terça-feira, 16 de outubro de 2012

ARIANO SUASSUNA ESTARÁ EM JATAÚBA


"Chamada ao Piano", Aula-Espetáculo de Ariano Suassuna, será apresentada em Jataúba, no Agreste pernambucano, na próxima quinta-feira (18/10). O espetáculo, que reúne música, dança, é uma homenagem aos grandes compositores pernambucanos do final do século XIX e primeira metade do século XX.

Sob o comando de Ariano Suassuna, que atualmente comanda a Secretaria de Assessoria ao Governador, os bailarinos do Grupo Arraial, dançam coreografias inspiradas nas músicas para piano escolhidas por Ariano. O cenário é do artista plástico Dantas Suassuna.

A partir das pesquisas realizadas pelo padre Jaime Diniz, nascido em Nazaré da Mata, musicólogo e integrante da Academia Brasileira de Música, Ariano resgata o tema do piano em Pernambuco,apresentando ao público pernambucano autores como Alfredo Gama (1867-1899), educador, compositor, letrista e pianista, autor de cerca de 200 composições.

Nesta aula sobre a cultura e a criatividade do povo brasileiro, são apresentados os compositores conhecidos dos pernambucanos como Capiba e os irmãos Valença, e outros de igual valor, mas que ficaram quase sem registro, como Cláudio Carneiro Leal.

As composições foram gravadas por três dos mais importantes nomes do piano em Pernambuco: Elyanna Caldas, Josefina Aguiar e Marco Caneca.

O espetáculo será apresentado na quadra coberta da Escola Municipal José Higino de Sousa no centro da Cidade de Jataúba com início marcado para às 20:00 e terá entrada franca.

AS MACHETES

Fim de mais um greve brasileiraDepois de 70 dias de paralisação, os policiais federais decidem normalizar as atividades... A Federação Nacional dos Policiais Federais comunicou o fim da paralisação da categoria. Em Pernambuco, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado, Marcelo Pires, informou que a categoria já voltou às atividades. Dezoito estados brasileiros já haviam concluído as assembléias e apenas dois deles votaram pela permanência da greve. O efetivo no País deve voltar a atuar hoje.

Protesto dos médicos
Categoria não recua no protesto contra os planos de saúde alheios a classificação brasileira hierarquizada de procedimentos.

Acidente com romeiros em Goiana
O dono da empresa de ônibus de turismo envolvido no acidente em que cinco pessoas morreram vai depor a polícia. A delegacia de Goiana tem 30 dias para concluir o inquérito e remetê-lo ao Ministério Público. O motorista do ônibus, Ivan Rodrigues da Silva, já prestou depoimento e negou estar em alta velocidade no momento do acidente, embora o tacografo indicasse 80 km por hora. O condutor pode ser indiciado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Mais acidentes nas estradas pernambucanas
A Polícia Rodoviária Federal deve detalhar agora pela manhã um acidente ontem a tarde envolvendo um ônibus com destino ao Recife.
O veículo saiu de Porto Seguro, na Bahia, quando tombou na BR 101 na cidade de Mascote. Uma mulher foi lançada para fora do ônibus e morreu no local. Cerca de 20 pessoas estavam no coletivo na hora do acidente, mas nenhum dos feridos corre risco de morte.

Comerciante de Santa Cruz do Capibaribe é preso acusado de liderar esquema de roubo de carga de tecidos.

O julgamento do mensalão
O Supremo Tribunal Federal decidiu pela absolvição do publicitário Duda Mendonça e a sócia, Zilmar Fernandes, dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. No entanto, fechou maioria para condenar cinco réus entre eles o operador do mensalão, Marcos Valério, pelas remessas de dinheiro para o exterior. Mais uma vez, relator e revisor não se entenderam na hora de votar e Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandovski fizeram um intenso debate.

No final, a absolvição
Carlos Ayres Britto colocou água na fervura e Duda Mendonça escapou.

Acidente com cilindro de gás em Dois Irmãos
O dono do equipamento que explodiu nas imediações do Horto será transferido hoje para a enfermaria do Hospital Getúlio Vargas. Com o impacto, Marcelo de Paula dos Santos teve as duas pernas amputadas. De acordo com os médicos ele está consciente, respira sem a ajuda de aparelhos e se recupera da cirurgia. Marcelo será encaminhado para o setor de colocação de proteses e orteses. Outra vítima do acidente, José André da Silva, segue internada no Hospital da Restauração com queimaduras em 10% do corpo. Ontem, foi confirmada a morte de Luanderson José da Silva. Ele teve as duas pernas amputadas no dia do acidente, na última sexta, e não resistiu. Roberto Cruz, diretor do Hospital Getúlio Vargas, explica que a situação de Luanderson era muito grave.

A polêmica das cotas para alunos de escolas públicas nas Universidades Federais
A lei já entrou em vigor e agora as instituições precisam se adaptar as novas regras e disponibilizar nos próximos 4 anos, 50% das vagas para estudantes do ensino público. Mas a grande dúvida é: estará o aluno de escola pública preparado para o ensino superior nas Federais? O ministro da Educação, Aloísio Mercadante ressalta que esses alunos terão que passar por um reforço.

