terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dia do Escrivão de Polícia é celebrado em 5 de Novembro

Hoje, é celebrado o Dia do Escrivão de Polícia, profissional responsável por dar cumprimento às formalidades processuais da Polícia Judiciária. É o escrivão de polícia quem lavra os autos, termos, mandados, portarias, ordens de serviço e demais atos de ofício. A principal atribuição desse profissional é dar cumprimento aos despachos da Autoridade Policial.

Atualmente, Pernambuco conta com um corpo profissional de aproximadamente 800 escrivães ativos. Para o presidente da Associação dos Policiais Civis de Pernambuco (ASPOL/PE), o escrivão de polícia Diego de Almeida Soares, o papel do profissional é de suma importância para o completo desempenho da Polícia Judiciária.

Dia do Escrivão de Polícia é celebrado em 5 de Novembro
Mais sobre a profissão – O cargo de Escrivão de Polícia tem atribuição cartorária, ou seja, ele age excepcionalmente em operações policiais e compõe equipes que agem em parceria com Investigadores e Delegados. Em geral, além de suas atribuições cartorárias, esse profissional está apto a desempenhar todos os trabalhos que cabem às demais carreiras policiais.

Para seguir a carreira de escrivão de polícia, é necessário prestar concurso público. Na maioria das Polícias Judiciárias brasileiras, o candidato deve se submeter à prova de conhecimentos em língua portuguesa, redação, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito administrativo, direitos humanos e informática.

Fábrica da Corpo Colado tem todo o pagamento dos funcionários levado por bandidos

Na manhã desta terça-feira (05), a fábrica de roupas íntimas Corpo Colado foi assaltada por bandidos.

O crime aconteceu por volta das 10h30, na Avenida Bela Vista, próximo a Avenida Pedro Paulo da Rocha, que dá acesso ao Bairro São Miguel.

De acordo com as vítimas, dois assaltantes chegaram em uma moto (modelo Honda CG Fan, de cor preta e placa não anotada) e anunciaram o assalto, levando os aparelhos celulares das vítimas e todo o dinheiro que seria usado para fazer o pagamento dos funcionários.

Os bandidos fugiram e as vítimas descreveram que eles usavam capacete, sendo um de cor preta e outro de cor rosa.

A polícia trabalha com a hipótese de crime premeditado e já está fazendo buscas aos criminosos.

A quantia levada pelos criminosos não foi informada.

Ronaldo Pacas concede entrevista ao Blog Merece Destaque


A eleição e as ajudas financeiras 

“A minha eleição foi muito difícil. Até porque muitos achavam que por causa do trabalho social que sempre desenvolvi seria fácil. O já ganhou foi meu maior inimigo, muitos achavam que eu teria muitos votos e por isso não votaram em mim. Além dos poucos recursos financeiros, pois de ajuda do PSDC eu não tive nenhuma. Todo meu material de campanha foi 8 cavaletes e 5 bandeiras. Toda ajuda financeira que entrou em minha conta de campanha foi trinta e oito reais. A ajuda de material gráfico quem deu foi Tão Figuerôa (30 mil santinhos), Edson Vieira (5 mil santinhos) e Diogo Moraes que deu uma ajuda mais substancial de 140 mil santinhos. Mecinho também me deu 2 placas de 2×2 m. Enfim essas foram as ajudas que tive em toda minha campanha”.

A posse e a realidade 

“Fiquei muito feliz e até realizado quando tomei posse. Más logo percebi que as pessoas enxergam você diferente. Muita gente vem pedir favores, como que fosse nossa obrigação doar todo nosso salário. E não é assim. O trabalho do vereador é lutar junto aos poderes públicos por uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Eu tenho fiscalizado as obras da prefeitura, tenho cobrado de CELPE, COMPESA, melhorias nos serviços. Não é porque sou da situação que vou deixar de cobrar. Ainda estou constrangido com aqueles que pensam que um vereador tem que dar o dinheiro e tem que ajudar em tudo. Eu tenho ajudado algumas pessoas na área da saúde, com amigos médicos que eu tenho lá fora. Agora tirar do meu bolso está difícil. Isso não acontece só comigo. Outros companheiros tem passado por isso. Pior ainda para quem está na situação, pois as pessoas pensam que a gente consegue tudo com o prefeito”.

Pedidos de emprego 

“Mais de 300 currículos chegaram em minhas mãos. Acredito que arrumei emprego para umas cinco pessoas. Indiquei para cargos mais simples. Nada para primeiro nem segundo escalão”.

