quarta-feira, 1 de julho de 2015

Chuva forte traz esperança ao Sertão do Pajeú

Foto: Reprodução / Mais Pajeú

Muita chuva caiu durante a tarde e a noite dessa terça-feira (1) na cidade de Afogados da Ingazeira, que hoje comemora 106 anos de emancipação política, e nas outras cidades do Sertão do Pajeú.

O Governador Paulo Câmara viria para a comemoração do aniversário de Afogados ainda na terça, mas não conseguiu chegar ainda na cidade. Mesmo sob chuva, a Exposição Agropecuária de Afogados da Ingazeira teve participação dos moradores na sua festa de encerramento, com Victor e Léo.

Os sertanejos esperam que a chuva que insiste em cair ajudem a abastecer as barragens da região, para que algumas cidades que dependem da água de carros-pipa possam respirar aliviadas.

Inscrições para segunda Feira do Livro do Vale do São Francisco estão abertas até 15 de julho

Os interessados em participar da segunda edição da Feira do Livro do Vale do São Francisco, que vai ser realizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, têm até o dia 15 de julho para se inscrever.

O evento vai ser realizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, na região central da cidade. Os interessados em participar devem mandar a proposta para o e-mail bl.liberal@gmail.com

Na proposta precisa estar descrito o nome do livro, do autor, editora e quantidade de páginas. A feira está prevista para acontecer de 6 a 8 de agosto.

Integrante de igreja evangélica é preso durante culto sob suspeita de cometer crimes no Agreste e no Grande Recife

Foto: Reprodução / Facebook

Um auxiliar de pastor da igreja evangélica Assembleia de Deus foi preso durante um culto no bairro de Conceição, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, nessa terça-feira (30). Contra Márcio José da Silva, de 34 anos, existiam cinco mandados de prisão por extorsão mediante sequestro, roubo e homicídio, praticados em Surubim, no Agreste do Estado, e em Igarassu, no Grande Recife. Os dados da prisão foram divulgados, nesta quarta-feira (1º), na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Cordeiro, na Zona Oeste da capital. O chefe das investigações, Cláudio Castro, detalha a ação do suspeito na prática dos crimes.

Nas redes sociais e nas igrejas, o suspeito utilizava o nome de Wendel Fênix e divulgava fotos e vídeos das pregações religiosas. De acordo com a polícia, ele assumiu os crimes.

Além de Márcio, outro integrante da quadrilha já está preso desde 2010. Segundo o delegado do GOE, as investigações continuam na tentativa de tentar identificar os outros dois suspeitos.

Márcio José da Silva será encaminhado para o Cotel, em Abreu e Lima, ainda na tarde desta quarta.

Prefeitura de Monteiro emite nota sobre problemas na venda de camarotes do São João 2015

A Prefeitura Municipal de Monteiro emitiu nesta quarta-feira (01) uma nota a imprensa de toda a região do Cariri e do estado sobre o São João do 2015. Nela, a Prefeitura agradece a presença maciça da população no evento, comemora o sucesso da edição 2015 do “Melhor de Todos os Tempos”,mas também esclarece problemas que houve na comercialização dos camarotes.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

NOTA OFICIAL – SÃO JOÃO 2015

A Prefeitura de Monteiro vem à público agradecer a presença da população de Monteiro e do grande número de turistas, que, mais uma vez, abrilhantaram o São João do município, edição 2015.

A Prefeitura também agradece a todos os colaboradores, servidores públicos ou não, que, de alguma forma, contribuíram para a realização do evento.

A Prefeitura informa que, mesmo diante da inconteste organização geral do evento, tomou conhecimento de que houve problemas na comercialização dos camarotes, mas esclarece que tal comercialização não ficou à cargo da edilidade, e sim da empresa que forneceu o palco e os camarotes ao evento, conforme contrato administrativo firmado entre as partes.

A Prefeitura informa que está notificando a referida empresa sobre os problemas ocorridos nessa comercialização, e que afastou o servidor comissionado que teve seu nome envolvido com essa venda excessiva de camarotes e pulseiras, principalmente nos últimos dois dias.

Por fim, a Administração Municipal informa que está compromissada em oferecer ao Município um evento melhor a cada em ano, e que em 2016 não será diferente.

