terça-feira, 22 de julho de 2014

Aves arribaçã chegam ao Cariri para postura, mas ficam na mira dos caçadores

Milhares de aves arribaçã - Zenaida auriculata noronha, também conhecida como avoante, avoete, arribação e pomba-de-bando, chegaram à região do Cariri paraibano para a postura anual. Elas estão espalhadas por várias cidades da região, tais como Sumé, Amparo, Congo, Monteiro e outras, onde lamentavelmente acabam sendo alvos fáceis dos caçadores locais e de outras regiões. A quantidade de aves chega a assustar, conforme constatou no início da semana, o Cariri Ligado.

Agentes do Ibama chegam a realizar fiscalizações nas áreas com maior índice de aglomeração das aves, porém, devido ao pequeno contingente, realiza poucas apreensões. Os caçadores, por sua vez, fazem a festa.

De acordo com o Ibama, já existe um Plano de Manejo, proposto pelo Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação das Aves Silvestres (Cemave) para esta subespécie. O desafio agora é fazer o uso sustentável da arribaçã. O fato é que há exploração desde o momento em que as arribaçãs (avoetes) se instalam em colônias para reprodução (pombeiros). Sempre alguém busca caçar os espécimes, seja para o consumo próprio, seja para alimentar o comércio ilegal, tanto em nível local quanto regional e até interestadual.

Moto roubada é encontrada no Centro da Capital da Moda


A Polícia Militar recuperou mais uma moto que havia sido tomada de assalto no município de Santa Cruz do Capibaribe.

A moto se tratava de uma Honda Biz ano 2013, cor preta e placa PGD-5608. O veículo se encontrava abandonado nas proximidades do Mercado de farinha no Centro da cidade.

O efetivo conduziu a moto para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe. Participaram da ocorrência o Cabo Josué e SD Lima.

PREFEITURA TRABALHA NA REQUALIFICAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DE IATI

O próximo dia 2 de agosto marcará o encerramento do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que os municípios brasileiros deem destinação adequada ao lixo produzido em seus territórios.

Em Iati, município Governado pelo Padre Jorge, a Prefeitura vem trabalhando para requalificar o seu Aterro Sanitário, que depois de ser abandonado pela gestão anterior, se tornou um lixão. “Estamos trabalhando e correndo contra o tempo para se adequar a legislação ambiental. Já concluímos o projeto e vamos dar inicio aos serviços para que possamos devolver a condição de Aterro Sanitário àquele espaço”, pontua o secretário de Meio Ambiente de Iati, José Barros.
O Governo de Iati vai investir cerca de R$ 450 mil reais nesta etapa do Projeto. Os recursos são oriundos do FEM 2. “Com essa ação o Município poderá voltar a receber o ICMS Socioambiental, que perdemos desde 2012”, chama a atenção o secretário José Barros, que também destaca: “estamos em conversação com a Prefeitura de Águas Belas para que aquele município possa se consorciar conosco e venha depositar o seu lixo no Aterro de Iati. Com isso dividiremos os custos da manutenção e reduziremos pela metade os gastos da Prefeitura com aquele equipamento, o que possibilitará uma melhor gestão do Aterro. Vale registrar que desde a sua construção pelo Estado, o Aterro Sanitário de Iati tem uma característica regional, com a possibilidade legal de receber os resíduos sólidos de outros Municípios”, finalizou o secretário José Barros.

É importante registrar que a Lei n° 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que as prefeituras poderão ter de responder por crime ambiental e os seus gestores enfrentar ações de improbidade administrativa, inclusive com implicações de perda de mandato se os resíduos não tiverem a destinação adequada. A Confederação Nacional dos Municípios (CMN) vem pleiteando a prorrogação por um ano das normas previstas na Lei 12.305/2010

Mulher é arrastada para matagal e estuprada às margens da BR 230 na cidade de Sousa; Policiais prenderam o acusado em flagrante

Acusado foi preso em flagrante pelos policiais militares (Foto: Diário do Sertão)

Um crime de estupro aconteceu por volta das 22:20h da última segunda-feira (21) às margens da BR 230 próximo ao Bar de Luzinete em Sousa. O acusado Damião Ferreira da Silva, de 18 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Uma jovem tinha acabado de sair de casa e seguia a pé às margens da BR 230 com destino ao Posto Chabocão, quando foi agarrada pelo criminoso que a levou para um matagael e praticou o estupro.

