segunda-feira, 1 de junho de 2015

Empresas associadas à ASCAP participam de treinamento em Planejamento Estratégico


Com o objetivo de auxiliar os empreendedores de Santa Cruz do Capibaribe a analisar as suas empresas em relação ao mercado, definindo assim os objetivos macros e ações que visem dar sustentabilidade e vantagens competitivas, a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) ofereceu um treinamento em Planejamento Estratégico.

O treinamento ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu numa palestra, ocorrida no dia 07/05, onde o consultor Silvio Filho, do Sebrae-PE, detalhou os principais passos que uma empresa deve seguir para atingir seus objetivos, como construir cenários, definir posicionamento e traçar diretrizes que nortearão as atividades da empresa.

A segunda etapa, que ocorreu nos dias 20 e 21 de maio, foi uma consultoria individual, com duração de duas horas, onde cada empresa participante pôde tirar suas dúvidas específicas. Essa consultoria foi prestada pelo facilitador Luciano Ferreira, do Sebrae-PE, que possibilitou ao empresário a estruturação do planejamento.

De acordo com Jones Ananias, gerente executivo da ASCAP, a ação foi de grande importância para as empresas de Santa Cruz do Capibaribe associadas à entidade.

“É imprescindível que os empresários percebam cada vez mais a importância em desenvolver tal processo, com foco na formulação e implementação das ações que definirão a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, determinando um caminho que norteará todos os setores envolvidos no desenvolvimento da empresa. Isso resulta num melhor desempenho da equipe, em menos desperdícios de matéria-prima e no aumento da qualidade e da quantidade do produto de forma planejada e organizada”, ressaltou.

Veja mais fotos:



MULHER É ASSASSINADA DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO A MOTOTAXISTA

Bandidos assassinaram uma mulher que era passageira de um mototaxista. A mulher que não foi identificada sofreu dois disparos de arma de fogo na região das costas, durante uma tentativa de assalto na PE-96, entrada do Engenho Manguinho, no município de São José da Coroa Grande/PE.

Segundo a PM, o motoqueiro que também saiu baleado informou que transportava à passageira quando foi surpreendido com achegada de dois elementos em uma motocicleta, os quais anunciaram um assalto, como ele não parou e empreendeu fuga os criminosos efetuaram vários disparos contra eles, vindo os dois serem atingido e a mulher foi a óbito. Após os disparos, os criminosos evadiram-se tomado destino ignorado.

As guarnições da PM efetuaram buscas e diligências, mas não conseguiram êxito na prisão dos criminosos. A Polícia Civil fez o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo da mulher ao IML.

PALMARES/PE – UM MORTO E DOIS BALEADOS EM SERESTA

Servente de pedreiro foi assassinado a tiros durante uma Seresta no Pátio de Evento Luiz Gonzaga em Palmares, na Mata Sul. Segundo informações da Polícia Militar, José Valdir de Oliveira, vulgo “Bodão” se encontrava em uma Seresta no Bar do Sandro, quando por volta das 21h40m de domingo (31), o mesmo foi surpreendido pelo assassinado que já chegou disparando, tendo a vítima sido atingida por cerca de três tiros no rosto, pescoço e tórax e vindo a óbito no local.

Ainda segundo a polícia, mais duas pessoas foram atingida pelos disparos, Douglas de Souza de 18 anos e Claudemir Claudino, de 41, este seria o cantor que realizava o evento. As vítimas baleadas foram socorridas para o hospital local.

Guarnições da PM fizeram buscas, mas não obtiveram êxito na localização do criminoso que fugiu a cavalo. A Polícia Civil fez o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo ao IML de Caruaru. Até o momento à polícia não recebeu nenhuma informação sobre o motivo ou autoria dos crimes.

PATRULHEIROS DE QUARTEL MIRIM PARTICIPAM DE ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO


No último sábado (30), a 7ª Companhia GPA Lajedo realizou um acampamento pedagógico e ambiental em Garanhuns. Ao todo 80 patrulheiros do Quartel Mirim custeados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, também experimentaram a adrenalina da pista de obstáculos.

Iniciando às 8h do sábado e término às 17h, os meninos do Bom Jesus e Mutirão foram guiados pelo Comandante Ítalo e sargentos, que repetiu a frase “educai as crianças para que não sejam punidos os adultos” durante os treinos.

