segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Zé Cueca no PSB?

A semana passada também foi marcada por uma reunião que teria acontecido com alguns integrantes do DEM de Santa Cruz, incluindo o ex-prefeito Ernando Silvestre. Vazou a informação de que o conhecido Zé Cueca estaria indo para o PSB, onde seria uma opção para a vice pelo grupo Moraes para ser o vice de Edson Vieira. José Rivaldo Mestre, o Zé Cueca, há muito tempo tem seu nome ventilado para chapa majoritária no grupo de oposição. A possível mudança do DEM para o PSB do governador Eduardo Campos é uma amostra do enfraquecimento do partido de Mendonça Filho na cidade e uma forma de fortalecer a aliança ainda não oficializada entre os grupos Vieira e Moraes em Santa Cruz do Capibaribe.

Programa Legislativo de Inclusão Digital forma mais de 70 alunos

A segunda edição do Programa Legistivo de Inclusão Digital da gestão do Presidente Francisco Ricardo, a frente da Casa Dr. José Vieira de Araújo, diplomou no último dia 15 de setembro, mais de 70 alunos concluintes dos cursos de informática Básica e Avançada. Foram 40 alunos habilitados no curso Básico (Windows, Word, Excel, Power Point e Internet) e 32 alunos no curso Avançado (Corel Draw e Photoshop). Vale ressaltar, que os concluintes do curso Básico, já podem se inscrever nas turmas do curso Avançado que serão formadas na terceira edição do programa.

O início das inscrições para as novas turmas ocorrerá a partir do dia 26 de setembro, na sala de informática da Câmara Municipal, os interessados deverão trazer as cópias do RG e do CPF, para participar das aulas que iniciam-se dia 10 de outubro.

Segundo o Professor de informática da Câmara Municipal, Joseilton Macêdo, os cursos intensivos ministrados nesta Casa de Lei, apresentam um bom nível e representam um ponta pé inicial para o ingresso do cidadão no mundo da informática.

De acordo com o Presidente da Câmara, é de suma importância para a população santa-cruzense, a continuidade do programa iniciado na gestão do Vereador Dimas Dantas, pois nos dias atuais o domínio da informática é essencial à formação do cidadão que constantamente procura se aperfeiçoar para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Oposição marca presença no desfile cívico de Poço Fundo



O grupo de oposição de Santa Cruz do Capibaribe esteve na tarde deste domingo (18), assistindo ao desfile cívico do distrito de Poço Fundo. A população local recebeu de forma calorosa o deputado Edson Vieira, os vereadores Francisco Ricardo e Zezin Buxim e as demais lideranças da comitiva. Edson Vieira falou que o grupo de oposição sempre prestigiará os eventos e manifestações populares da cidade: “onde o povo estiver nós estaremos”, destacou.

CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe inicia Campanha do Trânsito

Com o intuito de amenizar o alto índice de acidentes no trânsito, A CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe iniciou nesta segunda-feira (19), mais uma campanha de Conscientização do Trânsito. Com o tema: Pare de Errar no Trânsito: quem é prudente evita acidentes, a campanha começou no Moda Center Santa Cruz, onde a Presidente Laiane Nobélia, juntamente com outros diretores da entidade, montaram estande em uma das vias do maior Parque de Confecções da América Latina.
No estande, os jovens diretores conferem pontuações e tiram dúvidas como tirar a Carteira Nacional de Habilitação, evitando assim que pessoas saiam conduzindo veículos sem a CNH.No decorrer da semana, serão apresentadas várias palestras nas escolas. A campanha será finalizada na sexta-feira (23), com uma grande mobilização pelas principais ruas da cidade, com panfletagem e adesivação da campanha.

TSE define regras para doações em eleição

Ocorre nesta segunda-feira a quarta (e última) audiência pública organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral para que sejam discutidas as regras que serão respeitadas até o pleito municipal de outubro do ano que vem. Como explicou o repórter Francisco Verani, nesta semana será analisado um item fundamental, a arrecadação de recursos pelos partidos e candidatos que disputarão as prefeituras e vagas nas Câmaras municipais de todo o Brasil.

