quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dilma vai para o São João de Campina Grande. E Caruaru?

A presidente Dilma Rousseff vai matar os seus admiradores caruaruenses de inveja: vai ao ''maior São João do mundo'', em Campina Grande, segundo informa Mônica Bergamo, na sua coluna de hoje, na Folha de São Paulo. A visita de Dilma à grande cidade paraibana ''faz parte da estratégia do Planalto para, depois de um tempo nos gabinetes de Brasília enfrentando crises, reaproximá-la do 'povão'', diz a jornalista. Resta saber se os grandes aliados e amigos que fez na capital do Agreste durante a campanha presidencial, a exemplo do prefeito José Queiroz, e o filho Wolney, vão ficar de braços cruzados ou encabeçar uma campanha do ''volta Dilma'' na terra de Vitalino.

Menos um: Leoni entrega cargo a Toinho do Pará

O diretor de Obras da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Leoni Souza, acaba de informar que entregou, de forma irrevogável, o cargo ao prefeito Toinho do Pará. Segundo Leoni, após mais de dez anos ocupando tal função, tem encontrado dificuldades nos últimos meses para desempenhar seus trabalhos junto ao Governo Municipal.

FORRODRILHA 2011 no bairro São Jorge

Fafica realiza cursos de férias na área de tecnologia

A FAFICA está com inscrições abertas para cinco cursos de férias, na área de tecnologia. São eles: Java básico, Java Intermediário, Desenvolvimento de Games em Java, Gerenciamento em Rede de Computadores e Desenvolvimento de Aplicações Móveis. Os interessados podem fazer sua inscrição pelo site http://ti.fafica.com/. Cada curso dispõe de 25 vagas. As aulas estão previstas para iniciar em julho, com exceção do curso de Gerenciamento em Rede de Computadores que tem previsão de início no dia 13 de junho. Os cursos têm uma carga horária que varia de 40h, 30h e 15h (Veja quadro abaixo).

Cursos de férias oferecidos pela FAFICA

Java básico

Carga Horária: 30h
Data de início: 04/07/2011
Horário das aulas: 19h às 22h de segunda-feira a sexta-feira.

Java Intermediário

Carga Horária: 15h

Data de início: 18/07/2011

Horário das aulas: 19h às 22h de segunda-feira a sexta-feira.

Desenvolvimento de Games em Java

Pré-requisito: Java Intermediário.
Carga Horária: 15h
Data de início: 25/07/2011

Horário das aulas: 19h às 22h de segunda-feira a sexta-feira.

Gerenciamento em Rede de Computadores

Pré-requisito: Introdução a informática e conhecimento básico em redes de computadores.

Carga horária: 40h
Data de início: 13/06/2011

Horário das aulas: 19h às 22h de segunda-feira a sexta-feira.

Desenvolvimento de Aplicações Móveis

Pré-requisitos: conhecimentos de linguagem Java e domínio dos conceitos de orientação a objetos, além de conhecimento básico de XML.
Carga horária: 40h

Aulas nos dias: 22, 23, 29 e 30/07/2011 e 06, 13/08/2011

Horário das aulas: 19h às 22h(sextas-feiras), manhã e tarde(sábados).

Rio Grande do Sul confirma terceira morte por gripe suína

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a terceira morte por influeza A(H1N1) – gripe suína – este ano. A vítima, uma mulher de 42 anos que morava em Pelotas, morreu no último sábado (11). A paciente não havia sido vacinada contra a doença e apresentava imunidade baixa.

O último balanço indica que o estado já confirmou seis casos de infecção pelo vírus Influenza H1N1 e três mortes. Há ainda 42 casos em investigação. A secretaria informou que, no momento, a situação é de normalidade e não caracteriza uma epidemia.

O Ministério da Saúde disponibilizou 100 mil doses extras de vacina contra a gripe suína. Devem ser enviados ainda nesta semana ao Rio Grande do Sul 200 mil tratamentos antivirais para pacientes internados com sintomas de síndrome respiratória aguda grave.

Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas e profissionais de saúde devem receber o medicamento diante do aparecimento de sintomas de gripe, como febre e tosse.

Moraes também em Brasília

Várias lideranças estaduais estão na capital federal unidas em prol da emancipação de vários distritos. O Deputado Diogo Moraes também está em Brasília e se uniu a diversos políticos e personalidades da região em prol da emancipação de São Domingos que atualmente pertence ao Brejo da Madre de Deus, e Pão de Açúcar, pertencente à Taquaritinga do Norte.
O Governador Eduardo Campos (PSB) está em Brasília acompanhando a mobilização, e em entrevista a rádio Filadelfia FM de Pão de Açúcar, se mostrou favorável a criação de novos municípios dentro dos critérios, e que se mostrem sustentáveis financeiramente.

