quarta-feira, 7 de junho de 2017

Prefeita Carmelita Ventura divulga programação oficial do São João 2017


A prefeita Carmelita Ventura divulgou através de sua página no Facebook na tarde desta terça-feira (06) as atrações do tradicional São João de Livramento. Os festejos juninos na cidade, que são conhecidos por sua organização e grande público presente, acontecerão nos dias 23 e 24 de junho.

A programação do São João de Livramento 2017 terá as seguintes atrações:

Dia 23
Feitiço de Menina
Sedução Musical
Gente Boa
Espora de Ouro

Dia 24
Vip Martins
Forró D2
Forró Pegado

Outra novidade este ano será a realização da 1ª Festa da Cabra que acontecerá durante os dias 20 e 21 e contará com exposição de raças, torneio leiteiro, palestras, balaio cultural e apresentação de artistas de diversos segmentos da cultura.

Segundo a prefeita Carmelita, a programação junina de Livramento atende a realidade de crise nos pequenos municípios, que sobrevivem basicamente de repasses do FPM. “Não podemos comprometer investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação e assistência social e por isso fizemos um festejo dentro de nossa realidade administrativa”, ressaltou.

Carmelita disse ainda que Livramento mantém a tradição de promover festas nos dias maiores do São João. “Será sem dúvidas uma grande festa, um divertido festejo junino e desde já todo o Cariri está convidado a nos visitar”, pontuou.

Palestra: Comportamento & Etiqueta Profissional


A habilidade comportamental de um profissional pode determinar não só a sua permanência na empresa, mas até garantir uma promoção.

E seguir algumas regras de etiqueta profissional auxilia no convívio com os colegas, superiores, subordinados e clientes.

São cuidados com a postura, o vestuário, o comportamento e a comunicação que devem ser tomados por todos dentro de uma empresa.

Informações da assessoria.

JOVEM É ASSASSINADO EM CARUARU


Um jovem identificado apenas por “Maceió” que tinha entre 15 e 20 anos, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (06) no matagal as margens do Riacho Mocó, entre os bairros Jardim Panorama e Severino Afonso. Populares que moram nas imediações disseram que ouviram os disparos, mas não chegaram a ver quem tirou a vida do rapaz.


O delegado da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios), Dr. Sérgio Moura, disse que o rapaz foi atingido por dois disparos e o local onde ele foi morto é característico para o comércio e consumo de drogas e tudo isso está sendo levantado pela Polícia Civil, porém primeiro que tudo é de fundamental importância identificar a vítima.

Este foi o 2º assassinato do mês de junho e o 135º do ano de 2017 e o corpo foi encaminhado para o IML local.

EDUCAÇÃO = OLÍMPÍADA DE MATEMÁTICA


Mais de 182 milhões de alunos participaram nesta terça- feira dia 6 de junho de 2017 da 1° olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (Obmep). Nesta 13° edição da Obmep foram inscritos 53.230 escolas de todo país, alcançando 99,6% dos municípios. Pela primeira vez , a olimpíada conta com a participação de colégiosg 
                     
colégios particulares que somam 4.472 inscritos .

" As provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade : 6° e 7° ano do ensino fundamental, 8° e 9° ano do ensino fundamental e ensino médio, cada uma tem 20 questões de multipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase discursiva, marcada para o dia 16 de setembro" diz em nota o ministério.

De acordo com o coordenador-geral da olimpíada, Cláudio Landim, a prova da Obmep não mede conhecimento, mas habilidade e raciocínio, segundo ele, o exame tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino da matemática no país, por meio da formação de professores e alunos.

Para alunos de escolas públicas serãov atribuídas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas, mesmo número de premiações de edições anteriores.

Também serão premiados estudantes das escolas particulares ( 25 ouro, 75 prata, 225 bronze e até 5.700 menções honrosas).

Criada em 2005 , a Olimpíada de Matemática é uma realização do Impa com o apoiob da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos Ministérios da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

Em Santa Cruz do Capibaribe todos os alunos das redes Estaduais e Municipais participaram da Olimpíada de Matemática incentivados pelos professores. No município tivemos alunos que receberam medalhas de prata, bronze e menções honrosas.

Texto: Clarice Granjeiro

POLÍCIA MILITAR PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS EM CAMOCIM DE SÃO FÉLIX



Após levantamento realizado pelo Sargento “Lobo Solitário” do NIA (Núcleo de Inteligência do Agreste), na Rua Pedro Herculano, próximo ao Posto de Saúde, no centro de Camocim de São Félix, foi desencadeada uma operação conjunta com as Equipes GE-14115/Itinerante e GE-14312/ROCAM de Bezerros, a qual culminou com as prisões de Lucas José Clemente, com 19 anos de idade e Josefa Eliane da Silva, com 30 anos, ex-presidiária.


