terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Funcionários e pacientes são assaltados em UPA de Caruaru


(Foto: Berg Santos)

Assaltantes atacaram a UPA das Rendeiras, em Caruaru, na noite desta segunda-feira (12). Pelo menos quatro criminosos participaram da ação, por volta das 20h30.

O bando levou dinheiro, celulares e outros objetos dos pacientes e de funcionários. As vítimas prestaram queixa na Delegacia de Plantão. Nenhum suspeito foi preso.

Fonte: Liberdade de Caruaru

HOMICIDIO = Entregador de gás a morto a tiros na zona rural de Toritama


A Capital do Jeans registrou mais um crime de morte na manhã dessa terça-feira (13). Esse foi o segundo crime de morte praticado no município no mês de dezembro e o 43º do ano de 2016.

O fato aconteceu na estrada do Sítio Cacimbas na Vila São Benedito, zona rural do município. De acordo com as primeiras informações, um entregador de gás, que ainda não teve a identidade revelada, foi morto a tiros enquanto pilotava a moto utilizada nas entregas.

A vítima, Adilson Mota de Farias, de 37 anos de idade, estava no exercício do trabalho quando foi assassinado a tiros. Após os crime os assassinos se evadiram tomando destino ignorado, já a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Justiça Eleitoral adia diplomação de vereadores em Lagoa do Carro

Foto: Reprodução / Internet

Dos 11 vereadores eleitos no último pleito, no município de Lagoa do Carro, apenas Sérgio Vasconcelos (PTB) teve sua prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral. Os demais aguardam o resultado dos recursos apresentados, no Tribunal Regional.

A solenidade de diplomação estava marcada para esta terça-feira (13), no Fórum da cidade de Carpina, mas foi adiada com data ainda a ser definida. O juíz que investiga o caso disse que os candidatos declararam um valor abaixo do comum, usado em uma campanha eleitoral.

Grau de desempenho das prefeituras paraibanas será divulgado pelo TCE nesta quinta


O Tribunal de Contas da Paraíba apresentará à imprensa, na próxima quinta-feira (15), a composição e os resultados, em âmbito estadual, do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, que é o considerado o maior estudo já feito sobre gestão pública dos municípios no país. A apresentação irá ocorrer às 9h30, no plenário ministro João Agripino Filho.

O presidente em exercício do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres, anunciou durante a sessão do Pleno, nesta segunda-feira (12), que a apresentação do IEGM ficará a cargo do conselheiro Fernando Catão e da equipe técnica que trabalhou na sistematização das informações presentes nos questionários respondidos pelos gestores.

Adotado este ano por todos os Tribunais de Contas do país, e construído a partir de dados do exercício 2015 fornecidos pelos próprios municípios, o indicador permite avaliar o desempenho geral das administrações municipais. E, pontualmente, também como se saíram em sete áreas específicas – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

Com a divulgação do IEGM, o TCE passa a disponibilizar para a sociedade uma série de dados que possibilita diversas análises sobre a gestão e os resultados alcançados pelas políticas públicas, inclusive com a perspectiva de construção de uma série histórica.

O TCE-PB promoveu, no decorrer do segundo semestre deste ano, a mobilização dos prefeitos para obtenção dos dados necessários à composição do IEGM, na Paraíba foi instituído pela Resolução TC 04/2016, aprovada em sessão do Pleno em 15 de junho.

As prefeituras de todos os 223 municípios paraibanos concluíram, no mês de setembro, o preenchimento dos questionários, feito que levou o TCE-PB paraibano a receber reconhecimento nacional, no último dia 2, ao término do II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em São Paulo (SP).

Suspeitos danificam caixa eletrônico em tentativa de explosão em Gaibu

Foto: reprodução/Google Street View

Pelo menos oito homens tentaram explodir um caixa eletrônico do posto de autoatendimento do Banco Bradesco localizado na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. De acordo com a polícia, a quadrilha que estava fortemente armada chegou ao local por volta das 3h30, danificou a boca do caixa com explosivos, mas não conseguiu realizar a detonação.

Em seguida, os suspeitos fugiram sem levar nada. Vários grampos foram deixados na pista para atrapalhar a chegada das equipes policiais.

PERÍCIA


O local está isolado e uma perícia deve ser realizada no equipamento ainda na manhã desta terça-feira (13). Não há previsão para o ponto de atendimento voltar a funcionar.

Dois homens baleados no fim de semana morrem no HRA

Doze pessoas foram assassinadas nas últimas 24 horas em Pernambuco. Ocorreram seis homicídios no Grande Recife e seis no interior do Estado.

Em Caruaru, duas pessoas baleadas no fim de semana morreram no Hospital Regional do Agreste (HRA). Com isso, sobe para 9 o número de homicídios em dezembro no município e para 220 em 2016.

Erick Moretti do Nascimento, 34 anos, foi atingido com dois tiros no bairro Maria Auxiliadora. A outra vítima foi o agricultor José Antônio da Silva, 55 anos, baleado no Sítio Peladas.

Nesta segunda-feira (12), aconteceram homicídios em Agrestina, Bezerros, Riacho das Almas, Lagoa dos Gatos, Canhotinho e Belo Jardim.

Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria 104 anos nesta terça-feira


Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria 104 anos nesta terça-feira (13), dia especial para muitos nordestinos. O Rei do Baião ficou conhecido nacionalmente por diversos sucessos que influenciam os sanfoneiros desde os anos de 1940.

Para celebrar a data, forrozeiros se apresentam no Parque Aza Branca, em Exu, no Sertão pernambucano. A programação teve início no último dia 9.

