quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Polícia faz cerco a empresário do lixo hospitalar

Agentes da Polícia Federal e da Vigilância Sanitária de Pernambuco, além de policiais civis e da PM, estão neste momento no prédio Império do Forro de Bolso, em Santa Cruz do Capibaribe, de propriedade do comerciante Altair Teixeira de Moura, responsável pela importação de tecidos que, na verdade, são lixo hospitalar americano. Também se encontra no local um delegado designado pela policia federal para coordenar as divergências que podem culminar com a prisão do comerciante. Desde ontem a noite policiais militares protegem o prédio temendo que a população revoltada venha a invadi-lo e depredá-lo tamanha a revolta da comunidade com a situação.

Cartões do Bolsa Família são encontrados queimados

Cerca de cem cartões de benefícios do governo federal foram encontrados parcialmente queimados em uma rua do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta terça-feira (18). A Polícia Militar foi chamada até a Rua Estrela Fênix, no bairro residencial Vila dos Ingás, onde os cartões dos benefícios Bolsa Família e Cartão Cidadão – alguns deles com senhas anexadas em papéis - foram recolhidos.

O material, de competência da Polícia Federal, foi recebido na Delegacia de Plantão de Petrolina e deverá ser encaminhado ainda nesta terça para o órgão competente.

Alguns dos cartões estão no nome de um policial militar do estado da Bahia e de uma agricultora de Petrolina. Ambos afirmaram que não solicitaram o benefício concedido pelo governo federal. O policial Rodolfo José Porto Lima disse que chegou a encontrar o seu nome da lista de beneficiados disponibilizada no Portal da Transparência do Governo Federal. “É uma fraude absurda. O meu nome constava na relação ao lado de um valor e de um NIS [número de identificação social]”, afirma.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina é responsável pelo cadastramento dos benefícios na cidade. A secretária Tereza Coelho Bezerra de Carvalho afirmou que não recebeu nenhum comunicado oficial da polícia ou do governo federal sobre a situação.

A Caixa Econômica Federal, responsável pela distribuição do benefício para as famílias, informou que, em uma avaliação preliminar, verificou que os cartões que puderam ser identificados no ocorrido em Petrolina já estavam cancelados, portanto, sem validade. A Caixa destaca, ainda, que está em contato com a Polícia Civil do Estado de Pernambuco para ter acesso aos cartões encontrados e auxiliar na apuração dos fatos.

Carro capota e deixa um morto em Bonito

A Polícia Rodoviária Federal registrou 17 acidentes de ontem pra hoje, com 32 veículos envolvidos. Cinco pessoas ficaram feridas.

Um acidente com vítima fatal aconteceu na PE-103, em Bonito. Um Corsa capotou e foi parar no matagal. Ana Rafaela Cabral, de 24 anos, morreu no local do acidente. Wanderley Amados da Silva, 30, foi socorrido pelo Samu para o hospital local e em seguida transferido para um hospital do Recife.

O 2º grupamento do Corpo de Bombeiros contabilizou 22 ocorrências de ontem pra hoje, mas de rotina, segundo o soldado Magalhães.

Governador veste a camisa em defesa do Polo de Confecções de Pernambuco

Aconteceu na tarde desta terça-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, uma reunião entre o Governo do Estado, diretoria do Moda Center Santa Cruz, Câmara de Dirigentes Lojistas, empresários, políticos e entidades ligadas ao setor têxtil. Também participaram da reunião, representantes da Polícia Federal, Vigilância Sanitária e Receita Federal.

Em seu pronunciamento, o governador Eduardo Campos (PSB) disse que, apesar da crise, o momento é propício para reverter o quadro. De acordo com ele, o Estado já planejava lançar campanha para dar uma 'recauchutada' na imagem do Polo de Confecções. O governador disse que é tempo de aproveitar a crise para “levantar o polo", através de uma campanha de investimentos. O socialista antecipou que o Governo Federal, junto com o Estado, está elaborando uma espécie de plano de ações, dentre elas uma mídia convidando todo o Brasil para vir fazer suas compras de Natal e Fim de Ano no Polo de Confecções de Pernambuco.

O empresário Arnaldo Xavier confeccionou várias camisetas com a mensagem "Eu uso produtos do polo têxtil. Confecção é coisa séria, não é lixo". Antes mesmo de começar a reunião, o governador fez questão de usar a camiseta, num símbolo de adesão à luta em defesa da imagem do Polo. “O erro não foi do Brasil, foi dos Estados Unidos. O Brasil fez todas as inspeções necessárias. Houve um crime nos Estados Unidos", ressaltou Campos.Durante a reunião era unanime a afirmação de que a irresponsabilidade de apenas um empresário não pode sujar a idoneidade dos mais de 22 mil empreendedores do Polo Têxtil Pernambucano.
Da cidade de Santa Cruz do Capibaribe participaram da audiência, o síndico do Moda Center, Valmir Ribeiro; os diretores da CDL, Fábio Lopes e Bruno Bezerra; o prefeito Toinho do Pará (PTB); os vereadores Francisco Ricardo (PSDC) e Fernando Aragão (PTB); e o deputado Edson Vieira (PSDB).

Na próxima sexta-feira (21), o Comitê Gestor, formado pelo Moda Center Santa Cruz, CDL, Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), Prefeitura e Câmara de Vereadores, juntamente com representantes de outras cidades do Polo, estarão se reunindo mais uma vez com representantes do governo para discutir a elaboração da campanha.

O Redator de Plantão - 18/10/2011











Governo de Pernambuco cria comitê de gestão de crise

O governo de Pernambuco criou um Comitê de Gestão de Crise sobre as recentes denúncias da utilização de lençóis importados de hospitais dos Estados Unidos na confecção de roupas nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru. Os principais objetivos são realizar uma campanha de comunicação emergencial, apresentar medidas de saúde e de prevenção e de investigação. O anúncio foi feito pelo governado Eduardo Campos, na tarde desta terça-feira (18), durante reunião no Palácio do Campo das Princesas.
O Comitê será integrado por 11 membros de representantes do governo estadual, integrantes do Polo Têxtil do Agreste e presidido pelo secretário da Casa Civil de Pernambuco, Tadeu Alencar. Entre as ações que já estão sendo realizadas, está um levantamento das confecções que compraram o material importado dos EUA. Os donos dessas empresas deverão prestar depoimentos para esclarecer se eles sabiam da procedência dos tecidos.
Ainda durante a reunião, o governador afirmou ter questionado médicos infectologistas sobre os riscos de contaminação. De acordo com Eduardo, os médicos lhe afirmaram que apenas as pessoas que manusearam os lençóis correram risco de contaminação, mas que as pessoas que compraram produtos provenientes dessas confecções não foram expostas a doenças, já que o material passou por processo de lavagem.
O caso da importação do material está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Fazendária da Polícia Federal. O delegado Humberto Freire está comandando estas investigações.
O resultado da perícia do Instituto de Criminalística (IC), solicitada pela Agência Pernambuca da Vigilância Sanitária, ainda não foi divulgado. O estudo determinará se o material importado está realmente contaminado por sangue. Mesmo que não esteja contaminado, o material não poderia ter sido importado, já que a legislação brasileira não permite a entrada de lixo hospitalar no país.
Também participaram da reunião desta terça 14 representantes dos municípios que fazem parte do Polo Têxtil. Nesta sexta-feira (21), os integrantes do Comitê se reunirão novamente às 10h.

Programa Budega Nordestina com paulo viana


PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESSA CAMPANHA. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE UM FATO ISOLADO, A IRRESPONSABILIDADE E FALTA DE ÉTICA DE UM PREJUDIQUE O TODO.