quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PARA 2014

Secretaria de Educação divulga calendário de matrículas para a rede estadual

Secretário de Educação, Ricardo Dantas.

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco divulgou na manhã desta quarta-feira (06) as informações sobre o período de matrículas da rede estadual de ensino e o calendário de aulas para 2014. São disponibilizadas 172 mil vagas para novos alunos.

As matrículas podem ser feitas através da internet, no site da secretaria de educação, entre os dias 11 de novembro a 03 de dezembro. Depois desse prazo o procedimento da matrícula passa a ser feito por telefone, através do 0800 286 0086, entre os dias 7 e 30 de dezembro.

Foto: Reprodução

Os estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino, têm a matricula automática, basta fazer a confirmação na secretaria da própria escola entre os dias 6 e 10 de dezembro.

Polícia desarticula quadrilha acusada de estelionato em Paulista

Quatro pessoas foram presas acusadas de formação de quadrilha e estelionato no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, no Grande Recife. A Polícia Civil apresentou nesta quarta-feira(6) Fátima Iolanda Bandeira, Cleiton Luiz da Silva, Renildo Ferreira da Silva e Eliaquim Marcelino de Souza. A mulher foi detida primeiro, na Delegacia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

De acordo com o delegado Erivaldo Guerra, depois de uma confusão com o amante, ela apresentou no local documentos falsos e admitiu usar os papéis para fazer cartões de crédito. Assim, a polícia chegou a casa dos outros três detidos no município de Paulista, onde foram encontrados mais de 500 papéis de identidade, além de carimbos médicos, materiais do INSS e máquinas impressoras. O delegado Erivaldo Guerra diz que vai investigar o envolvimento da quadrilha com funcionários públicos.

Os homens detidos foram encaminhados para o centro de triagem, Cotel, em Abreu e Lima, no Grande Recife, e a mulher para a Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio, Zona Oeste da capital. pernambucana

Bandidos voltam a aterrorizar o município de Lagoa de Itaenga

Dez homens armados tentaram assassinar o jovem Gustavo Sebastião da Silva, de 19 anos, na noite dessa terça-feira (05), no bairro do Matadouro, localizado no centro da cidade de Lagoa de Itaenga. Sem encontrar o jovem, o bando armado aterrorizou moradores da Rua Teresa de Jesus, onde ele mora, e disparou tiros contra as casas.

PESQUISA REVELA

Segurança pública em Pernambuco tem o maior grau de insatisfação do país

Os números do Índice de Confiança na Justiça fazem parte da 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nessa terça-feira (05). No geral, 70.1% dos entrevistados não acreditam no trabalho da polícia. Em Pernambuco, 27% das pessoas que procuraram ajuda com a PM se mostraram satisfeitas ou muito satisfeitas. É o maior grau de insatisfação do país.

Quando a pergunta tem como referencial a Policia Civil, o percentual cai para 25%. O maior índice de satisfação com os órgãos de segurança pública ficou com a Bahia, seguido do Rio de Janeiro e Amazonas.

Em nota, o Governo de Pernambuco cita a redução do número de homicídios e nos investimentos no treinamento das policias.

Foto: Agência Brasil

O 7º Anuário de Segurança Pública também destaca que no ano passadoforam registrados mais estupros do que homicídios dolosos. Os números podem ser ainda mais gritantes, já que existem estados que não sistematizam as ocorrências.

IDOSA DE 70 ANOS É ESPANCADA PELOS FILHOS

Uma idosa de 70 anos foi espancada pelos filhos na manhã da ultima segunda-feira, no Alto do Deodato, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Maria Lúcia Soares foi agredida primeiro pelo filho adotivo Samuel Barbosa da Silva, 36, que queria dinheiro para comprar álcool e drogas. Ela pediu ajuda ao outro filho, mas Isaías Soares da Silva, 42, também agrediu a mãe e a empurrou pela escadaria. 

