sábado, 24 de julho de 2010

Cobertura: Lula, Dilma, Eduardo, Armando e Humberto em Garanhuns

“Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta,
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."

O sonho, idealizado por Cecília Meireles, estava vivo na noite desta sexta (23/07) em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, no ato político liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB), Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT). Todos os discursos da noite foram pontuados por palavras de esperança e construção de um amanhã ainda melhor, para os brasileiros e pernambucanos.

Visivelmente emocionado, Lula citou grandes líderes da história brasileira, como Gregório Bezerra, Frei Caneca e Getúlio Vargas. “O que tentaram fazer comigo foi o mesmo que fizeram com eles. Mas o Lula não é só um Lula. Somos milhões de Lulas”, disse o presidente. Em casa, Lula lembrou que esteve em Pernambuco na volta de Arraes ao exílio e não poupou elogios a Eduardo, Armando e Humberto.

“Ajudar a eleger você, Eduardo, é uma questão moral e ética. Meu querido amigo Armando, se Deus quiser, será senador junto com meu caro Humberto. Os senadores daqui, que Pernambuco tem hoje, não respeitaram o povo”, disse Lula. Ainda sobre Armando, o presidente disse que se trata de um “companheiro leal e que é justo tirar os senadores do século passado e colocar os do século 21 para governar junto com Dilma”.

Lula elogiou Dilma, dizendo que a ex-ministra foi escolhida por sua firmeza, energia e caráter. “Eu convivi com muita gente e sei quem tem inteligência. Muito do sucesso deste governo deve-se a esta companheira, de grande competência”, declarou.

Última a falar, Dilma mostrou que está afinada com a confiança que os brasileiros depositam nela. A candidata do PT assumiu o compromisso de dar continuidade à obra de Lula e que era obrigada a fazer muito e cada vez mais por Pernambuco. “Mas não conseguirei levar à frente esta missão sem parceiros como Eduardo Campos, Armando e Humberto”, declarou.


Paulo Viana

Serra diz que governo Lula faz "privatização diferente"

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, rebateu, nesta sexta-feira (23), críticas sobre privatizações feitas no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em entrevista ao grupo RBS em Florianópolis, Serra fez comparações entre a gestão do tucano e o governo do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT).

"O atual governo tem feito um programa de privatização também, diferente do anterior, que é assim, você doa dinheiro para o capital privado para ele fazer, por exemplo, um hidrelétrica, uma ferrovia. O estado dá o dinheiro de graça, e ele faz. O BNDES empresta a uma taxa de juros muito menor do que ele está pagando de juros. O governo federal emite títulos da dívida dele, pega emprestado do país a uma taxa de juros digamos de dez [por cento] e empresta a uma taxa de juros digamos de cinco [por cento]. Aí tem uma diferença que é paga por você, por todos nós", afirmou, citando como exemplos a usina de Belo Monte, a ferrovia Transnordestina e o projeto do Trem-Bala.

O tucano disse que não tem planos de promover privatizações, caso seja eleito, e criticou a forma como o assunto é tratado na campanha. “Pra mim, privatização não é um programa de governo. Privatização você faz ou não faz, segundo a conjuntura. Não tem nos meus planos nenhuma privatização na área federal. Isso é usado às vezes em campanha eleitoral como se fosse um belzebu e o governo Lula foi tão privatizante nesse aspecto como o do Fernando Henrique", acrescentou.

Genéricos e mutirões


Serra voltou a propor a criação de policlínicas de saúde no país. Segundo ele, as unidades poderiam atender 15 mil consultas por mês e realizar 40 mil exames. Também citou programas criados quando ministro da Saúde, como os medicamentos genéricos e os mutirões para a realização de cirurgias eletivas (que não são de emergência) e para a detecção de doenças como o câncer de colo de útero.

O tucano afirmou que o governo parou de “turbinar” iniciativas de sua gestão no ministério. “Parece que coisas que eram associadas a mim, como os genéricos e os mutirões, foram deixadas num segundo plano”, disse.

Máquina pública

Em outros momentos, Serra apontou “falta de capacidade executiva” do governo atual para tocar obras e criticou a situação dos aeroportos. O tucano defendeu o modelo de concessão nesses casos para a iniciativa privada, afirmando que a receita obtida pode ser destinada a investimentos em aeroportos menores.

Ele voltou a atacar o que tem chamado de loteamento da máquina pública. “Você faz um corpo dirigente que não tem nada a ver com o assunto”, disse, criticando partidos têm “curingas” para ocupar cargos em diferentes órgãos.

Vice


Serra foi questionado por um internauta se o deputado Indio da Costa (DEM-RJ) teria competência para governar o país caso o tucano seja eleito e tenha que se afastar do cargo por doença ou por um eventual pedido de impeachment.

O candidato voltou a defender a escolha do vice. “É um homem preparado, corajoso, lúcido. Dos três candidatos a vice, seria o melhor para eventualmente ocupar a Presidência”, afirmou. Em seguida, brincou afirmando que, fora um problema de estômago, tem a saúde perfeita. “Não vai me acontecer nada”, respondeu.

Agenda


Antes da sabatina, Serra participou de um encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), onde recebeu um estudo sobre o desenvolvimento do estado e respondeu a algumas perguntas de empresários. Em seguida, visitou o mercado público de Florianópolis ao lado do senador Raimundo Colombo (DEM), candidato ao governo do estado, e do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

No mercado, a Guarda Municipal deteve um homem suspeito de atirar ovos em direção ao tucano. O chefe de operações da guarda, Carlos Fernandes, disse que seguranças relataram ter visto o homem atirando ovos e pediram ajuda dos policiais para levá-lo à delegacia. O homem, que negou a acusação, acabou sendo liberado. Segundo Fernandes, não foi registrada queixa. O G1 não conseguiu falar com o assessor que estava com Serra no momento.


