quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fernando e Afrânio fazem debate quente na Vale

O debate promovido pela rádio Vale do Capibaribe onde os vereadores Fernando Aragão (Situação) e Afrânio Marques (Oposição), discutiram vários temas importantes, como a gestão anterior, a legalidade de uma nova presidência de Fernando Aragão na câmara e a possibilidade de novidades na próxima eleição.

Como era de se esperar, os dois travaram um debate interessante, onde com suas personalidades fortes se chocaram em muitos momentos. Afrânio criticou o que chamou de manobra no caso das ouvidas do caso das contas de José Augusto Maia, enquanto Fernando Aragão mostrou que tudo está dentro da legalidade. Outro ponto marcante foi na possibilidade ou não, de Fernando Aragão poder voltar à presidência da câmara. Afrânio voltou a afirmar que em seu entendimento não será possível, mas tanto Fernando Aragão, quanto o radialista Ronaldo Pacas afirmaram que se trataria de uma nova eleição, mas o vereador afirmou que “O grupo político é quem vai decidir”.Sobre a composição para a próxima legislatura, que pode chegar a 17 vagas, Ronaldo Pacas quis sabe dos vereadores qual posicionamento teria hoje. Afrânio disse que precisa analisar mais a questão, enquanto Fernando Aragão assumiu que votaria por 17 vagas, justificando que aumentaria a representatividade da população na câmara.Um debate em alto nível, que mesmo quente não foi desrespeitoso com o ouvinte, deixando claro o que pensa cada um dos vereadores.

Fernando Aragão pode ou não ser presidente de novo

A grande polêmica do momento é a possibilidade do vereador Fernando Aragão ser reeleito presidente que para o grupo de situação, não se trata de reeleição por conta do mandato tampão de Diogo Moraes.
Já para o grupo de oposição afirma que não há possibilidade para Fernando Aragão por conta do artigo 12 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

Artigo 12 do Regimento;

O mandato da Mesa será de dois (02) anos, vedado a reeleição de qualquer de seus membros, para o mesmo cargo no biênio subsequente, da mesma legislatura.

O que você leitor do Opinião entende após ler o artigo 12, o vereador Fernando Aragão pode ou não ser presidente.

Polícia prende quadrilha em Caruaru

Quatro irmãos e um primo foram presos pela Rocam nesta terça-feira (04), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Com a quadrilha, os policiais apreenderam dois revólveres calibre 38, munições e uma balança de precisão.

Os irmãos Iramar, Leandro, Jackson e Jardisson Ribeiro da Silva, 25, 21, 19 e 18 anos, respectivamente, e o primo deles, Naedson Fábio de Lima, 18 anos, foram presos na Vila do Aeroporto.

Leandro já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e Naedson era foragido da Justiça.

Homem é morto a tiros em São Bento do Una

Um homem de 21 anos foi assassinado na cidade de São Bento do Una, Agreste pernambucano. Cícero Félix Souza da Silva foi morto a tiros por dois homens desconhecidos.

A polícia prendeu um jovem de 18 anos suspeito do crime. José Nilton Pinto Teixeira negou a autoria do homicídio.

Hospital Regional do Agreste com novo diretor

O Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, terá novo diretor. Trata-se de José Bezerra, que já dirigiu o HRA. Atualmente ele dirigia o Hospital da Restauração, no Recife.

Homem é preso no aeroporto do Recife acusado de tráfico de drogas

A Polícia Federal prendeu na noite da última terça-feira (4), no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, o técnico em informática Luiz Carlos Binoto Junior, de 26 anos. Com ele, os agentes encontraram 2,3 quilos de cocaína, que seriam levados de São Paulo para a França. Luiz Carlos foi levado para a sede da Polícia Federal, no Recife, onde vai ser autuado por tráfico de drogas.

No ano passado, os agentes federais prenderam 12 pessoas por tráfico internacional de drogas no aeroporto do Recife. Foram apreendidos 29,3 quilos de cocaína, além de 5,6 quilos de crack.

Agricultores sertanejos comemoram bom período de chuvas

A chuva que reapareceu antes do fim do ano tem animado agricultores das regiões semi-áridas. O bom período chuvoso esperado pelo sertanejo é provocado pelo fenômeno La Niña, que é o esfriamento das águas do oceano Pacífico, afetando o comportamento climático do continente americano e de outras regiões do planeta.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco, o fenômeno deve possibilitar pelo menos nos próximos três meses, um volume de chuvas que fique dentro da média ou um pouco acima do normal. Seria uma precipitação ideal para uma boa colheita no semi-árido. “A gente planta, mas a esperança é Deus abençoar para a gente pegar e vender por um preço legal”, conta o agricultor Laércio dos Santos, que começou a plantar milho em dezembro do ano passado.

Um exemplo foi o que ocorreu no município de Floresta, em dezembro de 2010. Foram registrados pouco mais de 200 milímetros no mês, quando a média histórica é de 40 milímetros. Em Afogados da Ingazeira, choveu 85,4 mm, superando a média de janeiro para o mês, que foi de 57,6 milímetros.

