segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Biblioteca Indústria do Conhecimento realiza palestras voltadas para o empreendedorismo

Desde que foi inaugurada em Santa Cruz do Capibaribe, a Biblioteca Indústria do Conhecimento, é uma das unidades mais visitadas em todo Estado. Não é a toa, que a unidade da Capital das Confecções recebe o maior número de visitantes por mês. Com mais de mil títulos de livros, a Biblioteca conta com um espaço especialmente para os candidatos a empreendedores.
Neste mês de setembro, além deste espaço, uma parceria foi firmada com o SEBRAE, a fim de movimentar ainda mais a indústria do conhecimento. Duas palestras foram ministradas para os empreendedores. Sei controlar o meu dinheiro e Sei Vender, foram os temas escolhidos para as palestras que aconteceram no local. Ambas, proferidas pelos consultores do SEBRAE, Sérgio Emílio e Aluízio Andrade, respectivamente.
De acordo com a Coordenadora da Biblioteca, Eronilda Paiva, o intuito dessas palestras é fazer com que os empreendedores possam sentir a Indústria do Conhecimento como verdadeira parceira do desenvolvimento econômico e cultural de Santa Cruz do Capibaribe.
A Biblioteca Indústria do Conhecimento funciona em frente a Escola Municipal da Palestina, e foi inaugurada na cidade através de uma parceria da Empresa Rota do Mar, CDL e SESI.

Dep. José Augusto Maia Prestigia 2º Encontro de Mulheres da Assembléia de Deus em Santa Cruz do Capibaribe

Nos dias 23 e 24 de Setembro, realizou-se, o 2º Encontro de Mulheres da Assembléia de Deus em Santa Cruz do Capibaribe – PE, com o tema: “Mãos Fortalecidas Para Boa Obra”. O evento aconteceu no Cabana Clube. Um dos objetivos principal do mesmo é o fortalecimento da organização e participação das mulheres na comunidade de Deus em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brasil e no Mundo, com base na valorização da família. Este evento também contou com a cobertura da Rede Brasil de Comunicação 97.9 FM que é coordenada em Santa Cruz do Capibaribe Por Alberes Xavier a RBC uma emissora instituída pela Igreja Assembléia de Deus em Pernambuco.
Este encontro teve a coordenação do Pastor Presidente Ailton José Alves da Igreja Assembléia de Deus em Pernambuco, Gestão local do Pr. Amaro Berto da Silva e das irmãs Judite Alves (coordenadora geral), Célia Santos (coordenadora local). Que contou com as presenças de Pastores de outras cidades e autoridades do município, nas pessoas do vereador Dr. Nanau, Dep. Estadual Edson Vieira e do Dep. Federal do (PTB) José Augusto Maia.

PHS fecha apoio a reeleição de Dr. Edson em Brejo

O Partido Humanista Socialista - PHS - se reuniu em Recife com seus filiados e fechou questão com a reeleição do atual Prefeito Dr. Edson, em Brejo da Madre de Deus. Os filiados ao partido em no município participaram do encontro e receberam todo o apoio do Presidente estadual da legenda, José Belarmino de Sousa. O atual prefeito tem feito uma gestão que agrada a imensa maioria de sua população e com o apoio do PHS chega mais forte para as eleições de 2012 em Brejo da Madre de Deus.

Você é o que você lê



Durante toda essa semana vc vai acompanha a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O evento acontece no Centro de Convenções, em Olinda

Confira abaixo as fotos da Bienal, com a cobertura do repórter Rafael Souza.



Público marcando forte presença na Bienal deste ano



Stands servem para o descanso de quem aporveitou a Bienal



Detran tem stand para orientar sobre o transito



Tia e sobrinho na Bienal pela primeira vez. Tereza Ferreira veio de Tupanatinga e Daniel, de 11 anos, da cidade de Arcoverde



A estudante de Gestão da Informação, Gabriela do Carmo, diz que desde pequena não perde a Bienal



Menores livros do mundo chamam a atenção do público



Obras dos mais variados tipos nos menores tamanhos


Programação especial nesta terça feira em santa cruz do capibaribe -PE

Amanhã, dia 27 de setembro, A Prefeitura, faz sua homenagem a Raimundo Francelino Aragão, tendo em vista que a cidade de Santa Cruz do Capibaribe comemora seu Centenário. Fatos, fotos e artigos sobre a maior personalidade política da história do município de santa cruz do capibaribe. Raimundo Aragão.

Você é o que você lê




Bienal vai de 23/09 a 02/10 no Centro de Convenções


O encontro obrigatório dos pernambucanos com os livros, a cada dois anos, começou. Desde á última sexta-feira (23), a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco vem atraindo uma multidão para o Centro de Convenções, em Olinda. São pessoas que encontram um universo repleto de cultura, leitura, informação e também um pouquinho da Rádio Jornal AM e a Rádio JC/CBN FM. É que as duas rádios estão juntas em um espaço fíxo na Bienal 2011 e o Blog dos Bastidores e ao Blog da Budeganordestina.com acompanha todos os detalhes dessa participação.


O stand da Rádio Jornal e da JC/CBN fica na rua 13 do pavilhão do Centro de Convenções e tem como ideia trazer para quem visite a feira, um retrato das duas rádios, com uma espécie de estúdio que diariamente ficará responsável pela transmissão do Bola Rolando, às 18h, na Rádio Jornal e também do CBN Total, comandado por Aldo Vilela, pela JC/CBN. Será desses estúdios, conectados com o ambiente de leitura e bem pertinho do público, que Pernambuco vai "falar para o mundo" de dentro da Bienal.