No momento da prisão os imputados foram flagrados com 29 pedras de crack e R$ 324,00 em espécie. Após a ação todos os envolvidos e os materiais apreendidos, foram encaminhados á DP de plantão de Bezerros para as providências cabíveis.

Festival “Biu e Gogó” de quadrilhas de rua é sucesso


Com passagem pelas principais ruas de Santa Cruz do Capibaribe, o festival mais tradicional da cidade leva grande público para dançar e festejar as atividades juninas. Com alcance de público dançando as quadrilhas com pares entre cinquenta chegando a cento e doze, onde grande parte do público jovem, apesar de ser uma festa tradicional, não deixando de ter alcance também do público da melhor idade.

O festival vem sendo acompanhado pela segurança da Guarda Municipal reforçando a confiança para o público que vem participando.

Outro aspecto que vem sendo elogiado pelo público é a organização de cada evento. “Eu sempre que posso estou indo participar, nem que seja só pra olhar as quadrilhas e levar meu filho pra andar nos parques”, relata a costureira Andréia Alves.


O Gestor de Cultura Alberto Grilo ressalta que este ano o evento conta com uma estrutura temática tradicional, com a amostra das biografias dos homenageados Biu e Gogó para que o público possa conhecer um pouco a histórias das pessoas que deram nome ao festival.

O festival continua com sua programação, segue agenda:


07/06 – Quarta – Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Torres Filho – Palestina

08/06 – Quinta – Rua da Esperança – Jaçanã

09/06 – Sexta – Rua Rio de Janeiro – Arraial Cruz Alta e Santa Tereza (Pointdrilha)

10/06 – Sábado – Rua Manoel Rodrigues Sobrinho – Santo Agostinho (Zeliadrilha)

13/06 – Terça – Travessa São Pedro – Oscarzão

14/06 – Quarta – Rua Lázaro David Monteiro – São Cristóvão

16/06 – Sexta – Rua Luíza Mendes – Nova Santa Cruz (Chicodrilha)

17/06 – Sábado – Rua José Ramos Neto (Rua do Arame) – Santa Tereza (Pimentadrilha)

18/06 – Domingo – Rua Genário Olímpio da Rocha – Cruz Alta (Quadrilha do Anão)

19/06 – Segunda – Calçadão Miguel Arraes (Quadrilha dos Sulanqueiros)

20/06 – Terça – Rua Júlia Aragão – Bairro Novo
Informações da assessoria.


Bandidos fazem arrastão na zona rural de São Domingos do Cariri e um deles acaba preso


A insegurança continua fazendo vítimas na região. Na noite da ultima segunda-feira (05) foi a vez da cidade de São Domingos do Cariri ser alvo de criminosos. Segundo informações, dois homens fizeram um arrastão na zona rural da cidade já no início da noite.

Era por volta das 19hrs quando a dupla abordou o professor Ronaldo Santos que trafegava na estrada que liga São Domingos a Caraúbas e quebrou sua moto maliciosamente, talvez por desinteresse de levá-la no assalto já que era uma bis.

Eles seguiram e chegaram ao sítio Porteiras onde tomaram outra mota, uma Honda Broz, de um cidadão e assaltaram um bar de onde levaram a quantia de 2 mil reais.

Os criminosos fugiram em direção à Barra de São Miguel e a polícia de lá foi acionada por moradores. Apenas dois policiais destacam no município, mas conseguiram encontrar os bandidos abastecendo a moto no posto de gasolina.

Os policiais prenderam um dos bandidos e com ele recuperou a moto roubada, assim como uma arma. O comparsa conseguiu fugir a polícia não conseguiu capturá-lo.

A população de São Domingos do Cariri expressou bastante indignação com a falta de segurança e de policiamento no município.

Música em homenagem a Hildo Teixeira é lançada


Foto: Elivaldo Araújo.

A música oficial do São João da Moda, em homenagem ao radialista e forrozeiro Hildo Teixeira, foi lançada nesta terça-feira (06). A canção foi composta pelo professor Jota Oliveira e o músico Toinho Catanha, que também fez a interpretação e arranjos.

Hildo Teixeira nasceu em 3 de maio 1966, no sítio Pau Ferro em Capoeiras. Ele iniciou a sua carreira no rádio em sua cidade local e desde que chegou a Santa Cruz do Capibaribe, ele trabalha na Rádio Vale do Capibaribe.