Prestígio com o prefeito e secretários 

“Acredito por ser o primeiro ano de mandato eu pedi muito, fiz muitos requerimentos. Pedimos muito e o atendimento foi pouco. Muito pouco mesmo. Não vou falar que não tive prestígio, pois entendo que a situação da prefeitura não estava boa. Vou fazer um balanço no final do ano de todas as ações e pedidos que fiz. Vou relacionar o que pedi e no que fui atendido. Em calçamento de ruas mesmo só fui atendido em uma, pedi mais de trinta. A única coisa que fui atendido plenamente foi quanto aos nomes de ruas”.

As votações na Câmara de Vereadores

“Nós votamos na Câmara sem pressão nenhuma. Eu nunca participei de reunião para votar qualquer matéria com pedido do prefeito para que fosse aprovada ou desaprovada. Os meus votos foram conscientes. Na votação das contas de Zé Augusto eu votei contra o parecer do TCE, por causa de uma série de notas fiscais que eu achei suspeita. Na questão de votos eu votei com minha plena consciência”.

O caso da KMC Locadora

“Eu fui pessoalmente lá em Itapetim e eu vi um escritório funcionando. Fui na casa do prefeito e lá foram mostrados documentos que comprovavam que a firma existe. A meu ver estava tudo normal. Agora como foram efetuados os pagamentos aqui e essa coisa toda eu não posso garantir qual será o posicionamento das pessoas. Está na justiça. Foi feito o requerimento pelo pessoal da oposição. Quanto a CPI todos concordaram com o requerimento e o presidente não instalou ainda, inclusive tem um pedido na justiça para que a CPI seja instalada. Eu sou favorável às CPIs, com certeza. Tanto a CPI da KMC quanto a dos teclados. Eu apoio e se for escalado para alguma vou fazer o meu papel que é defender o povo”.

Sobre a Associação dos Diabéticos 

“Não consegui resolver aquele problema da insulina Lantus. O secretário disse que tem uma lei federal que proíbe essa doação pelo município. Estou, junto com alguns amigos, pleiteando a criação de uma associação para que através dela seja feita a doação desse remédio, que é muito caro, e tem pessoas aqui que precisam de quatro caixas do mesmo no mês”.

A briga de Deomedes e Zé Minhoca

“Deomedes estudou, ele tem uma certa instrução e se doeu com o que o vereador Zé Minhoca falou. E com razão. O que houve foi um bate-boca mais acirrado. Zé Minhoca já tinha sido advertido anteriormente. Achei acertada a atitude do presidente Júnior Gomes. Só achei que ele deveria ter tomado a atitude na hora. Tinha parado a reunião por dez minutos e comunicado na hora a sua decisão”.

Sobre o vereador Fernando Aragão

´´Admiro o vereador Fernando, sei de sua trajetória. Tanto admiro que acho que o candidato a estadual do grupo adversário seria ele. Ele é coerente, tem uma história ligada a Miguel Arraes e acho que ele representaria melhor o grupo“.

A fidelidade ao partido

“Meu pensamento é que esse negócio de pular de um partido para outro não é certo. Principalmente quem vem do outro partido e quer ocupar os melhores cargos. Outro dia Melqui fez um comentário nesse sentido, que eu endossei, e não fomos bem entendidos. As pessoas querem chegar mandando e não é bem assim”.

O discurso de Pipoca chamando a oposição “sem ação” 

“Eu não diria o que ele disse de maneira nenhuma. Eu vejo a oposição com muita ação. O prefeito está agindo com muita competência. Ele resolve os problemas e mesmo com essa oposição atuante ele consegue contornar e está vencendo essas etapas. Eu jamais afirmaria uma coisa dessa. A oposição é atuante por demais. Algumas palavras se perdem ao vento, más eles são fiscalizadores”.

A importância das mídias sociais 

“Eu apoio e o que eu puder fazer para incentivar eu farei. Procuro aprender. A Câmara forneceu um Tablet para todos os vereadores. Vamos aprender a lidar com esse instrumento. Os blogs são muito importantes e Melqui Lima que está aqui do meu lado foi um dos pioneiros. As notícias são dadas na hora. Os blogs vão atrás da notícia e colocam as imagens na hora. O rádio também dá a notícia na hora. Trabalham com o imediatismo da notícia. Leio todos os blogs. Cada um com sua opinião. Tudo isso é muito importante”.


Sobre o governo Edson Vieira

“Partindo do princípio do que foi prometido ele está agradando. O prefeito e a equipe está trabalhando. Falta ainda muita coisa para o governo entrar no eixo. Ainda tem pessoas atrapalhando. São pessoas que atrapalharam o governo de Zé e o governo de Toinho. Eu digo que são os escorpiões. Tem pessoas concursadas que não aceitam as mudanças e agem de maneira errada. Edson precisa ter mais pulso quanto a isso e colocar essas pessoas nos devidos lugares”.