Entre as decisões que devem ser tomadas, está a doação através de cartões de crédito, além da arrecadação por comitês financeiros. Já estão definidas as regras para pesquisas eleitorais (que devem ser registradas na Justiça Eleitoral a partir de 1º de janeiro), além da propaganda eleitoral, que começa no final de agosto, encerrando-se no dia 04 de outubro, 72 horas antes do pleito.

Dois homens são assassinados no Agreste do estado

Dois homens foram assassinados na noite do último domingo (18), em Lajedo, no Agreste do estado. De acordo com a polícia, Damião Cláudio da Silva, de 22 anos, e Luciano Santos de farias, de 28, estariam jantando em um bar do centro da cidade. Eles estariam acompanhados de duas mulheres, quando foram surpreendidos por um homem armado que entrou no estabelecimento, disparando contra as vítimas.

Luciano levou dois tiros e Damião tentou fugir, mas acabou sendo atingido com um tiro nas costas. Os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.

Três carros são apreendidos transportando alimentos e produtos químicos juntos

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu três caminhões que transportavam alimentos misturados à produtos químicos perigosos e produtos veterinários nesta segunda-feira (19). A apreensão foi realizada no Km 71 da BR-232, em Gravatá, município do Agreste de Pernambuco.

Segundo a PRF, um dos caminhões é um Mercedez Benz 1218 de placa KGV 2943 que é agregado ao Grupo Bompreço. Esse veículo estava com alimentos misturados à inseticidas e produtos de limpeza e seguia do Recife para mercados de algumas cidades do Agreste pernambucano.

Já o segundo caminhão — um VW 20.320 de placa DJB 8824/SP — pertence a Tecmar Transportes e também transportava alimentos, inclusive infantis, misturados à produtos químicos perigosos, pesticidas e produtos de uso veterinário.

No caso do terceiro caminhão, um Mercedez Benz 1318 de placa KLK 6342/PE e da empresa Comercial Oeste, a carga era composta de alimentos misturados à produtos de limpeza da cidade de Petrolândia para Vitória de Santo Antão e Gravatá.

Os caminhões foram levados para o Posto da PRF em Gravatá. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi chamada para o local.

Fundação de Cultura abre 805 vagas para cursos profissionalizantes

A Fundação de Cultura de Caruaru está com inscrições para as 805 vagas distribuídas em oito cursos profissionalizantes do setor de turismo. Os cursos visam preparar a mão de obra do setor gastronômico e hoteleiro para a demanda globalizada que já existe em todo estado e que será ainda maior com a Copa 2014.

Os cursos oferecidos são de Recepcionista, Camareira, Garçom, Atendente de Caixa,Turismo para Empreendedores, Gestão em Hotelaria, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Barman. Para se inscrever é necessário estar cursando ou ter concluído o segundo grau, ter mais de 16 anos , estar atuando ou ter pretensão de atuar em uma dessas áreas , documentos (originais e xerox) de identidade, CPF e comprovante de residência.

As inscrições podem ser feitas na Fundação de Cultura, no Espaço Cultural Tancredo Neves, de segunda a sexta, das 8h às 13h e no Centro de Informações Turísticas, na Feira de Artesanato e, de segunda a sábado das 8h às 16h. O prazo se encerra no dia 30 de setembro.

Os cursos são gratuitos e serão ministrados nas escolas municipais. Cada curso possui dois módulos e uma carga horária total de 63 horas/aula. Ao final, os alunos receberão certificado de aprovação do Ministério do Turismo.

Confira fotos da 10ª Parada da Diversidade


A Rádio Jornal AM 780 acompanhou a 10ª Parada da Diversidade, que lotou a orla da praia de Boa Viagem neste último domingo (18). O repórter Rafael Souza trouxe as informações e as fotos que você confere agora


Parque Dona Lindu foi o pontod e concentração do evento



Fantasias e irreverência marcaram o debate



O Senador Humberto Costa foi um dos vários políticos que compareceram à Parada



Opositores ao Prefeito João da Costa também estiveram presentes. Na foto, acima a vereadora Aline Mariano (PSDB) e o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB).



O repórter Rafael Souza entrevista Íris de Fátima, coordenadora do Fórum LGBT, que organizou a Parada



O pernambucano e ex-BBB 11 Daniel marcou presença



A cantora Wanessa Camargo foi a principal atração da Parada deste ano


Felicidade tricolor

Santa passa de fase e segue rumo à Série C. Escute os gols e veja a vibração da torcida




Exatamente 33.999 torcedores acompanharam a classificação do Santa. Foto: Carlos Morais


Depois de muita apreensão e incerteza, o torcedor tricolor pode respirar aliviado com a classifcação do Santa Cruz para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série D. A certeza veio com a vitória de 2x1 sobre o Alecrim (RN) neste último domingo (18), no estádio do Arruda.