Diocese de Caruaru antecipa feriado do Corpus Christi

A Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, antecipou para esta quinta-feira (16) o feriado do dia de Corpus Christi. A mudança acontece segundo a Diocese, por conta dos festejos juninos, não sendo possível realizar, como acontece todos os anos, a procissão nas principais ruas da cidade.

A partir das 19h acontecerá uma celebração eucarística na Avenida Rui Barbosa, bairro Indianópolis, celebrado por Dom Bernardino Marchió. No Pátio de Eventos, às 20h, acontecem os shows do Ministério Emanuel, Forrozão Resgate, Rosimar Lemos e Doidin de Deus.

Justiça do RJ concede habeas corpus a ex-jogador Edmundo

A desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), concedeu habeas corpus ao ex-jogador Edmundo, nesta quinta-feira (16). O pedido havia sido feito pela defesa do ex-jogador, preso em São Paulo nesta madrugada. A informação foi confirmada pela assessoria do TJ-RJ.

A soltura foi concedida em caráter liminar (decisão provisória). A decisão vale até que seja julgada pelo pleno do tribunal em uma data a ser definida. Segundo o TJ, cabe recurso da decisão.

O advogado Arthur Lavigne, que representa Edmundo, afirmou na tarde desta quinta que pretendia se reunir com a desembargadora da 6ª Câmara Criminal, acrescentando que alegaria que o crime está prescrito e a punição deveria ser extinta.

“O prazo de prescrição é de oito anos, a partir da data da condenação, em março de 1999, e não de 12 anos, como entendeu o juízo da Vara de Execuções Penais (VEP)”, explicou o advogado.

A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio expediu mandado de prisão contra ele na noite de terça (14). O ex-jogador foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão por homicídio culposo, após o juiz rejeitar a alegação da defesa de prescrição do processo em que Edmundo responde por um acidente de carro, ocorrido em 1995. No acidente, três jovens morreram e outros três ficaram feridos.

Entendimento absurdo'
“O entendimento de que o prazo de prescrição é de 12 anos é absurdo”, reafirmou Lavigne, explicando que não fez o pedido de habeas corpus na quarta-feira (15) porque só teve acesso ao processo que corre na VEP às 18h.

Lavigne disse que falou com Edmundo na noite de quarta-feira e que ele está bem e confiante de que o habeas corpus será concedido.

Policiais deixaram o Rio, na manhã desta quinta, para buscar o ex-jogador Edmundo, que foi preso durante a madrugada num flat em São Paulo, após uma denúncia anônima. A assessoria da Polícia Civil, no entanto, não deu detalhes do número de carros e de agentes que farão a escolta do ex-jogador até o Rio.

Ele aguarda a chegada dos agentes numa cela Setor de Investigações Gerais (SIG), da 3ª Seccional em Pinheiros, na Zona Oeste paulista. Durante a madrugada, o ex-jogador foi ouvido pela polícia e fez exame de corpo de delito no Insituto Médico Legal. Segundo o delegado Eduardo Castanheira, responsável pela prisão, o ex-jogador não esboçou reação ao ser abordado pela polícia. Ele ainda tentou ligar para seu advogado, mas não conseguiu.

Mesmo com desaceleração, arrecadação federal volta a bater recorde em maio

Apesar de registrar desaceleração, a arrecadação federal voltou a bater recorde em maio. Segundo números divulgados há pouco pela Receita Federal, as receitas totais do governo federal somaram R$ 71,534 bilhões em maio, o melhor resultado para o mês.

Em relação a maio do ano passado, a arrecadação foi 7,18% maior, considerando a inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado de 2011, a arrecadação atingiu R$ 382,883 bilhões, alta de 10,69% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado, também descontado o IPCA.

Embora tenha crescido em maio, a arrecadação registrou desaceleração. Até abril, o crescimento das receitas administradas pela Receita Federal era 12,10% na comparação com os quatro primeiros meses de 2010, considerando o IPCA.

De acordo com a Receita, os principais fatores que contribuíram para a arrecadação em 2011 foram o crescimento de 13,04% no volume geral de vendas, com destaque para móveis e eletrodomésticos, o aumento de 15,40% na massa salarial entre dezembro de 2010 e abril de 2011. A produção industrial também subiu no mesmo período, mas em ritmo menor: 1,57%.

