sexta-feira, 11 de junho de 2010

Comidas gigantes e grandes atrações no fim de semana no São João de Caruaru

O terceiro fim de semana do São João de Caruaru contará com grandes atrações e comidas gigantes. No Parque de Eventos Luiz Gonzaga, se apresentam na noite desta sexta-feira Renilda Cardoso, Amazan, Mastruz com Leite e Banda do Batista. Neste sábado, os shows começam às 18h, com o Forró dos Plays na matinê.

A programação segue com Flávio Leandro, Geraldinho Lins, Gilberto Gil e Limão com Mel. No domingo, serão três atrações: Fábio Carneirinho, Ítalo e Reno e Alcymar Monteiro.

Na noite desta sexta-feira, no Maria José Recepções II, será realizado o Café Vip, com Território Nordestino, Marlene do Forró e Banda Alternativa.

No Arraial Estação Ferroviária, será realizado neste sábado o Forró da 3ª Idade. A festa começa às 14h, no Polo das Quadrilhas, com a participação de grupos da melhor idade de vários municípios.

Além de muito forró, o fim de semana será de comidas gigantes na Capital do Agreste. Nesta sexta, acontece a festa da Maior Pipoca do Mundo, na Rua 63, Bairro Rendeiras (Cohab III).

Na Rua 11, também no Bairro Rendeiras, será degustada neste sábado a Maior Pamonha do Mundo. Na rua Caracas, no Caiucá, acontece o Maior Quentão do Mundo. No domingo, acontece a Festa da Cocada Gigante, no Loteamento Monte Sinaei.

Também no domingo será realilzado o Maior Cuscuz do Mundo, no Alto do Moura. A festa começa com a Caminhada do Forró, saindo às 11h da Praça Coronel Porto, bairro São Francisco. Augusto Soares, organizador do evento, espera público de 20 mil pessoas.

Central de Jornalismo

Helenivaldo Pereira

África do Sul abre a Copa com música e campanha por educação

Os sul-africanos, com toda a sua alegria, adoram festa. Os sul-africanos, por si só, já são uma festa. E nada melhor que uma grande celebração para marcar o início da 19ª Copa do Mundo de futebol, a primeira realizada na África. Nesta quinta-feira, um dia antes de a bola rolar nos gramados, o Orlando Stadium, em Soweto, viu o que o planeta vai ver nos próximos 31 dias: muita alegria! Num show com três horas de duração, repleto de astros da música internacional, a Copa começou prometendo deixar como maior legado a educação e exaltando o líder Nelson Mandela.
arcebispo Desmond Tutu roubou a cena na festa de abertura da Copa com o seu humor (Foto: AFP)

Um continente que passou séculos convivendo com os olhares desconfiados do resto mundo estava em êxtase ao saber que de 11 de junho a 11 de julho o mundo estará com os olhos voltados para ele.

Diante de um público estimado em 36 mil pessoas, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriram as cortinas do espetáculo.

- Estou muito feliz em estar aqui. O futebol conecta os povos. A meta de toda essa festa é a educação para todos - disse Blatter, dando o primeiro aviso sobre “educação”.

GALERIA DE FOTOS: confira as melhores imagens da festa de abertura da Copa

Zuma agradeceu à Fifa por ter escolhido a África do Sul, seis anos atrás, como sede da Copa do Mundo de 2010 e poder dar a quase 50 milhões de pessoas a oportunidade de viver um sonho que talvez fosse impensado para a esmagadora maioria delas.

- Hoje conseguimos provar que a África tem capacidade de organizar um evento de proporção mundial. E peço que todos vocês mostrem esse calor aos visitantes até o dia que eles forem embora daqui. A África é a sede. A África é o palco. A África é “cool” !!! (legal!).

Seguindo o protocolo, os telões do Orlando Stadium exibiram um filme com diversas personalidades do futebol. Entre tantos craques da bola, foi o brasileiro Pelé, tricampeão do mundo, quem encerrou o clipe “Um Gol. Educação Para Todos!”. Hora da festa!

