terça-feira, 15 de abril de 2014

ATLETAS DE IATI REPRESENTAM PERNAMBUCO E CONQUISTAM 3ª COLOCAÇÃO EM CAMPEONATO NACIONAL DE BADMINTON

Jovens de Iati e atletas de diferentes estados do País estiveram reunidos no período de 6 a 10 de abril, na cidade de Lindóia, interior de São Paulo, para a disputa do 1º Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton, que serviu como seletiva nacional para o Campeonato Mundial da modalidade que acontecerá entre os dias 6 e 12 de maio na China Taipei.

E mesmo com apenas três meses praticando a modalidade, os atletas de Iati, sob o comando do professor Diego Carvalho, conquistaram um expressivo resultado. A equipe, composta por alunos da EREM Francisco Pereira da Costa, conquistou o 3º Lugar nas categorias masculina e feminina e trouxeram na bagagem as primeiras medalhas em competições em Nível Nacional para o município de Iati.


“Quero agradecer ao Padre Jorge pelo apoio dado aos nossos jovens. Com apenas 3 meses de treinamento já derrotaram equipes com mais de 4 anos de experiência no Badminton, como Alagoas e São Paulo. Estou muito satisfeito e realizado pela rápida repercussão desse trabalho”, registra o professor Diego Carvalho, que também atua como Diretor de Esportes da Cidade.

O 1º Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton foi promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP).

MULHER É MORTA A TIROS EM PESQUEIRA

Mais um crime de morte em Pesqueira, com este soma-se dez homicídios neste ano o primeiro deste mês de Abril, o segundo tendo como vítima uma mulher.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição tática foi acionada pela Central de rádio da 8ª CIPM, por volta das 19h40min, que se deslocou para averiguar uma ocorrência de homicídio. Chegando ao local na Rua major Panta Bairro do Centenário foi constatado que a vítima, Jéssica Michele Crisostimo de Lima, 21 anos, sofreu vários disparos de arma de fogo vindo a óbito no local do crime.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas disseram a PM que uma moto com dois elementos dispararam contra a vítima e que um desses elementos fora identificado penas pelo apelido, onde os mesmos se evadiram do local após o crime. A GT aguardou a chegada da Polícia Civil e funerária para os procedimentos necessários.

O caso será investigado pela Polícia Civil da cidade o corpo de Jessica foi encaminhado ao IML, em Caruaru.

(Com Informações do EncartNoticias.com)

CRIANÇA DE 11 ANOS É ATROPELADA EM LAGOA DO OURO

O atropelamento aconteceu na PE-302 no sítio Cacimba de Góes a criança de 11 anos desceu de um ônibus escolar e ao atravessar a pista acabou sendo atropelado, a vítima foi socorrida para o hospital Dom Moura em Garanhuns com escoriações nos braços, o veículo que atropelou a vítima não foi identificado.

explosão

MAIS O CAIXA ELETRÔNICO FOI EXPLODIDO DESTA VEZ O FATO ACONTECEU NA CIDADE DE CAMALAÚ (PB), NO CARIRI PARAIBANO ACERCA DE 90 KM; DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE SEGUNDO INFORMAÇÕES 8 ELEMENTOS ARMADOS CHEGARAM NA MADRUGADA DESTE DOMINGO E EFETUARÃO A EXPLOSÃO DE UMA CIDADE PACATA É MAIS UMA DAS CIDADES VITIMAS DESSE TIPO DE PESSOAS AGORA É TOMAR BASTANTE CUIDADO PARA QUE ESTÁ PRÁTICA NÃO VOLTE A ACONTECER MAIS UMA VEZ.

Adutora inaugurada por Dilma está parada por problema em elevatória

Enquanto a Presidente Dilma fazia ontem a inauguração da 2ª etapa da adutora do Pajeú entre Serra Talhada/Afogados da Ingazeira e assinava a ordem de serviço da terceira etapa, que vai até Taperoá, na Paraíba, e contempla também municípios do Alto Pajeú, a adutora estava parada. Aliás, faz mais de duas semanas que o sistema Adutor tem enfrentado problemas nas estações elevatórias próximas a Floresta. Como o Sistema Zé Dantas por sua vez está parado por falta de energia, segundo a Compesa, várias cidades enfrentam falta de água a alguns dias. A terceira etapa da adutora do Pajeú prevê o abastecimento das cidades de Betânia, Brejinho, Carnaubeira da Penha, Iguaraci, Ingazeira, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama, além do distrito de Tupanaci, em Mirandiba, segundo o Ministério da Integração Nacional.