De acordo com informações dos policiais, moradores ligaram para o número de emergência 190 informando que uma mulher estava sendo espancada. Uma viatura foi até o local e escutou gritos da mulher vindo do matagal.

Os policiais militares cercaram o local e flagraram o acusado mantendo relações sexuais com a doméstica que a todo o momento gritava, pedindo ajuda.

O acusado foi encaminhado até a delegacia de Polícia Civil de Sousa onde ficou a disposição do delegado plantonista.

Inscrições para o segundo semestre do Programa Bolsa Universitária iniciaram nesta segunda

Foto: Divulgação.

Os estudantes universitários interessados em ingressar no Programa Bolsa Universitária terão até o dia 31 de julho para se inscrever e integrar o benefício.

As inscrições poderão ser realizadas, das 8h às 13h, nos seguintes locais:

- Secretaria de Educação, Avenida 29 de Dezembro nº79, Centro;
- Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, Avenida José Francisco de Queiroz nº 480, bairro Nova Santa Cruz;
- Secretaria Executiva de Articulação Política, Avenida Padre Zuzinha nº178, Centro;
- Casa das Juventudes, Rua São Paulo nº711, Santa Tereza.

Segue o edital com as informações do Bolsa Universitária: EDITAL DA BOLSA UNIVERSITÁRIA

Informações da Assessoria.

WhatsApp: Ouvinte faz reclamação sobre cães abandonados no Alto do Moura

A ouvinte Luciana Silva, moradora do Loteamento Mestre Vitalino I, no Alto do Moura, fez reclamações através do WhatsApp da Central de Jornalismo Liberdade sobre cães abandonados na localidade.
É grande a quantidade de cães abandonados (Foto: Luciana Silva / WhatsApp)

Segundo ela, a quantidade de animais é grande. Eles perturbam os moradores o dia todo e alguns deles chegaram a atacar gatos de moradores. Existe a preocupação também desses animais atacarem e transmitirem raiva.

WhatsApp da Central de Jornalismo Liberdade: (81) 8214-7247.
Transmissão de doenças preocupa moradores (Foto: Luciana Silva / WhatsApp)

Escritor Ariano Suassuna sofre AVC hemorrágico e é operado no Recife

O escritor, dramaturgo e poeta paraibanoAriano Suassuna, de 87 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico, na noite desta segunda-feira (21), no Recife. Ele foi internado por volta das 20h, em função de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.
Suassuna está internado no Hospital Português. Após a cirurgia, que durou aproximadamente uma hora, ele foi transferido para a UTI neurológica, onde está se recuperando. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o quadro dele é considerado estável pelos médicos.
No ano passado, Ariano Suassuna foi internado duas vezes. Em 21 de agosto, o autor sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. Inicialmente, ele foi encaminhado à unidade coronária, e, depois, transferido para um apartamento do hospital. Após seis dias, recebeu alta, com recomendação de muito repouso em casa e nenhuma visita.
Dias depois, Suassuna foi levado ao hospital novamente. Dessa vez, foi detectado um aneurisma cerebral. Após passar por um procedimento chamado arteriografia, capaz de tratar o aneurisma, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi levado para um apartamento do hospital, de onde saiu definitivamente após seis dias de internação, no dia 4 de setembro.

Autor de "O auto da compadecida", entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o PRÊMIO Nicolau Carlos Magno em 1948.
Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. "O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deu origem à minissérie "A pedra do reino", com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.

