sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CDL recebe Prêmio Inteligência Empresarial

Esta semana a CDL Santa Cruz do Capibaribe foi mais uma vez reconhecida a nível de estado. Dentre as 50 empresas pernambucanas que receberam o Prêmio Inteligência Empresarial, a CDL da Capital das Confecções foi uma das contempladas. O evento aconteceu na última segunda-feira (28), onde na oportunidade a CDL foi representada pelo presidente, Fábio Lopes, que recebeu o prêmio das mãos do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio.

Para Fábio Lopes, o prêmio é um reconhecimento merecido a CDL, que desde a sua fundação trabalha junto ao empresariado local para o crescimento da cidade. “A CDL tem desenvolvido ações que merecem destaque. Então, é uma honraria, algo muito importante para nós que fazemos as entidades não só em Santa Cruz do Capibaribe, mas para o Polo de Confecções. O nosso perfil foi de diferencial em relação a gestão inteligente enquanto entidade, que neste ano tornamos a CDL em um grande Centro do Empreendedor aqui na região do Polo”, disse o presidente.

O evento aconteceu no Centro de Pós Graduação da Faculdade Maurício de Nassau/Porto de Suape. Paralelo a entrega do Prêmio, os empresários também participaram do 5º Seminário de Inteligência Empresarial, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, (Suape/AD Diper), Diário de Pernambuco, Fiepe, Fecomércio, Faepe e Faculdade Maurício de Nassau.

Começa hoje em Brasília o Congresso Nacional do PSB

Logo mais às 18h, em Brasília, o governador Eduardo Campos fará a abertura oficial do XII Congresso Nacional do PSB, que se prolongará até amanhã.

Delegações de vários países da América do Sul e da Europa deverão participar deste Congresso, cuja principal finalidade é debater o tema “A questão urbana no Brasil e as eleições municipais” e eleger o novo diretório e a nova executiva nacionais.

O governador de Pernambuco encabeçará a chapa única, devendo ser reeleito para a presidência do partido para o triênio 2012-2014.

Imagens para se comemorar

Veja as imagens da ultima segunda-feira dia (28) no Moda Center Santa Cruz. De acordo com o Sargento Botelho, supervisor de trânsito do Moda Center. às 15hs parque já havia recebido 280 ônibus e 270 vans.

Dado apresenta elenco botando a mão na massa

O novo treinador do Ypiranga chegou e foi logo colocando a mão na massa. Trabalhou duro e foi atencioso com os órgãos de comunicação, dialogando e combinando a forma de relacionamento entre os profissionais de imprensa local e todo seu grupo. Foi divulgando na oportunidade, a relação dos atletas que começam a temporada rumo a competição que promete ser a melhor dos últimos anos:


Goleiros
Geday e Anderson

Laterais direitos
Bruno Marques
Bruno Charles

Zagueiros
Hugo
Oséas

Lateral esquerdo
Teles

Volantes
João Paulo
Glaidson
Marcos Mendes
Wilson Surubim
Jair
Jardel
Julio Terceiro

Meias
Marquinhos
Diogo
Robertinho
Ila
Wilson Surubim

Atacantes
Naldinho
Adelino
Ludemar
Marcelo Braz

Anderson e Geday: boa briga pela camisa 1

Na apresentação da tarde de ontem, os destaques foram os dois goleiros da máquina para o campeonato pernambucano 2012. O conhecido prata de casa Geday terá pela frente que mostrar mais uma vez está firme com a camisa 1. Já seu companheiro, Anderson, chegou e de cara agradou o torcedor. O goleiro veio do futebol gaúcho e chamou a atenção dos que estiveram no Otávio Limeira. Os dois iniciam agora uma briga sadia pela titularidade no alviazulino.

Ypiranga: Bola rola no primeiro dia de trabalho

Para a surpresa dos torcedores que compareceram hoje à tarde no Otávio Limeira, o técnico Dado Cavalcanti fez uma apresentação diferente. Nada muita conversa e nem bate papo entre jogadores e diretoria no centro do gramado. O novo treinador da máquina botou os jogadores para treinamento físico e com bola, onde todos puderam observar a aplicação dos atletas em campo. Muito trabalho que mostra na prática, a filosofia que será implantada a partir de hoje na vida do alviazulino da terra da confecção.

Torcedores invadem Otávio Limeira para ver apresentação

Desde as 15hs o público presente no Otávio Limeira já era satisfatório. O torcedor alviazulino compareceu e ficou atento a toda movimentação.
Representantes da Fúria Jovem levaram faixas e incentivaram os atletas e comissão técnica. A torcida organizada do Ypiranga apresentou a camisa oficial para a temporada 2012

Sai a nova tabela para o cálculo da aposentadoria

O segurado do INSS que se aposentar agora terá de trabalhar até 93 dias a mais para conseguir o mesmo benefício de quem pediu a aposentadoria até quarta-feira.