Santa Cruz está na Série D desde 2009 e ainda não tinha conseguido passar da 1ª fase. Foto: Carlos Morais


O Santa agora passou para a fase do “mata-mata” e no próximo domingo (25) enfrenta o Coruripe (AL) também no Arruda. A Rádio Jornal AM 780 e a Rádio JC/CBN FM 90.3 fazem a cobertura completa desse novo desafio.

Abaixo você acompanha os gols da vitória do Santinha e a vibração da torcida dentro do estádio. Os vídeos são do coordenador de Jornalismo da Rádio Jornal, Carlos Morais. Confira.






Governo mantém em 4,5% previsão de crescimento do PIB para este ano

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mantém a previsão de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação para 2011 em 4,5% e 5,8%, respectivamente. As estimativas estão no Relatório Bimestral de Avaliação de Receita e Despesas Primárias relativo ao quarto bimestre de 2011 enviado ao Congresso Nacional.

Com o PIB real em 4,5%, a estimativa é que, em termos nominais, o resultado fique em quase R$ 4,110 trilhões. Pelas projeções, a taxa básica de juros média ficaria em 11,79% neste ano, e não mais em 11,87%. Foi mantida também a projeção para a taxa de câmbio média em US$ 1,61.

As estimativas para a massa salarial (13,36%) e para o preço médio do petróleo (US$ 112,52) também não foram alteradas. Os cálculos no relatório de reavaliação foram feitos considerando o salário mínimo vigente, de R$ 545.

Quanto à arrecadação anual administrada pela Receita Federal, excluídos os valores do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), os técnicos estimaram, já levando em consideração os números de agosto, um acréscimo de R$ 11,418 bilhões, com aumento de 1,82% na comparação com a avaliação do terceiro bimestre. Com isso, a arrecadação administrada pela Receita poderá fechar o ano em R$ 637,722 bilhões.

De acordo com o Ministério do Planejamento, o acréscimo deve-se em grande parte ao pagamento antecipado de parcelas de impostos atrasados incluído no programa de refinanciamento de tributos conhecido como Refis da Crise.

Houve reestimativa também para as demais receitas primárias do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Tesouro Nacional) que tiveram seus valores elevados em R$ 8,065 bilhões do terceiro para o quarto bimestre (7,59%,) passando para R$ 114, 359 bilhões.

Com os resultados obtidos pelo Governo Federa, a revisão das estimativas das receitas primárias e das despesas obrigatórias sinaliza que "os limites de empenho e de movimentação financeira indicados na primeira avaliação bimestral de 2011 podem ser ampliados em R$ 10,2 bilhões”.

Segundo técnicos do governo, a parcela de R$ 10,0 bilhões que cabe ao Poder Executivo nesta ampliação será totalmente usada para elevar a meta de superávit primário, conforme anunciado previamente pelo Ministério da Fazenda”. Em agosto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia antecipado que o governo ampliaria a meta de superávit primário como uma forma do país enfrentar a crise econômica internacional.

A mesma decisão é justificada no relatório enviado ao Congresso Nacional. De acordo com os técnicos, o cenário internacional incerto, com deterioração da situação econômica dos Estados Unidos e de países europeus, motivou o governo a tomar a decisão. Além disso, acrescentam os técnicos, a elevação da meta de superávit primário mostra maior solidez da situação fiscal brasileira e protege o país de possíveis reflexos da crise econômica internacional.

Clínica Santa Sofia prorroga fechamento para o dia 30 de setembro

A Secretaria de Saúde de Caruaru acordou com a Clínica Santa Sofia a prorrogação do fechamento da unidade para o dia 30 de setembro. Esse prazo dará mais tranqüilidade aos pacientes que serão transferidos para outras unidades especializadas em Saúde Mental. A Coordenação de Saúde Mental do Estado, juntamente com o município de Caruaru, avaliou os 115 pacientes e incluiu-os em três grupos. Os pacientes que necessitam permanecer internados serão encaminhados para o Hospital Manoel Afonso, o qual está sendo readequado, como também, para o Ulisses Pernambucano em Recife e o Hospital da Providência em Garanhuns.