CONTATO

Para críticas, dúvidas ou sugestões entrem em contato conosco através de nossos telefones e e-mails. Sua participação e opinião são fundamentais para o nosso sucesso. Faça contato utilizando um dos canais abaixo, ou ligue para nossa reportagem.

Fones: (81) 9428-8603 claro / 9704-3456 Tim

Redação: (81) 8309-4168 oi / 8240-6268 vivo 

Torpe dão: (81) 9428-8603 / 9704-3456

E-mail:budeganordestina@gmail.com 

E-mail:encontrodavaquejada@gmail.com

EX-PRESIDIÁRIO É EXECUTADO NO BAIRRO DIVINÓPOLIS, EM CARUARU

A polícia registrou mais um crime de morte em Caruaru, o fato aconteceu por volta das 23h40m, desta segunda-feira (14), na Avenida Joaquim Nabuco, no bairro Divinópolis. A vítima, o ex-presidiário, Moisés Gonçalves Santos da Silva Junior, de 25 anos, que era casado, morava na Rua João Cursino, no bairro Maurício de Nassau e foi morto dentro do seu veículo, um Astra de cor preta, placa KKV-8548 de Caruaru.

Sargento Lindinaldo e os soldados J. Alves e Vandeilson da ROCAM fizeram o isolamento do local e de acordo com o Sargento Lindinaldo, familiares informaram que a vítima já foi presa por homicídio e porte de arma e ontem saiu de casa por volta das 20 horas e quando estava voltando, foi executado com cerca de 07 tiros por todo o corpo. Ele guiava o seu carro pela Avenida Rui Barbosa e após ter sido atingido pelos primeiros disparos, perdeu o controle da direção do veículo e desgovernado, de ré pegou a avenida Joaquim Nabuco e se chocou contra um muro, onde possivelmente foi atingido por mais disparos a queima roupa e morreu no local. O crime foi praticado por alguns indivíduos de

moto e um projétil, provavelmente é de pistola calibre 380, foi encontrado dentro do carro.

A Delegada Dra. Rita de Cássia esteve no local e iniciou as investigações, ela disse que nenhuma hipótese será descartada neste primeiro momento, no entanto ela disse que a hipótese mais contundente é de execução, pelo histórico policial da vítima.

O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. Este foi o 4º homicídio do mês de abril e o 37º do ano em Caruaru.

MULHER DO INDIANO É FLAGRADA TENTANDO ENTRAR COM DROGA NO PRESÍDIO DE CARUARU

O domingo é um dos dias que os parentes dos detentos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, vão a unidade para visitar os presos e no último domingo (13), as agentes penitenciárias Rosa e Ana, que estavam fazendo as revistas nas mulheres fizeram a revista íntima na mesma e encontraram um envólucro com 250 gramas de maconha com a suspeita, Lucimar de Lima Bento, de 19 anos, que mora no bairro Indiano, em Garanhuns, que estava visitando o marido, Jefferson de Souza Almeida Soares, de 21 anos, que cumpre pena por ter praticado um homicídio há dois anos, em São Domingos, Brejo da Madre de Deus.
DSC07632
A agente Ana informou que não adianta parente nenhum de preso tentar entrar com droga na penitenciária, porque todas as mulheres que entram na unidade prisional são submetidas à revista íntima e mesmo tentando dificultar o trabalho das agentes, a farsa acaba sendo descoberta com a acusada Lucimar, que escondeu a droga na vagina, mas acabou sendo desmascarada. O mesmo procedimento ocorre com os homens que também visitam o presídio para visitar os presos.

A mulher e o marido detento foram apresentados na Delegacia Regional, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. O detento foi levado de volta ao Plácido de Souza e a esposa foi encaminhada a Colônia Penal Feminina de Buíque.

PEDREIRO É PRESO APÓS AGREDIR ESPOSA EM GARANHUNS

O fato aconteceu na Rua Dolores Duran no bairro de Heliópolis, a central de operações do 9º Batalhão recebeu a informação que no local um homem agredia uma mulher, de imediato foi enviada uma equipe ao local que constatou que, o pedreiro José Maria da Silva de 33 anos, tinha agredido a companheira Silvana Rodrigues de 31 anos, causando na vítima hematomas na região do pescoço, o elemento foi preso ainda armado com uma faca peixeira e encaminhado a 18ª DESEC onde foi autuado em flagrante.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO COM TIRO DE DOZE

Na noite desta segunda-feira (14), um homem foi assassinado no sitio Manduri, em um Bar, na Zona Rural de Santa Maria do Cambucá, no Agreste.