Direito lidera concorrência na UPE
Curso estreante no vestibular da Universidade teve concorrência de 99 feras por vaga.

O segundo turno das eleições
Dilma na campanha paulista do PT. Ela vai participar de um comício no Estádio do Canindé, que contará com a presença de Lula. Em São Paulo, o debate agora gira em torno do kit gay, vetado pelo Governo Federal. Descobriram que José Serra também fez uma cartilha quando era governador. Fernando Haddad e José Serra ficam discutindo o tal do kit gay nas entrevistas.

São Paulo tem outros assuntos mais problemáticos
A morte de policiais militares é mais um capítulo da violência paulista.

Pista liberada
O avião de carga da empresa Centurion que apresentou problemas no procedimento de pouso, foi retirado da pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas...
A companhia aérea Azul, responsável por 95% dos vôos do aeroporto, cancelou 450 viagens. A empresa tentou fazer decolagens usando apenas metade da pista, mais foi desautorizada pela Anac e pela Infraero pouco depois de chamar os passageiros para o embarque.

O acidente com o avião da Gol
Em julgamento ontem, a pena dos pilotos do jato foi reduzida e eles vão continuar trabalhando.

Quando o serviço público não funciona
Governo Federal expulsa e demite mais servidores.

Debate em Limoeiro
Amanhã nos estúdios da Rádio Jornal Limoeiro tem programação especial.

Técnicos da Fifa visitam Arena Pernambuco
A equipe técnica faz mais uma vistoria e vai encontrar 64% da obra concluída. Os primeiros módulos da cobertura do estádio para o fechamento lateral foram produzidos na Alemanha e vão chegar nas próximas semanas. Mais de quatro mil operários se dividem em dois turnos de trabalho para acelerar a construção do complexo esportivo. Às 5 da tarde, o secretário Estadual da Copa, Ricardo Leitão, concede entrevista coletiva. Em pauta, o balanço das obras da Arena e dos projetos de mobilidade para 2014. Na quinta, a Fifa se reúne no Rio de Janeiro para acertar os detalhes da Copa das Confederações em 2013.

Náutico em campo hoje
Pela Copa do Brasil Sub-20 o time alvirrubro enfrenta o Fluminense às 3 e meia da tarde em Olaria no Rio de Janeiro. No primeiro jogo em Vitória de Santo Antão, Náutico e Fluminense empataram por 1x1. Os cariocas jogam pelo 0x0. Se houver empate por 1x1 a decisão será nos pênaltes. Empate acima de 1 gol, o Náutico se classifica. Quem vencer o jogo avança para a próxima fase.

Jogador afastado
O Náutico viajou para Curitiba para o jogo de amanhã pelo Brasileirão sem o lateral Lúcio que foi afastado do elenco alvirrubro. Lúcio discutiu com o técnico Alexandre Gallo no domingo por não ter sido relacionado para a partida. O Náutico terá amanhã o retorno de Souza diante do Coritiba às 19h30.

Árbitro afastado
O paulista Flávio Rodrigues Guerra foi afastado pela Comissão de Arbitragem da CBF depois do erro cometido no jogo do Sport com o Atlético Mineiro. Ele deixou de marcar um pênalti para o time rubro-negro no final do jogo o que gerou diversos protestos e as expulsões de Williams e Renan Teixeira. O Sport joga na quinta-feira diante da Ponte Preta na Ilha do Retiro.

Pernambucano também afastado
Nielson Nogueira Dias também perdeu espaço depois dos erros nos jogo Fluminense e Ponte Preta no Rio de Janeiro.

O Santa Cruz e as contas para se classificar
Depois do resultado de ontem em Sobral com a vitória do Guarani sobre o Treze, o time tricolor depende de duas vitórias para chegar a próxima fase.

A seleção brasileira em campo hoje
Na Polônia, o Brasil enfrenta o Japão daqui a pouco. O time japonês enfrenta o Brasil com mérito de ter derrotado a França em Paris.

Maioria dos ministros do STF inocenta publicitário Duda Mendonça das acusações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Equipe Feminina de Volei é Campeã Regional pelo JOCIPE

A POIO ROTA DO MAR
Foi sediada pela primeira vez em Santa Cruz do Capibaribe, a fase do Agreste Setentrional dos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco (JOCIPE), para jovens maiores de 15 anos.

O evento aconteceu entre os dias 9 a 14 de outubro no Rota do Mar Club, contou com a presença de nove equipes masculinas das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Feira Nova, Gravatá, Bezerros, Altinho, Bom Jardim, Limoeiro e Agrestina e no feminino, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru fizeram um play-off para decidir a vaga e o título da região.

Ao final das competições, a equipe campeã no masculino foi à equipe de Caruaru, que venceu a equipe de Feira Nova pelo placar de dois sets a zero. A Equipe Masculina Santa-cruzense ficou em quarto lugar.

Já a Equipe Feminina de Santa Cruz se sagrou campeã regional e do play-off após duas vitórias. No sábado (13), a equipe santa-cruzense ganhou de Caruaru por 2 x 1 e ontem (14), ganhou pelo placar de 2 x 0.