Fonte: G1

Detentos de Caruaru participam de evento esportivo a partir de segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira, na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, o programa “Jogando pela Liberdade”. Esta segunda edição do evento seguirá até o dia 30, com a participação de 250 detentos.

Serão sete modalidades: Futsal, Voleibol, Dominó, Xadrez, Dama, Sinuca e Tênis de Mesa. Os vencedores receberão medalhas e troféus e a equipe campeã de futsal terá a oportunidade de disputar amistoso com o time da Asces.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

‘As Farc são um problema da Colômbia’, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (23) que o movimento guerrilheiro Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) são um problema que deve ser resolvido pelo governo colombiano. Após o lançamento do programa "Um Computador por Aluno", em Caetés (PE), o presidente lamentou a decisão da Venezuela de romper relações com a Colômbia e disse acreditar na solução do impasse.

"As Farc são um problema da Colômbia e acho que deve ter que ser tratado pela Colômbia. Os problemas da Venezuela devem ser tratados pela Venezuela", disse.

Nesta quinta (22), o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou o rompimento das relações com o país vizinho. Segundo Chávez, o motivo foi o fato de a Colômbia ter solicitado na OEA (Organização dos Estados Americanos), a formação de uma comissão internacional para verificar a suposta presença de guerrilheiros das Farc em território da Venezuela.

As Farc são um problema da Colômbia e acho que deve ter que ser tratado pela Colômbia. Os problemas da Venezuela devem ser tratados pela Venezuela."
Lula
Durante a entrevista nesta sexta, Lula disse ter estranhado o fato de o presidente colombiano, Álvaro Uribe, ter feito a denúncia contra o país vizinho a um organismo internacional pouco mais de um mês antes de deixar o governo. O presidente eleito do país, Juan Manuel dos Santos, que assume o cargo em agosto, havia apresentado esforços de aproximação com Chávez.

Lula disse ainda que se comunicou com os atuais presidentes colombiano e venezuelano para dizer que o comércio e a proximidade entre os dois países deveria facilitar a "programação de construir a paz definitiva". Ele afirmou que vai conversar pessoalmente com Chávez sobre a questão no dia seis de julho. A visita estava agendada antes do incidente. Lula informou ainda que vai à posse do novo presidente colombiano, também em agosto, onde pretende abordar as possibilidades de aproximação do país com a Venezuela.

Críticas a Serra

Lula ainda criticou o candidato à Presidência da República José Serra (PSDB), por relacionar o PT com as Forças Armas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Na segunda-feira, em um evento de campanha em Belo Horizonte (MG), o candidato tucano afirmou que o PT tem relações com as Farc, reafirmando o que já havia dito seu vice, Indio da Costa (DEM-RJ).

."Lamento que um homem que tem o passado que o Serra tem, que muitas vezes foi vítima de mentiras e leviandades, esteja utilizando os mesmos instrumentos dos quais já foi vítima para atacar o PT”, disse Lula em Caetés (PE), após participar do lançamento do programa Um Computador por Aluno.

Lula disse que a acusação de que o PT tem ligações com a guerrilha colombiana são resultado da falta de cionhecimento de história. “Acho uma bobagem. Nem ele [Serra] acredita. Toda vez que uma pessoa fala o que não acredita, não passa sinceridade nos olhos. As pessoas podem não gostar do PT, podem ter divergências com o PT, mas achar que o PT tem ligações com as Farc é demonstrar que não conhece a história", afirmou.

A assessoria do candidato tucano pediu que o G1 enviasse por e-mail um pedido de resposta às declarações de Lula.


Fonte: G1

Pousada da Paixão realiza neste sábado a 9ª Cavalgada de Santa’Ana

Acontece neste sábado, em Fazenda Nova, a 9ª Cavalgada de Santa’Ana, promovida pela Pousada da Paixão. Na programação, que começa nesta manhã, forró pé-de-serra e show com Irah Caldeira.

A cavalo, de jeep ou carroça de burro, os participantes farão o percurso Pousada da Paixão/Fazenda Mandacaru/Pousada, onde haverá churrasco.

Para participantes que não estejam hospedados na Pousada da Paixão, o kit cavalgada será vendido por 50 reais mais 5 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados à população carente da Vila de Fazenda Nova.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira / Paulo Viana

Polícia apreende 28,45 quilos de maconha na rodoviária de Parnamirim

Um homem foi preso ao tentar embarcar na rodoviária de Parnamirim, no Sertão do Estado, com 32 tabletes de maconha prensados, nesta quinta-feira (23). Tiago Lima dos Santos, de 24 anos, é acusado de esconder 28,45 quilos da droga na mala.Ele foi detido no momento em que embarcava na linha interestadual Teresina/PI-Recife/PE, com destino a cidade Caruaru/PE, por volta das 21h. A polícia conseguiu também prender o suposto dono da droga, Antonio Rosalvo da Costa, 41, na residência dele.Tiago Lima era foragido da Penitenciária Agroindustrial de Itamaracá (PAI), desde abril do ano passado, quando quebrou o regime semi-aberto. Já Antonio estava em regime condicional e responde pelo crime de tráfico de drogas. Ele já vinha sendo investigado pela Delegacia de Parnamirim a cerca de um mês pela prática do delito. Segundo a polícia, esta seria a segunda vez que Tiago Lima viajava transportando maconha para Caruaru. Cada tablete seria vendido a R$ 500 reais, totalizando um prejuízo mínimo de R$ 16 mil reais aos traficantes.Após ouvidos pelo Delegado Washington Monteiro,os presos serão recolhidos ao Presídio de Salgueiro, onde ficarão à disposição da justiça.

Fonte: pe360graus.com.br