quarta-feira, 1 de junho de 2022

VEREADOR FOI MORTO A TIROS EM SERRA TALHADA-PE


Um vereador foi assassinado na tarde desta quarta-feira (1º), na cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Ednaldo Isidorio Neto, de 61 anos, tinha acabado de chegar em um posto de combustíveis para abastecer, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo.

Zé Dida, como o parlamentar era conhecido, morreu antes de receber os primeiros socorros.

A Polícia Militar, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local, o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Por meio de nota, a Polícia Civil informou que está “realizando diligências relativas ao homicídio. Todas as circunstâncias da ocorrência, assim como a motivação do crime, serão devidamente apuradas”.

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada lamentou o falecimento do vereador e decretou luto oficial de dois dias sobre os trabalhos administrativos e legislativo. A prefeitura também se manifestou, através de nota, manifestando tristeza lamentando a morte do parlamentar e decretando luto oficial no município.

Adagro prorroga vacinação contra febre aftosa

Foto: reproduzida da internet

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) prorrogou até o dia 10 de junho a primeira etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa, que se encerraria em 31 de maio. Da mesma forma, o prazo para declaração da vacinação, que terminaria dia 15 de junho, também foi estendido em 10 dias, encerrando no dia 25 do mesmo mês.

A prorrogação se deu em decorrência das fortes chuvas que atingiram algumas regiões do estado na última semana de maio, na reta final da campanha. A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias de todo o estado nas apresentações de 15 ou 50 doses.

A declaração é obrigatória e deve ser efetuada nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no portal www.adagro.pe.gov.br, onde também está disponível um tutorial de declaração on-line da vacinação.

O produtor que não vacinar ou não declarar está sujeito a multa e fica proibido de transitar com seu rebanho dentro e fora do estado.

Órgãos do Agreste lançam campanha para ajudar vítimas das chuvas no Grande Recife

Imagem: Divulgação

Em razão das fortes chuvas que atingiram Pernambuco, deixando mais de 100 mortos no Grande Recife e mais de sete mil pessoas desabrigadas, órgãos do Polo de Confecções do Agreste lançaram na ultima segunda-feira (30), uma campanha solidária com o objetivo de auxiliar as pessoas afetadas pelas chuvas, com doação de roupas e calçados. A iniciativa é da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco (Facep), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap).

De acordo com os órgãos, as fábricas e lojas das mais de 10 cidades que integram o Polo de Confecções do Agreste podem entregar as doações nas sedes das Instituições. Pessoas físicas também podem contribuir com a campanha. Em Caruaru, o ponto de coleta é a Acic, que fica localizada na rua Armando da Fonte, número 15, no bairro Maurício de Nassau.

Em Toritama, as doações podem ser feitas na Acit, que fica no centro de Toritama, na Avenida João Manoel da Silva, número 301 B (2º andar). Em Santa Cruz do Capibaribe, na Ascap. O endereço é Estr. do Pará, número 614, no bairro Nova Santa Cruz.

Aesa emite novo aviso meteorológico com previsão de chuvas fortes na Paraíba


Chuvas de intensidade moderada e forte devem continuar atingindo as cidades do litoral paraibano entre a tarde desta terça-feira (31) e a manhã de quarta-feira (01). O alerta feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) também prevê a possibilidade das precipitações chegarem aos municípios localizados do Brejo e Agreste.

De acordo com o meteorologista da Aesa, Lindenberg Lucena, as chuvas estão sendo provocadas por aglomerados de nuvens que vieram do Oceano Atlântico. “A presença destas nuvens favorece chuvas de intensidade moderada e forte no Litoral, Brejo e Agreste. Nas demais regiões devem ocorrer chuvas localizadas”, informou.

Um levantamento feito pela Aesa revelou que a capital foi a cidade paraibana mais atingida pelas chuvas este mês, com 663 milímetros. O ranking das chuvas de maio segue com Lucena (586 mm), Rio Tinto (557 mm), Cabedelo (553 mm), Alhandra (536 mm), Conde (508 mm), Pitimbu (474 mm), Mamanguape (471 mm), Marcação (420 mm), Caaporã (420 mm).

Temperatura – Nesta terça-feira, as temperaturas devem variar entre 29ºC e 22ºC nas cidades localizadas no litoral paraibano. No Brejo, a máxima de 27ºC é esperada no começo da tarde a mínima pode chegar aos 19ºC durante a madrugada. No Agreste, máxima de 27ºC e mínima de 20ºC. O Cariri terá temperaturas entre 29ºC e 19ºC. No Sertão a variação será entre 31ºC e 22ºC e no Alto Sertão 30ºC e 20ºC.