Suspeitos morrem em tentativa de assalto a policial militar na Paraíba

Uma tentativa de assalto na residência de um policial deixou cinco assaltantes mortos, após uma troca de tiros com a polícia, na tarde desta segunda-feira (21) em Lagoa Seca, no Agreste paraibano. Durante a troca de tiros, o policial e duas mulheres também foram atingidos. Todos os feridos foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
Segundo as informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por volta das 12h, o policial militar dormia dentro de sua casa, no sítio Lagoa de Baixo, quando quatro assaltantes invadiram o local. O quinto homem ficou do lado de fora, dando cobertura durante o crime.
A mãe, a companheira e a irmã do policial assistiam televisão no momento da invasão. O grupo revirou os cômodos da casa para roubar dinheiro e objetos, quando o policial saiu do quarto reagindo ao assalto. Os criminosos revidaram e começou um tiroteio. O policial, a mãe e a irmã foram atingidos. Os cinco suspeitos fugiram e foram perseguidos por outros policiais militares após o Ciop ter sido acionado.
Ainda de acordo com a PM, na perseguição houve nova troca de tiros. Todos os cinco assaltantes foram baleados e levados para o Hospital de Trauma de Campina Grande. Três morreram antes de receber atendimento e dois morreram após dar entrada na unidade, segundo a assessoria de comunicação do hospital. Todos eles estão sem identificação.
O policial militar, a companheira e a irmã foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados também para o Trauma. O PM foi atingido com um tiro nas costas e encaminhado para o centro cirúrgico. As duas mulheres estão na enfermaria. Os três apresentam estado de saúde regular e não correm risco de morte.

Confira as manchetes dos jornais desta terça-feira (22)

JORNAL DO COMMERCIO
 
INFLAÇÃO JÁ SUFOCA CLASSE C
 
FOLHA DE PERNAMBUCO
 
DOZE MESES SEM ATAQUES DE TUBARÃO
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
TUBARÃO - TELA DE PROTEÇÃO PARA BANHO DE MAR
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
APÓS TARIFA DE R$ 2,35, AETC QUER NOVO REAJUSTE
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
TCE CONVOCA PROCURADOR GERAL PARA EXPLICAR AUXÍLIO
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
ALAGOAS REGISTRA CHACINA COM 4 MORTOS E MAIS 16 HOMICÍDIOS
 
A TARDE/SALVADOR
 
PREÇO DO LITRO DA GASOLINA TEM VARIAÇÃO DE 28% EM SALVADOR
 
O POVO/FORTALEZA
 
O QUE ESPERAR DE UMA SEGUNDA ERA DUNGA
 
FOLHA DE S. PAULO
 
PROJEÇÃO DO PIB CAI, E GOVERNO NÃO PREVÊ MELHORA ATÉ ELEIÇÃO
 
O GLOBO
 
GOVERNO JÁ VÊ ECONOMIA BRASILEIRA EM RECESSÃO
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
PROJEÇÃO INDICA QUE PAÍS CRESCERÁ APENAS 0,97%
 
ESTADO DE MINAS
 
SONHOS ADIADOS – INCERTEZAS DA ECONOMIA E ENDIVIDAMENTO ALTO LEVAM FAMÍLIAS A REVER PROJETOS
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
DE VOLTA À ERA DUNGA

Agenda dos candidatos à Presidência - 22/7/2014

Luciana Genro (PSOL)

Manhã e tarde - Gravação dos programas do horário eleitoral gratuito, em Porto Alegre

Mauro Iasi (PCB) 

16h - Entrevista ao jornal Destak, em São Paulo (SP)
Noite - Reunião de campanha, em São Paulo (SP)

Pastor Everaldo (PSC)

17h30 - Entrevista ao jornal Tribuna do Norte, em Natal (RN)
18h - Entrevista à Rádio Globo de Natal, em Natal (RN)

Rui Costa Pimenta (PCO)

Agenda não divulgada

Zé Maria (PSTU)

