sábado, 29 de janeiro de 2011

O governador Eduardo Campos anunciou nesta sexta-feira dia (28) que não enviará à Assembleia Legislativa o projeto de lei que garante meia entrada em espetáculos culturais para jornalistas enquanto não houver consenso na categoria.

“O governo recebeu um pedido formal do Sindicato dos Jornalistas, que julgávamos consensual. O argumento apresentado, de que a iniciativa possibilitaria aos jornalistas ter acesso a bens culturais, nos pareceu coerente”, disse o governador.

Eduardo lembrou, inclusive, que outro projeto do governo viabilizou meia-entrada aos professores da rede estadual. “Assim como propusemos em relação aos professores, a idéia era assegurar a mesma oportunidade aos profissionais de comunicação.

No entanto, diante dos debates provocados, que revelam a ausência de uma posição uniforme entre os próprios jornalistas, decidimos suspender o envio do projeto à Assembleia”,

Santa Águeda

Segue na cidade de Pesqueira a tradicional festa de Santa Águeda, com programação religiosa e shows musicais, na Praça Dom José Lopes. Sexta, 4 de fevereiro, tem Shake Samba e Geraldinho Lins. O evento será encerrado no sábado, 5, com Fofinho do Arrocha e Fernando Mendes. As apresentações começam sempre às 22h.

Confira os jogos da 7ª rodada e a classificação geral do Campeonato Pernambucano

HORA JOGO ESTÁDIO CIDADE
16h00 Náutico x Santa Cruz-PE Aflitos Recife
16h00 Porto-PE x Central Lacerdão Caruaru
16h00 Petrolina x Ypiranga-PE Paulo Coelho Petrolina
16h00 Araripina x Cabense Chapadão do Araripe Araripina
16h00 América-PE x Salgueiro Carneirão Vitória De Santo Antão
7ª RODADA - 31/01/2011
HORA JOGO ESTÁDIO CIDADE RELATO
20h30 Sport x Vitória-PE Ilha do Retiro Recife

Classificação Geral

TIME PG
1 Santa Cruz 18
2 Central 16
3 Porto 15
4 Náutico 11
5 Sport 8
6 Petrolina 8
7 Salgueiro 7
8 Cabense 6
9 Araripina 4
10 Vitória 4
11 Ypiranga 3
12 América 1
PG - pontos ganhos; J = jogos; V - vitórias; E - empates; D - derrotas; GP = gols pró; GC - gols contra; SG - saldo de gols; (%) - aproveitamento
Central de Jornalismo Liberdade
Berg Santos

Comerciante é executado em Caruaru

Na noite desta quinta-feira (27), o comerciante Carlos Coelho Magalhães, 58 anos, foi assassinado por dois indivíduos em uma motocicleta na Avenida Dom Bosco, no bairro Maurício de Nassau.

De acordo com populares, foram ouvidos dois disparos, que atingiram o rosto da vítima. A Polícia Militar foi acionada juntamente com o SAMU, que realizou os primeiros socorros no ao comerciante, que foi encaminhado para o Hospital Regional do Agreste. O comerciante não restitui ao ferimento e faleceu por volta das 22h.

Novos temas na atuação parlamentar

Prestes a assumir uma cadeira no Senado, na próxima terça-feira, 01 de fevereiro, Armando Monteiro (PTB) reforça que sua atuação será voltada para “a defesa intransigente dos interesses de Pernambuco”.

Em entrevista ao programa CBN Recife, na rádio JC/CBN, hoje, Armando falou sobre suas prioridades na Câmara Alta, destacando a luta pela atração de recursos para garantir, por exemplo, a conclusão dos projetos que estão em curso no Estado, como a transposição do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina.

Na entrevista, o senador eleito também disse ter o firme compromisso com as reformas política e tributária e registrou que temas como desenvolvimento urbano, saúde e meio ambiente estarão em seu foco de atuação.

Veja abaixo os principais temas abordados por Armando na entrevista.

Obras em Pernambuco

“O Senado é a casa do Congresso que representa a Federação. Enquanto a Câmara representa o conjunto da população, o Senado cumpre na representação do Congresso esse papel. O meu primeiro compromisso é com Pernambuco, no momento que o Estado vive um período de dinamismo econômico, de crescimento, de recuperação de sua liderança no contexto regional. Então é importante que a representação parlamentar de Pernambuco esteja alinhada com esse momento, defendendo de maneira intransigente os interesses do Estado”.

Mais recursos

“Há muitas obras que estão em curso em Pernambuco, inclusive na área de infraestrutura, que ainda dependerão do aporte de recursos federais. Portanto, o meu primeiro compromisso é ficar muito atento a essas demandas de Pernambuco, e poder contribuir lá no Senado para que esses recursos federais possam chegar, de modo a garantir a conclusão desses projetos. Eu lembro que nós temos a transposição, a ferrovia Transnordestina, várias obras no setor rodoviário, a duplicação de PE-104, a duplicação da PE-408, a própria conclusão da duplicação de BR-101. Portanto, são obras que ainda vão exigir o aporte de recursos federais”.

Compromisso com reformas

“Na dimensão nacional da representação do meu mandato eu tenho firmemente um compromisso com as reformas, a reforma política e a reforma tributária. A reforma tributária sempre foi objeto de nossa preocupação. O Brasil tem um sistema tributário anacrônico, complexo, que penaliza os que produzem e que sobrecarrega a população de menor renda, porque os tributos são indiretos, estão embutidos nos preços dos bens, das mercadorias que são consumidas. Isso tudo penaliza mais os segmentos da população de mais baixa renda. Como eu disse, os que produzem são penalizados, porque o sistema tributa o investimento, onera as exportações. Até mesmo a folha de pagamento, ou seja, o emprego formal, é muito tributado no Brasil. Se pudermos promover uma reforma ampla, constitucional, disciplinando essa questão do ICMS, introduzindo o princípio do destino na tributação, para reduzir o peso dos Estados produtores, faremos. Se não for possível promover uma reforma constitucional do sistema tributário vamos introduzir alguns aperfeiçoamentos pela via infraconstitucional.Temos a questão da reforma política, que diferente do que muitos imaginam não é um tema abstrato. O Brasil precisa melhorar as suas instituições políticas, os partidos, a questão da representatividade, temas como o financiamento público, como o voto distrital. Em suma, há uma série de questões que exigem uma mudança para que o sistema político no Brasil se torne mais representativo, aproximando mais o eleitor de sua representação política, para que ele possa cobrar mais, estar mais perto”.

Novos temas

“Há ainda temas que hoje um parlamentar não pode deixar de estar atento. A questão da política nacional de segurança pública, temas ligados ao desenvolvimento urbano, a questão do trânsito, da mobilidade, o planejamento das cidades, e ainda questões ligadas às áreas de saúde e meio ambiente”.

foto: Miguel Ângelo
www.budeganordestina.com