sábado, 30 de outubro de 2010

Tiririca diz que não pode provar que sabe escrever

Acusado pelo Ministério Público de ter falsificado uma declaração de alfabetização ao registrar sua candidatura a deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, recorreu à medicina. Um laudo médico anexado a sua defesa diz que o humorista tem Transtorno de Desenvolvimento da Expressão Escrita, uma deficiência motora que o impediria de segurar uma caneta com firmeza. A defesa afirma que Tiririca contou com o auxílio de sua mulher para escrever de próprio punho a declaração de alfabetização, exigida pela Lei Eleitoral. A mulher de Tiririca teria apoiado sua mão sobre a mão do marido para ajudá-lo a firmar a caneta no momento da redação. Por causa da deficiência, diz a defesa, Tiririca também estaria impossibilitado de fazer testes de escrita.
A explicação contradiz o vídeo gravado por ÉPOCA em setembro, que deu origem às suspeitas de analfabetismo. As imagens (assista ao vídeo abaixo) mostram Tiririca dando autógrafo a um fã. Em pé, de improviso, Tiririca segura um caderno com a mão esquerda e rabisca uma assinatura circular com a mão direita. O humorista ainda desenha o que seriam as letras de seu nome. Ele não demonstra nenhum sinal de dificuldade para segurar a caneta.

Em outro trecho, o vídeo mostra o momento em que Tiririca conta com a ajuda do filho para ler o cartão de uma pesquisa. A defesa alega que ele não conseguiu ler o impresso porque tem hipermetropia. Tiririca não usa óculos, sempre segundo sua defesa, por motivos profissionais. O laudo médico garante que o deputado eleito é capaz de ler sem grandes dificuldades.

Para provar que o deputado eleito com 1,3 milhão de votos é alfabetizado, condição necessária para garantir sua posse, a defesa reconstituiu a biografia do humorista. O documento diz que ele não frequentou escola por ter sido criado por um padrasto que batia muito nele. A relação familiar difícil teria feito com que Tiririca saísse de casa ainda criança para trabalhar num circo. Só a partir dos 12 anos, por iniciativa de uma funcionária do circo, ele começou a ser alfabetizado, diz. A infância difícil é apontada pelo laudo como um dos fatores que causaram os problemas motores de Tiririca.

Há uma segunda contradição nessa explicação. A defesa diz que o parecer médico, assinado por quatro profissionais de São Paulo, é fruto de uma bateria de testes feitos com o humorista desde o início do mês. Imediatamente após a eleição do dia 3 de outubro, porém, Tiririca tirou férias e viajou para Itapipoca, no Ceará, sua cidade natal. Uma reportagem da TV Globo gravada no dia 4 já mostrava Tiririca no aeroporto de Fortaleza. Em várias ocasiões, seus assessores disseram que ele passaria 20 dias por lá. Mas pelo menos um dos exames médicos anexados pela defesa aparece com a data de 10 de outubro. O cabeçalho mostra que o endereço do consultório fica bem longe de Itapipoca. É de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, base eleitoral do deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP), réu no processo do mensalão e líder do partido ao qual Tiririca é filiado.


Fonte: G1

Armando acompanha apuração de votos com Eduardo, Humberto e Dilma

Neste domingo (31), o candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), vota às 8h30 no município de Ribeirão, na Zona da Mata Sul. O local de votação de Armando é o edifício do Serviço Social da Indústria (SESI) de Ribeirão, Zona 28, Seção 0083. O endereço é Rua Maria Beatriz Martins Pontes, 1343, no centro da cidade. Logo após, Armando encontra com o governador Eduardo Campos para acompanhá-lo ao local de votação, no Recife. Depois, vai a Brasília com Eduardo e o também senador eleito Humberto Costa (PT), para conferir a apuração dos votos ao lado da presidenciável Dilma Rousseff (PT).

Agenda – de dilma hoje

Coordenação da Campanha de Dilma em Pernambuco – João Paulo

10h – Participa de Grande Carreata Pró-Dilma, em Itamaracá e Igarassu, com os prefeitos de Itamaracá (Rubem Catunda) e Igarassu (Gesimário Baracho), o vice-prefeito de Igarassu, Herbert Bezerra e o deputado estadual Guilherme Uchoa. Saída da Praça de Jaguaribe.


Kalinne Medeiros
Assessoria de Comunicação
81.92936862 - 97587374

Shopping Difusora não altera horário de funcionamento nas eleições

Uma boa opção para as compras e lazer no domingo das eleições, (31) é o Shopping Difusora, que estará funcionando normalmente (das 11h às 21h) Lojas Americanas e Praça de Alimentação; e as demais lojas abrirão das 12h às 20h.

O gerente de marketing do mall, Ângelo Nascimento, está otimista com o aumento de vendas, uma vez o Shopping Difusora oferece um leque de serviços aos consumidores de Caruaru e região, além de ter localização privilegiada.

Ângelo Nascimento revelou à coluna que outras novidades estão chegando ao centro de compras e que os preparativos para o Natal recebem os últimos retoques. Vamos aguardar e depois é só conferir!