sexta-feira, 6 de julho de 2012


Tallys Maia afirma que oposição forjou situação de quebra de equipamentos e que já prestou queixa na polícia


Em entrevista concedida a poucos instantes na rádio Polo FM, o coordenador de campanha afirmou que a oposição teria forjado a situação de quebra de equipamentos por parte de membros da situação.

Para Tallys, foi prestado uma queixa ontem, na DEPOL apresentando fotos, vídeos e documentos, onde o mesmo afirmou que a queixa se deu por falso testemunho que foi dado pela oposição e que, segundo ele, não houve quebra dos equipamentos por parte de José Augusto Maia: “De fato chegamos a sala da OAB, não avançamos mais que um metro e não chegamos perto de nenhum equipamento ou documento”.

Para Tallys, diversos candidatos da oposição não teriam conseguido registro o que, segundo ele, fez com que a oposição forjasse as acusações: “Talvez essa chapinha não tenha sido registrada. Para justificar o não registro dessas candidaturas, eles criaram esse fato, dizendo que nós tinhamos rasgado documentos e danificado os equipamentos.

Eles estavam criando um fato, tentando jogar a culpa pra cima da gente. Eles fizeram um falso testemunho de um fato que não aconteceu e querem usar esse fato para obter benefício em outra esfera do judiciário ou seja, da justiça eleitoral”, destacou.

Tallys afirmou que já prestou queixa ao Ministério Público contra a oposição.

Sobre a candidatura de José Augusto


Outro fator que também chamou atenção na entrevista é que a candidatura de seu pai foi inscrita e que também pode ser impugnada no Ministério Público, mas que o grupo já possuia, segundo ele, documentos comprobatórios de que as contas de 2003, 2004, 2006 e 2007 já não tem mais seus efeitos tanto no Tribunal de Contas e nem na Câmara de Vereadores.

“Nós já estamos resguardados com as revisões que nós pedimos e das medidas cautelares . Embora tenham as contas rejeitadas, mas as decisões quem nós temos do Tribunal de Contas faz com que possamos registrar essa candidatura sem nenhum prejuízo. Eu já alerto que o Mininstério Público deve impugnar, porque esse é o papel dele. O papel do Ministério Público é fiscalizar, é impugnar e ele deve impugnar com fundamentação no próprio Tribunal de Contas, mas nós temos os documentos comprobatórios de que as contas de 2003, 2004, 2006 e 2007, elas  não tem seus efeitos nem no Tribunal de Contas do Estado e nem na Câmara de Vereadores”, afirmou Talys.

Ao final da entrevista, Tallys falou sobre a força de seu grupo e que a oposição estaria usando de táticas para tentar desanimar seu grupo político.

A frase:


“É ficha limpa lá e lô. Tanto lá no Tribunal de Contas quanto na Câmara de vereadores. Não existe nenhum registro, existem essas liminares”, referindo-se a José Augusto Maia.

Tallys Maia afirma que oposição não entregou documentos para registro de candidatura no prazo devido e que vai fazer queixa no Ministério Público



Foto: Arquivo pessoal.
Em entrevista concedida ontem, o coordenador da campanha de situação, Tallys Maia, afirmou que a oposição não entregou documentos no prazo devido e que a sala usada pela OAB estava sendo usada como “Escritório Político para preparar documentos de partido político”, afirmou.

Ainda segundo Tallys, ele estava no Forum as 19h e 10 min. e afirmou que até aquela hora não haviam chegado quaisquer documentos que comprovassem o registro de candidatura dos candidatos da oposição: ” A própria legislação permite que seja registrado apenas as 19h do dia de hoje. Chegamos com toda a documentação nossa, assim como a documentação do PV chegou no horário e a da oposição até, quando foi as 19 (horas) e  10 (minutos) não tinham chegado com essa documentação, nem dos candidatos a vereadores e nem dos candidatos a prefeito”, afirmou.

Sobre a sala da OAB, que estaria sendo usada por integrantes do grupo de oposição, Tallys afirmou que a sala é de uso exclusivo de advogados e que ela estaria sendo usada como “Escritório político”, de maneira ilegal: “Detectamos que o pessoal da oposição, ligado a Edson Vieira e o PSDB estavam usando a sala da OAB, que é uma sala de uso exclusivo dos advogados. Estavam utilizando-a como escritório político para preparar documentação de partido político e isso aí, nós não podemos admitir”, frisou o coordenador de campanha.