Em breve, os patrulheiros de Lajedo participarão de um Campeonato de Futebol em Garanhuns, além do São João da patrulha.

Ressaltando que os meninos que participam dessas atividades externas são levados através de autorização assinada pelos pais ou responsável.

ADOLESCENTE DE 17 ANOS É ARRASTADO DE DENTRO DE CASA E EXECUTADO EM CANHOTINHO

O mês de junho começou violento em Canhotinho no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta segunda-feira (1), um adolescente de 17 anos identificado como Fabiano Pereira Marques, dormia na casa que morava com a família quando a porta do local que fica no Sítio Luz foi derrubada por elementos armados, os assassinos procuravam por Fabiano e quando o encontraram lhe arrastaram para fora da casa, colocaram o mesmo dentro de um Fiat Uno branco e desapareceram.

Segundo informações repassadas pelo padrasto do adolescente, ele havia comprado uma motocicleta e não pagou, momentos após ele ser arrastado de dentro de casa o corpo foi localizado no mesmo sítio com dois tiros na cabeça, mãos amarradas e boca amordaçada, a motocicleta que ele comprou e não pagou foi levada pelos assassinos, a polícia investiga o caso e se a morte tem haver com o não pagamento da divida.

O levantamento cadavérico foi realizado pela Polícia Civil e o corpo encaminhado para o IML de Caruaru.

Policiais civis prendem acusado de tentar matar adolescente em Santa Cruz do Capibaribe

No final da manhã desta segunda-feira (01) policiais civis da 21ª Delegacia de Proteção e Homicídios (DPH) e da 17ª Delegacia Seccional (Desec) efetuaram a prisão de mais uma pessoa acusada de tentativa de homicídio.

De acordo com as informações, Leandro da Silva (20 anos, conhecido por “Gordinho Shrek”) é acusado de tentar matar um adolescente de 17 anos no bairro Santa Tereza, em Santa Cruz do Capibaribe.

O crime aconteceu na noite do último domingo (31), onde Leandro chegou a desferir um golpe de faca peixeira contra o mesmo. O adolescente, no ato da perseguição, conseguiu se desviar e fugir do agressor, mas ficou com um corte nas costas.

De acordo com a polícia, ele não corre risco de morte e o acusado (que foi preso no bairro São Miguel) só não concretizou o homicídio graças à agilidade do adolescente.

Leandro, que já teve passagens pela Funase e também em presídio pelos crimes de tentativa de homicídio e roubo, foi levado a Depol de Santa Cruz do Capibaribe, de onde será encaminhado ao presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

Motorista possivelmente embriagado provoca mais um acidente na BR-104

Na madrugada do último domingo (31), por volta das 2h, mais um acidente foi registrado na BR-104, mais precisamente nas proximidades do Parque de Feiras.

De acordo com as informações, houve uma colisão entre dois veículos seguida de um capotamento e, apesar da aparente gravidade do acidente, o motorista do veículo teve apenas ferimentos leves.

Os veículos envolvidos eram um Fiat Palio (de cor vermelha) e uma pick-up Fiat Strada (de cor cinza).

A provável causa do acidente é de que o motorista do Palio, que não teve seu nome divulgado, estaria alcoolizado.

Homem é executado a tiros em distrito de Taquaritinga do Norte nesta segunda-feira

Vítima já tinha passagens pela polícia. Fotos: Fernando Lagosta.

No início da tarde desta segunda-feira (01) mais um homicídio foi praticado na região, desta vez no distrito de Pão de Açúcar, que pertence ao município de Taquaritinga do Norte.

De acordo com as informações colhidas por nossa equipe de reportagem, a vítima, identificada por Eduardo Soares da Silva (21 anos, residente no Sítio Tatús) foi morta com vários disparos de arma de fogo, que o atingiram na cabeça.

Segundo policiais militares que estiveram no local do crime, duas pessoas não identificadas (que estavam de moto) se aproximaram da vítima e o garupa efetuou os disparos. O homicídio aconteceu na Rua Amaro Monteiro de Araújo.
Movimentação no local.

Eduardo, quando adolescente, teve passagens pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e, já maior de idade, cumpriu pena em presídio por assalto e outros crimes.

O corpo foi periciado pelos policiais civis da delegacia de Taquaritinga e conduzido para o IML da cidade de Caruaru.