Hildo atualmente faz parte da bancada de debatedores do Rádio Debate da Rádio Polo FM. Ele teve causos em campanhas política da Capital da Moda e também teve passagem no exército, além de ter atuado como repórter policial e esportivo.

O outro homenageado do São João da Moda é Zito Ribeiro (in memoria).

Confira a música completa:

ATLETISMO DE GARANHUNS MOSTRA FORÇA EM ARACAJU


Sete atletas que integram a Equipe Garanhuense de Pedestrianismo conquistaram expressivos resultados durante a 2ª etapa do Circuito de Corrida de Rua da TV Atalaia, realizada neste domingo, dia 4, em Aracaju-SE. A prova foi disputada com percursos de 5 e 10 quilômetros.


Gilmar de Oliveira e Gleison Santos ficaram nas 3ª e 4ª colocações na prova de 5Km, enquanto que a jovem Rosem Mayara, cruzou a linha de chegada na 5ª colocação. Já nos 10km, Marcos Antônio conquistou o título da Corrida. Daniel Henrique (2º) e Jair José, em terceiro, completaram o pódio. No feminino, Mirian Franco chegou na segunda colocação, atrás apenas da atleta olímpica Marili dos Santos. Com exceção de Rosem Mayara, os atletas que se destacaram em Aracaju contam com o patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.


JOGOS ESCOLARES DE PERNAMBUCO – E duas jovens promessas do atletismo local, treinadas por Adejilson Mendes, o Bingo, brilharam na fase regional dos Jogos Escolares de Pernambuco. Trata-se de Gustavo Pereira, de apenas 12 anos, e Rosem Mayara, de 15 anos.

Gustavo é aluno da Escola Municipal Silvino Almeida e conquistou a medalha de ouro na prova de 1.000 metros na categoria mirim. Já Mayara, disputou os jogos na categoria infantil pelo Colégio Santa Sofia e conquistou os títulos nas provas de 3.000 e de 800 metros. As provas de atletismo foram disputadas no 71º BI Mtz.

Emenda constitucional que autoriza vaquejadas é promulgada pelo Congresso


O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira (6) a Emenda Constitucional 96, que autoriza a prática da vaquejada no país. A emenda acrescentou um parágrafo ao artigo 225 da Constituição Federal e determina que as práticas desportivas e manifestações culturais com animais não são consideradas cruéis.

O novo artigo determina ainda que a vaquejada seja registrada como “bem de natureza imaterial” e seja regulamentada por lei que garanta o bem-estar dos animais. A festa é tradicional em várias cidades do interior do país, principalmente na região Nordeste.

A proposta foi aprovada em dois turnos no Senado e na Câmara e entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial. A promulgação da emenda foi feita em sessão solene comandada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Vários representantes de associações de vaqueiros participaram da sessão.

A decisão do Congresso torna sem efeito o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que em outubro do ano passado julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que reconhecia a vaquejada como esporte e patrimônio cultural. A ação de inconstitucionalidade tinha sido movida pela Procuradoria Geral da República (PGR), que considerou a prática ilegal por submeter os animais à crueldade.

Após a proibição, os vaqueiros protestaram contra a decisão do STF e promoveram forte campanha pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Vaquejada no Congresso. Os ativistas pela proteção animal fizeram campanha contrária, argumentando que a prática é violenta e provoca sofrimento físico e mental aos animais.

A polêmica em torno da vaquejada se dá pela forma como os animais participam da festa. Um boi é puxado pelo rabo por um vaqueiro e deve correr entre dois cavalos em uma pista de areia até ser derrubado em uma área demarcada de 10 metros. O destino dos animais utilizados nas vaquejadas é o abatedouro. Segundo a Associação Brasileira de Vaquejada, a festa movimenta cerca de R$ 600 milhões e gera em torno de 700 mil empregos.
Com Agência Brasil

Homem morre após sofrer choque elétrico em cidade do Cariri


Um monteirense morreu eletrocutado na tarde da ultima segunda-feira (5), na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro, no Cariri paraibano. A vítima foi identificada como Marcos Teixeira de Araújo.

De acordo com informações repassadas pelo delegado, Dr. Gilson Duarte, a vítima trabalhava em uma construção na Rua Vicente Pedro, no centro da cidade, quando sofreu a descarga elétrica. O monteirense morreu na hora.

O corpo será encaminhado para o Núcleo de Medicina Legal de Campina Grande (NUMOL-CG), onde passará pela necropsia.