Vizinhos informaram que a idosa foi para casa de parentes. Há ainda a informação de que Samuel é viciado em crack e tem o hábito de espancar a mãe para conseguir dinheiro. Ambos os filhos foram autuados em flagrante e serão encaminhados ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).

Um desentendimento entre dois homens terminou em perseguição e Delegacia em Toritama

Uma discussão entre dois homens em um supermercado foi o pivô de uma perseguição policial no centro de Toritama. Policiais Militares foram informados que estava havendo um seqüestro e deslocaram até a Rua Adalgiza Moura quando chegaram no local presenciaram dois homens em luta corporal agarrando em um veículo . A policia Militar fez com que o carro parasse e neste momento um dos homens acabou sendo ferido e foi levado para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima em Toritama, sendo transferido para a cidade de Caruaru mas propriamente para o HRA e o outro para Delegacia de Policia Civil para esclarecimentos sendo ouvido o mesmo falou que foi espancado pelo Coreano Chem Chem por conta de uma dívida, vindo assim as vias de fatos com ele o mesmo assinou Termo de ocorrência circunstancial e foi liberado.

O Tenente Rafael e Cabo Leite e um outro Soldado estiveram fazendo todo procedimento

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER


Maria da Penha cumpre agenda no Recife e reúne parceiros no combate à violência de gênero


Maria da Penha ficou paraplégica após sofrer agressões do marido.
Foto: Mellyna Reis/NE10 BA

A cearense Maria da Penha, mulher que se tornou um símbolo de combate à violência de gênero no país, reuniu, nesta quarta-feira (6), no Recife, parceiros para o instituto que leva o seu nome. O encontro contou com representantes do Poder Legislativo, como o vereador do Recife Jaime Asfora, e da sociedade civil, a exemplo do grupo Plexos, que desenvolve projetos em várias áreas. Na capital pernambucana, Maria da Penha falou sobre a Lei 11.340 batizada com o seu nome e que criminaliza a violência doméstica. Ela destacou o aumento dos casos notificados e que as mulheres estão mais confiantes em denunciar seus agressores.

Maria da Penha também comentou sobre os dados divulgados pelo 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, dando conta dos casos de estupro, que ultrapassaram mais de 50 mil registros em 2012. Essas ocorrências superaram os casos de homicídios no país. Para ela, a sociedade machista e a falência das políticas públicas são a causa desta realidade no Brasil.

Do Recife, Maria da Penha segue para Brasília, onde participa de um encontro que discute violência contra mulheres com deficiência. Maria da Penha Maia Fernandes é uma biofarmacêutica que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado.

Em 1983, seu marido, o professor colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou simulando um assalto, e na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões sofridas, Maria da Penha ficou paraplégica. 19 anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão. Por meio de recursos jurídicos, ficou preso por dois anos. Solto em 2002, hoje está livre.

ESTA NO BLOG DIÁRIO DA SULANCA


Pesquisa: 70% dos brasileiros não confiam na polícia

 
Sete em cada dez pessoas no Brasil dizem não confiar na polícia. É o que mostra uma pesquisa feita pela Faculdade de Direito da FGV em São Paulo apresentado ontem.

O número é 8,6 pontos porcentuais acima do registrado no primeiro semestre de 2012, quando 61,5% da população disse não confiar na polícia. O levantamento faz parte da sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. (Folha de S.Paulo)

Corpo é encontrado sem vida em São Domingos

Foi encontrado na manhã desta quarta-feira (06), um corpo sem vida na Rua Francisco Barbosa, a conhecida Rua da Lama, no distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus).

O corpo trata-se de Arnaldo Alves lima 59 anos, conhecido por Nal.

Segundo informações de familiares o mesmo tinha problema de epilepsia e também gostava de ingerir bebida alcoólica.

O corpo estava em estado avançado de decomposição. De acordo com a Polícia, a causa deve ter sido morte natural.

“A boca vai esquentar e quero ver se vocês vão ter discurso”, dispara Dida de Nan a vereadores que romperam com Eduardo Campos

O vereador Dida de Nan (PSDB) rebateu as palavras ditas por Carlinhos da Cohab ao governador Eduardo Campos (PSB) querer pegar carona em obras realizadas em Santa Cruz do Capibaribe e mandou um recado aos parlamentares que romperam com o político.

“Gostaria que vocês falassem a população porque vocês não conseguiram (as obras) através de Dilma, do Governo do estado. Em 12 anos, vocês não conseguiram e, em 10 meses, o prefeito Edson Vieira está conseguindo patrol, retroescavadeira (…). Vocês não tem o que falar e ficam jogando para a população”, destacou Dida.

O parlamentar completou que a cidade não recebia recursos porque não estava limpa com o governo federal e que ainda está pagando dívidas herdadas da gestão anterior até o mês de fevereiro.

Quando o assunto foi a suposta falta merenda na escola da Palestina, focada na semana anterior pelo vereador Galego de Mourinha (PTB), Dida de Nan saiu em defesa do governo, exemplificando a adoção de água mineral nas escolas e mandou seu recado.

“A boca vai esquentar e quero ver se vocês vão ter discurso”, destacou. Dida de Nan 

Conselheiros do SPC de Pernambuco participam de reunião as sede do SPC Brasil em São Paulo


Mensalmente os conselheiros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Pernambuco reúnem-se para definir metas e avaliar o bom andamento do SPC em todo Estado. O Conselho é composto por presidentes de CDLs do Estado, e Santa Cruz do Capibaribe tem um assento no Conselho, representado pelo presidente, Fábio Lopes.

Este mês, a reunião aconteceu na sede do SPC Brasil em São Paulo, onde participaram da reunião os presidentes das CDLs de Santa Cruz do Capibaribe, Arcoverde, Caruaru, Serra Talhada, Ouricuri, Timbaúba, Ribeirão, Abreu e Lima e Garanhuns.

De acordo com o presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes, a reunião foi muito proveitosa. “Vários temas foram debatidos, como por exemplo, a avaliação do desempenho do Estado de PE em relação as metas sugeridas, além de serem apresentadas novas estratégias comerciais, novos produtos e muitos outros assuntos relacionados ao SPC Brasil, apresentados pelo setor Comercial, de Marketing e jurídico do SPC Brasil”, pontuou Fábio.

Na parte da tarde os membros do Conselho fizeram uma visita técnica ao SPC Brasil, em sua área de tecnologia. A comitiva foi acompanhada pelo Presidente da FCDL-PE, Adjar Soares e pelo senhor Eduardo Oliveira, executivo da FDCL-PE. O grupo foi recepcionado pelo Presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu, que acompanhou o grupo durante todo o dia e também participou da reunião
O Dia do Azul foi instituído em Santa Cruz através da Lei Municipal 2246/2013.

O evento terá inicio às 9h da manhã.

O dia 14 foi escolhido para coincidir com a data mundial. E o azul é a cor utilizada pela Organização das Nações Unidas para representar a luta contra a doença.

Na ocasião o vereador Ronaldo Pacas estará realizando na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe uma manhã de atividades com palestra, teste de glicemia e apresentação do estatuto da Associação dos Diabéticos de Santa Cruz do Capibaribe.

Informações da Assessoria

Prefeitura de Riacho das Almas paga retroativo de professores referente a 2012

Débitos, referentes a pagamentos que não foram realizados pela gestão anterior, foram regularizados; Prefeitura pretende zerar débitos com a categoria ainda este ano

A Prefeitura de Riacho das Almas regularizou o pagamento dos professores referente ao reajuste do piso salarial do ano de 2012. Os débitos correspondiam ao não pagamento do reajuste nos meses de março e abril de 2012. Ao todo, 200 professores efetivos do quadro da Secretaria de Educação tiveram os pagamentos regularizados.

O piso do ano de 2012 foi estabelecido no mês de maio do ano passado, e a gestão que estava à frente do município pagou o retroativo aos servidores referentes apenas aos meses de janeiro e fevereiro. Os meses de março e abril não foram pagos, trazendo prejuízos aos servidores da categoria. É o que explica o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Riacho das Almas Odair Laurentino: “A gestão anterior pagou apenas o retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nos demais meses do ano, toda a categoria ficou sem receber os retroativos restantes, que começaram a ser pagos apenas em setembro deste ano pela atual gestão, mesmo com todas as dificuldades financeiras que os municípios pequenos estão enfrentando para a liberação de repasses”, ponderou.

Os retroativos de 2012 foram pagos nas folhas dos meses de setembro e outubro. Já para os meses de novembro e dezembro, a Prefeitura de Riacho das Almas pagará os retroativos ao aumento do piso salarial da categoria no ano de 2013. Tendo em vista que o pagamento também se refere aos meses de janeiro a abril, a gestão pretende pagar os reajustes de duas folhas de pagamento por mês, zerando os débitos com os professores ainda neste ano.

Em relação ao aumento do piso salarial dos professores para o ano que vem, que o Sismu-Riacho acredita que ficará em aproximadamente 19,8% e deve ser anunciado no primeiro bimestre de 2014, a proposta de Prefeitura de Riacho das Almas é começar a pagar o novo valor assim que este for anunciado, para diminuir o acúmulo de débitos e motivar ainda mais a categoria a trabalhar pelo município.

Comércio de Santa Cruz do Capibaribe começa aderir a Campanha de Natal da CDL

Lojistas da cidade de Santa Cruz do Capibaribe já estão no clima de Natal, data campeã de vendas no ano. Além da decoração especial nas vitrines e no interior dos estabelecimentos, a estratégia para fomentar o consumo contempla ainda a possibilidade de premiação dos clientes, por meio da adesão à campanha Natal Show de Prêmios, promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Este ano, a Campanha irá sortear um carro zero quilômetro, o que será o principal motivador das vendas.

A Campanha Natal Show de Prêmios da CDL Santa Cruz do Capibaribe está em sua décima primeira edição e vem sendo sucesso absoluto na cidade e região. Todos os anos, vários prêmios são sorteados para os clientes da cidade que valorizam o comércio local. A iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas tem o apoio do Sindilojas.

Você lojista que ainda não recebeu a visita das meninas do comercial da CDL, entre em contato e solicite a visita para fazer a sua adesão.(81) 3731-2850.

Ronaldo Pacas destaca Dia do Azul e rebate críticas de Carlinhos da Cohab contra Eduardo Campos

O vereador de situação destacou o evento comemorativo aos 113 anos da Sociedade Musical Novo Século, que acontecerá na Praça do Estudante, no próximo sábado (09): o I Encontro de Bandas de Música do Agreste.

Ronaldo Pacas (PSDC) enfatizou o Dia Municipal de Combate ao Diabetes, chamado “Dia do Azul”, que será realizado na Câmara de Vereadores em 14 de novembro.

“Vamos fazer essa programação acontecer e nós temos uma boa parcela da população que sofre com isso”, enfatizou.

O parlamentar enfatizou também os canos que estão espalhados ao longo da BR-104 para a chegada de água através de uma das etapas da Adutora do Agreste e aproveitou para rebater o discurso de Carlinhos da Cohab (PSL), que acusou o governador Eduardo Campos (PSB) de quer pegar carona em obras realizadas em Santa Cruz.

“Em todas as obras tem a participação da prefeitura por mínima que seja; do Estado envolvido e da parceria com o Governo Federal”, frisou, citando como exemplo o novo fórum.

Por fim, Ronaldo Pacas falou sobre a nova lei que será sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, que permite a migração das rádios AM para o sistema FM, anunciando que a Rádio Vale também migrará para a outra frequência.