Aesa monitora o tempo e o clima na Paraíba de forma ininterrupta por meio da Sala de Situação, localizada em Campina Grande, onde meteorologistas trabalham em sistema de plantão 24 horas, acompanhando em tempo real os dados enviados por estações meteorológicas.

Compensa atualiza acumulação das barragens da RMR, Agreste e Zona da Mata Norte nesta terça-feira

Foto: Imagem ilustrativa

Nesta terça-feira (31.05), a Compesa atualizou a situação das barragens localizadas nas regiões Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Norte, tomando como base a acumulação dos volumes de água nos últimos oito dias, período de incidência de chuvas fortes e frequentes no Estado.

Na RMR, seis mananciais atingiram a capacidade máxima de acumulação e estão vertendo: Várzea do Una (São Lourenço da Mata), Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), Pirapama (Cabo de Santo Agostinho), Sicupema (Cabo de Santo Agostinho), Utinga (Ipojuca) e Bita (Ipojuca). Outras barragens importantes para a região continuam acumulando um bom nível de água, a exemplo de Botafogo, que chegou a 78,7% e Tapacurá, que atingiu 71,5%.

Na Zona da Mata Norte e no Agreste, dez mananciais atingiram a capacidade máxima de acumulação e estão vertendo: Inhúmas e Mundaú (Garanhuns), Santana II (Brejo da Madre de Deus), São Jacques (Lajedo), Pedra Fina (Bom Jardim), Pau Ferro (Quipapá), Siriji, (Vicência), Orá/Cursaí (Paudalho), Tiúma, (Timbaúba) e Tabocas/Piaça (Belo Jardim).

Barragens importantes como Prata, Jucazinho e Poço Fundo também estão sendo monitoradas. O Prata passou de um acumulado de 50,39% no último dia 23, para 71,48% no dia de hoje. Jucazinho e Poço Fundo tiveram poucas alterações. O primeiro estava com 14,75% e hoje registra 15,40% e Poço Fundo passou de 16,19% para 17,28%.

A Compesa continua acompanhando o nível das barragens e reforça que está tudo dentro da normalidade. Outro aspecto a ser avaliado, ao logo dos próximos dias, é o reflexo da acumulação no abastecimento, com o possível aumento do fornecimento de água para a população, que será estudado pelo Governo do Estado e a Compensa.

BOMBEIROS RETIRAM MAIS SEIS CORPOS DE VÍTIMAS DE DESLIZAMENTOS E TOTAL DE MORTOS VAI A 106; MENINA DE 6 ANOS ESTAVA ABRAÇADA COM A MÃE


O Corpo de Bombeiros encontrou na tarde desta terça-feira (31) mais três corpos de vítimas soterradas após deslizamentos de barreiras, no Grande Recife. Três pessoas foram achadas na Vila dos Milagres, na Zona Oeste, e outras três, em Jardim Monte Verde, entre o Recife e Jaboatão, ponto em que morreram mais de 20 pessoas após o temporal.

Com isso, subiu para 106 o total de mortes causadas pelas chuvas . O número de pessoas desaparecidas caiu para dez, segundo os bombeiros. Em Jardim Monte Verde, as buscas foram encerradas depois que todas as vítimas desaparecidas na localidade foram achadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma menina de 6 anos é uma das vítimas. Ela estava abraçada com a mãe, também achada morta, quando a barreira deslizou na Vila dos Milagres, no Barro, Zona Oeste do Recife.

Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife.

Entre os desaparecidos, há oito pessoas identificadas e duas cujos desaparecimentos estão sendo investigados, já que as informações são imprecisas, ainda segundo os bombeiros.

Há, possivelmente, duas pessoas levadas por enchentes. Elas são procuradas no Centro de Jaboatão e no bairro de Paratibe, em Paulista.

A Secretaria de Defesa Social informou que, com o encerramento das buscas em Jardim Monte Verde, as equipes foram realocadas para três outras áreas de deslizamento: Vila dos Milagres; Areeiro, em Camaragibe; e Curado IV, em Jaboatão.

Com informações do G1

Estreia do Ypiranga no Estadual Sub-20 ocorrerá no Limeirão no próximo sábado (04)


Devido às fortes chuvas que ainda atingem a Região Metropolitana do Recife, o duelo entre Santa Fé e Ypiranga, válido pelo Campeonato Pernambucano Sub-20, que aconteceria nesta quarta-feira (01º), foi adiado. A nova data será divulgada em breve pela FPF-PE.

Com isso, a estreia da Máquina de Costura está programada para acontecer no próximo sábado (04) no Estádio Otávio Limeira Alves, em Santa Cruz do Capibaribe às 15h, contra o time do Pesqueira.


Fonte: Blog do Ney Lima

Festival de Quadrilhas de Rua Fogoiò Dos 8 Baixos