Perguntando “onde está o amor?”, com versos do hit “Where Is The Love?”, o Black Eyed Peas entrou no palco para abrir o show. Na voz de Fergie, a banda norte-americana animou o público com quatro dos seus maiores sucessos: “Pump It Up”, “Meet Me Halfway”, “Ba Bumpa” e “I Gotta Feeling”.


africanos deram só uma mostra da alegria que vão proporcionar ao mundo nos próximos dias
(Foto: Agência Reuters)

Depois, foi a vez de Amadou & Mariam, uma dupla de cegos do Mali, com duas músicas. Novamente, uma pausa para outro filme. Novamente, sobre educação. Com a tela dividida em duas, o curta mostrou a caminhada de Mary e Susan do nascimento até os 24 anos. A primeira, sem nenhum acesso aos estudos. A segunda, criada num mundo de livros, apostilas e escolas. O fim das duas não seria difícil de prever e o filme acaba com ambas num hospital: Mary, miserável, acaba de perder o seu bebê; Susan era a médica de plantão. Para fechar, o lema: “Um Gol. Educação Para Todos!”.

Quando chega a vez de Desmond Tutu. Todo paramentado de Bafana Bafana, o prêmio Nobel da Paz de 1984 roubou a cena. Dançando, cantando, rindo e fazendo rir, o arcebispo parecia não acreditar no que estava acontecendo. Por mais de uma vez ele disse “estou sonhando, alguém pode me acordar?”. E não poupou elogios àquele que é o grande responsável pelo país estar respirando alegria depois de tanto tempo de sofrimento.

colombiana Shakira foi a grande atração da cerimônia de abertura do Mundial, nesta quinta, em Soweto
(Foto: AP)

- Estamos em Soweto e ele está em Joanesburgo (separados por poucos quilômetros). Mas se a gente gritar ele escuta: “Mandeeeeeela!!!”, “Viva, Madibaaaaaaa!” - ordenou Tutu, obviamente atendido por todos.

Sem dúvida nenhuma que Mandela, morador do bairro de Houghton, escutou. Escutou e com certeza se emocionou. Aos 91 anos, o ex-presidente sul-africano e grande ícone pelo fim do apartheid, não foi ao show. Raramente ele faz aparições públicas, mas nesta sexta-feira ele irá ao Soccer City para a partida de abertura da Copa, entre África do Sul e México, a partir das 16h (11h pelo horário de Brasília). Antes de se despedir, Desmond Tutu gritou um dos slogans do Mundial.

- Ke Nako !!! (“Chegou a hora”) - despediu-se o arcebispo, chamando mais um clipe.

Na tela, Mandela.Um rápido vídeo mostrou momentos do grande líder: “advogado, boxeador, marido, pai, revolucionário...”. Alguns na platéia foram às lágrimas. Para quem assistia chegava ser difícil ao menos tentar se colocar no lugar de um sul-africano e entender o que se passava naquele momento.

montagem_ abertura Copa do Mundo
sul-africanos orgulhosos e até bandeira brasileira na festa de abertura da Copa do Mundo

O show seguiu com atrações nacionais e internacionais. O colombiano Juanes levantou o público com o seu ritmo latino, a norte-americana Alicia Keys embalou com a sua batida melódica e o somali K´Naan, anunciado pelo ex-jogador brasileiro Sócrates (com um gorrinho cheio de estilo), fez todos explodirem com o seu “Wavin’Flag”, um dos hinos dessa Copa do Mundo e música que você vai ouvir muito durante os próximos 30 dias.

Chega o Gran Finale. Cheia de curvas e rebolado, a colombiana Shakira fechou com chave de ouro a cerimônia. E todos se despediram, com fogos de artifício no frio céu de Soweto (eram 10 graus), ao som de mais um tema do Mundial: “Waka Waka (This Time For Africa)”.

