sexta-feira, 2 de maio de 2014

Comissão de Obras e Urbanismo da Câmara de Vereadores visita o calçadão‏


São de responsabilidade do Poder Legislativo, entre outras atribuições, a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do Poder Executivo. Incluso a esse trabalho de fiscalizações, estão às comissões parlamentares.

Na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, uma dessas comissões, é a de Obras e Urbanismo que esteve presente na ultima terça-feira dia (29) ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar, para inspecionar a sua construção.

As visitas às obras públicas são rotineiras, a exemplo das visitas às praças, aos PSF’s e ao Hospital Municipal. A obra do calçadão que está orçada em mais de 13,5 MI foi avaliada positivamente pela comissão.

“Saímos satisfeitos. Pelo andamento da obra, pelo prazo de entrega e pela sua estrutura. A cobertura está praticamente pronta, bem como o piso bem adiantado e acredito que dentro do prazo, até o fim de junho, se não estiver totalmente pronto, faltará pouco para finalizar”, disse o presidente da comissão, o vereador Galego de Mourinha (PTB). 

O engenheiro responsável pela obra, Andrés Bautista acompanhou a comissão na visita, apresentou o andamento das obras e tirou dos vereadores, as dúvidas pertinentes.

“A comissão agora tem o dever de retornar aos postos de saúde, onde foi dado o prazo até o dia 15 de maio para suas conclusões. Estaremos retornando a essas unidades, nos próximos dias, bem como ao Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão”, falou Galego de Mourinha, explicando os próximos passos da equipe. 

Além do seu presidente Galego de Mourinha (PTB), a comissão é composta pelos parlamentares Ronaldo Pacas (PSDC) e Carlinhos da Cohab (PSL).

Festival de Jericos de Panelas chega a 41ª edição com corrida e shows

Após ter sido cancelado em 2013, devido a estiagem que atingiu a região Agreste de Pernambuco, o tradicional Festival Nacional de Jericos, em Panelas, chega a sua 41ª edição e segue até o domingo (4). Na programação, estão previstos além da corrida, shows, missas e concursos de jericos.

Este ano, o evento vai homenagear a Copa do Mundo no Brasil. Segundo o município, são esperados mais de 100 mil turistas durante os dias do evento. Entre as principais atrações, estão Saia Rodada, Cia do Calypso, Capim com Mel, Anjo Azul, Gabriel Diniz, entre outras.

Maio com chuvas em Pernambuco

As previsões de hoje (1° de maio) até o mês de julho, para o estado de Pernambuco, devem ser de chuvas para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, e Agreste do Estado. A informação é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e encheu de esperança o homem do campo, que necessita da terra para sobreviver.

No Sítio Marrecas, zona rural de Calçado, distante 214 km do Recife, seu José Macário, 65 anos, já preparou a roça e acredita que o ano vai ser bom pra colheita. "Já está tudo pronto. Começou a chover, a gente já vai plantando um feijão, um milho e esperar Deus mandar a chuva pra tirar o nosso sustento", disse ele que há três anos vem perdendo o que planta.

Os efeitos da estiagem na comunidade foram além da agricultura. Água de beber só a armazenada nas cisternas de polietileno, entregues pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. "Antes a gente carregava água dos barreiros. Hoje tudo secou. Graças a Deus tem essa cisterna pra poder colocar água do carro-pipa que a Prefeitura manda e está aí cheia com água boa de beber. É uma benção muito grande", disse seu Antônio Alves Viana, 60. "Isso aqui é uma riqueza muito grande", completou a dona de casa, Maria Aparecida de Souza, 55.

Cada cisterna de polietileno tem a capacidade para armazenar de forma segura 16 mil litros de água, o que garante fornecimento adequado para uma família de quatro a cinco pessoas beber e cozinhar durante nove meses de estiagem. O material utilizado na fabricação dos reservatórios é adequado à região. "A resina de polietileno somente pode fundir a uma temperatura de 147o C, sendo que na região a temperatura máxima pode oscilar em torno de 50o C em períodos de clima mais severo, o que desmistifica a informação incorreta de que as cisternas derretem no calor. Além disso, essa é uma tecnologia consolidada internacionalmente e utilizada há mais de duas décadas em países com temperaturas semelhantes ou até mais críticas que as encontradas no Nordeste brasileiro", adiantou Amauri Ramos, diretor da Acqualimp, fabricante dos reservatórios.

Em Surubim, a 123 km da capital pernambucana, a seca também já levou o pouco que restava da mesa do trabalhador rural. "Já plantei milho e ela acabou com tudo. Agora só planto se o tempo melhorar mesmo. Fica só ameaçando chover e nada. Pelo menos água de beber não falta. É só ir na cisterna e tirar a hora que for. O importante é a esperança e fé em Deus. Isso ninguém tira da gente", disse confiante o agricultor José Cândido Barbosa, 72, morador do Sítio Lério de Cima, zona rural do município.