E o Blog dos Bastidores e a Budeganordestina.com acompanha passo a passo dessa estadia, já que vai ficar ancorado da Bienal. Durante toda a semana o blog será comandado desse mesmo estúdio, trazendo fotos, vídeos, entrevistas e todas as novidades do evento.O repórter Rafael Souza e estará todas as manhãs com as postagens direto da bienal e também entra com flashs na programação. A equipe de jornalismo das rádios Jornal e JC/CBN também completam a cobertura. Abaixo você confere as fotos do stand das rádios e começa a entrar no clima da Bienal. Boa leitura a todos e fiquem com a gente!



Stand traz um pouco das duas rádios para a Bienal



Espaço permite a transmissão de programas das duas rádios



Apresentadores vão receber convidados durante a Bienal



Dentro do espaço, banners com fotos de pernambucanos sobre a nossa terra chamam a atenção

Belo Jardim respirando política



No ultimo sábado (24), a fazenda do ex-prefeito João Mendonça foi o local escolhido para um grande encontro político da cidade de Belo Jardim. Na ocasião, além do ex-prefeito, estiveram presentes os vereadores Valdemir Cintra, Cristiano Cabeludo, Gilvandro Estrela e Zé Lopes, e diversas lideranças da região como o empresário Moacir Cintra.

O deputado estadual Diogo Moraes atendeu ao convite de João Mendonça e prestigiou o encontro. “Estarei sempre à disposição dos convites de João. Esse evento mostra a força política que ele tem na cidade”, pontuou Moraes.

João Mendonça enfatizou a importância que Diogo tem demonstrado como um conciliador e articulista. “Ele (Diogo) a cada dia que passa se mostra que a sua intenção é ver Belo Jardim cada vez maior e mais desenvolvida”.

Economistas projetam inflação acima do teto da meta pela primeira vez em 2011

A estimativa de analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) para a inflação oficial este ano subiu pela sexta semana seguida. Desta vez, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,46% para 6,52%. Para 2012, a estimativa teve a quarta alta seguida, ao subir de 5,50% para 5,52%.

A estimativa para o IPCA em 2011 supera o teto da meta de inflação de 6,5%. O centro da meta é 4,5%.

A expectativa dos analistas para a taxa básica de juros, a Selic, continua em 11% ao final de 2011 e em 10,75% ao ano, no fim de 2012.

A pesquisa semanal do BC também traz projeções para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que permanece em 5,77%, este ano, e em 5%, em 2012.

A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,01 ponto percentual, para 5,77%, em 2011, e para 5,06%, em 2012. No caso do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a estimativa foi ajustada de 5,77% para 5,79%, este ano, e de 5,04% para 5,15%, em 2012.

A estimativa dos analistas para os preços administrados foi mantida em 5,60%, em 2011 e subiu de 4,55% para 4,57%, no próximo ano. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

Pernambuco recebe Congresso Mundial da Água, até a próxima quinta-feira

Gerenciamento adaptativo da água; recursos hídricos e mudança global; governança e as leis da água; sistemas de conhecimento: esses são os quatro principais temas discutidos no Congresso Mundial da Água (World Water Congress), que tem abertura oficial neste domingo, mas cuja programação técnica vai desta segunda (26) até a quinta-feira (29), em Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco.

É a primeira vez que esse evento, realizado pela Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA, na sigla em inglês), acontece na América do Sul. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE/PE), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também participam da organização.
Pesquisadores e estudiosos de todas as partes do mundo vão discutir, nas sessões plenárias, o desenvolvimento sustentável, a utilização de serviços ambientais, os impactos das mudanças climáticas no uso da água para produção de alimentos, a gestão dos recursos hídricos e a segurança energética, o controle da poluição hídrica, o direito humano à água, as inovações para o gerenciamento adaptativo da água, entre outros assuntos.

Cerca de 800 participantes estão previstos nesta edição do evento, que acontece a cada três anos. "Fazer um bom gerenciamento da água virou uma preocupação global, como mostra essa reunião de técnicos, gestores e pesquisadores vindos de tantas partes do mundo", afirma o secretário executivo de Recursos Hídricos e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Almir Cirilo, no material de divulgação do congresso.

Junto ao Congresso Mundial da Água acontece, simultaneamente, a décima edição do Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Silusba), evento bianual que reúne países lusófonos.

Todas as atividades desta que é a décima quarta edição do Congresso Mundial da Água acontecem no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, Ipojuca, no Grande Recife.

Ministério da Saúde destina R$ 250 milhões a 44 hospitais universitários federais

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estabeleceu recursos financeiros no montante de R$ 250 milhões a serem disponibilizados a 44 hospitais universitários federais. A portaria foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

A medida faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, que dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais pelos ministérios da Saúde, da Educação e da Planejamento.

A descentralização dos recursos está condicionada ao envio ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação dos termos de compromissos firmados entre os hospitais e os gestores estaduais e municipais. O Fundo Nacional de Saúde deverá providenciar a transferência do montante em três parcelas, a partir da competência setembro de 2011.

Os nomes dos municípios contemplados estão disponíveis na página do Diário Oficial da União.