domingo, 7 de agosto de 2022

Santa Cruz está com inscrições abertas para o Programa Decola Jovem


Em parceria com o Instituto BAT Brasil, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, está abrindo inscrições para o Programa Decola Jovem, que oferece cursos para pessoas de 18 a 35 anos que possuem uma ideia de negócio e desejam levar esse projeto para frente.

As inscrições vão até o dia 11 de agosto, e podem ser realizadas no site oficial do programa (www.decolajovem.com.br) ou na Central de Oportunidades.

São 35 vagas. As aulas serão sobre criação de marca, desenvolvimento de produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e financeiro. Após o curso, os alunos terão uma consultoria disponível por 90 dias.

As aulas acontecem de 15 a 19 de agosto de forma presencial, sempre começando às 19h, na Central de Oportunidades, localizada na Rua José Antônio Joaquim, nº 140-A, Bela Vista.

Golpe de faca no pescoço mata jovem em Sertânia na saída da festa


Infelizmente primeiro homicídio em Sertânia, ocorreu na madrugada desta sexta-feira, dia 5 de agosto na avenida presidente Vargas, centro da cidade.

A vítima o jovem de 19 anos de idade, foi identificado como sendo ANDERSON SANTOS GONÇALVES, residia no Sítio Serecé, zona rural do município de Sertânia.

A VÍTIMA FOI ATINGIDA COM UM GOLPE NO PESCOÇO


Segundo a ocorrência policial, durante patrulhamento foram informados pelo segurança do hospital local, que deu entrada uma pessoa esfaqueada e que devidos aos ferimentos teria vindo a óbito.

Chegando ao local, a testemunha, primo da vítima, informou que vinha com a vítima, após a festa, quando um grupo de rapazes veio a provocá-los, gerando uma briga, quando este tentou apartar, momento em que observou que um rapaz sem camisa teria chegando próximo da vítima e saiu, depois disso, a vítima caiu ao chão.

Ao observarem que a vítima já estava no chão, o acusado e o grupo, tomaram destino ignorado,. Segundo o médico de plantão, a vítima já entrou na unidade de saúde sem vida, vítima de um corte arma branca no pescoço.

Diante dos fatos, a ocorrências foi passada à disposição da delegacia de Polícia de Civil local, para as devidas providencias.

Até o momento não se sabe sobre a identificação dos elementos.

Ministério lança campanha de combate à violência contra a mulher

© Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou hoje (7) a campanha Agosto Lilás para promover o combate à violência doméstica contra a mulher. A campanha alerta para a conscientização contra a violência física, sexual, psicológica, patrimonial e moral.

Por meio da veiculação de inserções na TV aberta e nas redes sociais, as mulheres serão instruídas sobre as formas de denunciar as agressões, como ligações para a central de atendimento 180 e os direitos previstos na Lei Maria da Penha, que completa 16 anos neste domingo.

Em Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul e Acre, estados com os maiores índices de crimes de feminicídios, as ações da campanha também serão divulgadas no rádio, ônibus e outdoors.

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a divulgação também ocorrerá em elevadores de edifícios residenciais e no transporte público.

De acordo com a ministra Cristiane Britto, todos os tipos de violência podem ser denunciados pela central do Ligue 180.

“A campanha enfatiza que enquanto você está no elevador, oito mulheres são agredidas no Brasil. Toda a população deve ficar atenta aos sinais, escutar, acolher, denunciar. O ministério disponibiliza o canal gratuito Ligue 180, que pode ser acionado por qualquer pessoa para salvar uma mulher”, alerta a ministra.

As chamadas para o número 180 são grátis. Além da central, o ministério também recebe denúncias por meio do site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, aplicativo Direitos Humanos, pelo Telegram (digitando na busca” Direitoshumanosbrasil”) e pelo WhatsApp, por meio do número 61-99656-5008.

O atendimento está disponível 24h por dia.

JOVEM É ASSASSINADA A TIROS EM ARCOVERDE/PE


Uma jovem foi assassinada a tiros na noite deste sábado (6), no município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

Shayana Kemyly, de 23 anos, estava em um bar, quando dois homens em uma moto efetuaram disparos de arma de fogo em sua direção, ela foi socorrida para o Hospital Regional de Arcoverde, onde veio a óbito.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Nas eleições de outubro, mais uma vez, as mulheres são a maioria entre pessoas aptas a votar. Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, 53%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, que equivale a 47%.