A mudança é reflexo da nova tabela de expectativa de vida do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada ontem, utilizada para o cálculo do fator previdenciário. O fator reduz o benefício de quem se aposenta jovem.

Segundo o secretário de Políticas da Previdência, Leonardo Rollim, há casos em que o segurado pode ter que trabalhar até 93 dias a mais.

Em média, homens terão que trabalhar 57 dias a mais, e mulheres, 58.

Correios contratarão mais mil agências

A Empresa de Correios e Telégrafos lançará, nos próximos dias, um edital para a contratação de mil agências franqueadas, encerrando assim um problema que começou nos primeiros anos deste século XXI. Daniel Lian conversou sobre esse assunto com Glória Guimarães, vice-presidente de Rede e Relacionamento com os Clientes da ECT, segundo quem a licitação será mesmo lançada até 15 de dezembro, o que permitirá a conclusão do processo em abril do ano que vem.

Os interessados podem apresentar as respectivas propostas nas agências regionais dos Correios, e Glória confirmou que as exigências são grandes para quem quiser abrir as agências, espalhadas por todo o Brasil. A vice-presidente salientou que o objetivo deste processo é melhorar o atendimento e beneficiar a população, ampliando também a oferta dos serviços ofertados pela estatal.

Receita suspende consultas por telefone até meados de janeiro

Os contribuintes que precisarem tirar dúvidas com a Receita Federal não poderão usar o telefone por cerca de 40 dias. O serviço de call center do Fisco (Receitafone), no número 146, ficará suspenso de amanhã (2) até 13 de janeiro de 2012.

Segundo a Receita, a interrupção no serviço ocorre por causa do fim do contrato com a empresa especializada. Uma nova empresa foi escolhida por meio de licitação, mas só iniciará as atividades no próximo mês.

A Receita assegura que a consulta não será prejudicada porque os contribuintes podem pedir informações sobre a restituição do Imposto de Renda e a situação do CPF na página do órgão na internet. A marcação de atendimento presencial nas unidades da Receita também pode ser feita normalmente no endereço eletrônico.

Vestibular da UPE começa neste domingo

De domingo (4) até a próxima terça-feira (6), a Universidade de Pernambuco (UPE) realiza as provas do seu vestibular 2012. Ao todo, 39.345 candidatos disputam 2.864 vagas nos 44 cursos de graduação, distribuídos nas Regiões Metropolitanas do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.

Em cada curso oferecido pela instituição será reservada a cota de 20%, por entrada e curso, das respectivas vagas, para preenchimento por candidatos aprovados que tiverem cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (do 5º ao 8º ou 6 ao 9 ano) e Ensino Médio, comprovado no ato da matrícula.

Os portões abrem às 7h e fecham, pontualmente, às 8h, horário de Pernambuco. Para ter acesso à sala de provas, aplicadas das 8h15 às 12h15, os estudantes devem apresentar o Cartão Informativo e um Documento de Identidade Original ou outro documento com foto e assinatura recentes.

Quem ainda não imprimiu o cartão de identificação, poderá realiza a impressão através do site www.upe.br/processodeingresso

Jovaldo Nunes é o novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco

O desembargador Jovaldo Nunes foi eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio de 2012-2014, nesta quinta-feira (1º), durante sessão no Palácio da Justiça de Pernambuco. Fernando Ferreira exercerá a função de vice-presidente e o corregedor geral da Justiça será Frederico Neves. Os desembargadores que irão compor o Conselho da Magistratura são Antônio Carlos, Antônio Melo e Lima, Alexandre Assunção e Francisco Tenório.

O atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, José Fernandes Lemos, destacou ações realizadas em sua gestão: “Os pontos positivos da minha administração foram, primeiro, um concurso de juiz, porque o estado estava há dez anos sem. Nomeamos mais de três mil servidores e reorganizamos os cartórios“, pontuou.

O presidente eleito ocupa atualmente o cargo de vice-presidente do TJPE. Nunes é natural da Paraíba e atua como desembargador no órgão desde 2001, quando foi promovido. Foi servidor da Justiça, entre o anos de 1967 e 1982, ano em que ingressou na magistratura, através de concurso.

O atual vice-presidente do TJPE foi promovido, em dezembro de 1985, para ocupar a função de juiz substituto de 2ª Entrância, exercendo a função nas comarcas de Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. Em 1989, passou ser juiz substituto da 3ª Entrância, para atuar no Recife. Ele afirmou que tem como meta viabilizar os serviços prestados pelo TJPE. "O meu objetivo é ver o que é possível fazer para agilizar a prestação jurisdicional", disse.

Composição do biênio 2012-2014
Para a Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno foram escolhidos os desembargadores Jones Figueirêdo, Fausto Campos e Adalberto de Oliveira Melo. Já a Comissão de Jurisprudência e Publicações será composta pelos desembargadores Josué Sena, Fernando Martins e Cláudio Jean.