“É um grande avanço e seremos todos iguais”, pontuou. Ronaldo pacas 

Mais filtros de água chegam a Taquaritinga do Norte

A Secretaria de Saúde e Meio Ambiente da Dália da Serra recebeu mais 1900 filtros de água a serem destinados a famílias carentes da zona rural do município que consomem água sem nenhum tratamento, sendo estas, consideradas mais vulneráveis a doenças provocadas por água contaminada.

Tal iniciativa se dá através de parceria entre os governos Estadual e Federal com o objetivo de combater a proliferação de doenças comuns na região por causa da utilização de água sem tratamento.

A seleção das famílias a serem beneficiadas continuará sendo feita através dos levantamentos dos agentes comunitários de saúde (ACS) e também das associações rurais do município, sendo priorizadas as famílias que participam de programas federais e que não possuam filtro ou outra forma de tratamento de água em suas residências, conforme a primeira entrega dos filtros no município.

“Já distribuímos mais de 1400 filtros em todo município, priorizando sempre o homem do campo, que é o maior prejudicado, por utilizar água de açudes e barreiros muitas vezes sem nenhum tratamento”, ressaltou o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga.

Assessoria de Comunicaçã

Polícia prende irmãos acusados de homicídio em São Paulo

Foi destaque nacional o desaparecimento de Nilda Maria Freitas (53) na cidade de São Caetano do Sul-SP. A vítima havia desaparecido no dia 31 de agosto deste ano e uma ligação para o dique-denúncia ajudou a polícia a desvendar o crime.

Através de informações do disque denúncia, Policiais da equipe Malhas da Lei e NIAZM pertencentes ao 24º Batalhão da Polícia Militar (24º BPM), conseguiram capturas dois homens acusados de assassinar e desovar em um córrego em São Caetano do Sul no estado de São Paulo.

O crime teria acontecido no dia 31 de agosto desse ano, em uma lanchonete localizada na Rua Conde Fragoso de Mataraso na mesma cidade a onde o corpo foi desovado. A vítima foi identificada como sendo Nilda Maria Freitas, de 53 anos de idade. Não se sabe ao certo se o corpo já foi encontrado, entretanto a matéria do desaparecimento da mulher foi destaque em programas de grande repercussão no país, a exemplo do Cidade Alerta - Record (Marcelo Resende) e Brasil Urgente – Bande (Datena).
Os imputados foram identificados como sendo, Bruno Taveira do Nascimento de 21 anos, e o seu irmão Cicero Taveira do Nascimento. Eles estavam escondidos no Sítio Manduri na zona rural de Santa Maria do Cambucá no Agreste do Estado.

A Polícia informou que o primeiro a ser preso foi o Bruno que confessou ter sido o autor do crime, utilizando uma faca peixeira para assassinar a vítima que era sócia de seu irmão (Cícero) em uma lanchonete. Um tapa no rosto foi o motivo alegado pelo acusado, que o levou a cometer o crime brutal, tendo em vista que, o acusado efetuou aproximadamente seis golpes de faca contra a vítima que em seguida teve o corpo colocado dentro de um saco e carregado em uma carroça de mão até um córrego naquela localidade onde foi desovado.

Após a prisão do Bruno, os Policiais conseguiram chegar até o irmão dele, o Cícero, que foi preso na Rua Nova na Vila do Socorro município de Taquaritinga do Norte. Ao ser preso, o imputado sustentou as afirmações do irmão, confessando ter participado da ocultação do cadáver.

Os elementos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficaram a disposição da justiça.

Fonte: Blog Agreste Notícia 

DISSE CESAR MELLO


Reconhecimento - o projeto de reeleição ainda é um assunto pouco falado, mesmo nos bastidores da Câmara, no entanto informações dão conta que ele deve entrar em pauta no próximo ano. Bem avaliado perante a opinião pública e gestor de competência incontestável, Junior tem trabalhado sem fazer zoada e conseguido bons resultados.

Desconfiados - e enquanto Alberes Xavier e outros tantos emancipacionistas trabalham dia e noite para verem o sonho das emancipações se tornar realidade, outras figuras ainda olham o projeto com muita desconfiança.