Monteiro, 1º de julho de 2015
Prefeitura Municipal de Monteiro
Secretaria de Comunicação

Adolescente morre após tentativa de homicídio em São Domingos

Aconteceu um crime de morte na noite desta terça-feira (30) na Rua São Damião em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde o adolescente identificado por Wellington Rangel Oliveira Silva (15 anos) foi alvejado por alguns disparos de arma de fogo.

Segundo informações o fato aconteceu próximo a um campo Society. No momento em que o adolescente caminhava próximo a um campo, duas pessoas não identificadas se aproximaram da vítima e realizaram alguns disparos de arma de fogo.

Após os disparos, o jovem ainda tentou se esconder dentro de um banheiro do estabelecimento, porém um dos suspeitos alcançou e vítima e efetuou um disparo no peito.

Wellington foi socorrido pelo SAMU para a Policlínica de São Domingos, porém não resistiu aos ferimentos e morreu antes de ser encaminhado para outra unidade hospitalar.

Vendedor ambulante é detido com drogas no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

O efetivo extra da Polícia Militar que realizava rondas durante o São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe, percebeu um vendedor ambulante em atitude suspeita, porém o mesmo tentou fugir ao perceber a presença do policiamento.

De imediato, o efetivo procedeu com a abordagem e foi encontrada com Dário da Silva Melo (19 anos), uma pequena porção de maconha. Diante do fato, Dário foi encaminhado até a delegacia de polícia da Capital da Moda, onde respondeu um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e em seguida foi liberado.

Mesmo com recentes chuvas, níveis da barragem de Jucazinho caem para apenas 4%

Nesta quarta-feira (01) foram divulgados novos dados sobre a situação da barragem de Jucazinho, que abastece 15 cidades pernambucanas, incluindo Santa Cruz do Capibaribe.

Como já é de conhecimento da população, a barragem, que é o principal fornecedor de água para a Capital da Moda e outros municípios do Polo de Confecções, vivencia sua situação mais crítica em toda a sua existência e, para a surpresa de muitos, a situação piorou ainda mais.

De acordo com o último monitoramento realizado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a barragem está com apenas 4% de sua capacidade, o que se resume a pouco mais de 14 milhões de metros cúbicos em um total de 327 milhões.

Em suma, isso significa que, mesmo com as recentes chuvas na região, a previsão para o caos total no abastecimento continua valendo, ou seja: em meados de agosto ou começo de setembro, especificamente Santa Cruz do Capibaribe, terá que ser abastecida, em sua totalidade, com carros pipa.

Ainda de acordo com a APAC, outro manancial importante para o município, que é a barragem de Poço Fundo, também não conseguiu acumular água o suficiente para ser destinada ao município. A barragem está com 0% de acordo com o último monitoramento.

Já em Brejo da Madre de Deus…

A boa notícia para a região vem da barragem de Santana II. Localizada na zona rural de Brejo, a barragem, que abastece a sede e os distritos de Fazenda Nova e Barra de Farias está agora com 21% de sua capacidade.

Em 01 de junho, a barragem, que tem capacidade de armazenar 568 mil metros cúbicos, estava com apenas 14%, mas agora está agora com 120 metros cúbicos.

Mesmo com o acréscimo no volume de água, o atual cronograma de racionamento continua em vigor.

Ronaldo Pacas acompanha polêmica votação em Toritama

O vereador do PSDC (de camisa azul na foto) esteve na tarde de ontem acompanhando a sessão que tratava do pedido de cassação do prefeito de Toritama Odon Ferreira. Segundo Ronaldo Pacas na votação que permitiu a continuação do governo de Odon ´´prevaleceu a democracia do voto secretarial ou financeiro``. Quem também esteve por lá completando a comitiva do Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe foi o vereador Vânio Vieira (PSDB).

CAMINHONEIRO É PRESO NO SERTÃO APÓS COMUNICAR FALSO ASSALTO A CARGA

Um caminhoneiro foi preso por volta das 17h de segunda-feira (29/06), na cidade do Cedro, no Sertão, após comunicar à polícia que havia sofrido um assalto, onde os elementos teriam roubado a carga de seu caminhão.