Conheça a história de Dona Ivone, grande homenageada do Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Rua 2015

O dia 02 de dezembro de 1942 registrou o nascimento da santa-cruzense Ivonete Flor Bezerra (Dona Ivone), mulher forte, que apesar das dificuldades, sempre levou sua vida com muita alegria e foi uma das maiores incentivadoras da cultura de quadrilhas de rua de Santa Cruz do Capibaribe.

Desde cedo, começou a trabalhar para ajudar seus pais no sustento da casa, exercendo atividades na roça e posteriormente em uma budega, sem nunca deixar os estudos de lado.

Aos 20 anos, enfrentou o primeiro grande desafio da sua vida, ao ser mãe solteira, fato inaceitável para a época, foi expulsa de casa e devido às dificuldades, teve que deixar sua filha, a quem deu o nome de Carmem, para sua mãe criar.

Longe de casa, Ivonete refez a sua vida, conheceu Chico Neves, com quem morou junto e teve três filhas (Vera, Lili e Mere). A convivência com seu companheiro não foi muito fácil, o que a fez tomar a decisão de sair de Santa Cruz e ao lado das suas três filhas, ir morar na cidade alagoana de São Luís do Quitunde.

Em Alagoas, Ivonete teve muitas dificuldades para obter seu sustento, e com o nascimento de Wemerson, de seus quatro filhos. Após tentativas frustradas de negócios que não deram certo, passou a ganhar a vida gerenciando um bordel, conhecido por Bar da Ivone.

Mulher destemida, sofreu muito para impor respeito e com muito esforço, educar seus filhos, que se tornaram mulheres e homens de bem, como ela tinha o orgulho de dizer.

Com o bar, ela passou a ajudar no sustento de familiares que passavam por dificuldades, porém no início dos anos 80, o negócio quebrou e mais uma vez, Ivone teve recomeçar a vida voltando a sua terra natal.

Em Santa Cruz, passou a confeccionar saias de retalho que vendia na feira e com o andamento do negócio montou o conhecido Bar do Angu, na Rua Quatro, e anos depois montou o Restaurante Comida Caseira.

Dona Ivone, pessoa de enorme coração, adotou Clécia, criança criada como os demais irmãos que foi testemunha da animação e alegria de viver de uma mulher que apesar de todas as dificuldades, todos os anos fazia a Misturadrilha (quadrilha organizada da Rua Quatro), além de incentivar e participar das tradicionais quadrilhas santa-cruzenses, entre elas a Quadrilha da Cebola, Quadrilha das Péruas, Solteiros e Felizes e não perder a oportunidade de dançar forró.
Dona Ivone e sua filha Clécia.

Em outubro de 2014, Dona Ivone sofreu um AVC, passou mais de quatro meses internada no Hospital Pelópidas Silveira, na capital pernambucana, e no dia 12 de março de 2015, faleceu.

Atendendo a um pedido feito em vida, seus familiares fizeram uma quadrilha dentro do Cemitério São Judas Tadeu, que apesar da tristeza, se despediram de Dona Ivone com a alegria de realizar um desejo de uma pessoa que amava organizar e participar dessa festa.

Abertura do Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Rua

O pontapé inicial do festejo acontecerá a partir das 19h da próxima terça-feira (02), na Rua Artur Correia de Araújo, conhecida Rua Quatro, via em que morava Dona Ivone grande homenageada do Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Rua 2015.


Informações da Assessoria.

Secretaria de Educação divulga calendário Junino Escolar

.
Muito arrasta pé, comidas típicas, casamento matuto, disputa do Rei e Rainha do Milho, quadrilhas juninas e roupas caracterizadas serão componentes das festividades juninas das escolas da Rede Municipal de Ensino, em Santa Cruz do Capibaribe.

“Trabalhando com um calendário definido, simplifica os nossos afazeres, as tarefas rendem mais e assim conseguiremos nos apresentar melhor”, falou Joselito Pedro, Secretário de Educação.

O calendário Junino escolar deste ano vai iniciar em 05 de junho, com a Escola Professor Antônio Gomes Aragão e a Creche Júlia Oliveira da Silva, terminará em 27 de junho, com as Escolas João Maia Neto e Intermediária José Quirino da Silva.
.
Informações da Assessoria.

Ex-presidiário é assassinado com golpe de faca na Vila Canaã

Mais um crime de morte aconteceu na Vila Canaã, que pertence ao distrito de Caruru, mas fica muito próxima da cidade de Toritama.