Sobre essa questão, Tallys também afirmou que, se a OAB autoriza um grupo político a usar as dependencias do Forum, o mesmo deveria autorizar também os demais e que a instituição aqui em Santa Cruz estaria, segundo ele, descredibilizada: “O exercício de convenção é autorizado a utilização de prédios públicos, mas como escritório político, não. Estava sendo utlizada a sala da OAB e se ela (a OAB) autoriza um lado, um partido político a fazer esse tipo de trabalho, deveria autorizar também os outros lados. Nós sabemos que existe uma tendência e é um órgão que está totalmente descredibilizado aqui em Santa Cruz do Capibaribe, fazendo esse tipo de movimento”, afirmou.

Tallys afimou que tirou fotos do momento em que integrantes da oposição ocpavam a sala da OAB e que entraria hoje, no Ministério Público, com uma queixa contra o grupo de oposição: “Tiramos fotografias, registramos. A partir de amanhã (nesta sexta-feira)  já iremos fazer a representação no Ministério Público. É uma ação totalmente incabível e não se pode admitir, de forma nenhuma, esse tipo de ação, esse tipo de posicionamento por parte de um órgão do Poder Judiciário”, afirmou.

Sobre a liminar negada a José Augusto Maia, pelo Juiz Dr. Tito Lívio, Tallys afirmou que isso não afeta em nada o grupo de situação, pois as contas já estariam anuladas em virtude de uma ação, movida por Dimas Dantas, que pediu a anulação das mesmas.

Dimas espera punição contra deputado e demais envolvidos na confusão registrada no Fórum



Dimas Dantas (PP) acompanhado dos vereadores Afrânio Marques (PDT) e Francisco Ricardo (PSDB) na DEPOL.
Em entrevista concedida ontem a noite ao Blog do Ney Lima, na chegada de Luciano Bezerra a Depol para prestar queixa do ocorrido no Fórum, o vereador Dimas Dantas (PP) falou que veio acompanhando Luciano como advogado.

Segundo o vereador, a queixa seria feita diretamente contra José Augusto Maia e outras pessoas ligadas a ele: “Eu acredito que será (a punição) sobre o pré-candidato José Augusto Maia porque foi ele que adentrou da sala e, portanto, se ele encabeça, ele é a liderança máxima do grupo dele, as pessoas ali estavam capitaneadas por ele. Portanto, entendo que, além dele claro, existe outras pessoas que o próprio Luciano deve declinar junto à autoridade policial”.

Sobre a punição esperada para José Augusto Maia, Dimas espera que, de modo a encerrar o processo, o deputado preste serviços comunitários: “Esse termo de ocorrência será enviado lá para o Fórum. Lá será transformado num termo e ai, ele será intimado. Naturalmente, ele deverá pagar algum tipo de prestação de serviço a sociedade. Normalmente, o Ministério Público oferece, a titulo de acabar com o processo, exatamente a prestação de um serviço a comunidade como, por exemplo, prestar serviço numa escola durante uma semana ou o pagamento de cestas básicas”, finalizou.

Acusações, tumulto e empurra-empurra no Fórum de Santa Cruz do Capibaribe



Os servidores do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe tiveram muito trabalho, na noite de ontem (05), para receber as fichas dos registros das candidaturas das coligações eleitorais.

A primeira acusação: Coligação de José Augusto acusou a coligação de Edson Vieira de ter perdido prazo para registro da candidatura



Candidatos, advogados e assessores lotaram as dependências do Cartório Eleitoral


As acusações começaram quando o coordenador da coligação que tem José Augusto Maia como candidato a prefeito, Tallys Maia, acusou a coligação do candidato a prefeito Edson Vieira de ter perdido o prazo para apresentação dos documentos.

As 19h20, Nossa equipe chegou ao local e ouviu a diretora do Cartório Eleitoral, Ariadny Vasconcelos, que afirmou ter recebido documentos em tempo, mas não soube explicar se foram todos os documentos, relatando também que ouve falhas no sistema e que por esse motivo os trabalhos estavam retardados.

Muitos candidatos se aglomeravam na sala enquanto os documentos eram protocolados.

A diretora do Cartório Eleitoral precisou convocar a polícia.

