sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Detalhes de um crime bárbaro

.

Novos detalhes do crime que chocou Santa Cruz do Capibaribe são revelados e inquérito já está em fase final

Irmãos Xavier foram presos pela polícia como principais suspeitos crime que chocou toda Santa Cruz do Capibaribe. Foto: Fernando Lagosta
Nesta quinta-feira (14), o editor deste blog recebeu um contato que revelou detalhes sobre a tentativa frustrada de assalto que resultou na morte do jovem Ewerton de Lima Silva, de 18 anos de idade.

Chegada dos Bandidos e acesso ao imóvel

Os bandidos chegaram a residência/fação onde a família mora, localizada na Rua Belo Horizonte, no Bairro Cruz Alta, e adentraram a escada que dá acesso ao primeiro andar, subiram e foram em direção aos quartos.

Os dois estavam de capacete para encobrir o rosto

O primeiro disparo no interior da casa

Ao chegarem aos quartos, os bandidos bateram na porta do quarto do pai de Ewerton, Cleilson Batista, que abriu parcialmente a porta e percebeu que algo estava errado.

Ele então tentou fechar a porta e foi iniciada uma confusão entre ele, que tentou fechar a porta pelo lado de dentro e os criminosos fazendo o oposto.

Foi nessa hora em que foi dado o primeiro tiro, que atingiu a vítima na coxa esquerda, entrando em pânico.

O segundo disparo, este que feriu mortalmente o jovem Ewerton

Com o desenrolar da situação, dois jovens (possivelmente dois dos três filhos do casal), entre eles o Ewerton, estavam dormindo nos seus quartos e ouviram o tiro, dado na coxa de Cleilson.

Em seguida, os dois saíram de seus quartos e foram em direção aos bandidos. Em um ato de reação, Ewerton tentou puxar o capacete da cabeça de um dos bandidos e acabou recebendo o disparo no peito.

Os criminosos fugiram logo em seguida, ainda quebrando uma porta de vidro.

A fuga e o desespero da família

Após o segundo tiro, os principais suspeitos, os irmãos Alan Xavier da Silva, 24 anos e Alexandre Xavier da Silva, 22 anos, fugiram do local na moto CG Fan (de cor vermelha) e a família entrou em desespero, onde tentaram socorrer o jovem, que deu entrada já sem vida no Hospital Municipal.

Parte do desespero da família foi registrado por várias câmeras de segurança próximas ao local do crime.


Os irmãos foram presos na noite de ontem (13), na Rua Sebastião Bastos, Bairro São Cristóvão, onde residiam.

Com as informações do delegado Jean Rockfeller, da DHPP, já é dada como certa a autoria do crime por parte dos dois suspeitos, sendo reconhecidos por testemunhas.

Com o resultado final do inquérito, os dois deverão responder pelos crimes de latrocínio (que é o roubo seguido de morte) e tentativa de latrocínio (já que o pai não foi morto na ocorrência).

Os dois foram transferidos na manhã desta quinta-feira (14) para o presídio Juiz Plácido de Sousa, na cidade de Caruaru.

Resposta

Prefeitura justifica falta de iluminação no cemitério Pedro e Paulo durante o sepultamento do jovem Ewerton Silva

Foto: Elivaldo Araújo (arquivo).
No final da manhã desta quinta-feira (14), o blog recebeu uma ligação telefônica vinda do gerente de iluminação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Adérito Junior.

O assunto abordado foi à matéria veiculada neste blog ontem (13) sobre a falta de iluminação (clique AQUIpara visualizar a postagem anterior) do cemitério Pedro e Paulo da Rocha, no Bairro Nova Morada, no momento em que era sepultado o jovem Ewerton Silva, morto em uma tentativa frustrada de assalto no Bairro Cruz Alta, na última terça-feira (12).

O cortejo até a sepultura foi iluminado pelas luzes de motoqueiros no interior do local.