Segundo informações da PM, o motorista procurou a delegacia de Salgueiro para comunicar o assalto. Os policiais da GE Polígono do Cedro em Operação conjunta com outras guarnições iniciaram as buscas ao suposto caminhão roubado que segundo o denunciante, o mesmo teria sido assaltado na BR-116, próximo ao acesso da entrada de Cedro, por dois elementos portando armas de fogo. No caminhão estariam 05 Lavadoras Sugar, 01 TV led 39 polegadas, 05 ventiladores, 03 rádios, 03 mini system, 44 receptores e 40 antenas parabólicas.
Ainda de acordo com a polícia, após investigação da suspeita do roubo, foi constatado que o caminhoneiro juntamente com outras duas pessoas haviam forjado o roubo a referida carga.

Os envolvidos, a suposta carga roubada e um caminhão baú foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, onde os suspeito foram autuados em flagrante por Apropriação Indébita, Receptação e Comunicação Falsa de Crime. Posteriormente foram recolhidos ao Presídio de Salgueiro.

HOMEM É ASSASSINADO COM DISPAROS DE GROSSO CALIBRE EM ÁGUAS BELAS


O mês de Julho começou violento no Agreste Meridional de Pernambuco, na madrugada desta quarta-feira (1), um homem identificado como Geovane Bezerra Santos, 33 anos foi assassinado ao lado da casa que morava Na Rua Frei Damião em Águas Belas.

Geovane era funcionário da Prefeitura de Águas Belas, trabalhava como gari no mercado público e foi assassinado por disparos de espingarda calibre 12, que atingiram tórax e costas da vítima. Populares que estavam no local disseram que não viram nada.

O caso será investigado pela Delegacia de Águas Belas, o corpo permanece no local aguardando a chegada da Polícia Civil.

Adolescente é vítima de tentativa de assalto em São José dos Cordeiros

A guarnição da PM foi acionada por volta das 4h30 desta terça-feira (30) devido uma tentativa de assalto no centro de São José dos Cordeiros.

Um adolescente de 17 anos informou à polícia que foi vítima de dois indivíduos que armados com um canivete tentaram-lhe roubar.

Os acusados são os de iniciais A. O. S., de 18 anos, e F. F. V., de 24 anos, ambos residentes em São José dos Cordeiros.

A guarnição de imediato se deslocou até o local e conseguiu prender os acusados que foram conduzidos à DP e reconhecidos pela vítima.

O menor vitimado, também residente em São José dos Cordeiros, chegou a reagir à tentativa de roubo, entrando em vias de fato com os acusados. Ele foi lesionado na mão direita pelo suspeito.

Acidente próximo a Sumé deixa quatro feridos

Um acidente nesta terça-feira próximo a cidade de Sumé na BR 412 envolvendo dois carros deixou um saldo total de quatro pessoas feridas.Segundo as primeiras informações duas pessoas são da cidade de Monteiro PB, e foram identificadas como Alice de 19 anos e o seu namorado Eduardo de 29 anos.

Ainda segundo informações a moça estaria em estado grave. Já as outras duas vitimas são da cidade de Campina Grande e foram identificados por Augusto de Souza Brito 35 anos e Evaldo Farias Silva 32 anos. Estes sofreram ferimentos leves.

Ronaldo Pacas participa de entrega do título a Santanna

O vereador do PSDC participou na noite do ultimo domingo (28) da entrega do título de cidadania santacruzense concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe ao cantor Santanna. Ao lado da esposa Jane Pacas o vereador conversou com o grande artista.

Pacas participou ainda da cobertura dos festejos pelo quarteto Santa Cruz WEB TV. Rádio Vale AM,Rádio Farol FM e Rádio Santa Cruz FM.

Sobre o título Ronaldo Pacas disse ´´serve para valorizar a cultura, é uma pessoa que contribuiu muito com nossa cidade e merece o respeito``.

Escola Dinâmica realiza entrega de resultados da II unidade‏

Durante toda essa terça-feira (30) aconteceu um plantão pedagógico para a entrega dos resultados da II unidade na Escola Dinâmica.
Pais e responsáveis puderam se dirigir a escola, durante o período da manhã e da tarde, e procurar a sala específica do aluno para receber das mãos dos professores as atividades de seus filhos.

Durante a entrega dos resultados, os pais também tiveram a oportunidade de conversar mais à vontade com os professores e tirar dúvidas com relação ao comportamento e o desenvolvimento educacional dos filhos.