Nesta terça, também se comemora o Dia Nacional do Forró. A data foi instituída por meio de um projeto de lei na Câmara dos Deputados.


Em Caruaru, foi fundado em 1985 o Museu Forró Luiz Gonzaga, que resgata a memória do Rei do Baião. O espaço guarda, desde 98, parte do acervo de Gonzagão, com mais de 400 peças.



O Museu do Forró fica localizado dentro do Museu do Barro Espaço Zé Caboclo, no Pátio do Forró. O local funciona de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

CENTRA DE JORNALIMO LIBERDADE - Da Redação, Helenivaldo Pereira 

Jornal Foto: Reprodução / Internet Dos 11 vereadores eleitos no último pleito, no município de Lagoa do Carro, apenas Sérgio Vasconcelos (PTB) teve sua prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral. Os demais aguardam o resultado dos recursos apresentados, no Tribunal Regional. Para mais detalhes confira a reportagem de Ramos Silva: A solenidade de diplomação estava marcada para esta terça-feira (13), no Fórum da cidade de Carpina, mas foi adiada com data ainda a ser definida. O juíz que investiga o caso disse que os candidatos declararam um valor abaixo do comum, usado em uma campanha eleitoral.

Foto: Reprodução / Internet

Uma doméstica foi pega após contratar mototaxista para levar para cadeia pública de Capoeiras, no agreste, dois frascos de shampoo com drogas, para um detento. A mulher foi ouvida e liberada pela Delegacia de Polícia de Garanhuns.

Quando o mototaxista chegou na cadeia, os agentes descobriram que dentro dos frascos haviam 25 papelotes de maconha. Quando indagado o homem mostrou onde morava a mulher que teria o contratado. A polícia foi até a casa dela e ela foi encaminhada até a delegacia. Contra a mulher será instaurado um inquérito.

CASEIRO É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE AGRESTINA


homicidio-agrestina-agreste-violento-1
Foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (12) no Sitio Barra de Riacho do Peixe, na zona rural de Agrestina, Agreste de Pernambuco. O caseiro, Antônio José da Silva, que era conhecido por “Tonho de Zé de Amaro”, de 49 anos.

A equipe do SAMU de Agrestina foi chamada para o local e ao chegar ficou constatado que se tratava de um crime de morte onde a vítima já estava sem vida há aproximadamente dois dias, de imediato a Policia Civil foi acionada para o local onde realizou o levantamento das primeiras informações.

A equipe da Caça Homicida de Caruaru, também foi acionada para o local do crime, e de acordo com o policial Adilson Silva, o homem era caseiro de uma chácara próximo onde morava e possivelmente foi vítima de latrocínio, onde foi morto com alguns disparos de arma de fogo.



De acordo com informações do pai da vítima o cidadão José Amaro, o seu filho sempre se juntava com alguns colegas para ingerirem bebidas alcoólicas, mas até o momento a autoria e motivação são desconhecidas.

Após o levantamento cadavérico o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

MP disponibiliza telefone para ajudar no desfecho do caso Beatriz

Foto: Reprodução

Com o objetivo de reunir uma maior quantidade de informações que ajudem a esclarecer o caso Beatriz, menina de sete anos assassinada em dezembro de 2015, em Petrolina, o Ministério Público disponibilizou um número de telefone que pode ser acionado via Whatsapp.

Lúcia Mota, mãe da garota morta com quarenta e duas facadas, pede que o Disque Denúncia Agreste volte a funcionar em tempo integral.

O número para fornecer informações é o (81) 9.8878.5733, mas é importante lembrar que dados falsos constituem crime. O inquérito policial está sendo analisado pelo grupo de trabalho formado por integrantes do MP. Os promotores vão solicitar novas diligências, agora sob o comando da experiente delegada Gleide Ângelo.

No último sábado, foi realizado um ato em frente ao Colégio Maria Auxiliadora, local do crime, para lembrar um ano do assassinato. O corpo de Beatriz Angélica Mota foi encontrado em uma sala abandonada da quadra do colégio, cenário da festa de formatura do Ensino Médio.

Em menos de 24 horas, sete internos fogem da Funase de Timbaúba

Imagem ilustrativa: reprodução Google Street View

A Polícia está procurando cinco adolescentes que fugiram na madrugada desta terça-feira (13) do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Timbaúba, na Mata Norte do Estado. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Funase, os jovens fugiram por meio de teresas, que são cordas feitas com lençóis.
Na noite da segunda-feira (12), dois jovens haviam conseguido fugir da unidade. De acordo com a Polícia, eles já foram recapturados. Com as fugas, o local abriga agora 32 socioeducandos.

EX-PRESIDIÁRIO ACUSADO DE VÁRIOS HOMICÍDIOS É EXECUTADO EM BEZERROS


A cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, registrou na tarde desta segunda-feira (12) o 46º crime de morte, foi por volta das 12h20m e a vítima foi o ex-presidiário, Fabiano José Monteiro, vulgo “Galego de Dedé” 29 anos, que morava no bairro do Salgado. Galego foi morto na Rua Severino Lira, no mesmo bairro.

Segundo informações da polícia científica, o homem foi atingido por três disparos, dois na cabeça e um nas costas, cápsulas de pistola foram encontradas no local, possivelmente da arma usada no crime.

O delegado Dr. Humberto Pimentel, disse que a vítima era acusada de vários homicídios no município, inclusive participação de um assassinato ocorrido a poucos dias próximo de onde ele foi morto. Falou ainda que ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas na área e a causa da morte pode ter sido disputa por território. A polícia já tem suspeitos do crime, mas não revelou os nomes para não atrapalhar nas investigações.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.