De acordo com uma das moradoras próxima ao cemitério, o problema da falta de iluminação é rotineiro, citando que o local só tem iluminação durante a semana de Finados, fato que é contestado pelo gerente.

De acordo com Adérito Junior, a chave geral do disjuntor de luz do cemitério, que fica na parte externa (em via pública) estava desligada e que as hipóteses apontadas pela escuridão foram o desligamento criminoso ou a mudança da rede elétrica, por parte da Celpe.

O gerente afirmou que já foi providenciada a resolução do problema e que vão transferir o disjuntor para a parte interna do cemitério, já na próxima semana, em virtude do feriado.

Adérito também ressaltou que há um eletricista na prefeitura disponível 24 horas por dia e que não recebeu nenhum comunicado sobre o problema de falta de iluminação no cemitério e que, recentemente, foram colocados 12 postes e instaladas 24 luminárias de boa qualidade no local.

O blog visitará o cemitério na próxima semana para verificar se o problema da falta de iluminação a noite foi solucionado.

Exclusivo


Novas imagens flagram momento de desespero da família em socorrer o jovem Ewerton Silva



Nossa equipe conseguiu, com exclusividade, decodificar novos vídeos das câmeras de segurança de outros pontos da Rua Belo Horizonte, local onde ocorreu a tentativa frustrada de assalto que acabou na morte do jovem Ewerton da Silva.

Os novos vídeos, em cores, mostram todo o desenrolar do crime, desde a primeira passagem dos bandidos, a chegada a facção, a fuga e o desespero da família em socorrer o jovem que foi baleado e acabou morrendo antes de chegar ao Hospital Municipal.

Confira na íntegra:

Má notícia

 Mesmo com crescente criminalidade, comandante do 24º BPM descarta possibilidade de aumento do efetivo policial

Foto: Jefferson Lulu
Ainda na coletiva para debater a segurança na cidade, nesta quarta-feira (13), o comandante do 24 Batalhão da Polícia Militar, Major Wellington Cruz descartou a possibilidade do aumento do número de policiais em Santa Cruz.

“Não tratamos de aumento de efetivo porque já foi feito no primeiro semestre, atualmente não há previsão de concurso e os policiais formados já foram distribuídos no estado” falou o comandante.

O Major também desconsiderou qualquer possibilidade de deixar o comando do 24º Batalhão.

A prisão


Polícia prende suspeitos pelo latrocínio do jovem Ewerton da Silva


Foto: Fernando Lagosta

Policiais do Serviço Reservado da Policia Militar, Equipe Malhas da Lei e agentes do DHPP prenderam na noite desta quarta-feira (13) os irmãos Alan Xavier da Silva, 24 anos e Alexandre Xavier da Silva, 22 anos, acusados de terem cometido o latrocínio que vitimou Ewerton de Lima Silva.

A prisão feita na residência dos suspeitos, no Bairro São Cristóvão.

O delegado responsável pelas investigações, Jean Rockfeller, disse não ter dúvidas sobre a participação dos acusados, devido evidências apontadas por testemunhas.

Uma moto CG Titan vermelha que teria sido utilizada durante o crime foi recolhida pela polícia

Descaso

Populares reclamam da falta de iluminação no cemitério Pedro Paulo


Postes sem iluminação pública. Fotos: Elivaldo Araújo.

Durante o sepultamento do jovem Ewerton (18 anos), na noite desta quarta-feira (13), populares reclamaram da falta de iluminação dentro do cemitério.

Diante da situação, alguns motoqueiros tiveram que utilizar os faróis das motos para promover a iluminação durante a passagem do cortejo dentro cemitério.

De acordo com uma das moradoras próximo ao cemitério, o local só tem iluminação durante a semana de Finados.


“Esse cemitério só tem iluminação na semana de Finados, isso é um problema sério, pois sempre temos enterros aqui e toda vez é esse sofrimento”, concluiu.