Já os usuários que não possuem perfil para permanecerem internados, eles receberão alta e serão acompanhados pelo Centro de Atenção Psico-Social III (CAPS III) que funcionará 24h em Caruaru.

Há também o grupo de pacientes que não possuem vínculo familiar, pois perderam contatos e laços afetivos. Com esses usuários, a Secretaria de Saúde está implantando residências terapêuticas na própria cidade. De acordo com a Coordenação de Saúde Mental, até o dia 30, todos os pacientes já estarão encaminhados e acomodados.

IV Curta Taquary foi sucesso em Taquaritinga do Norte

Taquaritinga do Norte respirou cinema entre os dias 14 e 16 de setembro com a realização do IV Curta Taquary sendo um sucesso de público e superando todas as expectativas. Foram três dias de muita movimentação na cidade com feira multicultural, reunindo artesanato, música e mostras de trabalhos do PROJOVEM adolescente e apresentações culturais do PETI.
Paralelo ao evento também aconteceu I Fórum Nordestino de Realizadores de Festivais e Mostras de Cinema e a premiação do concurso de fotografias do PROJOVEM adolescente ligado a Secretaria de Ação Social junto com a Secretaria de Turismo do município, o qual teve como tema: “Olhares sobre Taquaritinga do Norte” premiando os alunos que fizeram as oito melhores imagens.
1º - Lugar – Genilson Joaquim – PROJOVEM Silva de Baixo - uma câmera fotográfica SANSUNG
2º - Lugar – José Lucas – PROJOVEM do Jerimum - R$ 100,00
3º - Lugar – Adelina Taisa – PROJOVEM da sede - R$ 50,00 -
Os alunos que ficaram do 4º ao 8º lugar receberam brindes diversos pela participação.
O objetivo do concurso foi estimular o sentimento de pertença dos jovens quanto ao município, motivando o reconhecimento dos valores regionais e aguçando as habilidades artísticas, bem como promover o turismo com a circulação dos cartões postais que serão confeccionados com as imagens.
Quem veio prestigiar o evento foi a atriz Ingra Liberato, a qual já participou de vários trabalhos na TV brasileira como da novela Pantanal, Tieta, o Clone entre outras. Muito simpática e carismática visitou vários pontos turísticos da Dália da Serra e ficou encantada com as belezas. “Cidade muito linda e acolhedora. Adorei espero voltar outras vezes para este festival que pelo visto já se consolidou e é um sucesso”, destacou.
O curta premiou várias categorias com melhor filme, direção, roteiro, direção fotográfica, edição, montagem, melhor atriz e ator, ficando a premiação:
Mostra Competitiva Dália da Serra
Melhor Filme: A estrada, de Vanderson Barone
Melhor Direção: Vanderson Barone, por A estrada
Roteiro: Bruno Luciano, por Quando a noite cai
Direção de fotografia: Bruno Luciano, por Quando a noite cai
Edição/ Montagem: Karla Ferreira, por Quando a noite cai
Melhor atriz: Karla Ferreira, por A Estrada
Melhor ator: Bruno Luciano, por quando a noite cai
Melhor Filme Juri Popular: A vida é um mistério, de José Waydson e José Lucas
Mostra Competitiva Primeiros Passos - Ficção
Melhor Filme: Ponto G-Amor a flor da Pele, de Marcelo Vogelaar
Melhor Direção: Victor Dreyer, Por Vodka
Roteiro: Júlio Martí, por Circuito Interno
Direção de fotografia: Bruno Sales, por Metafísica
Edição/ Montagem: Luis Felipe Martins, por Ponto G- Amor a flor da pele
Melhor atriz: Agatha Barbosa, por Antoninha
Melhor ator: Antônio Aurrera, por Ponto G- Amor a flor da pele
Documentário
Melhor Filme: Irmãs, de Gian Orsini
Melhor Direção: Irmãs, de Gian Orsini
Roteiro: Gian Orsini, por Irmãs
Direção de Fotografia: João Carlos Beltrão, por Travessia
Edição/Montagem: Adam Bruno, por As Voltas do Mundo
O júri concedeu Prêmio Especial para o filme “A identidade da Memória Morta,de Rebecca Cirino pela relevância do tema da Preservação do Patrimônio Material.
Mostra Competitiva Nacional - Ficção
Melhor Curta Metragem: Eu Não Quero Voltar Sozinho (SP)
Melhor direção: Jarleo Barbosa por Julie, agosto, setembro (GO)
Melhor direção de fotografia: Katia Coelho e Naji Sidki por Doce de Coco (CE)
Melhor edição/montagem: Jarleo Barbosa por Julie, agosto, setembro
Melhor ator: Guilherme Lobo por Eu Não Quero Voltar Sozinho
Melhor atriz: Débora Ingrid por Doce de Coco
Prêmio Especial do Júri
O Júri da Mostra Competitiva Nacional, concede o Prêmio Especial, ao curta-metragem, Mato Alto – Pedra Sobre Pedra, de Arthur Leite, pela ousadia e beleza no plano inicial do filme, como também, pela maneira sensível de transpor para as telas a saga de uma família.
Animação
Melhor filme: Brecha de Júlia Araújo, Nathália D’Emery
Melhor direção: Rosaria, por Menina da Chuva
Melhor roteiro: Lisandro Santos, por A Fábula da Corrupção
Melhor edição: Beto Farias, por Brecha
Melhor fotografia: Leonardo Cata Preta, por O Céu no Andar de Baixo
Menção Honrosa
O Júri da Mostra Competitiva Nacional, concede Menção Honrosa ao curta de animação “A Lenda da Água”, pela originalidade e sensibilidade com que tratou o tema da escassez da água no planeta.
De Luana Mucci, Lorrine, Bárbara Creffs, Yuri Strachan, Rafael Domingues e Thiago Quadros
Mostra Competitiva Nacional
Documentário
Melhor roteiro: Gabriel Mascaro por as Aventuras de Paulo Bruscky

