sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia dos Pais: a importância deles na formação dos filhos

No próximo domingo (14) é Dia dos Pais. Não precisa ser aquele que gerou, mas quem deu amor, carinho, ensinou, aprendeu... Para a formação das crianças, eles têm um papel tão importante quanto o da mãe. Cada um tem sua individualidade, mas todos com uma semelhança: a vontade de ser cada vez mais presente na vida dos filhos.

A psicóloga Cristiany Moraes , especialista em atendimento infantil, explica que a presença do pai supre as necessidades físicas e sociais dos filhos. “Uma coisa que vem acontecendo, devido às grandes transformações sócio-culturais, é acabar com essa ideia que só a mãe tem que estar sobrecarregada nessas funções de educar, de levar ao médico, à escola. É muito importante quando o pai pode se fazer presente nessa relação”, diz.

Filhos de pais separados
Quando o casal se separa, muitas vezes, os filhos ficam com a mãe e acabam se afastando do pai. Segundo a psicóloga, é possível evitar esse distanciamento: “Ele perde o contato com o filho porque ele quer. A não ser que seja um caso de alienação parental. Porque a questão do divórcio não é o maior problema. A questão é como isso é transmitido para a criança. Como ela participa dessa relação de divórcio entre os pais”.

Um conselho da especialista para os casais divorciados é nunca deixar de valorizar a relação pai-mãe-filho. “O fato dessa criança não morar com ele não impede que ele, um dia, vá buscá-la na escola para almoçar, para fazer um lanche, ir ao cinema, que um dia vá dormir na casa dele... Isso é fundamental”, orienta.

Carinho e cobranças
Um dos grandes desafios do pai é equilibrar o carinho com as cobranças. “O pai deve ser amigo, cúmplice de todas as atividades, em tudo o que ele faz no dia a dia. Mas também deve colocar limites, colocar de castigo, quando for necessário. Cobrança faz parte e é fundamental. Através da cobrança, a criança, o adolescente vai sendo preparado para questão de uma referência do ponto de vista sócio-cultural, de que as coisas não devem ser do jeito que ele quer sempre”, alerta a psicóloga.

Pai de primeira viagem, pai coruja, pai presente...
Para o empresário Ricardo Melo, foram nove meses de muita ansiedade até chegar o grande dia. Tem pouco mais de 24 horas que Miguel, primeiro filho de Ricardo e Fabiana, nasceu. Aconchegado nos braços do pai, Miguel representa um sonho realizado.

“A expectativa de saber o sexo da criança, se ele estava tendo uma formação certa, se estava tudo no lugar, se tinha todos os dedos, esperando que desse tudo certo...”, conta Ricardo. Ele desejava muito o filho e agora nem consegue explicar a sensação do que é viver a paternidade: “Eu sinto um pedaço de mim ali nos meus braços”.

A emoção que Ricardo começa a experimentar, o advogado Francisco Padilha está sentindo em dose dupla. Ele é pai de Antônio Henrique e da pequena Maria Júlia. Ele é um clássico exemplo de pai coruja que faz questão de acompanhar os filhos em todas as fases da vida. “Faz com que a relação fique mais sólida, mais forte. Também é importante a participação da mãe, mas a participação do pai faz com que a presença masculina seja mais enfatizada”, diz.

Nas festas do colégio dos filhos, Nelson Costa está sempre presente. Ele faz questão de proporcionar a Thor e Nínive o que ele não teve na infância. Filho de pais separados, o empresário resolveu construir uma história diferente. Sempre encontra tempo para viver momentos únicos ao lado das crianças e todo esse esforço tem explicação.

“Eu acho que a presença do pai é fundamental para o desenvolvimento deles, a autoconfiança deles é muito grande quando a gente está por perto. Essa a presença nossa faz com que eles tenham mais segurança em tudo que vão fazer”, conta Nelson.

Prorrogação de prazos do Detran acaba nesta sexta-feira

Termina hoje o prazo de tolerância dado pelo Detran de Pernambuco aos motoristas e proprietários de veículos atingidos pela operação padrão realizada pelos funcionários do órgão nos dias 16 de maio e 21 de julho. Para não prejudicar os clientes o Detran estendeu o benefício de isenção de multas por questões de prazo para o os dias 12, 15 e 30 de agosto, de acordo com cada caso.

No entanto, o departamento alerta que as regras só são válidas para os documentos vencidos durante a operação padrão, iniciada no dia 16 de maio. Confira os exemplos:

CNH vencida há mais de 30 dias – quem teve a CNH vencida a partir do dia 16 de maio terá até o dia 12 de agosto. Excetuam-se à regra as CNHs que ainda estejam no prazo de 30 dias já previsto em lei. Por exemplo: CNH vencida no dia 20 de julho – o motorista terá até 20 de agosto para renovação.

Falta de porte de CRLV 2011 para veículos de placas 1, 2, 3 e 4, cuja obrigatoriedade de porte iniciada em 01 de julho – os usuários terão que estar de posse dos documentos a partir do dia 13 de agosto. Caso o cliente tenha pago todas as taxas há mais de 30 dias e não tenha recebido o documento, ele deve ligar para (81) 3453.1514 e procurar rastrear a entrega para buscar o CRLV em uma das unidades do Detran. Caso o documento tenha sido extraviado e o endereço informado esteja correto, o cliente receberá uma segunda via sem ônus. Quem tiver perdido o documento pode solicitar a segunda via pelo WWW.detran.pe.gov.br.