O adeus a Ewerton


Dor e emoção marcam sepultamento do jovem Ewerton


Fotos: Elivaldo Araújo.

Centenas de pessoas compareceram ao cortejo do sepultamento do jovem Ewerton de Lima Silva (18 anos), morto na manhã de ontem (12), vítima de latrocínio.

O corpo saiu da Rua Belo Horizonte, bairro Cruz Alta e seguiu até o cemitério Pedro Paulo (Cemitério Novo).

O cortejo saiu às 17h15 e contou com o apoio da Guarda Municipal organizando a passagem pelas vias.


Amigos e familiares homenagearam o jovem através de camisas, com mensagens de esperança, além de uma faixa de protesto fixada na entrada do cemitério.


Cleisson Batista de Lima (40 anos), pai da vítima que no momento do crime foi baleado na coxa, esteve no cemitério e permaneceu sentado em uma cadeira durante o sepultamento.

Na busca por soluções

Câmeras da Sispol serão consertadas e ações do 24º BPM serão melhoradas, afirmam Wilson Damázio e Major Wellington Cruz

Fotos: Thonny Hill.
Na tarde desta quarta-feira (13), o secretario de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Wilson Damázio, esteve em uma reunião emergencial, a portas fechadas, com representantes das polícias civil e militar de Santa Cruz do Capibaribe e com representantes do governo Edson Vieira (PSDB).

Na pauta, a discussão de ideias que possam amenizar os efeitos da crescente onda de violência que assola Santa Cruz do Capibaribe.

Após quase duas horas, o Major Wellington relatou que serão realizadas melhorias nas ações já desempenhadas pelo 24º BPM, além dos trabalhos realizados em conjunto com as entidades e o poder público.

O Major relatou que o secretário Wilson Damázio trouxe números que revelariam um aumento de apenas oito assaltos em relação ao mesmo período do ano passado, citando que os assaltos estão acontecendo, mas os casos não estão sendo registrados pelas vítimas na delegacia.

Em resposta as críticas vindas de vereadores, especialmente da bancada de oposição que reclamam da ausência de blitz nas periferias, o major enfatizou que “as blitz estão acontecendo em diversos pontos do município, não é só na (avenida) 29 (de Dezembro), especialmente na entrada do distrito de Pão de Açúcar”.

A novidade na discussão ficou por conta do secretário Wilson Damázio. De acordo com ele, há o conhecimento do problema existente no sistema de monitoramento por câmeras no município, dando um prazo para conserto do sistema.

“As câmeras de monitoramento são grande aliados da segurança pública, inibem a criminalidade (…). Eu quero ver se encontramos uma solução para estas câmeras até o final do mês”, enfatizou.

Reação

.

Exclusivo: Imagens das câmeras de monitoramento capturam chegada dos bandidos que mataram o jovem Ewerton


Nossa equipe teve acesso aos vídeos das câmeras particulares de segurança que capturaram a chegada dos criminosos que em uma tentativa de assalto na última terça-feira, mataram o jovem Ewerton Lima (18 anos).

Pedimos para quem tiver informações que possam chegar aos criminosos, ligue para:


81 9488-7349 – Polícia Civil

81 3759-8226 – Delegacia Municipal

Reação

Jovens fazem ato simbólico em homenagem às vítimas da violência em Santa Cruz



Ainda em consequência dos últimos acontecimentos violentos em Santa Cruz do Capibaribe, um grupo de jovens se reuniu na noite de ontem (12) para realizar um gesto simbólico na Praça dos Estudantes para homenagear as vítimas da violência na cidade.



Com intuito de chamar a atenção das autoridades para o problema da insegurança, foram acesas velas em torno da praça, simbolizando as vidas que foram tiradas pela violência.

Reação

.