Polícia fecha cassino clandestino em Surubim

A Polícia Civil fechou um cassino que funcionava de forma clandestina na cidade de Surubim, Agreste de Pernambuco. No local, foram apreendidos baralhos, roleta de jogo e dinheiro que estava sendo apostado

O gerente do cassino e os homens que estavam jogando foram levados para a delegacia da cidade. Após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), eles foram liberados.

Câmaras municipais continuam enchendo as cidades de vereadores...

A do Recife já se reuniu a acrescentou mais dois: vai passar de 37 pra 39...
Caruaru pode aumentar mais 8. Hoje tem 15 deve passar pra 23...
Paulista também pode criar vagas pra mais 8 vereadores e passar de 15 pra 23.
Mais 7 vereadores para Petrolina...
A Câmara que já tem 14 pode passar empregar mais 7 e ficar com 21.
Mais vereadores para São Lourenço da Mata...
A Câmara, que já 15 tem 11 joinhas, pode fazer a mudança e jogar pra 17.

santa cruz do capibaribe tanbem vai almenta mais 7 vagas e passar de 10 pra 17

Assinatura de apoio ao PSD em troca de cesta básica

Justiça Eleitoral do Tocantins investiga assessora de senadora



JAÚ DO TOCANTINS - Dois funcionários do gabinete da senadora Kátia Abreu participaram da coleta de assinaturas de eleitores de Tocantins para listas de apoio à criação do PSD, o partido lançado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Eleitores que apoiaram as listas disseram à reportagem que o fizeram em troca de cestas básicas e dinheiro para remédios.

De acordo com esses relatos, os benefícios foram prometidos por aliados da ex-prefeita de Jaú dos Tocantins, Eurídice Araújo, funcionária do gabinete da senadora.Eurídice admitiu ter organizado a coleta de nomes, mas negou ter prometido benefícios aos eleitores. “Aqui ninguém precisa de cesta para apoiar Kátia Abreu”, disse. “Não precisei nem bater de porta em porta para pedir”, acrescentou a servidora.Ela coletou cerca de 200 assinaturas e enviou as listas para outro funcionário da senadora, Paulo Lima, que trabalha em Palmas. “Mandei 200 porque só me pediram 200”, contou.