Transferência de propriedade de veículos usados – Os veículos usados devem ser transferidos no prazo de 30 dias, senão o novo proprietário está sujeito a multa. O benefício vai atingir os clientes cujo Certificado de Registro de Veículos (CRV)está datado entre os dias 16 de maio e 12 de julho. CRVs com data posterior a 12 de julho terão que transferir nos 30 dias previstos em Lei.

Primeiro emplacamento – através de Portaria, a Secretaria da Fazenda também isentará de multas as Notas Fiscais vencidas durante a Operação Padrão. Para as NF’s emitidas entre 16 e 30 de abril de 2011, o prazo foi postergado para 15 de agosto. As NF’s emitidas entre 01 de maio e 30 de julho terão validade até 31 de agosto.

Indicação de condutor infrator e solicitação de cancelamento de infrações - os clientes que não puderam dar entrada nestes serviços e cujos prazos limite aconteceram durante a operação padrão deverão fazê-lo até o dia 12 de agosto.

Vistoria de Transporte de escolares - a vistoria semestral para veículos de transporte escolar também acontece em todas as Ciretrans Especiais e no Posto de Táxis e coletivos até o dia 12 de agosto. Quem for flagrado transitado sem o selo O veículo que for flagrado após esta data sem portar o selo será apreendido e somente liberado após passar pela vistoria. A multa é de R$ 127,69 (Art. 230, Inciso XX).

Redator de Plantão 12/08/2011















budega

2012 tem mais um pleito: Você quer um vereador para:


Defender o prefeito


Atacar o prefeito


Defender o povo



De a sua opinião no E-mail Budeganordestina@gmail.com

Comissão define detalhes do Desfile Cívico de Caruaru

Aconteceu na ultima quarta-feira (10) uma reunião em Caruaru, com representantes de agremiações, escolas públicas e privadas, entidades civis e militares e bandas marciais para tratar do Desfile Cívico do dia 7 de setembro, com a finalidade de traçar estratégias e organização para o evento. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, este ano o evento deve reunir cerca de oito mil participantes das mais de 90 agremiações.

“Neste primeiro encontro ficou definido que cada escola desfilará com apenas 50 alunos. Lembrando que esta medida foi tomada até o momento por uma questão de segurança e mobilidade”, falou o Coordenador do desfile Cívico, Rubenísio Medeiros.

O desfile está previsto para ter inicio às 8h saindo da Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao campo do Central. Outra reunião está prevista para o dia 25 de agosto para finalizar os detalhes com as instituições participantes. Em 2011 comemora-se 189 anos da Independência.

Confira a previsão do tempo para Pernambuco nesta sexta-feira

Tempo parcialmente nublado em Caruaru, Agreste pernambucano, nesta madrugada de sexta-feira (12). A temperatura no centro da cidade é de 21ºC.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Estado é de tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no litoral, Zona da Mata e Agreste. No Sertão, o dia fica parcialmente nublado a claro.

Alterada algumas atrações musicais da 12ª Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte

Taquaritinga está vivenciando a 12ª Festa das Dálias. Promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, o evento reúne música, arte e cultura popular.
Confira a Programação oficial de Shows na 12ª Festa das Dálias

Sexta Feira (12)
- Banda ATRIUS
- Geraldinho Lins
- Geraldo Maia
- Alceu Valença


Sábado (13)
- Banda MPBaião
- Orquestra Contemporânea de Olinda
- Wanderléa
- Falamansa


Venha para Taquaritinga esquentar o seu inverno na 12ª Festa das Dálias!

José Augusto Maia fala mais uma vez na tribuna da Câmara Federal sobre emancipação de Distritos

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), ocupou a tribuna da Câmara Federal, na tarde desta quinta-feira (11). Na oportunidade ele abordou o lançamento da Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios.
Segundo José Augusto Maia, a Frente tem como principal objetivo discutir, junto ao Governo Federal, formas para devolver aos Estados a autonomia para a criação de novas cidades, já que segundo ele, muitos distritos em todo o Brasil ficaram impedidos de se desenvolver ao longo dos últimos anos.
O deputado federal citou que a Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios, contou com a subscrição de mais de 200 parlamentares e a vontade de todos os que compõem o grupo, segundo ele, é que o Governo Federal envie sua proposta ainda no segundo semestre de 2011 para apreciação pela Câmara e pelo Senado.
“Distritos como, São Domingos (Brejo da Madre de Deus-PE) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte-PE) já são auto-suficientes, são localidades de economia forte e que geram emprego e renda como poucos municípios do país”, disse José Augusto Maia.
Para finalizar o deputado pernambucano pediu o empenho de todos os deputados que a criação das novas cidades vire realidade em breve. “Peço que todos se unam e libertem os distritos, que pararam de se desenvolver por não terem conseguido suas emancipações”, concluiu.