domingo, 30 de junho de 2019

LBV promove Arraial da Boa Vontade no bairro dos Coelhos, em Recife Pernambuco

No dia 6 de julho, às 10 horas, a Legião da Boa Vontade (LBV), promoverá em Recife, o seu tradicional Arraial da Boa Vontade. O evento ocorrerá no Centro Comunitário de Assistência Social e reunirá os atendidos pela Instituição, colaboradores, amigos, parceiros e voluntários.

A programação inclui uma série de atrações, como apresentações culturais, comidas típicas, premiações, música ao vivo e participação especial dos cantores Banda D’ Romance, Banda Cheiro de Terra Molhada, Michelle Melo, Beto Ortis, Banda Carlos e outras atrações.

Os recursos angariados durante o evento serão revertidos para a manutenção dos programas socioassistenciais realizados pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV (Rua dos Coelhos, 219 – Coelhos, Recife/PE), que atualmente atende crianças, adolescentes, jovens e cerca de 500 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone:(81) 3413-8601 ou acessando o site www.lbv.org.


Serviço
Evento: Arraial da Boa Vontade, promovido pela LBV
Local: Centro Comunitário da LBV - Rua dos Coelhos, 219 – Coelhos
Data: 6 de julho (sábado), às 10h.
Entrada: franca.

SAÚDE: Coçar os olhos em excesso pode causar danos à visão

O simples hábito de coçar os olhos com frequência pode ser prejudicial para a visão, porque agrava um distúrbio chamado de ceratocone, responsável pela deformação da córnea.

A córnea deformada pelo ceratocone gera astigmatismo, cujo sintoma é a visão turva, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldades para enxergar com nitidez até mesmo com óculos, em alguns casos.

O ceratocone é uma doença em que a córnea (uma espécie de vidro de relógio na frente do globo ocular, mas de consistência gelatinosa) é mais maleável do que o normal.

 “Muitas pessoas têm ceratocone e não sabem”, explica o médico oftalmologista Wallace Chamon, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

O Brasil não tem dados oficiais sobre a incidência de ceratocone na população.

Estudos já identificaram que há componentes genéticos responsáveis por essa deficiência na textura da córnea. A incidência é maior, por exemplo, em portadores de Síndrome de Down.

No entanto, o hábito de coçar os olhos em quem não sabe que tem ceratocone, especialmente crianças e adolescentes, pode agravar a doença, explica o médico.

 “Como não tem como saber, melhor não coçar. Em uma pessoa normal, teria que ser uma força muito grande e constante, mas não é o caso de quem tem ceratocone”, acrescenta.

Chamon ressalta que “99% dos pacientes diagnosticados com ceratocone coçam os olhos, mas nem todo mundo que coça os olhos tem ceratocone”.



Por outro lado, o oftalmologista Rubens Belfort Neto, também da Unifesp, pondera que “acordar e dar uma coçadinha nos olhos não faz mal”.

 “Para alguns grupos de pacientes, coçar os olhos pode prejudicar a visão. Além de ter a predisposição, tem que avaliar a intensidade e a duração [do hábito de esfregar os olhos].”

Segundo Belfort Neto, a atenção é maior em pessoas que sofram constantemente com alergias nos olhos.

 “Se a coceira é permanente, tem que investigar a causa, que provavelmente é alergia; secura e alergia caminham juntas”, observa.

A córnea de uma pessoa endurece com a idade, normalmente depois dos 30 anos. Passada essa fase, é mais difícil que o ceratocone se agrave por coçar os olhos.

No entanto, o Chamon enfatiza a importância do diagnóstico precoce, porque a doença tem níveis de evolução.

 “No primeiro nível, não precisa de óculos; no segundo, precisa de óculos para astigmatismo, mas resolve; no terceiro, mesmo com óculos não corrige, aí se usa uma lente de contato dura; o quarto nível seria aquele em que a lente não para no olho, casos em que precisa de uma cirurgia, que é um transplante de córnea ou um implante de anel plástico dentro da córnea.”

Quando identificado cedo, a progressão do ceratocone pode ser contida por um procedimento cirúrgico em consultório, chamado de crosslink.

 “Esse tratamento consiste em um raio ultravioleta que reage com a vitamina B2, e conseguimos deixar a córnea mais rígida.”

O mais importante, segundo o médico Belfort Neto, é procurar atendimento especializado em caso de dúvida.

 “Se quando comparar a visão de um olho com outro, perceber que não enxerga bem, precisa ir ao oftalmologista”, recomenda.

PARAÍBA: Cadáver é encontrado com sinais de violência em cidade do Cariri

Na manhã deste domingo (30), o cadáver de um homem foi encontrado próximo ao campo municipal de Barra de São Miguel, no Cariri Paraibano.

Segundo informações, o corpo do senhor José Wilson dos Santos, popularmente conhecido por “Gordo”, de 40 anos de idade, foi encontrado com um corte profundo na altura da cabeça e uma corda envolvida no tórax como se tivesse sido arrastado para o local. Ainda de acordo com informações, peças de roupas parcialmente queimadas foram encontradas encima do rosto e dos peitos do homem, além de uma caixa de fósforos.

Inicialmente acredita-se que o homem foi assassinado com um objeto perfuro-cortante e o assassino tinha interesse de atear fogo no cadáver para atrapalhar nas investigações e identificação da vítima. Um “cepo” de madeira de forma triangular foi encontrado ao lado do corpo, talvez este objeto também tenha sido usado no crime.

 “Gordo” era casado e tido na localidade como um homem trabalhador, porém quando ingeria bebida alcoólica se envolvia em pequenas brigas.

Após levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado para o IPC (Instituto de Polícia Científica) na cidade de Campina Grande.

Felicidade, só com Fé e Boas Obras

Paiva Netto*

Não há felicidade, a não ser pelas boas realizações em favor do semelhante, o que naturalmente resulta, pela Misericórdia Divina, em benefício do próprio benfeitor. Vivemos em sociedade. Não há departamentos estanques. Qualquer ser medianamente inteligente há de convir que isso é uma verdade. Por exemplo: muitas nações não estão diretamente envolvidas nos conflitos armados do mundo, mas todas sofrem a opressão do medo ou da miséria, pela violência dos armamentos novos ou pelo desvio maciço de verba para a indústria da morte, em prejuízo da instrução, educação, alimentação e saúde de muitos povos. Como ensinava o saudoso Proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, Alziro Zarur (1914-1979): “Deus criou o ser humano de tal forma que ele só pode ser feliz praticando o Bem”. Não há outro caminho! O resto, que é ditado pelo egoísmo feroz, resulta na frustração que leva ao desespero que anda infernizando o mundo. É a lei da selva vigorando, felizmente que por pouco tempo, porque Jesus está chegando! E, com Ele, vem o fim do reino da maldade, conforme Sua promessa.

Foi Jesus quem disse que o grande dia de Sua Volta Triunfal será quando menos se esperar, porquanto as multidões andam dispersas pelas convocações da existência humana e/ou mundana que, mais tarde, se revelarão dolorosíssimas aos que desertam Dele e de Sua Doutrina: “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos — assim será também a vinda do Filho de Deus”(Evangelho, segundo Mateus, 24:38 e 39).


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com