De acordo com as informações da polícia, Adilson Evaristo da Costa (35 anos) estava na “Rua da Curva”, nas proximidades de uma igreja evangélica, quando foi surpreendido pelo assassino que desferiu um golpe de faca na altura do pescoço.

O ferimento foi tão grave que a traqueia da vítima ficou exposta. Adilson ainda tentou correr, mas acabou caindo em frente a uma igreja, falecendo no local.

A polícia militar foi acionada e peritos da polícia civil fizeram a coleta de evidências para dar andamento às investigações.

O corpo foi conduzido para o IML em Caruaru. Ainda de acordo com as informações, a vítima não possuía uma residência fixa, mas vivia nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru.

Na tentativa de fugir, vítima deixou rastro de sangue se estendeu por vários metros antes de cair em frente a igreja.

POLICIA INVESTIGA ASSASSINATO DE TORNEIRO MECÂNICO EM ARCOVERDE

A Polícia Civil começa a investigar nesta segunda-feira (1) o assassinato de um torneiro mecânico no bairro São Cristóvão em Arcoverde no Sertão de Pernambuco.

Geraldo Magela Cordeiro Braga de 59 anos foi morto nas proximidades do Bar do Cuscuz na Avenida Osvaldo Cruz, de acordo com informações, a vitima foi assassinada a golpes de madeira e até o momento a autoria do crime é desconhecida, Geraldo apresentava lesões na região do pênis e cabeça e o seu corpo foi levado para o IML de Caruaru para as medidas cabíveis.

Imagem Blog do Dárcio Rabelo


EM BUIQUE, SERVENTE DE PEDREIRO É ASSASSINADO E JOVEM BALEADA

Um homem morreu na noite deste domingo (31) após levar vários tiros na cabeça, o caso aconteceu na Rua Simplício Cavalcante no bairro Frei Damião no município de Buique no Sertão pernambucano, Isaac de Andrade Monteiro, 24 anos, foi surpreendido com aa chegada de dois elementos que estavavam em uma motocicleta e efetuaram vários disparos contra ele, devido a gravidade dos ferimentos o jovem não resistiu aos ferimentos no local. Ainda segundo informações da PM uma mulher identificada como Talia Gomes Santos, 18 anos, passava no local no momento em que os disparos eram efetuados e foi atingida na região da cabeça, ela foi socorrida para o Hospital Regional de Arcoverde em estado grave.

Isaac era ex-presidiario tendo cumprido pena pela pratica de homicídio e segundo relatos tinha tentado matar uma pessoa recentemente, após os procedimentos realizados pela Polícia Civil o corpo foi encaminhado para o IML.

SIRINHAÉM – HOMEM É ASSASSINADO COM TIROS NA CABEÇA

Por volta das 3h30m de domingo (31), funcionários do hospital de Sirinhaém na Mata Sul informaram a PM que havia dado entrada naquela unidade de saúde um homem de cor morena, cabelo curto de aproximadamente 25 anos, com duas perfurações na região da cabeça provocadas por arma de fogo. A PM foi ao local onde tomou conhecimento que a equipe do SAMU recebeu uma ligação anônima, informando que na Rua 13 de Março havia um homem caído precisando de socorro, chegando ao local o SAMU constatou que a vítima estava com ferimentos na cabeça e a socorreu ao hospital local, mas o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito quando recebia os primeiros socorros.

Ainda de acordo com a PM, o policiamento foi ao local do crime, onde encontrou uma moto CG 150 de cor prata e placa KGI-7018 em nome de um morador da Rua da Barragem no Centro do Distrito de Camela – município de Ipojuca/PE, mas não pode confirmar se era o rapaz assassinado. A moto foi levada a delegacia local e o corpo encaminhado ao IML do Recife.

OPERAÇÃO CONJUNTA DA CIOSAC, NIS-4 E MALHAS DA LEI 5º BPM DEBELA PONTO DE VENDA DE DROGAS EM PETROLINA-PE

No último sábado (30/05), após informações sobre tráfico de entorpecentes, foi realizada operação conjunta da CIOSAC, NIS-4 e Malhas da Lei 5º BPM, na cidade de Petrolina. As equipes realizaram abordagens em um ponto comercial “boca de fumo”, localizado no Loteamento Santa Helena, de propriedade de JUAREZ NERI, 54 anos, onde foram encontrados vários pacotes de maconha e um tablete da droga para o consumo, pesando 925 gramas. A droga estava enterrada em um buraco no terreno do referido ponto. O imputado, que é ex-presidiário e já cumpriu pena pelo mesmo crime, assumiu a propriedade da droga. Com ele foram apreendidos R$ 35,00, em espécie, produto do tráfico, segundo o mesmo.

