sexta-feira, 13 de abril de 2018

Monteiro será sede da 12ª Cavalgada neste sábado e domingo

O município de Monteiro abrirá as suas portas neste final de semana para receber centenas de cavaleiros de diversas regiões da Paraíba e Pernambuco, para participarem da 12ª Cavalgada que acontece neste domingo, 14, com recepção aos participantes a partir do sábado, 14.

No sábado os cavaleiros participantes serão recebidos no Parque da Embrapa, quando será realizado um desfile de cavalos da raça Mangalarga Marchador e um animado forró com Antônio Ferreira e o Forrozão MW.

No domingo os cavaleiros se concentrarão na fazenda Camaleão aonde será servido um café da manhã e, às 10 horas, sairão em cavalgada até a cidade de Monteiro, totalizando um percurso de 20 km. Durante o percurso haverá uma parada na fazenda Garapa, aonde será servido um almoço aos participantes e em seguida seguirão até a cidade, terminando na Embrapa, com a apresentação das atrações musicais Claudenir Fernandes e o Xote Universitário.

Os participantes receberão um kit com camisa e copo e ao longo do percurso terá o acompanhamento de carro de apoio, ambulância, equipe veterinária e um mini trio com muito forró e a participação de aboiadores.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro, de comerciantes e admiradores das cavalgadas.

Os interessados em participarem do evento podem obter mais informações através dos telefones: (83) 99942.8414 (Marquinhos), 99994.6290 (Emerson) e 98169.6885 (Cajó).


Fonte: Vitrine do Cariri/Foto: Reprodução google

PROGRAMA LEITE DE TODOS BENEFICIA FAMÍLIAS DE TAQUARITINGA DO NORTE

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho tem atendido a necessidade de inúmeras famílias do município através do Programa Leite de Todos, do Governo do Estado.

O programa busca reduzir as deficiências nutricionais da população em situação de vulnerabilidade social da região, através da doação de 3 litros de leite pasteurizado para uma família. Em Taquaritinga do Norte, ao todo são 513 litros por dia, distribuídos no CRAS Beatriz Curvêlo Barbosa (Sede), CRAS Azinete Tavares (Pão de Açúcar) e na Comunidade Vila do Socorro, nas terças e quintas-feiras.

Tem direito a participar do programa, famílias com gestantes, mulheres em fase de amamentação, idosos acima de 60 anos e crianças entre dois e sete anos de idade. 

Para maiores informações, procurar a Secretaria de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho.

DOIS ELEMENTOS SEQUESTRARAM EMPRESÁRIO NO PARQUE 18 DE MAIO EM CARUARU - PE

Erick Basílio.

Rodrigo Edson já cometeu um latrocínio em Ibirajuba.


Na noite desta quinta-feira (12), Policiais Civis da 14ª Delegacia Seccional, receberam informações dando conta que um empresário havia sido seqüestrado por criminosos armados, quando estava estacionando seu veículo próximo ao Parque 18 de Maio em Caruaru, foi montada uma operação resultando nas prisões de: Rodrigo Edson da Silva, egresso do sistema penitenciário com 35 anos de idade e Erike Basilio da Silva, com 28 anos. O efetivo da 14ª DESEC e da DP 90ª, contou com apoio dos policiais do 1ª BIESP, 3ª Companhia de Homicídios do Agreste, 19ª Delegacia de Homicídios e DENARC de Caruaru.

O delegado seccional de Caruaru, Dr. Ernande Francisco, informou que no momento em que o empresário foi levado pelos meliantes partindo do Parque 18 de Maio, foi deixado no Sítio Muricí na zona rural da cidade. Ato contínuo, os meliantes seguiram com o veículo e outros pertences tomando destino a cidade de Caruaru, que através do sinal de rastreamento do veículo, foi conseguido localizar o endereço no qual o carro estava, na Rua Benedito Formiga, nº 27, no bairro Luiz Gonzaga.

As equipes cercaram a casa e nas buscas no seu interior lograram êxito na recuperação do Corolla XEI 2.0, ano 2015, preto, de propriedade da vítima do seqüestro, um Ford Ecosport FSL 1.6, ano 2014, prata, placa: OYT-6477, “clonado” de propriedade da Diocese de Garanhuns da Paróquia de Lajedo, que foi tomado de assalto do padre de Lajedo.

Com os bandidos o policiamento também apreendeu a importância de R$ 331,00 em espécie; uma peruca; duas máscaras; um bloqueador do sinal rastreador; 07 (sete) lacres de placas, sendo 06 (seis) com sinal de identificação de Pernambuco e 01 (um) com sinal de identificação de Alagoas; dois celulares; um blazer preto; 01 (um) CRV de um veículo Eco Sport placa: OYT-6477; 01 (um) CRLV de um veículo Eco Sport placa: OYT-6477; 04 (quatro) CRLV de uma motocicleta Honda/CG 125 FAN placa: PEY-7770; 01 (uma) chave de fenda tipo estrela; 02 (dois) alicates; 01 (um) canivete e 01 (uma) chave de moto; 03 (três) pares de placa de automóvel, sendo uma com a identificação “PGZ-4975”, outra com a identificação “OYO-2005” e a derradeira com a identificação “PCV-0020”.

Todo material e os suspeitos foram apresentados na Delegacia do Plantão, tendo a vítima reconhecido os autuados como os responsáveis pelo prática do roubo, onde foram autuados pela Autoridade Plantonista, pelos crimes de Roubo Majorado, Concurso de Pessoas, Arma e Restrição de Liberdade o veículo roubado e os valores recuperados foram devolvidos para a vítima e o veículo “clonado” encaminhado para perícia. Os criminosos serão apresentados na audiência de custódia.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

Prefeitura de Livramento recupera barragem na zona rural

Em meio as chuvas que vem caindo na região, o risco de rompimento de barragens e açudes assustam a população do Cariri Paraibano e em Livramento recebe uma atenção especial da Prefeitura Municipal.

A prefeita Carmelita Ventura autorizou a recuperação de uma barragem localizada no sítio Ariús 1 e desde o início desta semana as máquinas do município estão trabalhando no reforço de sua parede. Já foram executadas mais de 30 horas máquina no manancial e a intenção é evitar possíveis rompimentos.

Para a prefeita Carmelita Ventura, o trabalho de prevenção é sempre mais importante que qualquer ação emergencial após a ocorrência de sinistros. “Nós temos uma grande frota de veículos, que de dia a noite recupera estradas, pequenos barreiros e contribui com as necessidades de nossos agricultores. O trabalho não para e nosso lema de governo é atender as necessidades da população, pois assim estaremos respondendo a altura à confiança recebida dos livramentenses”.

CASAL DE CARUARU FOI ASSASSINADO DENTRO DE VEÍCULO NA ZONA RURAL DE GRAVATÁ


Um casal que morava em Caruaru foi assassinado no final da manhã de ontem quinta-feira (12) em Gravatá, no Agreste pernambucano. Leonilda Moura Vasconcelos, conhecida como “Lilí” de 32 anos e o esposo, Tárcio Felipe Noves Lima, de 27 anos, moravam na Rua Professora Adélia Leal, próximo a Fafica, no bairro Petrópolis e foram encontrados mortos dentro de um veículo Fox preto, que pertencia ao Tárcio.

O irmão de Leonilda, José Marcos, informou que o cunhado fazia Uber e hoje pela manhã ela tinha algumas poupas de frutas para entregar em Gravatá e foi com o esposo, ele não soube precisar se havia mais alguém no carro, mas disse que o delegado de Gravatá afirmou que os disparos que mataram o casal foram efetuados por alguém que estava com as vítimas dentro do veículo.

O casal foi preso recentemente ao lado da igreja católica do bairro São Francisco, acusado de fazer tráfico de drogas delivery e como a droga apreendida foi pouca não foram autuados em flagrante, na ocasião foram ouvidos e liberados.

Os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.

Polícia prende homens suspeitos de homicídio e violência doméstica no Cariri


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Alcantil, no Cariri Paraibano, deu cumprimento, na manhã da ultima quarta-feira (11), ao mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única do Município de Boqueirão em desfavor de Edvaldo Erasmo de Lima pela prática de violência doméstica.

O suspeito estava sendo procurado desde o dia 26 de março deste ano.

Edvaldo foi preso na casa onde mora, na Rua Projetada, no Conjunto Ronaldo Cunha Lima. Ele foi ouvido pela delegada de Alcantil, Ivanize Fonseca, e encaminhado para a carceragem da Delegacia, onde vai ficar recolhido aguardando pela decisão da Justiça.

Mais uma prisão

Ainda na cidade Alcantil, no início da tarde, policiais civis prenderam Leandro Santos. Ele estava sendo procurado pela Justiça desde o dia 14 de dezembro de 2017.

Leandro é suspeito de participar, no dia 21 de setembro do ano passado, do crime de latrocínio (roubo seguido de morte) que teve como vítima Claudionor José dos Santos, 38 anos. O caso foi registrado no Sítio Barra de Aroeiras, no município de Alcantil.

Durante as investigações a polícia foi informada que o crime foi praticado por dois homens que se aproximaram da vítima, que estava com o pai, e anunciaram o assalto.

Durante ação criminosa os ladrões agrediram o pai de Claudionor, que sofreu um corte no supercílio. Desesperado, Claudionor entrou na briga para defender o pai e foi atingido por dois tiros no tórax e morreu no local.

A partir da descrição dos criminosos, os agentes de investigação da Polícia Civil conseguiram identificar o suspeito conhecido como ‘Leo’ e foi pedida a prisão preventiva dele à Justiça. Foram realizadas várias diligências na região, mas Leandro conseguiu fugir do Estado.

O trabalho investigativo continuou até a descoberta de que o suspeito estava escondido na cidade de Taquaritinga do Norte em Pernambuco onde ele foi preso na tarde dessa quarta feira.

Leandro dos Santos foi ouvido pela delegada Ivanize Fonseca e está preso na carceragem da Delegacia aguardando pela apresentação ao juiz da custódia.


Fonte: Paraíba Online

UM ANO APÓS TRANSPOSIÇÃO, MORADORES DO CARIRI DA PARAÍBA SOFREM SEM ÁGUA.


Um ano após a chegada das águas do Rio São Francisco, os moradores do Cariri da Paraíba ainda não sentiram os efeitos da transposição. O Ministério Público Federal (MPF) visitou cidade de Monteiro, divisa com Pernambuco, e ouviu uma série de queixas dos moradores do município, que é o ‘berço’ do Velho Chico em terras paraibanas. A principal reclamação é a falta de água nas torneiras, apesar do volume em abundância no canal. O material colhido pelo MPF foi transformado em um pequeno documentário (confira no final da reportagem).

A inspeção visual do MPF aconteceu no final de março e contou com a participação de engenheiros e de técnicos de segurança do órgão. Durante a visita foi constatado, por exemplo, que algumas condicionantes das licenças prévias e de instalação da obra não vêm sendo cumpridas na integralidade.

O MPF averiguou a degradação na área do Rio Paraíba, que recebe a carga do São Francisco, esgoto a céu aberto nas proximidades do manancial e também pessoas tomando banho nas proximidades do canal, apesar das placas de risco de afogamento. O problema maior, no entanto, foi mesmo a falta de água nas torneiras.

 “Cadê a água nossa, do São Francisco, que vinha para nos abastecer, para tirar a gente desse sufoco? Cadê a nossa água tão prometida?”, indaga no vídeo do MPF, o morador da Rua do Limão, identificado como Marcos. “Quase nada não melhorou, a transposição é boa para muita gente, mas para a gente não mudou muito não”, completa. Segundo Marcos, os moradores da área dependem há mais de 20 anos de um poço. “A gente pensou que a transposição fosse uma coisa maravilhosa, mas infelizmente a dificuldade ficou. Trouxeram água para o reservatório, mas não chegou para a gente”, completa.

O morador Aguinaldo Freitas contou ao MPF que o processo da transposição também afetou poços na região, gerando dificuldades econômicas. “Os poços secaram. Eu criava animais, tinha plantação de palmas. Secaram 48 poços, as famílias (que faziam uso deles) viviam de agricultura familiar e hoje não vivem mais”, ressaltou.

O MPF disse que vai encaminhar o vídeo ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que o órgão tome providências, seguindo um acordo firmado entre os órgãos em fevereiro.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Integração Nacional e com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) para que os órgãos comentassem o documentário do MPF, mas nenhum dos dois deu retorno.


Fonte: Cariri em Ação / Jornal da Paraíba/Foto: Reprodução google

PAI DE UMA DAS VÍTIMAS DE DUPLO HOMICÍDIO EM CAPOEIRAS FOI ASSASSINADO EM SÃO BENTO DO UNA

Um homem foi assassinado na noite desta quarta-feira (11), no município de São Bento do Una. Juarez Matias da Silva, de 59 anos, estava saindo de casa no Loteamento Santo Afonso, quando foi surpreendido com a chegada de quatro elementos em um Corolla Prata, dois desembarcaram usando touca ninja e efetuaram vários disparos de arma de fogo, Juarez foi alvejado diversas vezes, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A vítima era pai de Rogério de Siqueira Matias, de 31 anos, uma das vítimas de um duplo homicídio registrado na noite da última sexta-feira (6), o duplo homicídio aconteceu na zona rural de Capoeiras, homens armados invadiram uma residência dizendo que eram policiais e levaram as vítimas que apareceram mortas na manhã do sábado.

Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil, o corpo de Juarez foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.