Sobre o voto para estadual e para federal 

“Para estadual eu voto em Diogo Moraes. Não só porque ele me ajudou na campanha com os panfletos. Más também porque conversamos e aparamos várias arestas. Para federal eu voto em Mendonça Filho. Eu e minha família. Se ele aceitar a minha estratégia de trabalho posso até fazer a campanha dele aqui, más isso nós ainda iremos conversar”.

Sobre Júnior Gomes 

“Eu considero Júnior Gomes um bom presidente. Ele ouve a todos. Está fazendo um bom trabalho. Se a reeleição para presidente for aprovada eu votarei nele de novo”.

Qual o maior desafio 

“Primeiro foi chegar à Câmara. O importante é vencer os pequenos desafios que vão surgindo. Ano que vem teremos um grande desafio que é a eleição em vários níveis. Eu vou votar em candidatos que talvez não sejam os do grupo. Espero que não haja retaliações. E também trabalho para poder ampliar minha votação para a minha reeleição. Espero que o que eu fiz e o que pleiteei seja sempre lembrado e meu nome fique gravado também na história de nossa cidade. Eu não sonho com voos mais altos. A idade pesa. Eu não tenho maiores pretensões. Vereador está bom prá mim. Espero renovar meu mandato”.

Informações da Assessoria

MORADORES DA VILA CANAÃ FECHA A BR 104 POR FALTA DE ENERGIA

Cansados com os desmandos e com o abandono dos governantes, os moradores da Vila Canaã se revoltaram na noite de hoje dia 04/11 depois de ficar mais de 24 horas sem energia elétrica e sem expectativa da chegada da mesma, os moradores foram para a BR 104 próximo a ponte que divide Toritama/Caruaru e atearam fogo em pneus. A polícia Militar agiu rápido e conteve os manifestantes que liberaram a BR rapidamente. Os poucos minutos de interdição da BR foi suficiente para forma um grande congestionamento nas duas mãos. Depois do protesto a energia foi restabelecida na comunidade, mais a revolta dos moradores continua, pois além da falta de energia, falta tudo por lá. Foi incendiado também uma carcaça de um carro na beira da BR 104. 

Do Folha da Cidade

Prefeitura de Riacho das Almas recebe ônibus adaptado para deficientes




Ônibus obtido através do FNDE pelo programa Caminhos da Escola será utilizado pela Secretaria de Educação por alunos portadores de necessidades especiais no município

A Prefeitura de Riacho das Almas obteve, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do programa do Governo Federal Caminhos da Escola, um ônibus totalmente adaptado para cadeirantes. O veículo é equipado com uma cadeira de rodas e um elevador que permite o transporte de forma confortável e segura de pessoas com limitações de locomoção, e que dependem de cadeiras de rodas.

O veículo chegou ao município na última semana, e deve servir aos alunos da rede municipal de ensino. O local por onde o ônibus irá circular no município ainda está sendo definido. Este é o décimo primeiro ônibus obtido pela Secretaria de Educação para o transporte dos estudantes de todo o município. “A obtenção deste novo ônibus vai melhorar bastante a rotina escolar, e era uma necessidade do município. Já estamos em busca de mais veículos para melhorar a qualidade do transporte escolar oferecido aos nossos alunos”, adiantou a secretária de educação Arijane Monteiro.

Ao todo, a rede municipal de ensino de Riacho das Almas tem 4.043 alunos, que estudam nas 24 escolas públicas espalhadas pelo município.

Educandário Antônio Burgos desenvolve ações de cidadania


Na última sexta-feira (30), alunos do Educandário Antônio Burgos estiveram promovendo ações de cidadania voltadas para a educação no trânsito e conscientização a respeito da limpeza urbana.

Idealizadas pelo professor Marivaldo de Brito, as ações, visam conscientizar a sociedade para a importância de se obedecer as leis de trânsito e assim diminuir a quantidade de acidentes decorridos em consequência de imprudência.


Foram exibidos cartazes e distribuídos panfletos educativos tanto para a questão do trânsito, quanto contra jogar lixo em vias públicas. Os estudantes também recolheram o lixo que estava jogado na via.
Os alunos também participaram de palestra sobre respeito no trânsito, realizada pelo vereador e policial rodoviário federal, Zé Minhoca.

Tráfico de drogas

Seu madruga e Bob são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma

Foto: Luciano Lopes
A polícia prendeu ontem (04), no bairro Rio Verde, Emanuel Henrique (Madruga) e Fagner Henrique (Bob). Os dois estavam sendo investigados pela polícia que os encontrou em atitude suspeita.

Ao chegar à residência dos mesmos, os policiais encontraram 27 pedras de crack no banheiro e um revolver calibre 38 que havia sido jogado no quintal do vizinho.

Bob já foi acusado de um homicídio na cidade de Caraúbas-PB quando era menor de idade e foi preso por receptação de objetos roubados. Seu Madruga já foi preso por tráfico de drogas.