Também foi detido CARLOS SANTOS SILVA, 35 anos, o qual, ao perceber a chegada dos policiais, tentou evadir-se do local pulando uma cerca. O mesmo confessou ser usuário e informou que comprava drogas à Juarez.

Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia local para as medidas legais cabíveis, sendo Juarez Neri recolhido à Penitenciária de Petrolina.

JOVEM DE 18 ANOS FOI MORTO A FACADAS

Um jovem de 18 anos foi assassinado com golpes de faca peixeira na madrugada de domingo (31), na Av. Principal, Centro de Sirinhaém na Mata Sul pernambucana. A vítima estaria nas proximidades de um Club quando se desentendeu com o assassinado não identificado que lhe golpeou no peito e pescoço. Segundo informações da Polícia Militar, Alef da Silva Teixeira, ainda foi socorrido por familiares para o hospital local e em seguida transferido para o Hospital Dom Helder, no Cabo de Santo Agostinho, aonde veio a óbito por volta das 10h do domingo.

O efetivo militar realizou várias incursões a fim de identificar o autor do delito, porém não obteve êxito.

ESTA NO BLOG DO MELQUI LIMA :Conselho Tutelar de Santa Cruz terá 23 disputando 5 vagas

Foram encerradas no último sábado, 30 de maio, as inscrições para os pré-candidatos aos 5 cargos de conselheiro tutelar em Santa Cruz do Capibaribe.

O Blog do Melqui conseguiu extra oficialmente a lista com os nomes que irão disputar o cargo em 4 de outubro. Confira:

- Laércio Glicério, Tody, Ivanilson, Kleiton, José Alves, Eliel Antônio, Fernando da Palestina, Rogério Félix, Alencar, Alcione, Monique, Fabiana, Arijaldo de Poço Fundo, Zeneilton de Poço Fundo, Valdir Paulo, José motorista, Magalhães guarda municipal, Fábio Junior, Valdemir Miranda, Aroldo, Maciel, Aurimar e Toinho Sulanca.

108ª edição da Festa de Santo Antônio de Camela tem início hoje

Procissão da bandeira abre oficialmente os festejos em homenagem ao padroeiro do distrito de Camela. Na programação, que termina no próximo dia 13, atividades religiosas e profanas
Fé, devoção e religiosidade. Tem início hoje, 1º de junho, as festividades em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da comunidade de Camela. A procissão da bandeira abrirá oficialmente a programação, que acontecerá até o próximo dia 13. O cortejo, que sairá da casa do senhor Arisberto, localizada na Avenida Doutor Humberto Costa Soares, residência de nº 20, terá como destino à capela do distrito, que recebe o nome de seu padroeiro. Após o cortejo, será realizada o hasteamento da bandeira e a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo Frei Carlos Antônio Silva Santos ofm, administrador paroquial da Paróquia de São Miguel. 

No próximo dia 06, será realizada apresentação musical religiosa com Diego Fernandes e Banda, com palco instalado ao lado da Praça de Santo Antônio e o show iniciando às 21h. Já no dia 07, acontecerá a procissão dos motoristas, saindo do Engenho São Paulo, às 18h, em direção ao distrito. No dia 08, será a vez da procissão dos idosos, que terá concentração ás 18h em frente ao novo CRAS de Camela, localizada na Rua Antônio Luiz Soares, 37. E no dia 13, a partir das 16h, acontecerá a procissão da imagem, que encerrará as festividades do padroeiro. 

Fiscalização – Técnicos da Vigilância Sanitária irão fiscalizar e manter o ordenamento dos cerca de 50 comerciantes que irão trabalhar no evento. As orientações são para que as calçadas se mantenham livres, que o lixo seja descartado da forma correta para não sujar a cidade. Os microempreendedores receberam capacitação da Secretaria de Saúde neste mês de maio. Foram realizadas orientações sobre conservação de alimentos e bebidas, além de noções de higiene e manipulação. Fiscais sanitários realizarão blitzs para averiguar as condições de consumo nos dias de festa. Agentes de trânsito, da Guarda Municipal e Policiais Militares estarão, todos os dias, a postos nos principais acessos do distrito para garantir maior segurança e fluidez no trânsito. 