O diretor da Esmape será o desembargador Fernando Cerqueira, com vice-diretoria ocupada pelo desembargador Cândido Saraiva. Para suplentes do corregedor geral de Justiça e vice-presidente do TJPE foram escolhidos os desembargadores Jones Figueirêdo e Agenor Ferreira Filho.

Autódromo de Caruaru sedia etapa final do Racing Day Nordeste

O Autódromo Aryton Senna, em Caruaru, no Agreste pernambucano, recebe a última etapa do campeonato Racing Day Nordeste, neste domingo (4). O evento reúne os principais pilotos de motovelocidade do Nordeste.

A competição reúne as categorias SuperSport (600cc a 675cc), SuperBike (1000cc a 1198cc) e este ano implanta a categoria de base que corresponde a motos com 250cc a 350cc. O evento é o único campeonato que envolve a participação de pilotos exclusivamente nordestinos.

Apreensão de produtos piratas triplicou nos últimos seis anos

Em 2010, o governo apreendeu R$ 1,27 bilhão em produtos falsos, contrabandeados e piratas. O número é da Receita Federal e está no Relatório Brasil Original, apresentado hoje (2) pelo Ministério da Justiça. O montante de apreensões triplicou nos últimos seis anos, de acordo com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP).

Entre as mercadorias mais apreendidas em 2011, os cigarros lideram o ranking. Até novembro, as apreensões chegaram a 4,52 milhões de pacotes, ante 3,42 milhões em 2010.

Entre 2010 e 2011, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também registrou aumento nas apreensões de combustíveis, que saltaram de 98 mil para 200 mil litros, de equipamentos de informática, de 98 mil para 195 mil unidades, e de bebidas, que somaram 106 mil litros em 2010 e já chegam a 136 mil litros em 2011.

As apreensões de CDs e DVDs tiveram queda entre 2010 e 2011, passando de 5,79 milhões de unidades em 2010 para 3,77 milhões de janeiro a novembro de 2011. Mesmo com a diminuição, os itens ainda estão em segundo lugar na lista de mercadorias piratas mais apreendidas no país.

O ministério também divulgou os resultados de operações conjuntas da Polícia Federal (PF), PRF e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apreensões de medicamentos falsos. Em 2010, foram 1.245 operações, que resultaram na apreensão de 18 milhões de comprimidos. Só na Bahia, as apreensões somaram 15 milhões de comprimidos, segundo dados da PRF.

Mais 71,5 toneladas de medicamentos sem registro e 72,5 toneladas de medicamentos vencidos ou impróprios também foram recolhidos nas operações. Entre os remédios falsificados e contrabandeados que mais circulam no Brasil estão os anabolizantes, os emagrecedores e os medicamentos para disfunção erétil.

De acordo com o CNCP, além de feiras livres, camelôs e vendedores na internet, os medicamentos piratas também estão à venda em farmácias e lojas, o que reforça a necessidade de fiscalização.

Em 2010, a Polícia Federal instaurou 8 mil inquéritos por contrabando e descaminho e 555 por pirataria, segundo o relatório. No mesmo período, 412 pessoas foram presas.

O CNPC reúne 20 entidades públicas e privadas, responsáveis pela implementação do Plano Nacional de Combate à Pirataria.

Reunião de Comissão de Educação, Cultura e Saúde discute a evasão escolar



Os Vereadores que compõem esta Casa de Lei foram convocados à participar da Reunião da Comissão de Educação, Cultura e Saúde, composta por Afrânio Marques na presidência, Deomedes Brito na secretária, Zezin Buxin membro relator e Ernesto Maia na suplência, ocorrida na manhã de ontem (01), no Plenário da Câmara Municipal. A temática principal da reunião foi a questão da evasão escolar do nosso município. E para uma ampliação da discussão também houve a participação da Secretaria de Educação, Socorro Maia, do gestor da Gerência Regional de Educação (Gere), Antônio Fernando, da Diretora do SINDUPROM-Agreste, Luciene Cordeiro, do Chefe de Gabinete, Carlos Lisboa, do Conselheiro Tutelar, Gilson Julião, do representante do CONDECA, Laércio Glicério, e dos diretores de escolas municipais e estaduais localizadas no nosso município.
No encontro os presentes avaliaram a evasão escolar, bem como puderam expor suas ações e propostas para atrair os alunos á sala de aula, em especial no turno da noite.
O Presidente da Comissão, Afrânio Marques, afirmou que o Poder Legislativo está se empenhando em atender aos pedidos dos diretores que solicitaram a pavimentação das ruas das escolas que ainda não foram contempladas com este serviço. O Presidente da Câmara, Francisco Ricardo se reuniu com o Prefeito do Município para destinar o dinheiro da Câmara que retorna ao município, realizando o calçamento nas ruas das escolas que ainda não foram pavimentadas.