sábado, 17 de setembro de 2016

Eleições 2016 – Cobertura completa!


Mala de Fernando Aragão tem presença de Ricardo Teobaldo e temas sobre debate da Polo FM e pesquisa eleitoral


Fotos: Elivaldo Araújo.

Na noite desta sexta-feira (16), o grupo de Oposição de Santa Cruz do Capibaribe, que tem como candidatos a prefeito e vice, Fernando Aragão (PTB) e Cleiton Barboza (PTN) realizou a sua Mala em frente a Escola Profª Lucinalva Santos Aragão de Souza, no bairro Palestina.


Os temas que mais predominaram os discursos dos candidatos a vereador e a chapa majoritária, foram sobre a pesquisa eleitoral do Instituto DataVox em parceira com o Agreste Notícia, que foi divulgada nesta quinta-feira (15) e o debate entre os candidatos a prefeito promovido pela rádio Polo FM.
“Fernando Aragão deu um show e venceu” – afirma Ricardo Teobaldo sobre debate eleitoral


O deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB) esteve participando da Mala. No início de sua fala, o deputado destacou uma ligação recebida do senador Armando Monteiro, o mesmo mostra a felicidade em ter marcado presença na campanha do candidato Fernando Aragão.

“Venho aqui com muita alegria, o senador e companheiro Armando (Monteiro) esteve aqui domingo passado e quando ele falou daqui, eu estava na cidade de Carpina. Quando Armando saiu daqui era mais ou menos meia noite, ele me ligou na estrada e disse ‘Ricardo, eu sair de Santa Cruz do Capibaribe e estou satisfeito e impressionado com a multidão que encontrei, percebi a alegria e a vibração, estou saindo de Santa Cruz com a certeza da vitória de Fernando Aragão” – frisou.

Ricardo Teobaldo destacou a participação de Fernando Aragão no debate promovido pela Rádio Polo FM na quinta-feira (15) e em uma Sabatina promovida por estudantes do Instituto Dom Pedro I, realizado na manhã desta sexta-feira (16).

“Tenho boas noticias daqui, pois essas coisas não me surpreendem e, no debate de ontem o companheiro Fernando Aragão deu um show e venceu. Teve também hoje outro debate, que foi feito com uns estudantes e eu tinha certeza que Fernando também venceria” – citou.

“Temos que ir atrás desses indecisos e mostrar que Fernando Aragão é honesto” – destaca Cleiton Barboza


O candidato a vice-prefeito Cleiton Barboza relatou em seu discurso, a possível saída da ROCAM do município e insegurança.

“Estamos aqui para mostrar a verdade e para você ter ideia, Santa Cruz está prestes de perder a guarnição da ROCAM por falta de investimentos (…) Ele (Edson Vieira) falou que tirou as barracas das calçadas, mas também tirou o cidadão das calçadas, porque o cidadão hoje não pode mais andar com tranquilidade, ele diz que fez várias praças, mas infelizmente o cidadão hoje não pode sentar na praça para conversar com seus amigos, porque é assaltado. Está ai o Batalhão e se puder ir lá, vocês vão ver a quantidade de motos da ROCAM que estão sucateadas, e cadê o deputado Diogo Moraes para ir atrás?” – questionou.

Cleiton Barboza concluiu o seu discurso comentando sobre uma possível pesquisa interna do grupo, que segundo o mesmo, mostra Fernando Aragão tecnicamente empatado com Edson Vieira (PSDB).

“Estão criando alguns Facebooks falsos e dizendo que Fernando está entregando os pontos, mas nós temos pesquisas internas, onde elas mostram que o quadro é reversível, que mostra que Fernando hoje está empatado tecnicamente, também mostra que há quase 14% de indecisos, nós temos que ir atrás desses indecisos e mostrar que Fernando Aragão é honesto” – concluiu.
“Para mim pesquisa é um instrumento de trabalho” – afirma Fernando Aragão


O discurso mais aguardado da noite foi o do candidato a prefeito Fernando Aragão, que iniciou falando sobre a sua participação no debate da Polo FM.