Também contribuíram para o crescimento das receitas federais o fim da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis. No entanto, os tributos que tiveram mais impacto sobre o aumento da arrecadação foram os ligados à renda das empresas e à lucratividade.

A arrecadação do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) foi responsável por 25,32% da diferença entre a arrecadação deste ano e do ano passado. Em segundo lugar, estão as receitas da Previdência Social, com participação de 23,54%. Em terceiro, está a arrecadação do PIS/Cofins, tributos ligados às vendas e ao faturamento, cuja contribuição na arrecadação foi 18,97%.

AGU impede despejo de índios da Tribo Xucuru em Pesqueira

A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, o despejo de índios da Tribo Xucuru da Fazenda Açude Novo, localizada na Zona Rural do município pernambucano de Pesqueira, Agreste pernambucano. A atuação foi das Procuradorias Regional Federal da 5ª Região (PRF5) e Federal Especializada junto à Fundação Nacional do Índio (PFE/Funai).

Em ação, os donos da fazenda pediam o cancelamento do contrato de arrendamento rural celebrado com a Funai e a consequente retirada dos índios do local. Eles tiveram o pedido negado pela 24ª Vara Federal de Pernambuco, mas recorreram ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Os autores alegavam que firmaram com a Funai, em fevereiro de 2008, contrato verbal de arrendamento do imóvel rural de 71 hectares, situado às margens da Rodovia PE-117, para moradia de famílias da Tribo Xucuru. Segundo eles, o acordo não vinha sendo cumprido e a Funai estaria pagando apenas R$ 1,5 mil de aluguel, enquanto o valor acordado seria de R$ 7,1 mil. Por isso, pediam a rescisão do contrato e a condenação da Funai ao pagamento dos aluguéis atrasados.

As procuradorias sustentaram que não existia nenhum contrato verbal da Funai com os réus, "seja pela ausência de manifestação de vontade nesse sentido, seja pela própria impossibilidade jurídica da administração firmar contrato verbal, salvo as exceções, que não se encaixam no presente caso". Informam que houve uma ocupação consensual dos índios da Tribo Xucuru no imóvel, autorizada pelos donos da fazenda, para que pudessem trabalhar na agricultura.

Os procuradores federais argumentam também que não é possível contratar com a Administração sem cumprir as regras da Lei de Licitações e Contratos 8.666/93.

A Segunda Turma do TRF5 negou o pedido da ação, por considerar que não há contrato firmado com a Funai, como alegavam os autores do processo.

Preso em Caruaru um dos bandidos mais procurados no Rio Grande do Norte

A Polícia Civil divulgou hoje a prisão de um dos bandidos mais procurados do estado do Rio Grande do Norte. Marcelo Henrique da Silva Oliveira, o Colorau, de 27 anos, chefe de uma quadrilha responsável por diversos assaltos na cidade de Natal e por promover rebeliões em presídios do estado, foi detido na tarde desta quarta-feira (15) no Agreste de Pernambuco por agentes da Delegacia de Caruaru que compõem a Equipe Malhas da Lei.

Marcelo foi preso em casa, na rua Niterói, no bairro de Divinópolis, após uma denúncia anônima. O suspeito ainda tentou fugir pelos fundos da residência e se desfazer da arma que portava, um revólver calibre 38, quando recebeu voz de prisão.

Dentro da casa os agentes encontraram uma pequena quantidade de cocaína que segundo o preso era para consumo pessoal. Marcelo utilizava uma identidade falsa, em nome de Silas Ribeiro, com a sua foto. Em depoimento ele disse ter falsificado o documento para realizar compras no comércio de Caruaru.

Além do mandado de prisão pelo crime de roubo, ele também responde por crimes no Rio Grande do Norte. Marcelo foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, falsidade ideológica e tráfico de drogas e seguiu ainda ontem para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, onde ficará à disposição da justiça.

Repórter da Rádio Liberdade é homenageado da festa do Bolo do Milho Gigante 2011

Considerado um dos principiais comunicadores de Pernambuco, o repórter das Rádios Liberdade de Caruaru, Edvaldo Magalhães, será um dos três homenageados da tradicional Festa do Bolo de Milho Gigante. O evento acontecerá nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, na rua Barão de Itamaracá, bairro Indianópolis, em Caruaru.

Com 25 anos de carreira, destes 11 dedicados a Rádio Liberdade, o comunicador Edvaldo Magalhães é membro do Conselho Fiscal da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco e da Associação Caruaruense de Imprensa e apresentador da TV Criativa.

Também serão homenageados Vital Sanfoneiro e Dorgival Melo.