A partir desta quarta-feira (01) a Escola Dinâmica estará de férias, a volta às aulas acontece somente no dia 03 de agosto. Já a secretaria da escola, volta a funcionar normalmente a partir do dia 27 de julho, lembrando que o telefone para contato com a secretaria é o (81) 3731.8340.

Mais de 190 acidentes em 11 dias nas rodovias que cortam PE

Em 11 dias, houve um total de 195 acidentes, 102 pessoas feridas e 10 mortas nas rodovias federais que cortam Pernambuco. Os números fazem parte do balanço das operações São João e Duas Rodas, realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de 19 a 29 de junho. Metade das mortes foram causados por atropelamentos.

Este ano, a ação fiscalizou 14.215 pessoas e 11.956 veículos, sendo emitidas 3.589 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro. O radar registrou 2.072 imagens de veículos com excesso de velocidade. Também foram autuados 297 motoristas por ultrapassagens em local proibido.

Com informações do Diário.

Confusão durante sessão que votava a cassação do prefeito de Toritama



Foi ontem, 30 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores de Toritama. Na ocasião os 13 parlamentares votavam o processo onde o Ministério Público pedia a cassação do prefeito Odon Ferreira por improbidade administrativa.

Na ocasião ânimos alterados, vereador se estapeando, parlamentares disparando palavrões contra os vereadores, polícia retirando pessoas exaltadas do interior do Poder Legislativo dominaram a cena.

Ao final Odon (foto ao lado) permanece no cargo. Confiram a votação:


- Votaram pela cassação de Odon os vereadores Nilton de Enoque (PSB), Birino do São João (PSB), Zé Boim (PSDB), Morica (PSL), Marcos Serafim (PSB), Dió do São João (PTC) e Fábio Araújo (PSDB);

- Votaram contra a cassação, ou seja, pela permanência do prefeito no cargo os vereadores Loló (PTB), Rossana (PSD) e Arimatéia (PSD);

- preferiram se abster da votação os vereadores Fábio Florentino (PT), Maviael (PSL) e Zé Neto (PSD).

Para ser retirado do cargo o prefeito teria que ter recebido 9 votos pela cassação.

O TEMPO E A TEMPERATURA

Nesta quarta-feira, a região Nordeste tem tempo nublado com chuva, especialmente na faixa leste - que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia. A temperatura mínima da região vai ser de 12 graus e a máxima de 35. Em Aracaju e Maceió, a temperatura mínima vai ser de 22 graus. Em Fortaleza, João Pessoa, Natal e em Teresina, mínima de 23 graus. Em Recife, a temperatura máxima vai ser de 29 graus. Em Salvador, máxima de 24 e em São Luís, temperatura máxima de 33 graus. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

SUSPEITOS DE PARTICIPAR DE SEQUESTRO E ESTUPRO DE MULHERES SÃO PRESOS


O principal suspeito de sequestrar duas mulheres em João Pessoa (PB) e estuprá-las em Goiana (PE) foi preso na manhã desta terça-feira (30) pela polícia da Paraíba, de acordo com o delegado Felipe Ribeiro, titular da 9ª Delegacia Distrital.

As mulheres foram sequestradas no dia 20, estupradas e encontradas em um canavial em Goiana, Pernambuco, no dia 21. Uma das vítimas, de 42 anos, morreu e outra, de 31 anos, ficou ferida e segue hospitalizada em Pernambuco. O filho de uma delas, de nove meses, que também estava no carro, foi encontrado próximo ao local onde estavam as mulheres. Ele chegou a ser hospitalizado, mas foi liberado e passa bem.

A prisão do suspeito aconteceu na cidade pernambucana de Igarassu, O homem foi conduzido para a Central de Polícia de João Pessoa. Outro suspeito de envolvimento no caso foi preso na capital paraibana no sábado (27) e levado para a Central de Polícia no domingo (28). Ambos devem ser apresentados pela polícia em uma entrevista coletiva de imprensa, programada para as 17h30 desta terça-feira.

O primeiro homem é suspeito de ter participação no roubo do veículo e, segundo o delegado, ajudou a identificar o suspeito que seria responsável pelo estupro, que foi preso em Igarassu. Ele já tinha passagem pela polícia pelos crimes de porte ilegal de arma, tentativa de homicídio e roubo de carros. “Temos provas suficientes para incriminá-lo independente de confissão dele”, disse o delegado.

