quinta-feira, 6 de agosto de 2015

TRE informa que atendimento no Cartório Eleitoral de Santa Cruz será normal na próxima segunda-feira

Visando a necessidade da população de Santa Cruz do Capibaribe, a direção geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informa que devido a existência da revisão biométrica no município, foi estabelecido que o atendimento será normal tanto na próxima segunda-feira (10), quanto na terça-feira (11).

Diante da situação, o Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe confirmou que atenderá normalmente nos dias 10 e 11 de agosto. As pessoas que já haviam agendado poderão comparecer ao Cartório respeitando o horário marcado.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone (81) 3731- 8926.

Com informações da 109ª Zona Eleitoral - Santa Cruz do Capibaribe (PE).

Homem tem moto roubada em Santa Cruz do Capibaribe

Um homem teve a sua moto tomada de assalto na noite desta quarta-feira (05). Segundo informações, a vítima estava chegando em sua residência, quando dois elementos se aproximaram em uma moto Bros, cor vermelha e placa não anotada, que anunciaram o assalto.

A vítima ressaltou que o garupa sacou de uma arma e exigiu que saísse das proximidades da moto, foi no momento em que o meliante conseguiu fugir em sua moto.

O veículo roubado se trata de uma moto Pop, cor vermelha e placa OYX-7383.

Câmara aprova texto-base de 'pauta-bomba' que dá aumento para AGU

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que aumenta os salários das carreiras da Advocacia-Geral da União. O texto também estende o reajuste para procuradores e delegados. A análise do projeto em segundo turno ainda não tem data para ocorrer.

A aprovação da PEC é mais uma derrota para o governo. O Planalto era contra a proposta por causa do impacto que ela trará nas conta públicas.

Homem é assassinado a pauladas em Toritama

Na manhã desta quinta-feira (06) mais um caso de homicídio foi registrado na região, desta vez na cidade de Toritama.

De acordo com as informações enviadas por nosso correspondente, Evandro Balla, um homem aparentando ter 40 anos de idade, identificado apenas por “macaxeira”, foi brutalmente morto a pauladas no Loteamento Campo Alegre, que fica às margens da PE-90, sentido Vertentes. As imagens do corpo são muito fortes, já que as pauladas foram dadas principalmente na região da cabeça.

O corpo foi localizado no início da manhã por algumas pessoas que passavam pelo local, que acionaram a polícia. Familiares ainda não compareceram para reconhecer o corpo. Policiais militares estão cercando o local do crime e ainda aguardam a chegada dos peritos da polícia civil e do IML.

Esse é o segundo homicídio registrado no mês de agosto naquele município

POLÍCIA MILITAR PRENDE UM DOS SUSPEITOS DO DUPLO HOMICÍDIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS

A Polícia Militar através da equipe do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) prendeu um dos suspeitos de ter praticado o duplo homicídio da tarde de ontem (quarta-feira) em uma estrada de terra do Sítio Mandaçaia na zona rural do município de Brejo da Madre de Deus.

Paulo Roberto de Souza Silva, de 30 anos de idade, residente na cidade de Trindade-PE, foi preso no Trevo de Brejo, quando pedia informações de como sair da cidade.

Os policiais chegaram até o indivíduo depois de receber informações dando conta que, um elemento desconhecido estaria em um bar, perguntando como fazia para conseguir sair do município.

Na oportunidade, o suspeito infirmou que estava na cidade vendendo consultas oftalmológicas (exame de vista), o que aumentou ainda mais a suspeita da PM que apresentou o envolvido na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe aonde a Maria Natália Lima Figueiredo Fernandes, que foi feita de refém durante a ação criminosa, reconheceu o rapaz como sendo a pessoa que trabalha com outros três elementos suspeitos do crime. Embora os acusados tenham usado capuz para esconder os rostos, a testemunha reconheceu a roupa do Paulo como sendo de um dos envolvidos no duplo homicídio que deixou também um homem gravemente ferido.

Moto roubada é encontrada no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

Na noite de quarta-feira (05), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu informações de que, uma moto estaria abandonada há dois dias na Avenida Padre Zuzinha, Centro de Santa Cruz do Capibaribe.

Chegando ao local, o efetivo da GCM conseguiram encontrar a moto Fan 125cc, cor preta e placa KGM-1413. Ao ser consultada no sistema, foi constatada que a mesma estaria com restrição de roubo/furto.

