sábado, 2 de outubro de 2010

TSE vai divulgar votos de candidatos barrados pela Justiça

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta sexta-feira (1) divulgar os votos recebidos pelos candidatos barrados pela Justiça. A publicidade acontecerá de forma separada do resultado oficial da eleição. Entre os candidatos com registro indeferido estão alguns considerados “ficha suja”. Ao todo, o TSE já recebeu 1,9 mil recursos de candidaturas impugnadas.

A proposta de divulgar os votos de candidatos que tiveram o registro indeferido foi levada ao plenário pelo presidente Ricardo Lewandowski. O pedido para que se divulgasse os votos partiu do PP. O presidente do TSE conversou com a área técnica do tribunal e sugeriu a divulgação dos votos no site do tribunal após a totalização oficial dos votos.

Os votos dos candidatos barrados serão divulgados de forma separada, sem que se misture estes votos com os dos outros que disputam a eleição. Estes votos também não serão computados na hora de se proclamar o resultado das urnas. Se posteriormente o candidato obtiver na justiça uma decisão que libere seu registro, os votos serão incluídos dentro da totalização oficial.

O ministro Marco Aurélio Mello foi o único que questionou a regra. Ele entende que os votos deveriam ser divulgados juntos. Alertado que a área técnica disse não mais ser possível fazer mudança nos sistemas, ele acompanhou a decisão da divulgação em separado.

Até as últimas eleições, os votos em candidatos nessa situação iam para a legenda, ou seja, eram contabilizados na hora de calcular quantas vagas cada partido teria no Congresso, por exemplo. Uma mudança na legislação, porém, determinou que esses votos sejam considerados nulos.

O ministro Marco Aurélio, porém, já adiantou que pretende questionar essa mudança. Ele sugeriu que a alteração não teria força para “derrubar” o código eleitoral neste aspecto. Marco Aurélio disse que pretende ainda discutir este tema em plenário em outra ocasião.


Fonte: G1

Lei seca é suspensa em Pernambuco neste domingo

A lei seca está suspensa em Pernambuco. A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira pelo desembargador Francisco Bandeira de Melo. Com a medida, será permitido o consumo e a distribuição de bebidas alcoólicas no estado durante o pleito eleitoral deste domingo. O mandado é fruto de uma ação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que pediu a proibição da “lei seca” nos estabelecimentos vinculados à entidade. A decisão a justiça suspende a aplicabilidade da portaria 1963 expedida pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições.
O presidente da Abrasel Pernambuco, Núncio Natrielli, comemorou a liminar concedida pela justiça. Segundo ele, a proibição de venda de bebidas alcoólicas é uma recomendação da época do regime militar e a queda da lei contribui para a liberdade do cidadão. “Essa vitória é importante para garantir o direito de cada um. Isso representa credibilidade da Abrasel e a importância do nosso trabalho”, comemora. A Associação Brasiliera de Bares e Restaurantes possui cerca de 3 mil filiados em todo o país.

Fonte: Pernambuco.com

Acidentes deixam 7 mortos no Agreste pernambucano

Três pessoas morreram em um grave acidente de trânsito ocorrido na tarde desta sexta-feira (01), na BR-232, em Belo Jardim. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois veículos de passeio bateram de frente no Sítio Divisão.

Morreram Cecília Maria da Costa, 74 anos; Maria José de Oliveira Costa, 85 anos; e José Arimatéia Cavalcante, idade não informada. Outras três pessoas ficaram feridas, duas em estado grave, e foram socorridas ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru.

Este foi o segundo acidente greve ocorrido nesta sesta-feira, no Agreste. No início da madrugada, um caminhão carregado com galinhas capotou na BR-424, em Correntes. Morreram os agricultores Moacir Azevedo de Brito, 28 anos; Marcones dos Santos Araújo, 23; e Marceron Leite da Silva, 22 anos, todos residentes em Correntes. O motorista do caminhão, Carlos Alexandre de Souza, 31 anos, sofreu escoriações leves.

Em Caruaru, um aposentado de 77 anos morreu após ser atingido por um veículo. Mariano Francisco Lins pilotava uma motocicleta na BR-232, via de acesso ao bairro Agamenon Magalhães.


Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Agenda do candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco Armando Monteiro (PTB)

Sábado, 02 de Outubro

16h – Caminhada em Maranguape II, Paulista
Concentração: Rua Setenta