A segunda acusação: Situação acusa oposição de utilizar indevidamente a Sala dos Advogados


Por vota das 19h30m, a equipe do Blog do Ney Lima foi informada de que a sala dos Advogados, nas dependências do Fórum, estaria sendo utilizada de forma indevida pelo grupo de posição.

Na chagada, o editor deste Blog foi impedido de entrar por um assessor do candidato Edson Vieira. A porta foi fechada, mas posteriormente o candidato a vice-prefeito Dimas Dantas solicitou ao assessor que permitisse nossa entrada.


Após ser impedida por assessores, nossa entrada foi permitida por Dimas Dantas

O Blog verificou que candidatos e assessores estavam trabalhando na sala, realizando cópias e digitação de documentos.

Um dos assessores informou que a sala estaria sendo utilizada com a autorização do juiz. Questionado por nossa reportagem sobre onde estaria a autorização, o assessor disse que o uso da sala teria sido autorizada por telefone.


Sala dos advogados sendo utilizada pela Coligação de Edson Vieira (imagem captada antes do tumulto). Foto: Ney Lima

A confusão


Minutos após a saída de nossa reportagem da sala, o candidato José Augusto Maia se dirigiu até o local, acompanhado de candidatos e assessores, e entrou na sala. Nossa equipe voltou à sala.

Em poucos instantes, o candidato Edson Vieira se retirou do local.


Fotos: Ney Lima

O Blog flagrou a troca de insultos e acusações. Ouve empurra-empurra.

Os policiais militares que estavam no Cartório Eleitoral foram chamados até a sala, mas chagaram quando todos já estavam se retirando.







José Augusto deixou a sala e foi acompanhado pelo opositor Luciano Bezerra. Os insultos continuaram até que os membros da situação deixaram totalmente o local.

A terceira acusação: Coligação de Edson acusa José Augusto de ter quebrado equipamentos e destruído documentos



Membros da coligação de Edson Vieira prestando queixa-crime contra a coligação de José Augusto - Foto: Thonny Hill

Após o tumulto, o grupo do deputado Edson Vieira acusou José Augusto de ter quebrado equipamentos e rasgado documentos enquanto entrou na Sala dos Advogados.

Uma queixa foi prestada na delegacia da cidade em nome de Luciano Bezerra. O candidato a vice-prefeito, Dimas Dantas, disse a nossa reportagem que a denúncia foi formulada sobre a acusação de destruição de documentos e quebra de equipamentos.


Fonte de um notebook que teria sido danificada foi levada até a Delegacia - Foto: Thonny Hill


Apurações feitas pelo Blog do Ney Lima


Denúncia de atraso do registro da candidatura de Edson pode não ter fundamento


Sobre as acusações, ouvimos representantes das duas coligações envolvidas e conversamos com a diretora do Cartório Eleitoral, Ariadny Vasconcelos, que disse não entender o motivo de tanta confusão.

Segundo ela, mesmo que um partido político não requeira uma candidatura no prazo previsto, ainda haveria a possibilidade do registro individual em até 48 horas, desde que esee candidato tenha sido homologado em convenção.

O uso da Sala dos Advogados


Sobre o uso da Sala dos Advogados, a diretora do Cartório minimizou  fato dizendo que a sala pode ser utilizada desde que tenha a presença de um advogado, e nesse caso teriam pelo menos dois advogados no local.

O Blog não encontrou equipamentos quebrados


Após o tumulto ocorrido na Sala dos Advogados, fomos novamente à sala e avisamos que iriamos fotografar os supostos equipamentos quebrados. Enquanto nos dirigíamos, percebemos uma pequena correria de assessores.

Ao entrar na sala, flagramos um dos assessores tentando retirar a bateria de um notebook. O assessor tentou se justificar dizendo que o equipamento teria ficado sem a bateria no momento do tumulto, e que iria apenas colocar do jeito que estava para que pudéssemos fotografar.


Fotografamos papéis rasgados que, segundo os assessores, teriam sido destruídos durante o tumulto. Porém não encontramos nenhum equipamento quebrado.




Nota do Editor deste Blog

Esta matéria foi produzida com base nas observações feitas por nossa equipe. A maior parte dos fatos foi acompanhada por mim (Ney Lima) e outra parte pelo jornalista Thonny Hiil, que faz parte da equipe do Blog e acompanhou o registro dos fatos na delegacia.