A moto foi conduzida para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe para as medidas cabíveis.

Homicídios aumentam em Pernambuco em julho de 2015

A criminalidade aumentou em Pernambuco em 2015. O índice de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) acresceu 14,3% em relação a julho de 2014, segundo novos dados apresentados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em reunião do Pacto Pela Vida, realizada nesta quarta-feira (05). Em julho de 2015, foram 297 crimes. No mesmo mês em 2014, 257. A quantidade de roubos ou tentativas de roubos em agências bancárias também aumentou de 2014 para cá. No ano passado, foram 12 roubos e, neste ano, 35.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o crescimento da violência no Estado está ligado ao crescimento do número de desempregados no País. “Segurança envolve ações de prevenção, ações de polícia, ações a cargo do Judiciário e Ministério Público e ações de ressocialização. Há uma taxa de desemprego crescendo no País. Essa não é uma realidade apenas de Pernambuco, mas de todo o Brasil”, declarou o responsável pela pasta .

Carvalho falou ainda sobre a entrada de drogas dentro do Brasil. “Hoje em dia, temos mais drogas entrando no País. Apesar de a apreensão de crack ser 69% maior do que o ano passado, o que nós sabemos de experiência é que há mais droga entrando no País”, complementou. Para o secretário, a SDS busca apurar os crimes que ocorrem e tentar preveni-los através das Polícias Civil e Militar.

Paraíba tem novo sistema de monitoramento de presos


Tornozeleiras deverão auxiliar na fiscalização do cumprimento das sentenças, aproximar o apenado da família e da comunidade, favorecendo, desta forma, a reinserção social

Aparelhos utilizados para monitorar detentos

A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba fez a apresentação do sistema de monitoramento eletrônico com a utilização de tornozeleiras e central de monitoramento que será implantado no Estado.

O sistema de monitoramento eletrônico é composto por execução de serviço especializado, equipamentos, software de gerenciamento, controle e monitoramento de pessoa e fornecimento de dispositivos de rastreamento, comunicação de dados, bem como licenças, garantia, assistência, treinamento e suporte técnico, respeitadas as especificações técnicas, qualidades, condições de fornecimento e acordo de níveis de serviço.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, que esteve presente no evento, ressaltou a importância da utilização desta tecnologia: “Este processo já é exitoso em outros estados. Nós esperamos que aqui, com essa implementação da audiência de custódia, este equipamento venha auxiliar, o que está fazendo tão bem em grande parte do Brasil”.

O secretário Wagner Dorta, da Seap, pontuou: “É realmente um marco no sistema prisional paraibano e algo que a sociedade estava desejando, que é a instalação e utilização destas novas tecnologias, e, ao mesmo tempo, vai representar uma economia para o Estado”.

As tornozeleiras deverão auxiliar na fiscalização do cumprimento das sentenças, aproximar o apenado da família e da comunidade, favorecendo, desta forma, a reinserção social, assegurar o respeito à individualidade e integridade física e, consequentemente, abrir vagas e reduzir custos no sistema prisional.

Além do secretário e do presidente do TJPB, o evento de apresentação contou com as presenças do desembargador Carlos Martins Beltrão Filho; do juiz auxiliar da Presidência, Carlos Neves da Franca Neto; de diretores e agentes penitenciários e do secretário executivo da Seap, Agamenon Vieira.

DUPLO HOMICÍDIO NA ZONA RURAL DE BREJO DA MADRE DE DEUS

Cícero Everton de Figueiredo tinha 20 anos de idade

O crime durante a tarde de ontem (quarta-feira) e deixou os moradores da Zona Rural de Brejo da Madre de Deus assustados. O saldo da violência foi de dois homens mortos, outro gravemente ferido e uma mulher foi levada de refém.

O fato aconteceu em uma estrada de terra no Sítio Mandaçaia, quando segundo informações, pelo menos quatro elementos armados e encapuzados em um automóvel Fiat Uno de cor vermelho e placas OYS-4222 interceptaram um veículo Corola de cor prata e placas PMN-0506 que estava sendo ocupado por quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher identificada como Maria Natália Lima Figueiredo Fernandes.