Falsa euforia - uma dessas figuras é a deputada Raquel Lyra. Em entrevista a uma Rádio da capital do estado, ela alertou a todos quanto ao que ela denomina de falsa euforia com as supostas emancipações dos distritos.

Ela é contra - Raquel citou que atualmente 80% dos municípios pernambucanos sobrevivem apenas dos repasses federais e a maioria das cidades está quebrada. Ou seja, Raquel Lyra é contra as emancipações de distritos.


Longe de Santa Cruz - por falar em emancipações, o deputado federal Zé Augusto participou ontem de mais uma reunião em Cavaleiro para tratar da questão. Zé tem feito uma boa base eleitoral naquela localidade, já de olho na disputa estadual do ano que vem.

Sossegado - além disso, em Cavaleiro dificilmente alguém irá “aperrear” Zé sobre o destino do grupo Taboquinha de Santa Cruz do Capibaribe, que segue sem rumo, enquanto Zé segue em campanha. 

Texto: do radialista César Mello

Jovem é atingido por seis tiros em tentativa de homicídio

Fotos: Fernando Lagosta

João Paulo Ferreira de Lima (24) sofreu uma tentativa de homicídio na noite de ontem (05). O crime ocorreu na Rua Luiz Cecílio de Santana, distrito de São Domingos no Brejo da Madre de Deus e de acordo com testemunhas dois homens chegaram em uma moto e dispararam seis tiros que atingiram a vítima.

O disparo mais grave atingiu de forma transfixante o tórax de João Paulo que teve que passar por uma drenagem toráxica no Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.



A vítima foi encaminhada para o Hospital da Restauração do Recife com quadro clínico estável, porém requer muitos cuidados.

Segundo informações, João Paulo tem passagem pela polícia

BARBARIDADE

Homem arranca cabeça da mãe e deixa em bacia de plástico!

TEÓFILO OTONI (MG): Maurício Rainer de Oliveira, de 30 anos, arrancou a cabeça da vítima, Nalcimaria Rainer de Oliveira, de 50, e a deixou em uma vasilha de plástico antes de fugir nessa segunda-feira (4). O crime ocorreu dentro da casa onde a família vivia, às margens da BR-116, e foi presenciado pelo irmão do criminoso, de apenas 12 anos.

De acordo com relatos do adolescente aos policiais militares da cidade, Maurício chegou em casa transtornado e, de uma outra para outra, deu uma paulada na cabeça da mãe, seis facadas no abdômen dela e, em seguida, ainda a decapitou. Na sequência, ele colocou a parte do corpo em uma vasilha de plástico, ameaçou o irmão de morte e fugiu correndo. Assustado, o garoto pediu ajuda para vizinhos, que acionaram a Polícia Militar. Na residência, os militares encontraram a vasilha com a cabeça em cima da mesa da cozinha do simples imóvel e uma faca peixeira de 17 cm toda ensanguentada em uma cadeira. O corpo de Nalcimaria foi localizado caído ao chão.

Por meio de informações passadas pela testemunha, os policiais fizeram rastreamento e conseguiram localizar Maurício depois de duas horas de procura. O homem foi encontrado em rua de Teófilo Otoni, onde andava de forma agitada e com um saco de roupas nas mãos. Ao ser questionado sobre o crime, Maurício confessou e apenas disse que matou a mãe porque ela estava com um comportamento estranho com ele.

Familiares do criminoso informaram aos policiais que atenderam a ocorrência que ele tem problemas psicológicos e que, apesar de fazer uso de remédios controlados, tem o costume de ingerir bebida alcoólica em excesso. Maurício foi detido em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde prestou depoimento e foi levado para o Presídio de Teófilo Otoni. Depois de também ser ouvido, o adolescente ficou sob os cuidados do tio. A reportagem do R7 tentou contato com o delegado Luiz Bernardo de Morais Neto, que ouviu o assassino, mas foi informada que está de folga e é o único que poderia falar sobre o caso. (Por R7