Manhã - Viaja para Curitiba (PR)
18h30 - Entrevista para a imprensa
19h - Lançamento da candidatura em Curitiba (PR), no Salão Nobre da APP-Sindicato - Edifício Asa, 14° andar, próximo à Praça Osório

Aécio Neves (PSDB)

16h - Encontro com a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), São Paulo (SP)

Dilma (PT)

18h - Reunião com presidentes de partidos aliados, no Palácio do Alvorada, Brasília (DF)

Eduardo Campos (PSB)

10h – Visita à fábrica da Dori Alimentos, Av. República, nº 5159, Marília – SP
11h15 – Entrevista TV Marília, Avenida Saudade, nº 394, Marília - SP
12h15 – Inauguração do Comitê de Marília - SP, Av. Gonçalves Dias, nº 219, Marília – SP
14h15 – Entrevista coletiva, Araçatuba-SP, aeroporto, Rua Olegário Ferraz
15h – Inauguração do Comitê de Araçatuba-SP, Rua Bolívia, nº 1104
18h – Inauguração do Comitê de Limeira–SP, Rua Tiradentes, nº 850

Eduardo Jorge (PV)

15h- Reunião com a equipe da coordenação de campanha, em São Paulo (SP)
19h- Participa do lançamento da Campanha Repense, pelo uso medicinal da maconha, no Centro Ruth Cardoso, em São Paulo (SP)

Eymael (PSDC)

Manhã - Reunião na sede do PSDC, em São Paulo
Tarde - Recebe correligionários na sede do partido, em São Paulo

Levy Fidelix (PRTB)

11h30 - Entrevista dos candidatos à presidência Levy Fidelix (PRTB) e ao governo de São Paulo Walter Ciglione para a revista sãopaulo, do grupo Folha de São Paulo, na sede do PRTB na capital paulista.
15h - Entrevista ao jornal Destak na sede do PRTB
17h - Caminhada na área comercial do Brooklin, em São Paulo (SP)

Veja cidades que mais contrataram e mais demitiram no primeiro semestre

Apenas 13 cidades concentraram 25% das vagas formais criadas no primeiro semestre no Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em todo o país, as contratações formais superaram as demissões em 588.671. Em junho, foram 25.363 postos de trabalho criados – no pior resultado para o mês em 16 anos.

Das vagas abertas nos seis primeiros meses do ano, 150,6 mil – 25,6% do total – foram criadas em 13 cidades: São Paulo, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Altamira (PA), Santa Cruz do Sul (RS), Franca (SP), Joinville (SC), Belo Horizonte, Lauro de Freitas (BA) e Blumenau (SC).

A cidade de São Paulo continua na liderança do ranking, com 48,4 mil novos postos de trabalho abertos de janeiro a junho, seguida por Brasília, (13,8 mil) e por Curitiba (13,3 mil).

Na classificação por estado, São Paulo foi o que mais abriu vagas, com 187 mil. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com 97,5 mil, e o Paraná ficou em terceiro, com 62,9 mil no saldo de contratações.

Demissões
Entre as cidades que mais demitiram, Ipojuca (PE) liderou com folga: foram mais de 11 mil cortes em postos de trabalho no semestre, como resultado do fim das obras no porto de Suape. Completam a lista das cinco que mais demitiram Coruripe (AL), Manaus, Santa Rita (PB) e Contagem (MG).

Das 50 cidades que mais demitiram, 13 são alagoanas e outras 13, pernambucanas. Cinco são capitais de seus estados: Salvador, Maceió, Porto Velho, Manaus e São Luis.

Confira abaixo as listas das 50 cidades que mais geraram postos de trabalho no primeiro semestre de 2014 e as 50 que mais demitiram no período (nesse caso, é enumerado o saldo de vagas, ou seja, a diferença entre contratações e demissões). As capitais estão em negrito.