De acordo com a Polícia Militar, José Claudino Andrade da Silva, de 20 anos foi atingido com um tiro de espingarda calibre 12. O criminoso ainda efetuou vários golpes com a arma, na cabeça da vítima, chegando a quebrá-la. O assassino deixou a espingarda no local e fugiu com destino ignorado.

A vítima era ex-presidiário e cumpriu pena sob acusação de prática de homicídio. O corpo foi encaminhado para o IML.

MENOR É APREENDIDO APÓS FURTAR BICICLETA EM BREJÃO

Um menor de 15 anos foi apreendido pela polícia militar na noite do último domingo (13), a apreensão aconteceu após um popular identificado por José Roberto da Silva de 47 anos procurar o efetivo policial e relatar que o adolescente havia furtado sua bicicleta. Com as informações diligencias foram realizadas e o menor localizado apreendido e conduzido à delegacia onde foi confeccionado um BOC e o menor liberado.

DETENTO COMETE SUICÍDIO DENTRO DO PRESÍDIO DE CARUARU

20140409_193849
Na manhã desta segunda-feira (14), um detento da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS) em Caruaru, foi encontrado morto por enforcamento em um dos banheiros, no interior da unidade prisional. A vítima,Antonio Luiz da Silva, vulgo “Tonho” de 52 anos, foi preso na semana passada, acusado de estuprar a irmã de criação e tentar matar o cunhado a golpes de enxada e faca, no sítio Bananeira, na zona rural de Bonito. Ele foi apresentado na delegacia de Bezerros, onde foi autuado em flagrante por estupro e tentativa de homicídio e foi recolhido a penitenciária de Caruaru.

O corpo da vítima foi examinado no local pelo perito do IC (Instituto de Criminalística) e foi encaminhado ao Instituto Medico Legal (IML) de Caruaru.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO A TIROS EM LAJEDO

O terceiro homicídio de 2014 no município de Lajedo foi registrado na tarde desta segunda-feira (14).

A vítima foi identificada apenas por “Cícero bala”, seria da cidade de São Bento do Una e estava sem documentos que o identificasse, o crime aconteceu na localidade Favela do Açude em uma casa demolida, próximo ao local onde na noite deste domingo (13), três pessoas foram baleadas. As Polícias Civil e Militar estiveram no local, onde já foi dado início as investigações.

O homem foi assassinado com disparos de arma de fogo que o atingiram na região da cabeça, peito e barriga.

O corpo após o levantamento cadavérico, foi encaminhado no rabecão do IML para o Instituto Médico Legal em Caruaru.

ACIDENTE DEIXA QUATRO PESSOAS FERIDAS EM GARANHUNS



Um acidente ocorreu por volta das 22hs40min da noite deste domingo (13) em Garanhuns. Segundo informações, o motorista do veículo Tucson desceu em alta velocidade na Rua Olavo Bilac, bairro da Boa Vista, perdeu o controle do carro e colidiu na mureta de uma ponte. O veículo caiu de uma altura considerável, deixando os ocupantes gravemente feridos.


Quatro jovens estavam no veículo; Pedro Henrique, Talliny Teixeira, Alex Araújo e Thamires Laleska. Pedro Henrique está em observação, teve escoriações e um corte na cabeça, mas passa bem. Talliny Teixeira fraturou o cotovelo e estava no Hospital Monte Sinai até a madrugada desta segunda para realizar uma cirurgia. Thamires Laleska fraturou o braço e está em Recife, no Hospital da Restauração para também passar por cirurgia.
A vítima em estado mais delicado é um jovem identificado como Alex Araújo que está na UTI do Hospital da Restauração no Recife. Ele fraturou o fêmur, costela e teve um grave corte na barriga.

Nenhum deles corre risco de morte. Pedro, Alex e Thamires moram em Garanhuns e Talliny é de Bom Conselho.

Com Informações do V&C e imagens do Agreste Violento.

“Se quer ajudar a salvar a Petrobras, por que Dilma teme a CPI?”, questiona Mendonça Filho

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), rebateu há pouco as declarações da presidente Dilma Rousseff sobre a Petrobras. Segundo o parlamentar, a presidente é demagógica e se esquiva na hora de ajudar a empresa.