“Se tivessem pedido mil, eu mandava mil”, enfatizou. Eurídice foi contratada em junho como assistente parlamentar pelo gabinete de Kátia Abreu, uma das fundadoras do novo partido. A senadora foi três vezes prefeita de Jaú do Tocantins, que tem 3.500 habitantes e fica a 475 quilômetros de Palmas, a capital do Estado.A criação do PSD está sendo analisada pela Justiça Eleitoral. Apesar de indícios de irregularidades na coleta de assinaturas, as listas foram aprovadas em vários Estados, mas o Tribunal Superior Eleitoral ainda não examinou toda a documentação.

O jornal “O Estado de S. Paulo” revelou que eleitores de São Salvador (TO) disseram ter apoiado o PSD em troca de cestas básicas. Os relatos colhidos pela reportagem indicam que o expediente também foi empregado em outros lugares do Estado.“Assinei, mas não sabia de partido nenhum”, disse a vendedora Silvana Soares de Souza. “Disseram que era para receber uma cesta que a Eurídice conseguiu do Estado e dinheiro para os remédios que meu marido toma”, contou. A dona de casa Silvanete Alves Teixeira, que também aparece na lista de apoiadores enviada à Justiça Eleitoral, disse desconhecer o partido. “Aqui, quando alguém aparece prometendo ajuda, todo mundo quer”, afirmou.

Embora receba salário do Senado, a ex-prefeita Eurídice não é obrigada a bater o ponto em Brasília. Ela foi contratada para trabalhar no escritório político mantido pela senadora Kátia Abreu em Palmas. Nos últimos dias, no entanto, ela passou o dia em sua chácara em Jaú do Tocantins.

NEGATIVA A senadora Kátia Abreu afirmou, por meio de sua assessoria, “não acreditar que seus funcionários tenham cometido irregularidades” e que eles “não estão à disposição do partido”. Sobre o envio de listas com assinaturas pela ex-prefeita Eurídice Araújo ao secretário parlamentar Paulo Lima, a parlamentar afirmou que “não se configura crime” e que os dois “não utilizaram a estrutura do gabinete político no Tocantins”.Kátia Abreu afirmou ainda que defende apuração de irregularidades na suposta distribuição de cestas básicas em troca de assinaturas para a criação do PSD.

A assessoria do governo do Tocantins disse em nota que “desconhece a entrega de cestas básicas em troca de assinaturas para criação de partido político”. Afirmou também que não realizou nenhum cadastro recentemente para benefícios sociais.

DA FOLHA DE PERNAMBUCO

O Redator de Plantão 19/09/2011















Polícia fecha cassino clandestino em Surubim

Um cassino clandestino que funcionava no centro do município de Surubim, na Zona da Mata pernambucana, foi fechado na noite de sexta-feira (16), por volta das 22h. Foram apreendidos dezenas de baralhos novos e embalados, cigarros, além de uma roleta e dinheiro.
De acordo com a polícia, no momento da abordagem, várias pessoas jogavam baralho, principal jogo explorado no local. As pessoas que estavam no cassino seguiram para a delegacia da cidade a fim de prestar esclarecimentos.
Pela contravenção penal de jogo de azar, o gerente da casa, Luis Adriano Ramos Silva, de 30 anos, respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sendo liberado em seguida.

ALEPE ITINERANTE CHEGA A SANTA CRUZ

Na próxima terça-feira dia 20, a Assembleia Legislativa vai se reunir, extraordinariamente, em Santa Cruz do Capibaribe, sob a presidência do deputado Guilherme Uchoa (PDT).

O local escolhido foi a quadra da Escola Estadual Padre Zuzinha, no centro da cidade. A cada legislatura, o Poder Legislativo pode ser transferido duas vezes para um local fora de sua sede para realizar sua reunião.

A proposta de levar a ALEPE para o interior é do deputado Diogo Moraes (PSB), para quem a Assembleia Legislativa reunir-se fora do Recife “é uma oportunidade que nós temos de aproximar o Poder Legislativo da população”.

A reunião acontecerá a partir das 9h. Na ocasião, haverá pequeno e grande expediente, e votações em pauta, bem como será prestada uma homenagem ao centenário de nascimento de Raimundo Aragão (1911-1990), que será comemorado em 27 de setembro. Aragão foi os primeiros prefeitos eleitos da cidade (dois mandatos) e um dos grandes lutadores pela emancipação política de Santa Cruz, em 1953.