Em atitude de protesto, familiares retiram coroas de flores enviadas por políticos no velório do jovem Ewerton





Os familiares do jovem Ewerton de Lima Silva (18 anos), morto na manhã de ontem (12), vítima de latrocínio, retiraram as coroas de flores que foram enviadas por políticos do ambiente onde está sendo realizado o velório, na Rua Belo Horizonte.

A atitude foi tomada como forma de protesto.

As coroas de flores foram enviadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e pelo deputado federal José Augusto Maia.

Escola de Referência Luiz Alves tem aulas suspensas

.

Escola de Referência Luiz Alves tem aulas suspensas


Foto: Elivaldo Araújo.



A direção da Escola de Referência em Ensino Médio Luiza Alves da Silva, confirmou que as aulas estão suspensas desde esta terça-feira (12), e só voltarão ao normal nesta quinta-feira (14).



O motivo da suspensão foi devido ao assassinato do jovem Ewerton de Lima Silva (18 anos).



Ewerton concluiu os estudos na Escola Luiz Alves no ano de 2012.



O sepultamento do jovem foi confirmado pela família e está marcado para às 16h, no cemitério Pedro Paulo (cemitério novo).

Professor Joselito é baleado no braço durante tentativa de assalto

Professor Joselito é baleado no braço durante tentativa de assalto





O diretor da Escola Dinâmica, Joselito Pedro, foi baleado no braço durante uma tentativa de assalto na manhã desta quarta-feira (13).

O crime aconteceu no bairro Santa Tereza, durante a madrugada, enquanto Joselito se dirigia a residência onde está acontecendo o velório do jovem Ewerton de Lima Silva, morto na manhã de ontem (12), vítima de latrocínio.

De acordo com informações apuradas pelo Blog, enquanto dirigia seu carro, Joselito foi acompanhado por assaltantes que estavam em outro veículo e anunciaram o assalto.

Joselito acelerou o carro e ergueu o braço na altura da cabeça no momento em que os bandidos reagiram atirando.

Apesar do ferimento, Joselito já se recupera bem, em sua residência

Indignação com a violência

Morte de jovem em tentativa frustrada de assalto causam revolta e comoção nas redes sociais


Na manhã desta terça-feira (12), por volta das 7h, Santa Cruz do Capibaribe registrou o seu 39º homicídio do ano, através do assassinato do jovem Ewerton de Lima Silva (18 anos).

O jovem (foto ao lado) foi morto após uma tentativa frustrada de assalto, praticado no interior de uma residência/facção de roupas localizada na Rua Belo Horizonte, no Bairro Cruz Alta.

De acordo com as informações até o momento, o jovem estava dormindo em seu quarto quando, ao escutar um tiro disparado dentro de casa (que atingiu seu pai na coxa esquerda), abriu a porta para verificar o que estava acontecendo e recebeu um tiro no peito, que o levou a morte antes de chegar ao Hospital Municipal.

De acordo com familiares, o primeiro disparo aconteceu após uma reação brusca de um dos irmãos de Ewerton, que agarrou o capacete de um dos assaltantes e que após os tiros, os dois fugiram em uma moto sem levar nada.

A morte do jovem levanta a questão sobre a sensação de insegurança e os efeitos, até agora pouco sentidos, na mudança da 3ª CIPM para o 24º Batalhão de Polícia Militar, já que tem crescido os índices de residências invadidas por bandidos no município.

O fato causou revolta nas redes sociais, especialmente na página do jovem no Facebook que, a todo o momento, recebe mensagens de descrença na morte do jovem, de momentos vividos com ele através de amigos e de palavras positivas para os familiares, assim como de críticas a insegurança.

Separamos algumas delas que chamam a atenção pelo teor do que foi escrito, simbolizando o pedido de justiça.

Pós crime

.

Homem baleado em tentativa de assalto é operado e seu quadro é estável



O pai do jovem morto em uma tentativa de assalto a um fabrico em Santa Cruz do Capibaribe nesta manhã (12), Cleisson Batista de Lima (40 anos) que foi baleado na perna pelos criminosos, passou por uma cirurgia no local atingido e seu quadro clínico é estável.