Na distribuição regional dos eleitores, os três maiores colégios eleitorais - São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram quase a metade dos votos do país (42,64%).

O estado de São Paulo, que sozinho detém 22,16% dos eleitores, há cerca 18,3 milhões de mulheres e 16, 2 milhões homens em condições de votar.

Na segunda posição do ranking, o eleitorado mineiro é formado por 8, 5 milhões de mulheres e 7,7 milhões de homens.

Já o Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral brasileiro, os votos femininos superam em 1 milhão os dos homens. No estado, 6,9 milhões de votantes são do gênero feminino e 5, 9 milhões do masculino.

A Bahia vem na quarta posição, com cerca de 11,2 milhões de eleitores. Lá, as mulheres correspondem a 52,5% dos votantes, enquanto os homens representam 47,5% do eleitorado baiano.

Perfil

Segundo o TSE, a maior parte das eleitoras brasileiras (5,33%) tem de 35 a 39 anos, seguida das mulheres com idade entre 40 e 44 anos (5,32%). A faixa de 25 a 29 anos soma 5,2%. Apesar do voto no Brasil ser obrigatório entre 18 e 70 anos, um dado curioso é o de eleitoras com 100 anos ou mais: são 87,4 mil.

Exterior

Entre eleitores que moram no exterior, elas, também estão em maioria. Das quase 700 mil pessoas que moram fora do país e se habilitaram para votar para o cargo de presidente da República, 59% são mulheres e 41% homens.

Representação

Números tão expressivos ainda não se refletem em assentos políticos e de poder. Segundo o TSE, nesses espaços, as mulheres continuam sub-representadas. Nas Eleições Gerais de 2018, apenas seis das 81 vagas do Senado Federal foram conquistadas por mulheres. Na Câmara, dos 513 eleitos somente 77 eram do sexo feminino. Em 2018, apenas uma governadora foi eleita: Maria de Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte (RN).

Para incentivar a entrada e a permanência das mulheres na política, o TSE lançou, em junho de 2022, a nova campanha Mais Mulheres na Política 2022. Exibida nacionalmente em emissoras de rádio e de televisão, redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do Tribunal, a campanha enfatiza a diferença entre o Brasil real, de forte presença feminina, e o Brasil político, universo no qual as mulheres ainda são minoria.

Na avaliação do presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin, a democracia sem a expressão do feminismo se atrofia, torna-se uma mera formalidade, perde a representatividade. Para o ministro, a democracia, para ser plena, tem que apresentar a sua face feminina.

“Além da questão da visibilidade das mulheres, há também a questão da efetividade das medidas que visam garantir a elas o acesso e a voz nos espaços da vida política do país. A Justiça Eleitoral está do lado da materialização dos direitos que são inerentes à condição feminina”, destacou à época do lançamento da campanha.

HOMEM É EXECUTADO COM TIROS NA CABEÇA, EM JUREMA/PE


Um ex-presidiário foi executado na tarde de ontem sábado (6), em uma estrada vicinal que dá acesso ao Sítio Mocós, no município de Jurema, no Agreste de Pernambuco.

O corpo de Edvaldo Tehodoro da Silva, de 30 anos, apresentava perfurações provocadas por disparos de arma de fogo na cabeça.


No local do crime não houve testemunhas que dessem informações que ajudem a Polícia Civil nas investigações.

O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e encaminhado para o IML de Caruaru.

Mãe aciona a polícia, após filho ser ameaçado por homem armado com roçadeira no Cariri Paraibano


Na ultima sexta-feira (05), por volta das 19hs35min a guarnição da viatura 7453 e 7455 foram acionadas via COPOM para se deslocar até o sítio Serra Branca município de Monteiro, que uma senhora informou que seu filho havia se envolvido em uma briga e que o outro envolvido estava na frente de sua residência com uma foice.

As viaturas se deslocaram, e ao chegar no local, a solicitante informou que os dois envolvidos discutiram e entraram em vias de fato, e que o outro se armou com uma roçadeira, e em seguida seu filho puxou uma faca tipo peixeira para o mesmo.

Diante o exposto, as partes foram conduzidas à delegacia local para as providências cabíveis. Vale ressaltar que além de uma faca, também foi apreendido, uma roçadeira, uma sacola de pano e uma enxada sem cabo e todo esse material foi entregue a autoridade policial.