FESTA POPULAR

A programação musical da 108ª edição da Festa de Santo Antônio de Camela contará com apresentações religiosas e profanas. Nos próximos dias 11, 12 e 13/06, será realizada a programação popular. O palco, instalado próximo a delegacia de Polícia, contará com shows a partir das 21h. Entre as atrações confirmadas, o cantor Gabriel Diniz, Forró da Pegação, Cavalo de Aço, dentre outros grupos. 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA 

01/06 – 18h - Procissão da Bandeira, saindo da Av. Dr. Humberto Costa Soares, nº 20 (Residência de Sr. Arisberto);

06/06 – 21h - Atração Religiosa no Palco ao lado da Praça, com a Banda Diego Fernandes;

07/06 – 18h - Procissão dos Motoristas, saindo do Engenho São Paulo;

08/06 – 18h - Procissão dos Idosos, saindo do novo CRAS na Rua Antônio Luiz Soares, nº 37 e após a Missa Apresentação do Projeto VIDA ATIVA;

10/06 - Após a Missa na Capela Santo Antônio, haverá a apresentação da Quadrilha junina Quentão;

13/06 - 16h - Procissão de Encerramento, saindo da Igreja de Santo Antônio

PROGRAMAÇÃO POPULAR

11/06

21h – Forró dos Balas

23h – Gabriel Diniz

12/06

21h – Banda Nagibe

23h – Forró da Pegação

13/06

21h – Cavalo de Aço

23h – Forró Pegado 

NOTA DE PESAR

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, através de seus 17 parlamentares, vem a público se solidarizar com toda a família do senhor Manoel Barbosa da Silva, o popular Nezinho do Pará, pelo seu falecimento
Desde que entrou para a vida pública, exercendo ao mandato de vereador por 4 legislaturas, exercendo mandato por 19 anos, alguns deles sem receber salário de vereador. Neste período de vida pública, Seu Nezinho desenvolveu um trabalho bastante significativo, pois na época ele já se preocupava com a questão da mobilidade urbana, colocando projetos em prol das melhorias na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Seu Nezinho exerceu, por três vezes, o mandato de Subprefeito da Vila do Pará, localidade na qual ele nasceu. Até seus cem anos de idade, seu Nezinho continuou sendo uma pessoa carismática e de fácil amizade. Foi um homem que não teve apego a bens materiais e sempre esteve ao lado do povo, sempre com muito serviço prestado na Vila do Pará, sobretudo, aos mais carentes. Como vereador de Santa Cruz do Capibaribe, ele esteve por 19 anos representando e lutando por melhorias em prol da população. Seu Nezinho certamente continuará vivo na memória de todos da Vila do Pará e da Capital das Confecções.

Vereador Afrânio Marques de Melo
Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Festival de Quadrilhas Juninas em Santa Cruz


A partir da próxima terça-feira, 02 de junho, a alegria, animação e o acorde da sanfona do Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Rua, tomarão conta de toda a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco.

A conhecida Rua Quatro, via em que morava Dona Ivone (in memoriam), grande incentivadora e participante da cultura de quadrilhas que é a homenageada da edição de 2015 do festival, será o palco da abertura da festa que até o dia 19 de junho, passará por diversos bairros santa-cruzenses.

“Durante 17 dias, o Festival Biu e Gogó de Quadrilhas de Rua que já se consolidou como a grande preparação para o São João da Moda, esquentará o clima junino por todos os bairros da cidade”, ressaltou o gestor de Cultura Gilberto Geraldo.

A Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe também será contemplada com a animação das quadrilhas juninas, com a realização de festejos nos distritos de Pará e Poço Fundo, além dos sítios vizinhos. 

Confira o calendário da Quadrilhas de Rua e venha dançar com a gente!

Ex-presidiário é assassinado em São Domingos

Nildinho foi executado com um tiro no olho

O distrito de São Domingos registrou mais um crime de morte, deste vez a vítima foi o ex-presidiário Josenildo dos Santos “Nildinho” de 20 anos, o mesmo foi assassinado na Travessa Amaro Pereira Muniz (nas casas de Aivo) na Roseira, segundo informações de populares a vítima estava sentada em sofá quando chegou um elemento desconhecido efetuou um disparo de arama de fogo que atingiu um dos dos olhos da vítima.