Comissão médica aprova milagre de João Paulo II, diz imprensa italiana

A Comissão Médica consultada pelo Vaticano aprovou um milagre atribuído a João Paulo II, de modo que a causa de beatificação do pontífice polonês, falecido em 2005, avança significativamente, indicaram nesta terça-feira (4) meios de comunicação italianos.

Segundo Il Giornale e a agência de notícias religiosas I.media, a comissão liderada pelo médico particular de Bento XVI, Patrizio Polisca, aprovou o milagre apresentado.

Os médicos e teólogos consultados pela Congregação para as Causas dos Santos, reunidos no mais estrito sigilo, estimaram que a cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de Mal de Parkinson, foi "imediata e inexplicável".

A freira francesa, que era enfermeira, curou-se inexplicavelmente após suas orações e pedidos a João Paulo II poucos meses depois de sua morte, em abril de 2005.

A aprovação dos especialistas deverá ser ratificada por uma comissão de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos.

Tratam-se de dois passos importantes para a beatificação de João Paulo II, que, segundo as mesmas fontes, pode ocorrer em 2011.

Muitos milagres foram atribuídos a João Paulo II, vítima das consequências do Mal de Parkinson.

A beatificação é o primeiro passo no caminho para a canonização, que exige a prova de intercessão em dois milagres.

No dia 19 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI aprovou as "virtudes heroicas" do papa polonês Karol Wojtyla - João Paulo II- venerado já em vida.

Com elas, iniciou-se a investigação do "milagre" atribuído, que deve ser examinado por várias comissões.

O processo de beatificação de João Paulo II foi iniciado por Bento XVI dois meses após a morte, no dia 2 de abril de 2005, de seu predecessor, um prazo excepcionalmente curto.

Durante o funeral de João Paulo II na Praça de São Pedro, em Roma, milhares de fiéis gritavam em italiano "Santo Subito", pedindo que João Paulo II fosse proclamado santo imediatamente.

Programação oficial da Festa de Santo Amaro 2011

Depois de alguns ajustes na grade de programação a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, divulga as atrações da tradicional Festa de Santo Amaro que acontecerá de 06 a 15 de janeiro. Este ano com grandes inovações agradando todos os gostos com seis pólos de animação divididos entre:
Família: Realizado no coreto central, unindo as famílias com uma programação composta por grupos de serestas, MPB e atrações culturais.
Principal: Localizado no centro da cidade onde acontecerão os principais shows
Tenda Eletrônica: Localizado em frente ao Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade onde é montada uma tenda com toda estrutura de boate
Religioso: Localizado no São Paroquial com uma programação composta por apresentações culturais, exposições, bingos, quermesses e louvores.
Diversão: Realizado na Praça Antônio Pereira com apresentações culturais e brincadeiras com as crianças.
Forró do Bardhigão: Localizado por trás do Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade, funciona como um arraial em pleno mês de janeiro com apresentações de artistas regionais, violeiros e o autêntico forró pé de serra, comandado pelo radialista Bardhigão.

Programação

Dia 06 – Cesinha (Polo da Família)

Dia 07 – Padre Joselito (Polo da Família)

Dia 08 – Soxoteá (Polo Principal)
Forró da Capim com Mel (Polo Principal)
Bingo da Igreja (Polo Religioso)
Forró na Feira – (Forró do Bardhigão)
Gracia e regional (Forró do Bardhigão)
Saulo (Forró do Bardhigão)

Dia 09 – Forró Taquara (Polo Principal)
Louvor com Jorge da Kairós (Polo Principal)
Peças teatrais, danças, fantoches e brincadeiras (Polo da Diversão)

Dia 11 – Orquestra de violinos do Morro Bom Jesus – Caruaru ( Polo Religioso)

Dia 12 – Bitonho (Polo da Família)
Lançamento do CD Júnior e Tatiana acústico (Polo Religioso)
Peças teatrais, danças, fantoches e brincadeiras (Polo da Diversão)

Dia 13 – Asas da America (Polo Principal)
Exposição dos 150 anos do Distrito de Gravatá do Ibiapina (Poli Religioso)

Dia 14 – MPBaião (Polo Principal)
Vicente Nery e Cheiro de Menina (Polo Principal)
Tenda Eletrônica (Polo Tenda)
Forró na Feira (Forró do Bardhigão)
Socorro e Mazé (Forró do Bardhigão)
Conexão do Arrocha (Forró do Bardhigão)

Dia 15 – DDD de Deus (Polo Principal)
Forró dos Firmas (Polo Principal)
Digão Ferraz e Banda (Polo Principal)
Amigos Sertanejos (Polo Principal)
Tenda Eletrônica (Polo Tenda)
Trio Capibaribe (Forró do Bardhigão)
Skema 5 (Forró do Bardhigão)
Serginho (Forró do Bardhigão)

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

A lenda do santo Fujão – Santo Amaro

Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.
Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao Santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.
O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na ermida do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Queimadas.
O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido para a nova ermida mais uma vez, e esta passou a ser vigiada por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.
Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.

Quem foi Santo Amaro?
Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais de destacou.
Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.
Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidade do Brasil.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing