segunda-feira, 28 de junho de 2010

Número de mortos pela chuva sobe para 20 em Pernambuco

O número de óbitos em Pernambuco relacionados às chuvas subiu para 20, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). As últimas vítimas foram Renata Bezerra da Silva, 2 anos, que morreu em um deslizamento na Linha do Tiro, e Leonilson Ferreira da Silva, 34 anos, que morreu na enxurrada no município de Gameleira.

O número de cidades em estado de calamidade pública segue em 12, e os de situação de emergência em 27. No total 67 municípios foram afetados. Atualmente, são 26.966 desabrigados e 55.643 de desalojados em todo o Estado. O número de casas danificadas ou destruídas é 14.136. Um total de 142 pontes foram comprometidas.

Confira os municípios atingidos:

Estado de calamidade pública
- Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Catende, Correntes, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão.

Situação de emergência – Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu.

Outros municípios afetados - Abreu e Lima, Aliança, Angelim, Araçoiaba, Brejão, Belo Jardim, Cachoeirinha, Canhotinho, Iati, Ibirajuba, Igarassu, Itamaracá, João Alfredo, Jurema, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Olinda, Passira, Paudalho, Paulista, Recife, Rio Formoso, Panelas, Salgadinho, São João, São Lourenço da Mata, São Vicente Férrer e Terezinha.

Fonte: pe360graus.com

Após nova enchente, moradores ficam isolados em Palmares

Rua Frei Caneca, no Centro de Palmares, amanheceu coberta pela água (Foto: Glauco Araújo/G1)
Moradores e comerciantes de Palmares (PE) estão ilhados novamente após a chuva que vem atingindo a cidade desde sábado (26). Muitos acordaram, nesta segunda-feira (28), para retomar o trabalho de recuperação dos imóveis e foram surpreendidos pela água, que já atingiu cerca de um metro de altura nas principais ruas do Centro do município. A inundação ocorre na parte baixa da cidade por causa do solo já encharcado. A cheia da semana passada fez a água atingir mais de seis metros de altura.

Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (28) pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), as cidades de Primavera, Catende e Maraial entraram na lista de 12 municípios em estado de calamidade pública.


Ouça relato do G1 sobre destruição em Palmares


O comerciário Charliston Anderson Torres, 29 anos, acordou cedo para voltar a limpar e recuperar as mercadorias de seu estabelecimento na manhã desta segunda-feira. Ele deixou de lado o trabalho que havia programado para ajudar outras pessoas, também ilhadas no centro da cidade. "Se continuar assim, acho que a água chega à mesma altura que chegou na semana passada. Não vai dar para começar tudo de novo."


Um sistema improvisado de comunicação da Defesa Civil do município passou a circular pelas ruas da cidade no domingo alertando para uma possível cheia do Rio Una. O carro de som pediu para as pessoas deixarem suas casas na parte baixa da cidade. A enchente foi confirmada durante a madrugada desta segunda-feira.


Fonte: G1

Polícia apreende em Caruaru mais de meio quilo de maconha



Um casal foi preso e uma adolescente de 17 apreendida em Caruaru por tráfico de drogas. Edmilson de Lima Bezerra, 22 anos, e Jucilene Maria Alves da Silva, 19, foram presos no Parque 18 de Maio. Os policiais apreenderam 550 gramas de maconha, 20 pedras de carack, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares e 611 reais em espécie.
Em outra ação policial, foram apreendidas oito pedras de crack, no bairro João Mota. Willas Lima Silva, 18 anos, foi preso em flagrante com a droga.

Fotos e Materia Adielson Galvão

A cidade de Barreiros Após as Chuvas.











Cenario de Guerra Mau Cheiro e ruinas, muito choro, pessoas passando fome, olhar de um visitante de Toritama Kaio

Nordeste terá mais chuva durante a semana, segundo previsão do tempo

A chuva vai continuar caindo em diversas áreas do Nordeste e poderá oferecer novos riscos para a população, de acordo com a previsão do tempo para a semana. "A continuidade da chuva é preocupante", diz a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Naiane Araújo. Já a região Centro-Oeste, boa parte do Sudeste e o sul da região Norte deverão ter sol, por conta de uma massa de ar seco que predomina pelo menos até sexta-feira (2).

Saiba mais sobre a previsão do tempo no Brasil e no mundo

Nordeste
A ocorrência de chuvas no Nordeste durante a semana continuará a oferecer riscos de enchentes para a população. Algumas áreas da região poderão ter acumulado de chuva mais significativo.

O G1 está em Palmares, em Pernambuco, onde choveu sem parar desde a tarde deste sábado (26) até a noite de domingo. A Defesa Civil da cidade chegou a emitir um alerta para as pessoas deixarem suas casas, em decorrência do risco de nova cheia no leito do Rio Una.

Segundo Naiane, pontos específicos entre os estados de Alagoas e Pernambuco, além de áreas no Recôncavo Baiano, terão mais chuva. "Deve chover nessas áreas já na segunda-feira (28) e na terça-feira (29)", explica Naiane. "Tirando essa região, as demais áreas deverão ter sol, principalmente no centro oeste da Bahia."

Norte
Acre, Rondônia e o sul do Amazonas e do Pará sofrerão influencia da massa de ar seco que se concentra nas áreas centrais do país. Por isso, a previsão é de sol para esses estados durante a semana. Já o centros e norte de Amazonas e Pará terão chuva, além de Roraima e Amapá.

Centro-Oeste
A chuva vai passar longe da região Centro-Oeste nesta semana. Por conta da massa de ar seco que fica na região até sexta-feira, haverá sol e baixa umidade relativa do ar, aumentando inclusive o risco de queimadas.

"A região terá aqueles dias de céu claro, calor à tarde e tempo mais fresquinho durante a noite. Já a umidade pode ficar em torno de 20% em algumas localidades", explica a meteorologista do Inpe.

Sudeste
A umidade do ar também será relativamente baixa em regiões de São Paulo e de Minas Gerais, sempre variando entre 30% e 40%. As áreas com umidade mais baixa ficam entre o oeste e o norte de São Paulo e no triângulo mineiro. Demais áreas do Sudeste também terão temperaturas mais elevadas por conta da massa de ar seco.

Sul
Uma frente fria vinda do Uruguai tenta avançar nesta semana pelo Rio Grande do Sul. "Mas a massa de ar seco continua funcionando como uma barreira que a impede de entrar no país", diz Naiane. Dessa forma, uma ou outra frente fria pode amenizar a temperatura para os gaúchos, mas elas têm ido embora pelo Oceano Atlântico.

Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão para a semana deverá obedecer o mesmo clima que predomina na região Sudeste. Os estados terão tempo influenciado pela massa de ar seco no Centro-Oeste, com sol e baixa umidade do ar.

Fonte: G1

Deslizamento de barreira deixa cinco feridos e uma criança morta

Uma barreira caiu, na manhã desta segunda-feira (28), na Linha do Tiro, e deixou cinco pessoas feridas e uma criança morta. O bebê de 2 anos foi resgatada pelos bombeiros e levada para a clínica Amauri Coutinho, em Capina do Barreto, mas não resistiu e morreu. As outras vítimas foram socorridas pela comunidade e passam bem.


Fonte: pe360graus.com

Chuvas batem recorde em Caruaru

Continua chovendo em Pernambucano. Em Caruaru o acumulado do mês de junho bateu o recorde de 300 milímetros, quantidade bem acima da média, que é de apenas 86.7 milímetros durante todo mês. Sem esquecer que a chuva do último dia 18 teve precipitação de 136 milímetros, sendo a maior chuva registrada no município desde 1960.

Com tanta chuva, a lavoura fica prejudicada. Mas, apesar do calendário de plantio de milho e feijão fechar em maio, para o agrônomo do Ipa, Fábio César, os agricultores devem se aventurar e voltar a plantar.

95% das sementes de milho e feijão já foram entregues pelo órgão às associações, que por sua vez, entregaram cinco quilos de cada tipo de semente aos agricultores. Fábio César avisa que, por ventura, algum agricultor não tenha recebido o que lhe é de direito, pode recorrer ao órgão.


Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Três décadas de sucesso

O artista Jorge de Altinho foi a principal atração da ultima sexta-feira, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, quando realizo show em comemoração aos 30 anos de carreira e para divulgar seu novo CD, “Dois Eus”. Na foto, o cantor em recente visita à Rádio Liberdade FM, com o gerente de programação da emissora, Carlos Farias, e o compositor Janduhy Finizola. (Foto: Antônio Marcos)

Sempre juntinhos

O radialista Combé Júnior e sua Cida foram presenças animadas no aniversário do vereador Demóstenes Veras, (Foto: Cortesia)

Campanha

Candidata a vice na chapa encabeçada por Jarbas Vasconcelos (PMDB), a deputada Miriam Lacerda (DEM) acompanhou o senador na viagem ao Sertão do Araripe, no último final de semana. A deputada dez questão de caminhar na feira de Ouricuri, onde ouviu e agradeceu o apoio do povo. (Foto: Josenildo Tenório)

Chuva intensa desde sábado deixa moradores de Palmares em alerta

A chuva não deu trégua aos moradores de Palmares (PE) desde a tarde deste sábado (26) até a noite deste domingo (27). Um sistema improvisado de comunicação da Defesa Civil do muncípio passou a circular pelas ruas da cidade, por volta das 16h de domingo, pedindo para as pessoas deixarem suas casas. O alerta foi feito em decorrência do risco de nova cheia no leito do Rio Una. Apesar da medida preventiva, não houve registro de novos alagamentos. Em Belém de Maria (PE), o leito do rio voltou a subir, mas não provocou problemas.

Após o alerta em Palmares, muitas pessoas tentaram subir para a parte mais alta da cidade usando a caçamba de caminhões como apoio. Pedestres se penduraram nos veículos, ainda em movimento, para conseguir subir as ladeiras até sair das áreas de risco de enchente. Algumas estavam de bicicleta e pegaram "carona" nos caminhões.

Alguns moradores, assustados com a insistente chuva deste domingo, tiveram dificuldade de se organizar em filas para receber as doações, distribuídas por voluntários.

Um grupo de nove integrantes do Abutres Moto Clube do Brasil viajou do Recife para Palmares, neste domingo, escoltando um caminhão de donativos para as vítimas da cheia.

Ajuda internacional


Segundo o governo de Pernambuco, seis toneladas de donativos foram trazidas pelo governo da Venezuela neste domingo. Um avião Hércules C-130, da Força Aérea Venezuelana, pousou, por volta das 13h, na Base Aérea do Recife. A mesma quantidade de doações será levada para as vítimas da chuva em Alagoas.

De acordo com a nota divulgada pelo governo pernambucano, foram enviadas duas toneladas de água mineral, uma tonelada de sardinha, 500 quilos de atum, 500 quilos de arroz, 350 quilos de geléia, 350 de leite em pó, 300 quilos de macarrão, além de 800 quilos roupas usadas, 120 quilos de fraldas, 100 quilos de papel higiênico, 50 colchões e 50 cobertores.

O material doado passou por vistoria de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e levadas para um centro de distribuiçãoagora estão na Ceasa, onde foi montada uma central de distribuição.

Fonte: G1

Show de Calcinha Preta espera público melhor do que o registrado no dia de São João em Caruaru

Estamos na véspera de São Pedro, o último santo a ser homenageado nas festas juninas do Nordeste. Espera-se que o público de hoje, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga supere o registrado na noite de São João, quando o espaço não chegou a lotar. Às 18h começa a sexta matinê do período com a atração vinda de Aracaju, Calcinha Preta, seguida de Gilvan Neves e Valdir Santos, que acaba de voltar de turnê na Europa. Também sobem ao palco principal o baiano Adelmário Coelho e a mineira radicada no Recife, Irah Caldeira.

Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Reta final para inscrição

Termina quarta-feira, (30), o prazo para inscrição do concurso de médicos da Prefeitura de Caruaru. As 161 vagas oferecidas estão divididas nas seguintes especialidades: plantonistas (clínico, Samu, pediátrico, obstetra, intensivista, neonatologista e cardiologista), Médico de Família e Médico do Trabalho. Os salários chegam a R$ 6 mil (Médico de Família).

O valor da inscrição é de R$ 60 e continua sendo feita através do site do Ipad (www.ipad.com.br). A provas serão realizadas no dia oito de agosto.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Deslizamento de barreira deixa cinco feridos e uma criança morta

Uma barreira caiu, na manhã desta segunda-feira (28), na Linha do Tiro, e deixou cinco pessoas feridas e uma criança morta. O bebê de 2 anos foi resgatada pelos bombeiros e levada para a clínica Amauri Coutinho, em Capina do Barreto, mas não resistiu e morreu. As outras vítimas foram socorridas pela comunidade e passam bem.

Fonte: pe360graus.com