terça-feira, 2 de outubro de 2018

Humberto e Jarbas mantém liderança na disputa ao Senado, aponta pesquisa Ibope

A pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo, divulgada nesta terça-feira (2), apontou a liderança dos dois candidatos ao Senado na chapa do governador Paulo Câmara (PSB). O senador Humberto Costa (PT), que disputa a reeleição, oscilou de 32% para 33%, empatado com o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), que foi de 31% para 33%

O deputado federal Mendonça Filho (DEM) aparece com 20% e na pesquisa anterior, divulgada no último dia 27, tinha 22%. Silvio Costa (Avante) oscilou de 12% para 11%. Bruno Araújo (PSDB) manteve 9%.

Pastor Jairinho (Rede) continuou com 5% das intenções de voto. Adriana Rocha, também da Rede, oscilou de 3% para 2%. Eugênia Lima (PSOL), Hélio Cabral (PSTU) e Albanise Pires (PSOL) permaneceram com 2%. Lídia Brunes (Pros) e Alex Lima Rola (PCO) seguem com 1%.

Brancos e nulos para a primeira vaga ao Senado oscilaram de 20% para 19%. Os que armaram que votarão brancos e nulos para a segunda vaga se mantiveram em 29%. Trinta por cento não sabem ou não responderam.

O Ibope entrevistou 1.512 eleitores de 67 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número 04128/2018.


Fonte: JC

Banda Musical Novo Século celebrará 118 anos com Concerto em Santa Cruz

Acontecerá na próxima quinta-feira (04) um concerto da Sociedade Musical Novo Século. O evento será em comemoração aos 118 anos da banda musical. A apresentação ocorrerá no coreto da Avenida padre Zuzinha, Centro da cidade a partir das 19h.

A Sociedade musical Novo Século, que resiste ao tempo, foi fundada em 04 de outubro de 1900, quando o município ainda nem existia no papel, sendo apenas uma pequena vila pertencente a cidade de Taquaritinga do Norte. A banda também é conhecida pela formação de músicos talentosos ao longo de sua história.

Paulo Câmara abre 12 pontos de vantagem para Armando Monteiro, em pesquisa Ibope

Na noite desta terça-feira (02) foi divulgada mais uma pesquisa Ibope, que foi encomendada pela TV Globo e pelo “Jornal do Commercio”. Os apontam os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco

Paulo Câmara (PSB): 39%; Armando Monteiro (PTB): 27%; Julio Lossio (Rede): 3%; Maurício Rands (PROS): 3%; Dani Portela (PSOL): 2%; Ana Patrícia Alves (PCO): 1% e Simone Fontana (PSTU): 1%. Brancos/nulos: 15% e Não sabe/não respondeu: 8%.

A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, nesta terça-feira (2), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.

Foram ouvidos 1.512 eleitores nos dias 29 setembro a 1º de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleitor pode conferir título e local de votação na internet

Reprodução / Internet

Na última semana antes da votação do 1º turno das eleições, candidatos se mobilizam para as mas tentativas de angariar apoios e eleitores vão atrás de informações tanto sobre as opções em disputa quanto sobre os procedimentos para a votação.

Uma das principais dúvidas é o local de votação. É possível conferir seção, zona e endereço por diversos canais na internet.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode fazer a consulta. A opção está na página principal. Basta inserir o número do título de eleitor.

Para quem esqueceu o registro do documento, uma alternativa é preencher nome, nome da mãe e data de nascimento. O sistema apresenta número do título, seção, zona, endereço e município.

Para quem quiser usar as redes sociais, também há opções. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs (bots, no jargão técnico em inglês) para auxiliar os eleitores a obter essas informações. Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus).

Mensagens

Para interagir com os programas, o eleitor precisa enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem.

Em seguida, aparecerão diversas opções como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “local de votação”. Para conferir o endereço de onde o eleitor terá de comparecer, basta a pessoa fornecer nome completo e número do título para que o assistente consulte o banco de dados do TSE.

Caso o eleitor tenha esquecido o número do título, é possível recuperá-lo fornecendo algumas informações (como data de nascimento e nome completo da mãe). No Twitter, o robô funciona de forma semelhante. O usuário precisa buscar o perfil do TSE e enviar uma mensagem direta a ele, para que sejam abertas as possibilidades de consulta de informações sobre questões eleitorais e sobre candidatos.

Outras informações

Tanto no site quanto por meio dos assistentes virtuais, também é possível obter outras informações. Na opção “situação eleitoral”, por exemplo, a pessoa confere se está regular e se pode votar normalmente.

Na alternativa “candidatos”, é possível buscar todas as candidaturas, tanto nacionais quanto nos estados. O robô apresenta dados básicos e se a candidatura foi ou não deferida. 

O usuário pode solicitar o programa de governo. O sistema enviará o link para consulta do documento. O programa também dá a opção de ir para o site DivulgaCandContas, onde estão as prestações de contas periódicas dos candidatos.