No período da tarde, os deputados irão fazer uma visita ao MODA CENTER – o maior complexo da América Latina na venda de confecções populares.

Confira as manchetes dos jornais desta segunda-feira

JORNAL DO COMMERCIO

A QUATRO JOGOS DA SÉRIE C

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

ESPÍRITO DE DECISÃO

FOLHA DE PERNAMBUCO

ALÍVIO TRICOLOR

O POVO/FORTALEZA

TRÁFICO IMPÕE MEDO E SILÊNCIO EM ÁREAS DA CAPITAL

A TARDE/SALVADOR

MORADORES E DONOS DE FÁBRICA DISPUTAM BAIRRO

TRIBUNA DO NORTE/NATAL

PEQUENOS ARRANJOS CONTRA A POBREZA

O GLOBO

INFECÇÃO HOSPITALAR MATA 100 MIL POR ANO NO BRASIL

FOLHA DE S. PAULO

AÇÃO DA PETROBRAS NÃO VAI DAR RETORNO TÃO CEDO, DIZ GABRIELLI

O ESTADO DE S. PAULO

EUA BUSCAM APOIO NA ONU PARA VETAR ESTADO PALESTINO

CORREIO BRAZILIENSE

MULHERES DOMINAM A ELITE DA EDUCAÇÃO

ESTADO DE MINAS

SEM SAÍDA - LEIS PARA COIBIR O FAMOSO CRIME DA SAIDINHA DE BANCO NÃO FAZEM CAIR O NÚMERO DE ASSALTOS

ZERO HORA/PORTO ALEGRE

SEMANA DO TRÂNSITO TRÁGICA

VALOR ECONÔMICO

GOVERNO RETOMA GRANDES CONTRATAÇÕES EM 2012

BRASIL ECONÔMICO

SOCORRO A PAÍSES EUROPEUS DESAFIA DILMA NOS EUA

Lei Geral autoriza decretação de feriado em jogos da Copa de 2014

O projeto que cria a Lei Geral da Copa, enviado nesta segunda-feira (19) pelo Executivo ao Congresso, autoriza que o governo federal, estados e municípios decretem feriado em dia de quaisquer jogos da Copa de 2014 no Brasil.

“A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão os eventos poderão declarar feriados os dias de sua ocorrência em seu território”, diz o artigo 41 da lei. O texto do projeto foi disponibilizado no site da Casa Civil. A Lei Geral da Copa traz um conjunto de medidas exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a realização da competição no Brasil. A legislação inclui normas desde delegar à Fifa a definição do valor dos ingressos até a proteção das marcas de patrocinadores no país.

De acordo com o texto, “reproduzir, imitar ou falsificar indevidamente quaisquer símbolos oficiais de titularidade da Fifa” resultará em pena de detenção de três meses a um ano ou multa.

No projeto está incluída uma exigência da Fifa de proibir qualquer tipo de comércio não autorizado no arredor dos estádios. “A União colaborará com Estados, Distrito Federal e Municípios que sediarão os Eventos e com as demais autoridades competentes para assegurar à Fifa e às pessoas por ela indicadas a autorização para, com exclusividade, divulgar suas marcas, distribuir, vender, dar publicidade ou realizar propaganda de produtos e serviços, bem como outras atividades promocionais ou de comércio de rua, nos Locais Oficiais de Competição”, diz o texto.

Ato ilícito
Segundo o texto enviado ao Congresso, será considerado “ato ilícito” promover “atividades de publicidade, inclusive oferta de provas de comida ou bebida, distribuição de panfletos ou outros materiais promocionais ou ainda atividades similares de cunho publicitário nos Locais Oficiais de Competição, em suas principais vias de acesso”.

A “publicidade ostensiva em veículos automotores, estacionados ou circulando pelos Locais Oficiais de Competição, em suas principais vias de acesso” e a “publicidade aérea ou náutica, inclusive por meio do uso de balões, aeronaves ou embarcações, nos Locais Oficiais de Competição” também estão proibidas.

Outro item determina a facilitação na concessão de vistos e permissões de trabalho para estrangeiros da Fifa ou de empresas ligadas à federação. A presidente Dilma Rousseff assinou o texto do projeto em Minas Gerais na última sexta-feira (16), no evento que marcou a contagem regressiva de mil dias para a partida de abertura do Mundial, em 12 de junho de 2014.