sábado, 9 de agosto de 2014

Plantão da Fusam não pode ocorrer com apenas um médico, diz Cremepe

Do G1 Caruaru

Neste sábado (9), apenas um profissional esteve de plantão no Hospital Maternidade Jesus Nazereno, mais conhecido por Fusam, em Caruaru, no Agreste. A informação é do diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Paulo Maciel. "O Simepe fez o contato com o Cremepe [Conselho Regional de Medicina de Pernambuco], que por sua vez fez contato com a Secretaria Estadual de Saúde, e conseguimos com isso, bloquear esses pacientes que vêm de aporte [aqueles vindos de outras unidades]. O Hospital Jesus Nazareno só tem um médico de plantão e não tem condições sequer de atender a demanda espontânea. Logicamente se chegar um paciente numa situação de risco, ele vai atender de qualquer maneira. Mesmo sobrecarregando as funções dele", explica.
Hospital Maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Hospital Maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru
(Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Para o delegado do Cremepe, Jamerson Lima, os médicos estão deixando os plantões do fim de semana por falta de consenso com a Secretaria Estadual de Saúde. "A maternidade está com esse impasse com os plantonistas devido a várias reivindicações dos obstretas. Desde atraso de salário à falta de estrutura de trabalho. O Cremepe tem a função de fiscalizar. Tendo só um médico, o plantão está fechado. Enquanto não tiver o número satisfatório de médicos para prestar atendimento à população, mantém-se fechado", afirma na reportagem exibida no ABTV 2ª Edição.
Por telefone, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que os dois plantonistas estariam atendendo as pacientes internadas no hospital. Para este domingo (10), o departamento infomou que a unidade de saúde terá apenas um plantonista.
No dia 2 de agosto, o Hospital Maternidade Jesus Nazareno estava sem médicos plantonistas. De acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), eles estariam trabalhando aos sábados e domingos sem remuneração paga em dia, então, optaram por desistir destes horários.

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO DE ACUSADOS DE HOMICÍDIO

Policiais civis da delegacia de São Caetano – PE, com apoio da equipe malhas de Caruaru – PE, cumpriram, nesta quinta-feira (07), mandado de prisão em desfavor de Edvaldo da Silva e José Manoel da Costa.

Eles são acusados pelo homicídio de Cícero Naílson e pela tentativa de homicídio de Aílton Samuel. O motivo seria porque as vítimas assaltaram um familiar de um dos acusados, que tiveram ajuda de um adolescente de 16 anos, o qual foi apreendido e encaminhado à FUNASE em Caruaru.

Edvaldo e José Manoel foram recolhidos ao presídio Desembargador Augusto Duque na cidade de Pesqueira-PE.

POLICIAIS CIVIS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE CUMPREM MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO

Policiais civis da delegacia de Santa Cruz do Capibaribe-PE, com apoio de policiais da delegacia de homicídios, nesta quinta-feira (07), cumpriram mandado de busca e apreensão domiciliar, na residência de Jerry Adriano Vieira.

No local foi encontrado e apreendido um revólver calibre 38, oxidado, de marca Taurus, nº 1666518 special, com 06 (seis) munições intactas. Diante da apreensão, Jerry Adriano foi autuado em flagrante, levado à delegacia e liberado em seguida.

GARANHUNS DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBER PAULO E EDUARDO

Socialistas comandaram grande carreata com mais de 2,5 mil veículos no município
Depois de três dias de chuva, o tempo se abriu em Garanhuns, nessa sexta-feira (8), quando o candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), e o ex-governador Eduardo Campos (PSB), que disputa a Presidência da República, chegaram ao município. Com a colaboração do clima, os socialistas lideraram uma enorme carreata, com mais de 2,5 mil veículos. Durante duas horas e meia, eles percorreram grande parte dos bairros da cidade. Nem o frio de 15 graus impediu os moradores de buscar portas janelas e calçadas para receber a comitiva, que incluía também o governador João Lyra Neto e o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (ambos do PSB).

“Foi uma grande carreata, com muita gente animada participando, com muitas lideranças políticas da região. Como, aliás, têm sido todas as carreatas de que participamos até agora. À medida que nosso nome vai ficando conhecido, os eventos vão ganhando dimensão”, explicou Paulo, que ontem completou 42 anos

​Eduardo também ressaltou a grande receptividade encontrada pelos dois. “As pessoas estão começando a conhecer Paulo. Nos próximos dias, vocês vão ver como a candidatura terá crescido. Aqui em Garanhuns ficamos realmente emocionados com a acolhida que tivemos. Em cada janela, em cada rosto, vimos a esperança de um Brasil melhor e de um Pernambuco que continue avançando”, contou o presidenciável
​​
Durante o extenso percurso, os candidatos pararam algumas vezes para falar com os eleitores mais animados. No bairro de Heliópolis a carreata foi interrompida para que os socialistas visitassem a versão garanhuense da Casa de Eduardo e Marina, espécie de comitê voluntário que vem sendo repetido por todo o País. Dona Quitéria Silva de Araújo e seu filho, Gilberto Francisco da Silva, colocaram seu lar à disposição da campanha presidencial e da candidatura de Paulo. “Eu amo Eduardo por tudo o que fez por Garanhuns e Pernambuco; por isso ofereci minha casa. Se ele indica Paulo Câmara, então eu voto nele com certeza”, garantiu a aposentada.
BOM CONSELHO – De Garanhuns, Paulo seguiu para um outro evento de grande porte no Agreste Meridional. Em Bom Conselho, uma multidão esperava a comitiva do socialista para uma caminhada que lotou as ruas do bairro do Centro, promovida pelo prefeito Danilo Godoy (PSDB).

Paulo recebeu o carinho das milhares de pessoas que queriam abraçar, conversar ou simplesmente fazer uma foto com o candidato, mostrando que a cada dia aumenta o reconhecimento do seu nome por parte do eleitor. “Obrigado por esta calorosa recepção calorosa que vocês prepararam para mim hoje. Isso só aumenta a minha disposição e a minha responsabilidade de representar o avanço de Pernambuco, neste caminho iniciado há sete anos e meio por Eduardo, do qual eu tive oportunidade de participar desde o primeiro dia”, agradeceu o socialista.

Apoiado pelas principais forças políticas de Bom Conselho, Paulo ainda participou de um encontro promovido pela ex-prefeita Judite Alapenha, com lideranças ligadas a ela. “Judite mostra que seu compromisso é com Bom Conselho, mas também é com o Agreste e com Pernambuco. E eu sei que vou poder contar, a partir de 1°de janeiro de 2015, com estas pessoas aqui reunidas, para me ajudarem a continuar transformando Pernambuco”, discursou o candidato da Frente Popular.