“Nós aqui estamos com a verdade e que isso muitas vezes dói e que deixa muita gente nervosa, e ele quer jogar para mim o nervosismo, mas na realidade quem ficou nervoso no debate foi o ‘bloqueado’, não fui eu, sabe por quê?, porque graças á Deus tudo que eu disse, falei e contestei é pura verdade. Quando eu perguntei sobre a sua fala de quatro anos atrás, que dizia, abre aspas, ‘cristão que é cristo não vota em ladrão’ eu questionei ele o porque nessas eleições ele não diz e pergunta ao povo e, quando eu o perguntei, ele se calou, sabe por que senhor prefeito?, porque infelizmente o dinheiro público que foi desviado com a KMC, está fazendo falta ao povo que está sofrendo” – frisou.

Em seguida, Fernando Aragão fez menção á pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto DataVox no blog Agreste Notícia.

“Para mim pesquisa é um instrumento de trabalho, a pesquisa boa é dia 2 de outubro, mas acontece que ás vezes uma mentira dita muitas vezes, ela termina parecendo verdade e se vocês observarem, cada vez que a gente precisou aparecer para o povo de Santa Cruz, eles inventaram uma pesquisa registrada, foi assim na primeira, na segunda e foi ontem. Agora o que precisa analisar, pois eu não analiso o resultado, mas sim o que está por dentro dela é que na divulgação, a rejeição e a reprovação dele aumentaram e a minha rejeição diminuiu e que matemática é essa, que o cara é o mais rejeitado e aumenta numa pesquisa? Tenha vergonha, não engane o povo de Santa Cruz”.

Fernando ainda completou em sua fala.

“Há oito anos, você dizia aos seus eleitores que iria ganhar as eleições para Toinho do Pará e falava ‘podem apostar que eu vou ganhar’, e o resultado é que muitos acreditaram no senhor e infelizmente perderam muito dinheiro e hoje você tá com uma pesquisa mentirosa para enganar o povo. Quero ver vocês fazer uma pesquisa que estão com 30%, façam, gastem dinheiro, comprem, façam o que quiserem, mas vocês não vão comprar a consciência do povo de Santa Cruz” – pontuou.

No final do seu discurso, Fernando falou sobre propostas, citando as possíveis criações de uma AME Mulher, Creches e Rodadas de Negócios, caso seja eleito.

cleiton-e-fernando

ACIDENTE EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

Na manhã deste sábado 17 de setembro foi registrado na Avenida 22 de Abril, no Bairro Nova Santa Cruz em santa cruz do Capibaribe, um acidente de trânsito, no município.

Segundo informações de testemunhas, um carro modelo Del Rey transitava sentido Cohab/Centro, quando tentou desviar, de forma brusca, de um Golf que saia de local proibido.

Com a manobra, o Del Rey atingiu algumas motos que estavam estacionadas em frente a uma Casa de materiais de construção. Oito motocicletas caíram em efeito dominó atingindo outro carro estacionado.

Daniel Oliveira Lopes, 26 anos, dirigia o Del Rey com sintomas de embriaguez, de acordo com a Guarda Municipal, que esteve no local. Além dele, um amigo que estava junto apresentou os mesmo sinais. Dentro do carro, a Guarda encontrou uma garrafa de cerveja e outra de whisky já vazias.

O Golf, em que Daniel ainda tentou desviar, estava, de acordo com testemunhas, estacionado em local proibido. Quando já estava saindo aconteceu o fato. O condutor do Golf foi identificado apenas por Deilson.

Equipe da guarda encaminhou todos os envolvidos para a delegacia local para serem adotadas as medidas consideradas cabíveis.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO DENTRO DE BAR EM CAETÉS



Um homem foi assassinado na madrugada deste sábado (17/9), em Caetés, no Agreste do estado pernambucano.

A vítima foi o ex-presidiário Cláudio José da Silva, de 38 anos. No momento do crime ele bebia no bar do pai, na Rua Luiz Pereira Júnior, quando um homem desconhecido efetuou cerca de quatro disparos de arma de fogo, pelo menos três deles atingiram a vítima. O assassino fugiu a pé, com destino ignorado.