Nesta quinta-feira, a África do Sul deu apenas um aperitivo do que está por vir. Na sexta, a bola rola. E até dia 11 de julho o país será de alegria. O continente será um sorriso só.

Ke Nako! Chegou a hora!

Fonte: G1

Rir Pra não Chorar....








Motorista morre em acidente em Garanhuns; MST e Fetape protestam no Sertão

Integrantes do MST e da Fetape bloquearam nesta quinta-feira a BR-232 no trecho entre Serra Talhada e Salgueiro, no Sertão pernambucano. O protesto foi contra o corte no fornecimento de água nas áreas afetadas pela seca, através de carros-pipa.

Um acidente de trânsito causou a morte de uma pessoa na BR-423, em Garanhuns. Alisson Dorneles Clemente, 25 anos, motorista de uma F-4000, morreu na colisão frontal com uma carreta.

No total, a Polícia Rodoviária Federal registrou 16 acidentes nas últimas 24 horas, com 27 veículos envolvidos. Além da vítima fatal, 13 pessoas ficaram feridas.

O plantão do 2º grupamento do Corpo de Bombeiros registrou 7 ocorrências. Destaque para o acidente em Garanhuns, com vítima fatal.

Central de Jornalismo

Helenivaldo Pereira

Espanhola é presa com cocaína no Aeroporto do Recife

A Polícia Federal prendeu, na madrugada desta sexta-feira (11), no Aeroporto Internacional do Recife, espanhola acusada de tráfico de drogas. Com Maria Carmen Ramirez Selles, de 40 anos, os agentes encontraram 2,5 quilos de cocaína.

A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina. Os agentes desconfiaram da suspeita em virtude do check in ter sido feito quase na hora final do embarque. Na revista, a polícia localizou a droga em oito invólucros escondidos num fundo falso da mala.

A suspeita disse que veio de Portugal com destino à cidade de Manaus (AM), onde teria encontrado um amigo espanhol que trocou a sua mala por outra. Ela disse que sabia que estava transportando a droga na viagem de volta a Portugal.

A espanhola foi encaminhada à Colônia Penal Feminina, onde ficará a disposição da Justiça Federal.

BALANÇO

Com esta prisão, sobe para sete o número de apreensãos de drogas feita pela PF no Aeroporto Internacional dos Guararapes neste ano. Até agora sete estrangeiro foram presos, totalizando 16,56 quilos de cocaína apreendida. Em 2009, a Polícia Federal prendeu 19 pessoas, com 69.9 quilos de entorpecente.

Fonte: pe360graus.com.br

Mais mudanças na programação do São João de Caruaru

A cantora Elza Soares está confirmada no Maior Baião do Mundo, que acontece dia 23, véspera de São João, em Caruaru. A cantora teve seu talento reconhecido no fim da década de 1950, por ter adicionado um pouco do jazz ao samba. Ela substitui Lenine no São João de Caruaru.

O Baião contará com participação de Zélia Duncan, Paulinho Moska, Luiza Possi, Ortinho e Júnior Barreto. Além de Elza soares foram inclusos na programação Almério e Maryana Aydar.

Segundo Ortinho, idealizador do grande encontro, o repertório inclui clássicos de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Algumas das canções escolhidas são “Vida de viajante”, “Sabiá”, “Que nem jiló”, “Feira de Caruaru”, “O xote das meninas”, “Ovo de codorna”, “Orélia”, “Cidadão de Caruaru” e a “Imortal Asa Branca”.


Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Lei da ficha limpa vale para as eleições de 2010, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta quinta-feira (10), por 6 votos a 1, que a lei da ficha limpa vale para as eleições de outubro deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro.

A posição do TSE foi uma resposta à consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB). O pleno do tribunal entendeu que a lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de junho, não altera o processo eleitoral e pode ser aplicada neste ano. Com isso, o entendimento passa a ser adotado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, afirmou o presidente da corte, Ricardo Lewandowski.

O projeto ficha limpa surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado.

Fonte: G1