terça-feira, 17 de maio de 2022

Juíza paraibana é assassinada a tiros e corpo é encontrado em estacionamento de Belém/PA

Foto: Reprodução

A juíza Mônica Maria Andrade foi encontrada morta na manhã de hoje (17), dentro de um veículo no estacionamento de um prédio, em Belém no estado do Pará.

Segundo familiares, a mulher era natural de Barra de Santana e atuava no estado do Rio Grande do Norte. A juíza visitava Belém com frequência pois era casada com um magistrado do Pará.

O corpo foi encontrado pelo companheiro, o juiz João Augusto Figueiredo, que ao se deparar com um ferimento por arma de fogo no corpo da mulher, teria levado o carro e o corpo para a delegacia.

Até o momento não se tem detalhes sobre a motivação do crime e o responsável pela ação.

Taquaritinga do Norte promoverá a 19ª edição da Cavalgada Ecológica no final de semana


No próximo domingo (22) acontecerá mais uma edição da Cavalgada Ecológica na cidade de Taquaritinga do Norte. Neste ano, o evento chega a sua 19ª edição, a Cavalgada Ecológica é uma realização do Governo Municipal através da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico e já faz parte do calendário anual de eventos da cidade.

O percurso terá início no Campo do Jucá, onde será servido um café regional regado de muito forró entre os participantes. Seguindo o percurso, uma parada em frente a Matriz de Santo Amaro para a benção do Padre Pedro das Romarias.

Em seguida, todos seguirão sentido a Compesa, passando pela Carteira de Jaca Sitio Estreito até chegar em Mateus Vieira, onde será servido o almoço regional com muita animação e forró. O percurso segue logo após, pelos sítios São Bento, São Miguel, Bairro Brasília até chegar ao Centro da cidade, onde todos poderão acompanhar os shows de Jerry Vaqueiro e Nico Batista.

De acordo com a organização do evento, os kits que estão sendo vendidos a R$ 40,00 cada, são compostos por camisa e caneca.



CASO DO TETO DO HR: PROMOTORIA REQUER INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE MANUTENÇÃO PREDIAL


Em continuidade à apuração dos fatos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das 11ª e 34ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com atuação na Defesa da Saúde, expediu ofício à Diretoria do Hospital da Restauração, na segunda-feira (16), requerendo cópia do parecer técnico sobre o risco de novos desabamentos no setor laranja da unidade e informações sobre a realização de manutenção predial corretiva e preventiva na unidade hospitalar, com a remessa do respectivo protocolo (ou similar) que comprove a existência de rotinas com essa finalidade. O prazo conferido foi de 10 dias.

Foram requeridas ainda informações sobre a realização de inspeções periódicas na unidade pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Pernambuco, bem como a existência de atestado de regularidade do imóvel, emitido pela corporação (inclusive sua validade).

À Diretoria do HR ainda foi solicitado informar sobre as providências adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde – SES após o incidente ocorrido em 02 de maio de 2022, com o repasse de recursos para realização de serviços urgentes no imóvel hospitalar, com a indicação do montante e as obras previstas; bem como informar sobre o plano de investimento da SES no HR, na ordem de 24 milhões de reais, abarcando a aquisição de equipamentos e a reforma da estrutura interna e externa da unidade, noticiado pela pasta estadual de saúde ao MPPE, na audiência do dia 12 de maio.

Essas informações estão sendo requeridas dentro da Notícia de Fato 02061.001.649/2022, instaurada especificamente sobre o desabamento do teto do setor de trauma do HR.

Histórico – Uma inspeção foi realizada, no dia 4 de maio, no setor de trauma da unidade de saúde, pela promotora de Justiça Eleonora Marise Silva Rodrigues e as equipes de médicos e de engenheiros do MPPE. Saiba mais em: Https://www.mppe.mp.br/mppe/comunicacao/noticias/16209-mppe-vistoria-ala-do-hr-onde-ocorreu-incidente-e-ouve-explicacoes-do-diretor-do-hospital

No dia 12 de maio, foi realizada audiência, dentro do inquérito civil conjunto nº 2061.002.569/2021, das 11ª e 34ª Promotorias de Justiça de Saúde, com o objetivo de apurar a grave situação de superlotação das unidades da rede estadual de saúde, em especial o Hospital da Restauração, bem como as providências adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) para abertura de leitos de retaguarda em número e complexidade adequados na Rede SUS/PE.

Ficou deliberado que a SES/PE deve a encaminhar, no prazo de 10 dias: documentação referente a não utilização dos 50 leitos do IMIP que serviam de retaguarda em neurologia para o HR antes da pandemia, indicando a destinação de tais leitos; documentação formal comprobatória a respeito do processo de incorporação do Hospital Alfa Boa Viagem à rede estadual de saúde, com fixação de etapas e prazos; e detalhamento das ações para abertura de leitos de retaguarda e mutirões de cirurgia, com os respectivos quantitativos, unidades de saúde, especialidades e prazos.

A SES também deverá informar no mesmo prazo sobre o detalhamento do edital para contratualização de 320 leitos de retaguarda em neurologia, com a indicação da quantidade de leitos já contratada, dos tipos de leitos e em quais unidades de saúde foram abertos; bem como encaminhar cópia do contrato de gestão celebrado entre a SES/PE e a Fundação Prof. Martiniano Fernandes, referente ao Hospital de Retaguarda em Neurologia; e, por fim, apresentar a produção atual em neurocirurgia do Hospital Regional do Agreste, Hospital Getúlio Vargas e Hospital das Clínicas (UFPE).

Prefeitura de Santa Cruz realiza campanha de conscientização no trânsito


Neste mês de maio, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana, está realizando diversas ações em prol do Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Durante todo o mês, serão realizadas as conhecidas Blitz Educativas, com profissionais fiscalizando e conscientizando os populares a respeito da segurança no trânsito para evitar acidentes, sobretudo nas ruas mais movimentadas da cidade.

Além disso, as escolas do município estão recebendo o chefe da divisão de educação de trânsito Tawan Oliveira, que está realizando palestras com objetivo de também conscientizar os alunos sobre os cuidados ao transitarem pelas ruas.

O secretário Cleiton Barboza destacou a importância do Maio Amarelo. “Sabemos que muitos acidentes que ocorrem em todo o Brasil poderiam ser evitados se fossem tomados os devidos cuidados. Por isso, é importante que nossos profissionais estejam conversando com os populares não somente nas ruas, como já conscientizar desde as escolas, para que possamos ter futuros motoristas conscientes e responsáveis”, frisou.

As ações do Maio Amarelo ocorrerão durante todo o mês, em diversas ruas e escolas do município.


Fonte: Blog do Ney Lima

MULHER É PRESA EM PALMARES POR ESTAR COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO


Policiais do 10º Batalhão prenderam uma mulher durante à tarde de segunda-feira, 16, na Travessa Fábio Silva, bairro São Sebastião, em Palmares. Alexsandra Rodrigues de Oliveira, 44 anos, estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Palmares, tendo como Tipificação Penal: Lei: 2848, art. 157, § 3º – (Latrocínio); Lei: 2848, art. 211 – (Destruição, subtração ou ocultação de cadáver); Lei: 2848, art. 213 – (Estupro) – Lei: 2848, art. 70 – (Concurso Formal de Crimes); e, Lei: 8069, art. 244B – (corrupção de Menor). Outro elemento também seria cúmplice nos mesmos crimes.

Alexsandra Rodrigues foi levada à Delegacia de Polícia de Palmares onde foi apresentada para encaminhamento à audiência de custódia e recolhimento ao sistema prisional.