Cláudio havia cumprido pena pela prática de homicídio e estava em liberdade a cerca de 10 meses. O pai que presenciou o filho ser morto, disse não saber se ele vinha sofrendo ameaças de morte.

Uma equipe do DEAH, da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, realizou o levantamento do local do crime e liberou o corpo para ser conduzido ao Instituto de Medicina Legal (IML ) de Caruaru.

Com esse, subiu para 07 o número de pessoas assassinadas este ano (2016), em Caetés. A delegacia do município investiga o caso.

COBRADOR DE TRANSPORTE ALTERNATIVO É ASSASSINADO EM CATENDE, NA MATA SUL

Dois disparos de arma de fogo tiraram a vida de um jovem de 19 anos no fim da noite desta sexta-feira (16), em Catende na região da Mata Sul de Pernambuco.

Jessé Jesus da Silva, de 19 anos, havia acabado de sair da casa da namorada, quando foi atingido por dois disparos de arma de fogo de calibre não informado, o crime aconteceu na Ladeira do 9, nas proximidades do bairro Canaã,. Populares disseram que ele não tinha envolvimento com coisas erradas e não souberam informar o que teria acontecido, a carteira e o celular da vítima foram levados, a Delegacia de Catende está investigando o caso, o corpo foi levado para o IML.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO EM SÃO CAETANO



Foi assassinado com vários tiros no final da noite desta sexta-feira (16), na Rua do Abrigo em São Caetano, o ex-presidiário, Leandro Feliciano da Silva, de 24 anos, que morava no Sítio Gamboa, na zona rural da cidade. Ele foi executado com vários tiros e há seis meses o irmão dele Leonardo Feliciano também foi assassinado na cidade. A Polícia Civil investiga se há alguma ligação entre os dois casos e até o momento ninguém foi preso.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Candidatos estão tecnicamente empatados em Toritama, aponta pesquisa



Na noite dessa sexta-feira (16) mais uma pesquisa eleitoral foi divulgada no município de Toritama. Desta vez pelo Instituto Opinião, onde cenário aponta um empate técnico entre os três candidatos a prefeitura.

O município possui uma das mais equilibradas campanhas eleitorais do Estado. Há exatos 15 dias para o pleito, os três candidatos correm contra o tempo para convencer os cerca de 16% de indecisos.

Edilson Tavares (PMDB) segue em ascensão e assumiu a liderança, com dois pontos de diferença para o segundo colocado, na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado. O peemedebista tem 30% seguido pelo atual prefeito, Odon Ferreira (PSB) com 28%. Enquanto Lucinha Pereira (PSDB) tem 26%. Brancos e nulos somam 4% e os indecisos representam 12%.

Na espontânea, quando não é apresentado os nomes dos candidatos, Odon foi o mais lembrado com 26,3% dos votos. Edilson alcançou 25,8% e Lucinha, 23%, sendo 20,9% os indecisos e 4% os brancos e nulos.

Ainda de acordo com os dados, o atual prefeito segue como o mais rejeitado. 38% dos entrevistados não votariam em Odon Ferreira, 33,3% em Lucinha e 11,5% em Edilson Tavares.

O levantamento também mediu a forma como os cidadãos de Toritama avaliam a administração de Odon Ferreira. 50,5% dos entrevistados desaprovam a atual gestão, enquanto 40,8% aprovam e 8,7% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro. No entanto, só agora obteve liberação para ser divulgada. A coligação “Juntos Por uma Nova Toritama”, que tem a candidata Lucinha Pereira (PSDB) havia conseguido uma liminar na justiça eleitoral que impediu a divulgação da pesquisa.

Foram ouvidos 400 eleitores e a margem de erro máxima do levantamento é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações do Blog do Magno Martns e do correspondente, em Toritama do blog do ney lima, Evandro Balla.

Eleições 2016 – Cobertura completa!



Debate da Rádio Polo domina pauta de discursos em ‘Mala Boca Preta’

Fotos: Janielson Santos.