Com informações do G1/PE

Moto roubada é encontrada próximo ao Açude da Manhosa na Capital da Moda

Nesta terça-feira (30) uma moto que havia sido roubada em Santa Cruz do Capibaribe, foi encontrada próximo ao Açude da Manhosa no Loteamento Pedra Branca na Capital da Moda.

Através de rondas, o policiamento localizou a Moto Bros, cor preta e placa KEY-0417 abandonada, e ao realizar pesquisa no sistema, foi constatado que o veículo havia sido roubado.

A moto foi conduzida para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe e entregue ao verdadeiro proprietário.

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO E DOIS DE BUSCA E APREENSÃO DENTRO DA OPERAÇÃO “MOIKANO” DE COMBATE A PORNOGRAFIA INFANTIL NA INTERNET


A Polícia Federal deflagrou, hoje, (30/6) a operação MOIKANO, destinada a repressão de crimes de divulgação de pornografia infantil através da internet, no Amazonas, São Paulo, Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal. A ação teve como objetivo cumprir 81 mandados judiciais, (50 de busca e apreensão e 31 de prisão preventiva) em 13 estados e no Distrito Federal. O nome da operação Moikano faz referência ao apelido usado na rede mundial de computadores por um dos usuários da rede de pedofilia investigada. De acordo com a PF, o suspeito, identificado como Moikano, era um dos responsáveis pelo compartilhamento do material em grupos na internet. Após cumprimento mandado de busca domiciliar, a polícia identificou os contatos do investigado e descobriu a rede internacional.

Ao todo, são 50 suspeitos no território nacional e 70 em outros países. As investigações demonstraram que o homem mantinha página em uma famosa rede social, na qual partilhava diversos arquivos envolvendo filmagens e fotografias de conteúdo pedófilo. O material compartilhado contém fotos e vídeos de abuso sexual de adolescentes e, principalmente, de crianças. Segundo as investigações, o grupo ainda trocava orientações na internet sobre como abordar e conquistar a confiança das crianças. Durante as investigações um suspeito chegou a ser preso antes de cometer o abuso sexual!

EM PERNAMBUCO, a Polícia Federal, através da Delegacia de Defesa Institucional-DELINST cumpriu 02 (dois) mandados de busca e apreensão em Recife/PE e Olinda/PE com 01 (uma) prisão de um porteiro, de 30 anos, natural de Recife/PE, residente no bairro do Cacote-Recife/PE.

Foram apreendidos 01 Hd (disco rígido), arrecadado por Peritos Criminais Federais utilizando de tecnologia e sistemas avançados de buscas por imagens ou vídeos com arquivos que contenham textura da cor pele, tais pessoas poderão ser responsabilizadas e indiciadas pelo crime contido no Estatuto da Criança e do Adolescente (Artigo 241-B da Lei 8.069/90) por possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente (pena – reclusão, de 1 a 6 anos de reclusão).

Em seu interrogatório o suspeito informou que desde 2011 acessava sites com todo tipo de pornografia adulta, inclusive infantil, baixando para o seu computador tais fotos e vídeos! Disse também que sua mulher certa vez, descobriu tais registros em seu computador tendo destruído sua máquina, ficando o seu casamento abalado, foi então que ele resolveu contar para ela que havia sofrido abuso e violência sexual quando tinha 7 anos de idade, e por vergonha nunca procurou ajuda especializada para tratar o problema, mas que nunca violentou ou molestou nenhuma criança!

Em Pernambuco no anos de 2013/2014 já foram instaurados 76 (setenta e seis) inquéritos policiais, desenvolvidas 11 (onze) operações, cumpridos 42 (quarenta e dois) Mandados de Busca e Apreensão, prendeu 07 (sete) prisões em flagrante e detectado 24 (vinte e quatro) cidades com registro de pornografia infantil, e 21 (vinte e um) suspeitos estão sendo investigados, alguns já foram indiciados e irão responder ao processo em liberdade. Esta já é a quarta ação de combate a pronografia infantil deflagrada este ano (2015) pela Polícia Federal, até agora foram cumpridos 14 (quatorze) Mandados de Busca e Apreensão, 13(treze) endereços fiscalizados e 02(dois) suspeitos autuados em flagrante!