“Se Dilma quer que nada destrua a empresa, deveria começar a fazer um limpa, porque a sujeira em 12 anos de PT é grande. Nas redes sociais já questionam o motivo de Dilma temer a CPI”, disse.

Mendonça disse que Dilma deveria apoiar a CPMI para investigar a Petrobras em vez de usar o que classificou de artimanhas para protelar a sua instalação.

“Dilma usa o discurso agora, mas na prática manda sua base no Congresso tratorar a oposição e enterrar a CPI”, disse. Em cerimônia de inauguração de navios petroleiros no porto de Suape hoje à tarde (14/4), a presidente afirmou que “irá apurar com o máximo de rigor e que ninguém e nem nada destruirá a empresa”, contrariando todos os esforços governistas no parlamento de enterrar a CPMI.

O deputado disse ainda que Dilma brinca com a inteligência do brasileiro. “Seu governo está em decadência também por causa do excesso de frases demagógicas que não surtem mais efeito. O brasileiro quer é resultado e quer a Petrobras livre desse esquema que montaram lá”, disse. Mendonça complementou que o PT faz campanha contra a Petrobras há 12 anos.

“O PT incorporou o slogan ‘O Petróleo é nosso’ e transformou a empresa em uma máquina partidária, onde o brasileiro não se beneficia. O PT crê que a Petrobras é dos petistas e que não pertence mais ao Brasil”, disse.

“A presidente deveria fazer um mea-culpa. O PT passou os últimos 10 anos aparelhando a empresa, que já perdeu metade do seu valor de mercado. Ela diz que quer investigar, mas, no caso de Pasadena, o PT assistiu passivamente ao prejuízo de R$ 1 bilhão e levou sete anos para demitir Nestor Cerveró da área Internacional da Petrobras. Ao contrário, ele foi premiado com a diretoria financeira da BR Distribuidora”, acrescentou Mendonça Filho.

Informações da Assessoria.

Em Poção: Diogo Moraes participa do tradicional domingo de ramos

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou na manhã deste domingo (13) da tradicional Procissão de Ramos, na cidade de Poção. O parlamentar foi recepcionado pelo prefeito do município, Padre Cazuza (PSB).

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o pré-candidato a vice Raul Henry (PMDB) também estiveram em Poção, onde participaram da procissão, ao lado de Diogo, Padre Cazuza e milhares pessoas vindas de todo o estado.

“É emocionante ver de perto a fé a devoção desse povo, que anualmente lota as ruas de Poção e participa de toda a programação do domingo de ramos”, disse Diogo, que frisou ainda o empenho do prefeito Padre Cazuza, para que a festa aconteça de forma grandiosa. “Ele é incansável e participa ativamente de toda a programação”.

.

O prefeito de Poção retribuiu os elogios do deputado e citou a sua participação efetiva no dia-a-dia. “Diogo é um deputado presente, que nos acompanha sempre e mais uma vez marca presença em nossa tradicional festa”.

Padre Cazuza ressaltou ainda o esforço do deputado para que o Padre Fábio de Melo, principal atração da programação do domingo de ramos, se apresentasse em Poção.

“O governo do estado, através da articulação do deputado estadual Diogo nos presentou com o show do Padre Fábio de Melo, um grande nome, que abrilhanta ainda mais a nossa festa. Desta forma somos muito gratos a Diogo”.


Informações da Assessoria.


Em PE, 64% não enviaram declaração do IR a 15 dias do fim do prazo

A 15 dias do fim do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda, 64% dos pernambucanos ainda não encaminharam o documento à Receita Federal. Das 710 mil declarações previstas para este ano no estado, apenas 250 mil foram entregues até às 17h da segunda-feira (14), segundo o departamento regional do órgão. A entrega começou em 6 de março e se estende até 30 de abril. Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

O programa para declaração está disponível para "download" - neste ano, não é mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, como aconteceu até 2013. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.
Neste ano também está permitida a entrega por meio de tablets e smartphones. O Fisco informou que até 90% das declarações podem ser feitas com esses equipamentos.
A utilização dos tablets e smartphones para o IR, entretanto, não é possível em alguns casos, como, por exemplo, para quem tenha recebido rendimentos do exterior, com exigibilidade suspensa, com valores acima de R$ 10 milhões, ou que tenha registrado ganhos de capital na alienação de bens e direitos, entre outros.