No momento a polícia investiga as imagens das câmeras de segurança próximas ao local do crime. De acordo com informações dos policiais, as imagens estão com baixa qualidade, mas estão tentando obter a placa da moto utilizada para cometer a ação criminosa. Nas imagens é possível ver a chegada e saída dos bandidos na Rua Belo Horizonte.

Câmeras de segurança podem ajudar na elucidação de mais um crime de morte em Santa Cruz do Capibaribe

Câmeras de segurança podem ajudar na elucidação de mais um crime de morte em Santa Cruz do Capibaribe
Fotos: Thonny Hill.
Com mais uma tentativa frustrada de assalto, em que um jovem de 18 anos foi morto em Santa Cruz do Capibaribe, a polícia civil já começa seus trabalhos de investigação.

Uma das ferramentas que podem ajudar na elucidação do caso são as possíveis imagens captadas por várias câmeras de segurança presentes nas proximidades.

Nossa equipe conseguiu identificar, pelo menos, cinco delas próximas ao prédio onde foi baleado o jovem Ewerton de Lima Silva, de 18 anos.
Câmera do lado esquerdo, mesma calçada do prédio onde ocorreu a tentativa frustrada de assalto.
Lado direito, calçada oposta ao local do crime.
Mais duas câmeras em prédio que fica na frente do local do crime.
Câmera posicionada em poste, em frente ao prédio onde ocorreu a tentativa frustrada de assalto.
De acordo com agentes da polícia civil que estão no local, as imagens serão requisitadas para serem usadas nas investigações.

Um fato que chamou a atenção foi o depoimento de um dos parentes do jovem. De acordo com ele, a família teria relatado que o local do crime, possivelmente, já vinha sendo observado há alguns dias pelos criminosos.

As câmeras de segurança, que ficam no local da ocorrência, posicionadas abaixo de uma marquise do prédio, estavam desligadas em virtude de problemas técnicos.

Jovem foi morto e pai baleado durante assalto


Jovem foi morto e pai baleado durante assalto

Ewerton tinha 18 anos

Na manhã desta terça-feira (12), por volta das 7h, um homicídio foi registrado em um fabrico na Rua Belo Horizonte, Bairro Cruz Alta, em Santa Cruz do Capibaribe, desta vez por meio de um latrocínio (roubo seguido de morte).

Local do crime / Foto Fernando Lagosta

De acordo com as informações levantadas, dois assaltantes (possivelmente um maior e o outro adolescente) passaram em frente a uma fábrica de confecções em uma moto vermelha (Honda CG) e em seguida voltaram com um saco de lixo, fingindo uma entrega de mercadoria. Quando o fabrico foi aberto, os criminosos entraram e anunciaram o assalto.
Saco usado para fingir a entrega de mercadorias

Segundo as informações apuradas, Ewerton de Lima Silva (18 anos) estava dormindo no prédio e acordou com um disparo, ao se levantar para ver o que aconteceu, foi atingido no peito pelos criminosos. O disparo que acordou Ewerton havia sido em seu pai, Cleisson Batista de Lima (40 anos) baleado na coxa.
Movimentação no Hospital Municipal / Foto: Thony Hill

Ambos foram levados por particulares ao Hospital Municipal, mas o filho morreu poucos minutos depois de chegar à unidade de saúde e o pai foi transferido para o Hospital Santa Efigênia, em Caruaru.

O corpo do jovem Ewerton de Lima Silva permanece no necrotério do Hospital Municipal e será encaminhado para o IML de Caruaru.

A mãe do jovem morto esteve no local em estado de choque e foi amparada por parentes.

Os bandidos fugiram sem levar nada e imagens de câmeras de vigilâncias estão sendo colhidas para investigação e poderão ajudar a encontrá-los

Em breve traremos maiores informações.