É importante deixar claro que nenhum componente da equipe do Blog do Ney Lima tem vínculo com partidos políticos.

Somos fiéis ao relato dos fatos e reafirmamos que o nosso compromisso é com os milhares de leitores que acessam o Blog do Ney Lima diariamente.

Santa Cruz fora de foco


As notícias que repercutem na cidade e os acontecimentos na política local me fazem refletir sobre o rumo que está seguindo as eleições em Santa Cruz do Capibaribe, no momento o assunto mais badalado é a candidatura de José Augusto Maia que poderá ter seu registro de candidatura cassado se for considerado ficha suja, vale salientar que o mesmo vem travando uma luta na justiça devido aos 5 anos de contas rejeitadas de um governo que durou 8 anos, porém a unica preocupação de alguns eleitores e de políticos de ambos os lados é, quem vai enfrentar quem?

Estranhamente não vejo discussões sobre os três deputados filhos da terra que vivem bajulando um governador que nada faz por nossa terra a não ser dar migalhas, não vejo discussões sobre a precariedade nos diversos setores do município a exemplo da Saúde Publica quase inexistente ou sobre a Infraestrutura onde temos esgotos estourado em diversos  bairros, ou talvez na Cultura que nada faz pelos artistas da terra, no Esporte que obriga os atletas correrem atrás de patrocínios e apadrinhamento político por falta de incentivo. É lamentável perceber que mesmo sendo ano eleitoral, Santa Cruz ainda não é o foco principal das discussões.

A culpa deve ser direcionada a falta de conscientização política e ao excesso de paixão política partidária que infelizmente existe em nosso município, não devemos lutar por denominações mas sim por uma melhor qualidade de vida, não me importo se o candidato é careca ou cabeludo, velho ou menino, matuto ou advogado, o que me importa é sair do meu trabalho e chegar em minha residência sem precisar passar por dentro de esgosto estourado, é poder levar meu filho ao hospital e ver ele ser atendido a qualquer hora, é transitar pela cidade sem medo de cair em um buraco de alguma rua ou avenida, me importo de verdade com todos os direitos que nós cidadãos deveríamos ter, mas não temos.