Na oportunidade os criminosos, amarraram a mulher e vendaram os seus olhos, colocando-a no interior do carro vermelho. Já os homens foram obrigados a deitar no chão e logo em seguida foram alvejados a tiros.

A Polícia Militar recebeu a informação através de denúncia anônima que alguns elementos estariam em um Fiat Uno praticando assaltos naquela localidade e uma Guarnição Tática fez um bloqueio na PE-145 em Fazenda Nova, na entrada para o Sítio Mandaçaia, momento em que, dois elementos que estavam no Corola roubado visualizaram a viatura e colidiram com a porta da viatura (do lado do passageiro). Ouve troca de tiros e um dos disparos atingiu de raspão o braço de um dos policiais. Acreditasse que um dos criminosos também tenha sido defiro.

Posteriormente a dupla fugiu no carro roubado com destino ao Distrito Barra do Farias também em Brejo da Madre de Deus. Logo atrás o Fiat Uno que estava em poder dos outros dois acusados, foi abandonado com a mulher dentro e os elementos fugiram adentraram no matagal.

Ao desamarrar a refém, os policiais foram informados que, três pessoas estariam feridas na estrada. Com o objetivo de prestar o socorro às vítimas, a PM se deslocou até o local e constatou que Antônio Fábio da Silva Aquino, de 22 anos de idade e Cícero Everton de Figueiredo, de 20 anos, (primo da Natália) estavam mortos.

Fábio sofreu quatro tiros nas costas e Cícero um na cabeça. Já Silvestre Stalone da Silva, de 28 anos, namorado da Natália, sofreu um disparo na cabeça, mas estava com vida e foi socorrido por populares para o Hospital Municipal José Carlos de Santana em Brejo e depois transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru.

Todas as vítimas são da cidade de Barros no estado do Ceará e segundo a mulher, eles estavam vendendo exames de vista naquela localidade.

No interior do Fiat Uno foram encontrados alguns documentos, provavelmente dos autores do crime. A Polícia suspeita que o ex-namorado da Natália, que não teve o nome revelado, esteja envolvido no caso. Ele também trabalha com o mesmo seguimento e não poderia ter contratado os bandidos por ciúmes ou até mesmo por conta da concorrência no negócio.

A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.


O carro das vítimas foi encontrado alguns minutos depois, abandonado próximo do Distrito Barra do Farias no mesmo município e foi levado para a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe

Advogado de pilotos de Campos envia notificação a fabricante de avião

O advogado Josmeyr Oliveira, representante das famílias do piloto Marcos Martins e do copiloto Geraldo Magela, mortos no acidente aéreo que também vitimou o candidato à presidência Eduardo Campos, há quase um ano, em Santos (SP), preparou e encaminhou uma notificação extrajudicial à Textron, holding da fabricante de aeronaves Cessna. O documento também foi enviado à FAA (Federal Aviation Administration), órgão norte-americano similar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Brasil.

A notificação resume a mesma tese encaminhada em carta pela viúva de Martins, Flávia Martins, ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e para a Anac. A família dos pilotos alega que as aeronaves da família Cessna 560 Citation EXCEL (XL, XLS, XLS +) apresentam uma falha de previsão no projeto - mais precisamente nos estabilizadores horizontais - e que essa seria a causa do descontrole e da queda da aeronave.

Essa nova notificação extrajudicial que, segundo Josmeyr Oliveira, chegou à mão das empresas no dia 25 de julho, pede esclarecimentos sobre os reparos e serviços técnicos feitos pela Cessna na aeronave que caiu e também sobre a concepção do projeto. O advogado também pede informações sobre a falha técnica na gravação de áudio que acabou não registrando os últimos minutos antes do acidente, além de uma resposta sobre o sistema de sensores já apontado na carta da esposa da Marcos Martins.

Uma ação judicial nos Estados Unidos deverá ser aberta em breve contra a fabricante das aeronaves, segundo o advogado, que está estudando qual escritório norte-americano deverá ajudar no processo das famílias dos pilotos.

Por nota, a Cessna diz que “trabalha junto às autoridades governamentais de aviação responsáveis por investigações relacionadas a acidentes e não comenta investigações em andamento”. Até a noite desta quarta-feira, Oliveira disse que não havia recebido uma resposta da empresa e do órgão norte-americano.