Ainda de acordo com a polícia, um deles confessou que havia planejado um homicídio e não conseguiu realizar.

Os dois serão autuados em flagrante por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Casos de estupros cresceram 18% no país, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública

O número de estupros no Brasil subiu 18,17% em 2012, na comparação com o ano anterior, aponta o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em todo o país, foram registrados 50,6 mil casos, o correspondente a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, a taxa era de 22,1.

Os estados com as maiores taxas de estupro para cada 100 mil habitantes foram Roraima, Rondônia e Santa Catarina. As menores taxas, por sua vez, ocorreram na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais. O relatório completo será divulgado amanhã (5), em São Paulo.

Segundo dados do documento, o total de estupros (50,6 mil casos) superou o de homicídios dolosos (com intenção de matar) no país. Foram registradas 47,1 mil mortes por homicídio doloso em 2012, subindo de 22,5 mortes por grupo de 100 mil habitantes em 2011, para 24,3 no ano passado, uma alta de 7,8%.

Alagoas continua liderando o ranking de homicídios dolosos com 58,2 mortes por grupo de 100 mil habitantes, mas houve redução da taxa. Em relação a 2011, o índice recuou 21,9%, ou seja, passou de 2,3 mil mortes em 2011, para 1,8 mil mortes em 2012. No grupo de estados com as menores taxas de morte por grupo de 100 mil habitantes estão Amapá (9,9), Santa Catarina (11,3), São Paulo (11,5), Roraima (13,2), Mato Grosso do Sul (14,9), Piauí (15,2) e Rio Grande do Sul (18,4).

A população carcerária cresceu 9,39%. Em 2011, havia 471,25 mil presos no país, número que saltou para 515,5 mil em 2012. Já as vagas nos presídios cresceram menos – eram 295,43 mil em 2011 e passaram a 303,7 mil no ano passado, aumento de 2,82%.

Em média, o Brasil tem 1,7 detento por vaga. Boa parte desses presos (38%) são provisórios, com casos ainda não julgados. Em sete estados, mais de 50% da população carcerária ainda aguardam julgamento: Mato Grosso (53,6%), Maranhão (55,1%), Minas Gerais (58,1%), Sergipe (62,5%), Pernambuco (62,6%), Amazonas (62,7%) e Piauí (65,7%).

O gasto total com segurança pública totalizou R$ 61,1 bilhões no ano passado, um incremento de 15,83% em relação ao ano anterior. Investimentos em inteligência e informação alcançaram R$ 880 milhões, ante R$ 17,5 bilhões em policiamento e R$ 2,6 bilhões em defesa civil. São Paulo foi o estado que destinou mais recursos ao setor: R$ 14,37 bilhões, dos quais R$ 5,73 bilhões foram usados apenas com o pagamento de aposentadorias.

Adolescente é denunciado pela companheira por tentativa de homicídio


Imagem meramente ilustrativa

Um adolescente, de idade e endereço não informados, foi apreendido por suspeita de tentativa de homicídio contra a companheira em Santa Cruz.

A companheira relatou que o menor estava ameaçando ela e a família caso houvesse a separação. Ontem (04) trancou a mesma em casa e começou agredi-la.

A polícia foi até o local e conseguiu deter junto com o adolescente, uma espingarda de fabricação caseira e um facão.

De acordo com a polícia, o menor é usuário de drogas e muito perigoso.

Baiano Fotógrafo tem residência assaltada




Segundo Baiano, dois jovens chegaram a sua casa pedindo um copo de agua e em seguida anunciaram o assalto.

Os ladrões levaram um aparelho celular, 75 reais e um relógio. De acordo com Baiano Fotógrafo, os assaltantes falaram que queriam 10 mil reais, valor que não havia na residência.

Na casa da vítima estavam sua esposa, duas irmãs e a filha de dez anos de idade.

EM BREJO

Aconteceu na manhã de domingo (03), a 2ª Corrida de Pedestres / Superação em Brejo da Madre de Deus. A concentração aconteceu no Pátio de Eventos no centro da cidade, o percurso de 7km passou pela Vila Balança, seguiu pelo sítio Jaracatiá, retornando pela PE-145 com a chegada também no pátio de eventos.

Maratonistas de várias cidades e de Brejo sede participaram do evento, que também contou com a presença de alguns idosos, como o senhor José João da Silva de 59 anos, morador de Cupira e que no final da corrida ainda esbanjava muita energia.

O vencedor foi Genivaldo de Souza Silva de Lagoa dos Gatos.
Veja fotos da 2ª Corrida de Pedestres / Superação:

 O vencedor Genivaldo de Souza Silva de Lagoa dos Gatos
 José João da Silva de 59 anos com todo gás após o término da competição