quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Acredite Se Quiser: Brega ou Chique

Armando Monteiro fala sobre Cid Sampaio

Cid Sampaio foi uma das figuras mais expressivas da vida política de Pernambuco. Ele teve uma presença marcante nas atividades econômicas e sociais e foi um agente importante no processo de modernização das estruturas produtoras de Pernambuco. Cid foi um líder e, além de tudo, uma figura que tinha grande dimensão humana. Foi excepcional amigo e chefe de família exemplar, com integridade pessoal absoluta.

Aos 99 anos, morre o ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio

O ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio morreu nesta quinta-feira (30) aos 99 anos de insuficiência pulmonar. Ele estava internado no Hospital Português, no Recife, desde a última terça-feira. O velório começa às 10h no cemitério Morada da Paz, em Paulista, e o enterro acontece às 17h.

Cid Sampaio nasceu no Recife e iria completar 100 anos no dia 7 de dezembro. Formou-se em Química e em Engenharia Civil e Industrial. Participou da criação da União Democrática Nacional (UDN) e foi presidente do diretório em Pernambuco.

Em 1958, foi eleito governador de Pernambuco. Teve a administração voltada principalmente para a industrialização e o crescimento do Estado. Entre seus empreendimentos, destacam-se a idealização da Sudene, o Bandepe, e a instalação, no Recife, da Cilpe, fábrica de laticínios e beneficiamento do leite.

Na vida política, foi ainda deputado federal e assumiu uma vaga no Senado. Em 1994, foi candidato ao governo de Pernambuco, perdendo a eleição para Miguel Arraes. Industrial e usineiro, Cid Sampaio foi também presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar de Pernambuco.

Em 2002, recebeu na Assembleia Legislativa o título de "expoente de Pernambuco”. Viúvo de dona Dulce Sampaio desde fevereiro de 2008, o ex-governador tinha cinco filhos, 12 netos e 12 bisnetos.


Fonte: pe360graus.com

Armando Monteiro faz caminhada no Recife

O penúltimo dia de campanha dos candidatos ao Senado pela Frente Popular, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), foi dedicado às caminhadas no Recife. Pela manhã, andaram pelas ruas de Beberibe e à noite na comunidade Sítio do Berardo, no Cordeiro.

Em clima de despedida, mas com muita animação, Armando e Humberto percorreram as ruas do Berardo até a praça Esperança, no Zumbi. No percurso, cumprimentaram os moradores de porta em porta, lembrando o compromisso de domingo, com as eleições.

A caminhada, com duração de uma hora, terminou com a fala dos candidatos, como já é tradição. O tom, no entanto, foi mais de agradecimento pela receptividade da comunidade e pelo apoio dos militantes dos dois partidos, que compareceram em peso. “Quero agradecer o carinho de todos e dizer que já estou sentindo saudades”, revelou Armando.

Eduardo ajuda correligionário no Rio Grande do Norte

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), paralisou as mobilizações da sua própria campanha à reeleição e foi ao Rio Grande do Norte para tentar alavancar a candidatura do correligionário Iberê Ferreira. Candidato à reeleição ao governo do Estado, Iberê está em segundo lugar nas pesquisas, 20 pontos atrás da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), segundo o portal Terra.

O discurso de Eduardo Campos foi centrado na tese de que pesquisas erram e que Iberê Ferreira irá para o segundo turno.

Eduardo lembrou que em 2006, quando disputou pela primeira vez o governo de Pernambuco, não era apontado como líder nas pesquisas, mas terminou ganhando o pleito. Campos ressaltou que os pernambucanos 'farão uma grande fila' para irem ao Rio Grande do Norte saudar 'a eleição no segundo turno'.

Advocacia-Geral da União rebate declarações de Serra

A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou na manhã de hoje uma nota de esclarecimento em que rebate declarações que teriam sido feitas ontem pelo candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, de acordo com o Estadão.

Segundo a instituição, o candidato manifestou-se sobre a "politização" de órgãos como a AGU, logo depois de participar de encontro com entidades que representam os funcionários públicos.

A nota, divulgada pela Assessoria de Comunicação Social da instituição, destaca que a AGU é um órgão de Estado e que "o ministro e os dirigentes são servidores selecionados por concurso público". Ressalta, ainda, que a AGU cuida, entre outras ações, da defesa das decisões institucionais de agentes públicos, independente de governo ou partido político. 

Centro de Apoio Integrado a Criança passa por revitalização na Terra das Dálias

Há cerca de dez anos o Centro de Apoio Integrado a Criança – CAIC foi entregue aos nortetaquaritinguenses. De lá para cá, o prédio não passou por nenhuma reforma, o que vem demonstrar o desinteresse pelo patrimônio público dos que aqui governaram.

Hoje o Centro que abriga a Escola e Creche Francisca Moura Pereira da Silva e um PSF ( Posto de Saúde da Família) passa por revitalização na sua fachada, na creche e quadra de esportes. Tudo para deixar mais aconchegante e preservado o patrimônio público que é tão usufruído pelos alunos e docente bem como igrejas esportistas e entidades diversas que realizam encontros espirituais, campeonatos de futebol e basquete e demais atividades que propiciam bem estar a todos.

“Estamos revitalizando as escolas do município para darmos mais conforto e melhores condições aos nossos alunos e docentes, em contrapartida preservando o patrimônio público que é um bem de todos nós e devemos ter toda atenção, pois será usado por gerações futuras”, frisou o Prefeito José Evilásio.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

São Francisco de Assis é homenageado no Convento dos Capuchinhos

Começa nesta sexta-feira (01), no Convento dos Capuchinhos, a Festa de São Francisco de Assis. A programação se inicia com o Tríduo, a partir das 19h.

Na segunda-feira, haverá Benção dos Animais, às 16h, carreata com a imagem de São Francisco, às 19h, e Missa Solene, às 19h30.

Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Artesãos no projeto de Natal

O projeto “O Natal de Pernambuco começa em Caruaru” terá participação de 40 jovens artesãos do Alto do Moura. A idéia é que os artistas moldem peças alusivas a temática natalina. As peças farão parte da Cidade Natalina, uma exposição inédita que acontecerá no Polo Cultural.

O projeto será tema de reunião marcada para as 7h da manhã de segunda-feira, (04), com o presidente da Fundação de Cultura, José Pereira, pais e alunos-artesãos da Escola Mestre Vitalino.