VAQUEJADA


Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe abre convocatória para o São João da Moda 2014


A Gerência de Cultura da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe convoca artistas para compor a programação do São João da Moda 2014.

Os interessados devem fazer inscrição no período de 14 a 30 de abril, das 8 às 13 horas, no setor de protocolo da Prefeitura, situada à Avenida Padre Zuzinha nº 178, no centro da cidade. Artistas de outras cidades poderão fazer inscrições via Correios com postagem até 30 de abril e entrega até 9 de maio.

“A convocatória é a forma mais democrática de selecionar os artistas, desta forma poderemos descobrir novos talentos de todas as linguagens e preparar uma programação multicultural que faz o São João da Moda se diferenciar dos demais com a realização deste cadastro prévio”, diz o gestor de cultura Gilberto Geraldo.

A ficha de inscrição para artistas e o documento de convocação emitido pela Gerência de Cultura estão disponíveis clicando nos links abaixo:



Dúvidas podem ser tiradas pelos telefones 3731-1479/1077.

Vereadores visitam obras da reforma do Hospital Raymundo Francelino Aragão

Escrito por Melqui Lima

A comissão de Obras e Urbanismo da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou, nesta segunda-feira (14), visita às obras de restauração e ampliação do hospital municipal. E na oportunidade verificaram a aquisição de novos equipamentos para a unidade de saúde.

As vistorias constantes às obras públicas fazem parte dos trabalhos da comissão, que tem como presidente o vereador Galego de Mourinha (PTB), e Carlinhos da Cohab (PSL) e Ronaldo Pacas (PSDC), como integrantes. De acordo com o presidente Galego de Mourinha, a comissão ficou satisfeita com o trabalho que vem sendo desenvolvido na localidade. “Ficamos satisfeitos com o que vimos. Temos a palavra que daqui a trinta dias a obra será concluída. Podemos ver que está andando bem”, relatou.

A comissão realizará, após o período da semana santa, visitas aos postos de saúde do Santo Agostinho, Cohab, e Poço Fundo que tem novo prazo para conclusão em 10 de Maio. 

PSB anuncia Eduardo Campos e Marina Silva para disputa presidencial

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou nesta segunda-feira (14), em Brasília, a pré-candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da ex-senadora Marina Silva para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. Presidente nacional do PSB, Campos vai encabeçar a chapa, que terá Marina como vice.

A formalização da chapa socialista, com a homologação das indicações, deve ocorrer somente em junho, durante a Convenção Nacional do PSB. O anúncio da chapa nesta segunda foi feito pelo primeiro-secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira. 


(Foto: Felipe Néri/G1)

"As lideranças e os militantes do partido delegaram aos líderes do PSB, Eduardo Campos, e da Rede, Marina Silva, a tarefa de representá-los nesse processo eleitoral como pré-candidatos à Presidência da República [...]. A campanha da chapa se confirmará pela convenção de junho seguirá os seguintes princípios [definidos pelo partido]", disse Siqueira.

O anúncio de que Eduardo Campos vai concorrer à Presidência tendo Marina como candidata a vice não impede que a chapa seja invertida em até 20 dias antes do dia das eleições, 5 de outubro, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral.

O anúncio oficial da chapa Marina Silva-Eduardo Campos era esperado desde que a ex-senadora se filiou ao PSB, em outubro de 2013. A filiação ocorreu após a Rede Sustentabilidade, partido que Marina tentou fundar, ter o seu registro rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A Corte considerou não haver comprovação do número mínimo de assinaturas previsto em lei para a fundação de partidos.

Antes de se filiar ao PSB, Marina chegou a receber convites de partidos como PPS e PEN, onde poderia ser lançada como candidata à Presidência da República. No evento que confirmou a filiação de Marina ao PSB, a ex-senadora afirmou que apoiava a candidatura de Campos à Presidência, mas não confirmou se seria vice em uma chapa encabeçada por ele.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 5 de abril, Eduardo Campos aparecia com 10% das intenções de voto para presidente. Em nenhum dos cenários propostos pela pesquisa o pré-candidato alcança o segundo lugar na disputa com a presidente Dilma Rousseff, que tem mantido a liderança nas pesquisas.

Marina Silva, no entanto, de acordo com a pesquisa, poderia levar a disputa presidencial para o segundo turno, caso fosse lançada para presidente, em um cenário que exclui da disputa os partidos menores. Neste caso, Marina aparece com 27% das intenções de voto, Dilma com 39% e Aécio, pré-candidato do PSDB, com 16%.