Vereador passa mal e é internado em Caruaru

Vereador Ranilson Enfermeiro


O vereador Ranilson dos Santos (Ranilson Enfermeiro) foi internado no Hospital Santa Efigênia, em Caruaru, na noite da ultima segunda-feira (05), após passa mal.

De acordo com a assessoria, o vereador sentiu fortes dores. O parlamentar recebeu alta no dia de ontem terça-feira (06).

Governador Paulo Câmara sanciona lei que cria o BOPE

O governador Paulo Câmara sancionou nesta terça-feira (06) decreto que cria o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O efetivo contará com 300 homens treinados para atuação em situações como assaltos a bancos e sequestros.

Os policiais passarão por um teste rigoroso e terão uma capacitação com profissionais de alta qualificação no combate ao crime organizado. A previsão é e que a tropa esteja formada e pronta ainda no segundo semestre deste ano.

Outros detalhes na reportagem de Eduarda Feitosa


ECONOMIA


CAIXA ANTECIPA SAQUE DA QUARTA FASE DE INATIVOS DO FGTS. NASCIDOS EM SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO PODERÃO RETIRAR O DINHEIRO.


O saque da quarta fase dos inativos do FGTS foi antecipado para o próximo sábado. Quem nasceu nos meses de setembro, outubro e novembro e tem direito ao inativo já poderá ir em uma agência da Caixa e tirar o dinheiro. O prazo final para sacar o recurso é no dia 31 de julho. Desde março, quem tem dinheiro retido nas contas do FGTS puderam sacar os valores. Para retirar o inativo, o trabalhador deve estar com o número do PIS ou PASEP em mãos, além de um documento com foto e a carteira de trabalho. As lotéricas e correspondentes Caixa Aqui podem pagar valores de até TRÊS mil reais, mas o trabalhador deve ter o cartão cidadão. Nos caixas eletrônicos podem ser retirados até MIL e 500 reais. Valores acima de CINCO mil reais devem ser sacados dentro das agências da Caixa. Só nesta quarta fase mais SETE milhões de pessoas deve sacar o FGTS. O atendimento especial, quando as agências abrem duas horas mais cedo para o saque do inativo será nos dias 12, 13 e 14 de junho. No próximo sábado as agências da Caixa estarão abertas das nove da manhã até as três da tarde. 

LBV é posto de arrecadação em apoio às vítimas das chuvas em Alagoas e em Pernambuco



Mais uma vez, a Instituição mobiliza a sociedade em prol das famílias atingidas pelas chuvas no Nordeste. Colabore!

A Legião da Boa Vontade mobiliza, mais uma vez, por intermédio da campanha LBV —
SOS Calamidades, a sociedade em prol das vítimas das fortes chuvas que atingiram os Estados de Alagoas e de Pernambuco nos últimos dias.

Em parceria com a Defesa Civil, a LBV abriu postos de arrecadação para angariar doações, as quais serão distribuídas pela própria Defesa Civil, a milhares de pessoas que se encontram desabrigadas ou desalojadas em municípios nos dois Estados.

O que posso doar?

— Alimentos não perecíveis e de pronto consumo (prioridade)

— Produtos de higiene pessoal e de limpeza

— Água potável

Onde devo entregar?

Os donativos para a campanha LBV — SOS Calamidades podem ser entregues nos seguintes endereços:

Maceió/AL: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV:

R. Muniz Falcão, 964 — Barro Duro — Tel.: (82) 3328-4410 - - Horário: 8h às 18h

Recife/PE: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV:

Rua dos Coelhos, 219 — Coelhos — Tel.: (81) 3413-8601 - Horário: 8h às 18h

Faça parte desta Corrente da Solidariedade! Acesse
www.lbv.org.

Vânia Besse
Relacionamento Institucional/Comunicação LBV
Recife/PE
www.lbv.org

QUATRO PESSOAS FORAM DETIDAS PELA PM EM SÃO JOÃO, ENVOLVIDAS COM DROGA

Policiais militares da cidade de São João no Agreste pernambucano detiveram quatro pessoas na Feira Livre da cidade suspeitas de envolvimento com drogas. Segundo a PM, duas eram menores de 16 e 17 anos, os demais tinham 20 e 22. O policiamento realizava diligências na feira livre da cidade quando os suspeitos tentaram empreender fuga, porém foram abordados e apreendido uma certa quantidade de maconha. Um dos abordados estava com entorpecente no bolso e parte da droga foi encontrada próxima dos demais.

As quatros pessoas foram levadas a delegacia de Polícia Civil do município. O Conselho Tutelar foi acionado para poder fazer acompanhamento aos menores.