Nildinho morreu no local sem ter tempo de ser socorrido, o assassino fugiu com destino ignorado, a polícia foi acionada, fez os procedimentos e encaminhou o corpo para o IML da cidade de Caruaru.

O ex-presidiário era muito conhecido no mundo do crime além de ser considerado um elemento de alta periculosidade, Nildinho tinha uma extensa ficha criminal e respondia pelo menos por cinco homicídios que confessou após ser preso por polícias do 24] BPM de Santa Cruz do Capibaribe.

A Polícia Civil deu início as investigações e pede a quem souber alguma informação que leve ao paradeiro do assassino que ligue para o disque denuncia 81* 3719-4545.

Entenda o escândalo de corrupção na Fifa

Sete dirigentes foram presos em Zurique, na Suíça. Até 14 pessoas devem ser indiciadas em processo na corte federal


Sete dirigentes da Fifa foram presos na Suíça na manhã desta quarta-feira (27) após serem acusados por suspeitas de corrupção envolvendo um montante de até US$ 150 milhões.

Horas depois, autoridades suíças anunciaram que fariam sua própria investigação sobre o processo de escolha dos países-sede das Copas de 2018 (Catar) e 2022 (Rússia). A polícia suíça entrou na sede da Fifa, em Zurique, e apreendeu provas eletrônicas.

Por que isso é importante?

A Fifa é o órgão responsável pelo futebol mundial. Nos últimos anos, sofreu acusações de corrupção, particularmente no processo de escolha da sede do Mundial de 2022 - o vencedor foi o Catar.

Em dezembro de 2014, a Fifa decidiu não divulgar sua própria investigação de corrupção - que, segundo a entidade, disse que o processo de escolha foi isento. O autor do relatório, o americano Michael Garcia, renunciou ao cargo.

A Copa do Mundo gera bilhões de dólares em receita. As prisões e a investigação lançam dúvida sobre a transparência e honestidade do processo de escolha nos últimos torneios.

Leia mais:




Reuters/ Operação surpresa na Suíça prende executivos da Fifa às vésperas da eleição

Como o Brasil aparece na investigação?

Três brasileiros estão implicados no esquema de corrupção, de acordo com o departamento de Justiça dos EUA.

Um dele é o ex-presidente da CBF José Maria Marin - a nota do Departamento de Justiça não detalha as suspeitas contra ele.

A Justiça americana diz que José Hawilla, dono da Traffic Group, maior agência de marketing esportivo da América Latina, confessou os crimes. A Traffic é dona de direitos de transmissão, patrocínio e promoção de eventos esportivos e jogadores, além de empresas de comunicação no Brasil.
Felipe Dana/AP - José Maria Marin, ex-presidente da CBF

O terceiro brasileiro investigado pelo FBI é José Lazaro Margulies, proprietário das empresas Valente Corp. e Somerton Ltd., ambas ligadas a transmissões esportivas.

A nota divulgada pela justiça norte-americana afirma ainda que investiga suposto pagamento e recebimento de suborno em um patrocínio "da CBF para uma grande empresa de roupas esportivas dos EUA".

A Justiça americana também cita a Copa do Brasil, organizada pela CBF, como uma das competições em que poderia ter havido corrupção na negociação de direitos de transmissão e marketing.

A Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, não é citada especificamente no documento.

Como funcionaria o esquema?

A denúncia afirma que, de 1991 até o momento, autoridades da Fifa se envolveram em vários crimes, incluindo fraude, subornos e lavagem de dinheiro. A Justiça afirma que duas gerações de dirigentes usaram suas posições para fazer parcerias com executivos de marketing esportivo que impediam outros de ter acesso a contratos e mantinham os negócios para eles por meio do pagamento de propinas.

A maior parte dos esquemas, de acordo com o departamento de Justiça, envolve recebimento de propina de executivos de marketing para comercialização de direitos de mídia e marketing de diversas competições esportivas - entre eles Copa América, Libertadores e Copa do Brasil.

Quem são os acusados?

Foram presas figuras-chave do futebol na América Latina, América do Norte e Caribe.

Além dos brasileiros implicados, foi preso o presidente da Concacaf, Jeffrey Webb, visto com um provável sucessor do presidente da entidade, Joseph Blatter.