Eduardo Campos, que cumpria mandato como governador de Pernambuco, assinou carta de renúncia no último dia 3 para disputar nas eleições presidenciais de 2014. Em seu lugar, aasumiu o então vice-governador, João Lyra Neto. O último dia 4 foi a data limite estabelecida pela Lei Eleitoral para aqueles que se candidatarão a mandato eletivo se desincompatibilizarem de suas funções administrativas.

Alianças regionais
O evento teve a participação de lideranças do PSB e também de outros partidos que podem formar aliança com os socialistas nas eleições. O líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), afirmou a jornalistas que há que 16 unidades da federação onde o PSB e os militantes da Rede Sustentabilidade formaram consenso sobre as candidaturas para governador.

"Estamos fazendo todo o esforço para estarmos juntos com a Rede e partidos como o PPS, que já nos apoia, no maior número possível de estados. Onde não houver, não haverá trauma. Estamos praticamente certos de união em 16 estados, e temos até junho para resolver nos demais. Estamos conversando, mas a única coisa da qual não abrimos mão é do palanque para o Eduardo em todos os estados", disse Albuquerque.

Dilma sugere que população deve ser exigente e pedir mais, no Sertão de PE

No Sertão pernambucano, Dilma Rousseff esteve na cidade de Serra Talhada para assinar a ordem de serviço da segunda etapa da Adutora do Pajeú, nesta segunda-feira (14). Ao lado do ministro Francisco Teixeira, da Integração, a presidente aproveitou a cerimônia para descerrar a placa que registra a entrega da primeira parte da obra, cujo objetivo é beneficiar sete municípios e cerca de 180 mil habitantes. "Agora, sempre que você entregar um serviço, uma obra, você tem de pensar assim: Ah, mas isso é só o começo. É só o começo! Tem de vir mais. Não pode parar por aí", disse ao público presente, que a recebeu com aplausos.
A presidente descerrou a placa da primeira parte da Adutora do Pajeú. (Foto: Reprodução/ TV Asa branca)Presidente descerra placa ao lado do governador de
PE e de ministro. (Foto: Reprodução/ TV Asa branca)
À ocasião, Dilma também lançou o edital de um ramal. A obra deverá levar água do Rio São Francisco, com projeto de segurança hídrica, para 72 municípios do Agreste pernambucano e aproximadamente dois milhões de habitantes. O governador do estado, João Lyra Neto (PSB), acompanhou a presidente e no evento falou sobre os benefícios do aproveitamento das águas deste rio para a convivência com o semiárido. O prefeito do município, Luciano Duque (PT), foi o responsável pelas boas-vindas solenes.
Visita a Pernambuco
Antes de ir ao Sertão, a presidente Dilma Rousseff esteve na capital. Ela chegou ao estado perto das 11h desta segunda-feira (14), acompanhada da presidente da Petrobras, Graça Foster, do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, além de políticos locais, como o deputado federal João Paulo, pré-candidato do PT-PE  ao Senado, e de Armando Monteiro (PTB).
A presidente Dilma Rousseff e João Lyra Neto, governador de Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho / G1)A presidente e João Lyra Neto, governador de PE.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Quando da inauguração do navio Dragão do Mar, no Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, Litoral Sulo, João Lyra Neto não poupou elogios à presidente. “Quero agradecer o empenho da senhora como ministra, o do presidente Lula e o empenho da senhora como presidente da República. Sempre recebemos a senhora com muito prazer, muita honra, muita alegria. Que a senhora continue essa trajetória de investimento durante o seu governo para que possamos ter mais empregos, mais indústria e acima de tudo melhor qualidade de vida para todos os brasileiros”, afirmou Lyra.
Durante o discurso, o atual governador citou inciativas estaduais, como os investimentos no Porto de Suape e a decisão de preservar quase 60% da vegetação do distrito industrial, mas sem citar o nome do antecessor, Eduardo Campos. Lyra acompanhou a presidente durante a visita ao navio, mas ficava frequentemente mais para trás, deslocado do grupo.
Presidente Dilma e operária Natasha Sinno se abraçam após batismo do petroleiro Henrique Dias (Foto: Vitor Tavares / G1)Presidente e operária Natasha Sinno se abraçam
após batismo do petroleiro Henrique Dias.
(Foto: Vitor Tavares / G1)
A entrega do navio acontece no momento em que denúncias envolvendo obras em Suape e na construção da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, situada no complexo portuário, estão no centro dos pedidos de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso. A presidente fez questão de defender a petroleira em seu discurso. “Como presidenta, mas sobretudo como brasileira, eu defenderei em quaisquer circunstâncias, eu defenderei a Petrobrás. […] Não ouvirei calada a campanha negativa aqueles que, por proveito político, não hesitam em ferir a imagem desta empresa que nosso provo construiu com tanto suor e lágrimas”, disse a presidente.
Navios
Após abastecer com petróleo cru na Bacia de Campos, o Dragão do Mar segue para o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Com capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o navio é do tipo Suezmax, ou seja, tem as dimensões máximas para passar pelo canal de Suez. Com 274,2 metros de comprimento e 48 metros de largura, a embarcação consumiu 24,5 mil toneladas de aço e contou com aproximadamente 2,5 mil pessoas trabalhando em sua construção.
Também nesta segunda, foi batizado o quarto Suezmax do EAS, ainda em fase ajustes, o navio Henrique Dias, em alusão a um dos heróis negros pernambucanos da luta contra os holandeses na Batalha dos Guararapes. O navio está no cais de acabamento e passa por trabalhos de pintura, interligações de sistemas, primeiros testes antes de seguir para os testes de mar.