50 CIDADES QUE MAIS CONTRATARAM NO 1º SEMESTRE:
São Paulo:  48.392
Brasília (DF): 13.756
Curitiba (PR): 13.266
Goiânia (GO): 12.632
Porto Alegre (RS): 8.841
Rio de Janeiro (RJ): 8.485

Altamira (PA): 7.150
Santa Cruz do Sul (RS): 7.141
Franca (SP): 6.740
Joinville (SC): 6.468
Belo Horizonte (MG): 6.118
Lauro de Freitas (BA): 5.896
Blumenau (SC): 5.758
Duque de Caxias (RJ): 5.044
Campos dos Goytacazes (RJ): 4.748
Teresina (PI): 4.728
João Pessoa (PB): 4.724
Aracaju (SE): 4.698
Bebedouro (SP): 4.617
Rio Grande (RS): 4.379
Petrolina (PE): 4.302
Venâncio Aires (RS): 4.243
Guarulhos (SP): 4.057
Natal (RN): 4.045
Olinda (PE): 4.020
Itajaí (SC): 4.002
São José do Rio Preto (SP): 3.973
Maringá (PR): 3.901
Canaã dos Carajás (PA): 3.778
Nova Serrana (MG): 3.734
Cascavel (PR): 3.676
Uberlândia (MG): 3.658
Ribeirão Preto (SP): 3.609
São José (SC): 3.295
Pontal (SP): 2.951
Londrina (PR): 2.890
Juazeiro (BA): 2.881
Caxias do Sul (RS): 2.872
Botucatu (SP): 2.848
Itaguaí (RJ):  2.812
Sorocaba (SP): 2.784
Fortaleza (CE): 2.673
Mogi das Cruzes (SP): 2.537
Florianópolis (SC): 2.508
Niterói (RJ): 2.505
Campo Grande (MS): 2.441
Cristalina (GO): 2.378
Goianésia (GO): 2.363
Brusque (SC): 2.353
Serra (ES): 2.345
50 CIDADES QUE MAIS DEMITIRAM NO 1º SEMESTRE:
Ipojuca (PE): -11.537
Coruripe (AL): -7.062
Manaus (AM): -6.261
Santa Rita (PB): -4.237
Contagem (MG): -4.177
Rio Largo (AL): -3.680
São Bernardo do Campo (SP): -3.509
Baia Formosa (RN): -3.160
Três Lagoas (MS): -3.044
Rio Formoso (PE): -3.034
Cabo de Santo Agostinho (PE): -3.022
Salvador (BA): -3.007
Atalaia (AL): -2.860
Sirinhaém (PE): -2.451
Imperatriz (MA): -2.396
Igreja Nova (AL): -2.201
São Miguel dos Campos (AL): -2.180
São José da Laje (AL): -2.121
Diadema (SP): -2.073
Barra de Guabiraba (PE): -2.066
Escada (PE): -2.056
São Luis do Quitunde (AL): -1.915
Urucânia (MG): -1.905
Vicência (PE): -1.849
Boca da Mata (AL): -1.808
Pelotas (RS): -1.797
Lagoa do Itaenga (PE): -1.757
Igarassu (PE): -1.741
Goiana (PE): -1.731
Campo Alegre (AL): -1.728
São Jose dos Pinhais (PR): -1.696
Porto Real (RJ): -1.661
Camutanga (PE): -1.657
Ipubi (PE): -1.618
Teotônio Vilela (AL): -1.594
Tamandaré (PE): -1.555
Porto Velho (RO): -1.552
Capela (SE): -1.542
Mariana (MG): -1.520
Cruz Alta (RS): -1.451
Rio Tinto (PB): -1.421
Anchieta (ES): -1.413
Brumado (BA): -1.404
Sobral (CE): -1.375
São Luis (MA): -1.368
Acailândia (MA): -1.365
Jequiá da Praia (AL): -1.362
Colônia Leopoldina (AL): -1.300
Taubaté (SP): -1.271
Maceió (AL): -1.270