Uma outra figura-chave é Charles "Chuck" Blazer, ex-representante da Fifa nos EUA, que aparentemente se tornou informante do FBI. Ele confessou ser culpado e já devolveu US$ 1,9 milhão.

Blatter foi preso?

Não. O presidente da Fifa - e homem mais poderoso do futebol mundial - não está entre os citados nos indiciamentos dos Estados Unidos. Mas a justiça americana afirma que os envolvidos estavam a serviço da Fifa - da qual ele é presidente. Até agora, ele não se pronunciou. Blatter tem grandes chances de ser reeleito à Presidência da entidade na sexta-feira.

Recentemente, ele foi forçado a negar rumores de que estaria evitando viajar para os EUA porque temia ser preso.
Operação surpresa na Suíça prende executivos da Fifa às vésperas da eleição . Foto: Reuters

Por que eles foram presos?

O FBI está investigando a Fifa há três anos. As investigações tiveram início por causa do processo de escolha dos países sedes das copas de 2018 e 2022 (Rússia e Catar), mas foi expandida para analisar os acordos da Fifa nos últimos 20 anos.

A acusação do Departamento de Justiça dos EUA diz que a corrupção era planejada nos EUA, mesmo quando era efetuada em outros locais. O uso de bancos americanos para transferir dinheiro é uma peça-chave da investigação.

Por que a Suíça?

É a sede da Fifa - o registro da entidade como instituição de caridade faz com que pague taxas pequenas.

A Suíça é conhecida como um país onde empresas pouco transparentes são bem-vindas, principalmente em relação a taxas. Mas seu acordo de extradição com os EUA é claro: pessoas envolvidas em crimes podem ser enviadas aos EUA.

Aparentemente, autoridades americanas aproveitaram o que o congresso anual da Fifa fez com que todos se reunissem em um país que não colocaria obstáculos à extradição.

Os suíços também parecem estar indo atrás da Fifa, com três investigações em curso - incluindo uma anunciada horas após as prisões, sobre a escolha das cidades-sede das próximas Copas.

Quanto dinheiro está envolvido?

Muito, supostamente.

A denúncia dos EUA alega a corrupção envolveu US$ 150 milhões, e isso não inclui outras transações pelo mundo. Um relatório anterior sobre corrupção no Caribe, que vazou, afirma que propinas de US$ 40 mil foram pagas a autoridades em envelopes cheios de dinheiro.

Quase toda a renda da Fifa vem da Copa do Mundo, o evento esportivo mais lucrativo do mundo - superando as Olimpíadas. A Copa do ano passado custou ao Brasil cerca de US$ 4 bilhões, e a Fifa lucrou mais de US$ 2 bilhões.

O custo das duas próximas Copas deve ser superior: a Copa do Catar deve custar mais que US$ 6 bilhões.

Só concorrer a sediar a Copa já tem um custo enorme: a federação inglesa gastou 21 milhões de libras para concorrer a Copa de 2018.

As Copas da Rússia e do Catar serão feitas em outros países?

Isso é improvável, mas não impossível.

A denúncia dos EUA aborda casos de corrupção no passado - a Copa de 2010 na África do Sul, por exemplo, é mencionada - mas não futuros. As investigações da Suíça devem ser mais frutíferas em relação a isso, mas seria preciso ter provas contundentes para fazer a eleição outra vez.

Veja também:


Mudar a Copa da Rússia seria difícil. Poucos países têm estádios, infraestrutura e dinheiro para sediar o evento com um prazo tão curto. A melhor opção seria a Alemanha, que sediou a Copa de 2006.

O Catar é bem mais vulnerável e foi inundado com denúncias e alegações de corrupção desde que foi escolhido como sede. Mas, mesmo depois de ter visto vários escândalos de corrupção, uma mudança inédita de um torneio de verão para inverno e um escândalo sobre mortes de trabalhadores migrantes, há chances de que eles ainda sediem a competição de futebol mais importante do mundo.

Mas, segunda a procuradora americana Kelly T. Currie, a investigação não vai parar por aí.

"Após décadas, segundo a denúncia, de corrupção descarada, o futebol internacional organizado precisa de um novo começo - uma nova chance para suas instituições fazerem uma vigilância honesta e apoiarem um esporte amado pelo mundo. Deixe-me ser clara: essa denúncia não é o último capítulo da nossa investigação", afirmou.