Ex-presidiário é assassinado a tiros em Caruaru

Um ex-presidiário foi emboscado e assassinado a tiros em Caruaru, no final da noite desta segunda-feira (14). Moises Gonçalves da Silva Santos Júnior, 25 anos, foi morto dentro do carro em que dirigia - um Astra. O crime aconteceu na Avenida Joaquim Nabuco, bairro Divinópolis, praticado por ocupantes de moto. 

De acordo com a polícia, a vítima respondia por porte ilegal de arma de fogo e homicídio. 

Moises Gonçalves residia na Rua João Cursino, bairro Maurício de Nassau e havia saído do presídio há 4 meses. O corpo foi encaminhado ao IML.

Confira as manchetes dos jornais desta terça-feira

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
EM BUSCA DOS VOTOS
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
EDUARDO: MAIS QUE UM GERENTE, PAÍS QUER UM LÍDER
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
“PAÍS NÃO PODE FICAR SEM ALTERNATIVA”
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
PREÇO DO ETANOL EM NATAL É O 3º MAIS ALTO DO PAÍS
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
PARAÍBA GERA MENOS EMPREGO POR FALTA DE SANEAMENTO
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
PRESIDENTE DO STF INSPECIONA UNIDADES DE MENORES EM ALAGOAS
 
A TARDE/SALVADOR
 
COMEÇA A CORRIDA DE CANDIDATOS AO CARGO DE REITOR DA UFBA
 
O POVO/FORTALEZA
 
SUCESSÃO PRESIDENCIAL – PRÉ-CANDIDATOS SOBEM O TOM E ANTECIPAM CLIMA DA CAMPANHA
 
FOLHA DE S. PAULO
 
SOB PRESSÃO DO PT, DEPUTADO AFIRMA QUE VAI RENUNCIAR
 
O GLOBO
 
PF INDICIA 28, E VARGAS VAI RENUNCIAR AO MANDATO
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
ESCÂNDALOS NA PETROBRAS ANTECIPAM BRIGA ELEITORAL
 
ESTADO DE MINAS
 
PISCINÃO NA PAMPULHA
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
CONTRA CPI, DILMA FALA EM APURAÇÃO RIGOROSA

Gravatá decreta Ponto Facultativo a quinta-feira Santa. Leia nota

O Prefeito do Município de Gravatá, no uso de suas atribuições legais, considerando ser o dia 18 de abril de 2014, sexta-feira Santa, feriado nacional, conforme determina a Portaria Nº 002 / 2014 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e sendo a quinta-feira, dia 17 de abril outra data importante, segundo a tradição religiosa da Semana Santa, e de acordo com o artigo 59, inciso V, da Lei Orgânica do Município,

DECRETA:

Art. 1º - Fica decretado Ponto Facultativo o dia 17 de abril de 2014, quinta-feira Santa, nas repartições públicas.

Art. 2º - Os serviços municipais considerados de natureza essencial terão suas atividades normais

Art. 3º - Este decreto entra em vigor nesta data

Art. 4º - Ficam revogadas as disposições em contrário

Vagas de emprego em Santa Cruz