As machetes.
-O balanço das greves…
-Trabalhadores dos ônibus obrigados a voltar. A Justiça do Trabalho puxou pra baixo: determinou um aumento de 7%. No acordo anterior defendido pelo sindicato, o aumento seria de 8%. Com esse reajuste um motorista de ônibus passa a ganhar 1.500 reais; um fiscal 970 e um cobrador 690. As empresas aumentaram tambem o valor do tíquete-alimentação, que passa de 140 para 160 reais. Dessa vez a greve dos motoristas teve um componente explosivo a mais: apareceu um grupo de oposição ao presidente Patrício Magalhães, que é presidente do sindicato há absurdos 30 anos. E salutar que apareça oposição a esse exagero, mas é reprovável que a greve seja usada pra fazer campanha. 
-A ameaça de greve da Polícia Civil…
-A ameaça continua mas a polícia deu mais tempo para as negociações. Tem nova Assembléia marcada para o dia 17 e só a partir daí o movimento pode ou não ser radicalizado.  
-E nada acontece com a greve dos Professores das Universidades Federais. Os professores caminham pra dois meses ganhando sem trabalhar. O Ministério da Educação nem enderuce pela volta ao trabalho nem chama pra negociar o aumento. Uma verdadeira zona em quase 60 universidades públicas do Brasil. Alunos peitaram Dilma. A presidente esteve ontem numa solenidade em São Paulo e terminou dando um recadinho para um grupo de estudantes que a chamavam de culpada pelo desmando no ensino publico.
-Dono da Delta será levado a CPI…
-O PT não resistiu a pressão e foi obrigado a convocar o empresário mas ele já disse que vai mas fica calado.
-Pagot vai…
-Talvez na próxima semana a CPI tenha a tão esperada participação do ex-presidente do DINIT. Diferentemente do dono da Delta, Pagot garante que vai falar. Foi ele quem se ofereceu para depor na CPI. A reunião de ontem terminou com mais um desentendimento entre Maurício Quintela, do PT e Álvaro Dias, do PSDB.
-Radialista assassinado…
-Dessa vez foi em Goiás: um comentarista esportivo levou 7 tiros na porta da rádio.
-Frio…
-Onda de frio no Chile já matou 14 pessoas nas últimas semanas.
-E tome chifre…
-A semana começou com a notícia de que Zezé de Camargo foi visto com uma namorada no Camarim. Zilu, a mulher de Zezé, foi ouvida pela imprensa e disse que os dois tem um casamento aberto: cada um faz o que cada um acha que deve fazer. E agora a semana está terminando com essa manchete. Zilu, esposa de Zezé de Camargo, é flagrada com garotão nos Estados Unidos.
-O valor do salário mínimo…
-Se o salário mínimo do Brasil fosse decente, como o determinado por Getúlio Vargas na constituição, seria hoje de 2 mil 214 reais.
-O pode tudo de Lula…
-Justiça determina suspenção do passaporte especial do filho do ex-presidente. 
-Idoso internado com sintomas do mau da vaca louca apresenta estado de saúde estável…
-O homem de 70 anos deu entrada no hospital no dia 18 de abril e o caso está sendo monitorado pela secretária Estadual de Saúde. Ele permanece na UTI e respira com a ajuda de aparelhos. A doença degenerativa do sistema nervoso tem como sintomas a demência, confusão mental e perda de coordenação motora. Não existe a transmissão entre seres humanos e em 85% dos casos a forma é classificada como esporádica. Marcelo Dantas, diretor médico do Hospital D’Ávila explica como a doença foi identificada.
-Acolhida solene da imagem é o destaque do segundo dia da festa de Nossa Senhora do Carmo…
-A programação religiosa teve início ontem com a missa campal e o hasteamento da bandeira. Hoje vão ser celebradas missas durante todo o dia e, ao meio dia, tem a benção do escapulário. Às seis da noite começa a recitação do terço, ato que antecede a acolhida solene da imagem da padroeira do Recife. O pregador de hoje é Dom Manoel dos Reis Farias, bispo diocesano de Petrolina.
-Sistema Tapacurá será desativado por 5 dias consecutivos a partir de terça-feira…
-A parada é motivada pela instalação de 320 metros da nova adutora em São Lourenço, voltada para a Arena Pernambuco. Neste período, bairros do Recife, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço terão esquema especial de abastecimento ou falta de água. A Compesa irá detalhar logo mais, às 10 horas, o esquema especial de abastecimento de água já que cerca de 800 mil pessoas serão atingidas.
-Violência…
-Morador de rua esfaqueado no bairro de São José.
-Brasil perde para a Polônia e é eliminado da Liga Mundial de Vôlei…
-Essa foi a quarta derrota para os poloneses esse ano. A derrota por 3 sets a 2 deixou a seleção masculina com apenas um ponto no grupo F.
-Fifa anuncia novas medidas para partidas oficiais…
-A Fifa aprovou o uso da tecnologia na linha do gol em alguns torneios como o Mundial de Clubes, a Copa das Confederações e do Mundo. Outra decisão foi a de liberar o uso do véu islâmico durante as partidas.
-Internacional perto de anunciar jogador uruguaio…
-Diego Forlán, craque da Copa do Mundo da África, deve reiscindir o contrato com a Inter de Milão e representantes do Internacional já iniciaram as conversas com ele.
-Palmeiras vence e fica mais perto do título da Copa do Brasil…
-A vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba deixa o time paulista em vantagem para o segundo jogo, quarta, em Curitiba. O Palmeiras pode até perder por um gol de diferença.
-Náutico tem desfalques certos para encarar o Atlético Goianiense…
-O volante Derley não entra em campo amanhã e o goleiro Gideão ficou no Recife para resolver a situação com o clube. Araújo e Kieza também são dúvidas para o jogo de amanhã.
-Diretoria do Sport deve anunciar novas contratações…
-O meia Elias, do Atlético Goianiense, o atacante Gilberto, do Internacional, e o argentino Ariel estão sendo especulados na Ilha do Retiro.
-Fabrício Ceará não pode entrar em campo contra o Salgueiro…
-O atacante do Santa Cruz tem vínculos contratuais com o adversário e não joga. Zé Teodoro testa jogadores para o lugar dele, possivelmente será Flávio Recife.
-Justiça manda cassar passaporte diplomático em nome do filho do ex-presidente Lula…