomada para que a esquerda não ficasse dividida na cidade. "Já fez vários gestos em favor dos Lyra em outros momentos. Em nome do povo, que não quer essa divisão para enfrentar Tony Gel, eu faço mais um gesto", disse.

O anúncio oficial de apoio à candidatura da deputada Raquel Lyra, que deixou o PSB às vésperas da eleição para poder se candidatar, em coletiva de imprensa às 10h. Antes disso, José Queiroz já deixou claro os seus motivos. Ouça a entrevista completa no player abaixo:

SEGUNDO TURNO

Está é a primeira eleição com a possibilidade de segundo turno na cidade. Para o prefeito da cidade, uma segunda rodada de discursões foi fundamental para a definição do pleito. A candidata Raquel Lyra foi a segunda mais votada em Caruaru, com 26,08% dos votos. O primeiro colocado foi o ex-prefeito da cidade Tony Gel (PMDB), com 37,10% dos votos válidos.

Fonte: Radio Jornal

‘União dos Confeccionistas’ divulga propostas para o biênio 2016-2018

Eleição acontece nesta quarta-feira (5), no Moda Center Santa Cruz

Em entrevista ao jornalista César Mello, na Comunidade FM


Os membros da União dos Confeccionistas, única chapa inscrita para a eleição do Moda Center nesta quarta-feira (5), estiveram na feira desta semana conversando com os condôminos e apresentando as propostas para o biênio 2016-2018.

Além do corpo a corpo nos corredores do centro de compras, distribuindo e discutindo o plano da gestão (mesmo sendo chapa única), o atual síndico Allan Carneiro fez participação na Rádio Center (sistema de som interno do condomínio) onde divulgou as principais ações desenvolvidas ao longo dos dois anos da gestão que está chegando ao fim.

“A intenção da União dos Confeccionistas é dar continuidade a esse trabalho que iniciou com as gestões de Valmir Ribeiro (2010-2012 e 2012-2014). Tive a oportunidade de administrar o parque na gestão 2014-2016 e, graças a Deus, com o empenho de pessoas qualificadas e bem-intencionadas conseguimos excelentes resultados em todo esse período que o Moda Center vem sendo administrado por empreendedores da confecção”, pontuou.

Allan, conversando com os condôminos


Anotando as observações dos comerciantes


Em entrevista ao radialista Silvio José, na Polo FM


Em entrevista ao programa Patrulha do Agreste, na Polo FM


Em entrevista ao radialista Anderson Figueiredo, na Rádio Center


Na manhã e tarde desta terça-feira (4), além de Allan, diretores atuais como Valmir Ribeiro, Josivan Ramos, José Gomes Filho e João Ramos; e novos nomes, a exemplo de Lucio Neves, Tales Nery e Paulo Nascimento, estiveram nas rádios Polo FM e Comunidade FM, concedendo entrevistas sobre o processo eleitoral e a importância de uma gestão formada essencialmente por confeccionistas.

Allan também fez questão de agradecer aos diretores que deram sua parcela de contribuição e que agora estão dando lugar a oito novos nomes que comporão a próxima gestão.

Mesmo sendo chapa única, é de grande importância o comparecimento dos condôminos para votarem, no horário das 8h30 às 17h, numa estrutura montada no estacionamento frontal do Setor Azul.