De acordo com o último boletim de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Estado, as chuvas vão ocorrer de forma irregular. No Agreste, por exemplo, a estimativa é que em algumas localidades chova acima da média e em outras abaixo. Já no Sertão, a estação chuvosa está no seu final, e os volumes de chuvas não são expressivos, embora ainda ocorram chuvas com acumulados significativos no Sertão do Pajeú e no Sertão do Moxotó. A previsão é que as chuvas acumuladas no próximo trimestre deverão ficar próximas à média histórica: Região Metropolitana (873 mm), Zona da Mata e Litoral (689 mm) e Agreste (314 mm).

Primeiro homicídio do mês de maio é registrado em Santa Cruz

O mês de maio já começou com homicídio em Santa Cruz do Capibaribe. A cidade vêm registrando um alto número de execuções neste ano de 2014.

De acordo com as informações fornecidas pela polícia, Mauro Lucas de Araújo Junior (25 anos), conhecido como “Junior Bombinha” foi assassinado a tiros na Rua Maria Nogaia, Loteamento São Lucas, ao lado do canal que fica paralelo ao cemitério São Judas Tadeu.

Mauro Lucas, que reside no mesmo local do crime, estava com a namorada quando duas pessoas, ainda não identificadas, se aproximaram do casal e efetuaram, pelo menos, três disparos contra Mauro, fugindo em seguida.

Os tiros atingiram o braço esquerdo, o peito e o tórax. A vítima morreu no local. A polícia militar foi acionada e fez o isolamento da área e os peritos da polícia civil realizaram a perícia.

O corpo foi conduzido para o IML, da cidade de Caruaru.

Mauro, que tinha várias passagens pela polícia, cumpriu pena por tráfico no presídio Juiz Plácido de Sousa, na cidade de Caruaru e estava em liberdade desde o dia 18 de março.

A namorada da vítima, que não será identificada, ainda não prestou depoimento a polícia.

Em breve, maiores informações sobre este que é o 16º homicídio do ano em Santa Cruz do Capibaribe.
.
"Bombinha" tinha 25 anos e várias passagens pela polícia

Texto Blog do ney lima

Ação Global realiza mais de 30 mil atendimentos em Gravatá

Pela segunda vez, o município de Gravatá, no Agreste do Estado, recebeu a Ação Global do SESI. A população, principalmente da área rural da cidade, atendeu ao chamado da entidade e buscou os diversos serviços gratuitos de saúde, lazer e cidadania durante todo o sábado (26), em parceria com a Rede Globo, outras 40 empresas e cerca de 800 voluntários. Mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas durante o evento, com 31.056 atendimentos, uma média de três serviços por participante.

Os exames médicos foram os mais procurados nas unidades móveis de saúde do SESI, em um total de 12 mil atendimentos. Consultas para prevenção do câncer de mama, odontologia, oftalmologia, dentre outras facilitaram a vida de trabalhadores e familiares, como a dona de casa Vânia Nascimento, 49 anos. Há três anos, ela descobriu um tumor e fez uma cirurgia para retirar o útero e ovário. "O resultado apareceu na ultrassom vaginal e vi o quanto é importante fazer exames. No SUS esperamos até dois meses para uma consulta e aqui o SESI oferece tudo de graça, na hora", disse a moradora da zona rural de Gravatá, enquanto aguardava o preventivo do câncer de mama.

Com o tema "A importância da mulher na qualidade de vida da família", o público feminino foi novamente o foco da Ação neste ano, como em Igarassu, em 2013. A dona de casa Maria Madalena de Oliveira, 50 anos, participou dos vários serviços oferecidos no Espaço Mulher. "Fiz maquiagem, pintei as unhas, recebi massagem e agora estou aguardando a oficina de empreendedorismo começar. Quase não tenho tempo para cuidar de mim e hoje dediquei meu dia para a beleza", afirmou.

"Entendemos que a mulher faz a diferença na família quando o assunto é conhecimento. Por isso, mais uma vez incentivamos essa participação com ações voltadas ao público feminino", afirmou o presidente da FIEPE e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real.

Somente imprima este documento se necessário. Pense no compromisso com o Meio Ambiente.

Moto roubada por menores é localizada em São Domingos

O efetivo do COPOM do Distrito de São Domingos foi solicitado através de denúncia anônima até um loteamento no distrito citado.

Chegando ao local, foi confirmado que se tratava de uma moto Honda BIZ (2012), cor vermelha e placa PGA-1776, que havia sido abandonada. Após consultar no sistema foi constatado que se tratava de uma moto roubada.

De acordo com a polícia militar, o roubo do veículo ocorreu na última quarta-feira dia (30), que foi praticado por dois menores.