Na noite dessa sexta-feira (16), o grupo de situação, em Santa Cruz do Capibaribe, realizou mais uma mala, com vistas ao pleito eleitoral em 2 de outubro. Há menos de 20 dias para as eleições, este foi o penúltimo evento permitido nas sextas-feiras.

O debate realizado pela Rádio Polo FM, na quinta-feira (15) esteve como foco nos principais discursos dos candidatos e apoiadores do projeto.

Críticas fortes direcionadas ao candidato de oposição Fernando Aragão (PTB) e ao atual vice prefeito Dimas Dantas (PP), que esteve no debate ao lado de Fernando, estiveram presentes na pauta, de forma constante.
Apoio do MTST

O Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), reverendo Marcos Cosmo, esteve no evento para oficializar seu apoio ao projeto de reeleição do tucano. De acordo com ele, o candidato não tem medido esforços para buscar melhorias por novas moradias para a classe mais necessitada, e tinha o dever de ratificar seu apoio.

“Aqui encontramos o prefeito que não nos acolheu na força da bala e da opressão. No seu gabinete nos tratou com dialogo, conversa, dignidade e respeito”, disse e completou em seguida “Em nome do MTST venho convocar a militância de Santa Cruz para que no dia 2 de outubro faça Edson novamente prefeito dessa cidade”.

Ele ainda lembrou doação de terrenos, por parte da prefeitura, em torno de R$ 5 Milhões que beneficiará 400 família e destacou encontro com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo, que já teria projetado 2 mil novas moradias para a cidade, segundo ele.
Zé e Dimas no mesmo ‘pacote’

Em seu discurso, o candidato a vice, Dida de Nan (PSDB), criticou pesadamente o atual vice-prefeito, Dimas Dantas (PP), que acompanhou Fernando no debate da Polo, além de José Augusto.

“Os assessores dele (Fernando), um era o ex-deputado, que compra horário numa radio para falar mal todos os dias, e o outro, em todas as campanhas políticas tá em palanques diferentes. Quando ‘pula’ fala mal do outro. Cidadão totalmente sem confiança que tem um coração maldoso. Um cidadão que tenta prejudicar as vidas das pessoas, um homem desse não merece confiança”, falou.

Ele ainda revelou que algumas pessoas próximas ao candidato Edson Vieira (PSDB), tentaram convencê-lo a não ir ao evento. Dida garante que sempre foi favorável que o tucano estivesse presente.

“Muitas vezes alguém do nosso grupo diz que é melhor não ir, podem armarem alguma coisa e eu sempre digo ‘vá’, é um homem preparado, tem propostas, serviço prestado e ficha limpa”, falou.
Diogo Moraes responde Fernando Aragão

O deputado aproveitou seu discurso na mala para responder críticas do candidato Fernando Aragão (PTB), que foram realizadas no debate da Polo. O parlamentar foi para o ataque e não poupou nas palavras. “Ele (Fernando) começou o debate perdido, com ódio e rancor disparou todas ofensas possíveis e impossíveis para este grande prefeito”, disse.

Em seguida Diogo ironizou Fernando, dizendo que o adversário não conhecia a cidade para ver o que classificou de ‘avanços’.

“Ele ainda gastou um bloco para me ofender. Eu estava no estúdio, ele olhando para minha cara e eu não podia responder por que não era candidato… Ele disse que eu não tinha prestígio e força política, que não fiz nada”, disse e voltou a ironizar, afirmando que Fernando parece que não passava pela Rodovia PE-160, em sua parte duplicada, colocando a obra como resultado dos seus esforços junto ao governador Paulo Câmara (PSB).

Além da rodovia, Diogo lembrou do Calçadão Miguel Arraes de Alencar, Escola Técnica, entre outros. Por fim, disse que o trio que auxiliou Fernando no debate, dava ‘pena’.

“Chega dava pena, ver o trio que estava fazendo a articulação do candidato; Dimas Dantas, Ernesto Maia e Zé Augusto… Meu Deus do céu, querem se juntar àqueles que destruíram Santa Cruz do Capibaribe”, disse.
Sem propostas


Para finalizar, o candidato Edson Vieira (PSDB) usou quase que o tempo inteiro do discurso para criticar a postura de Fernando, durante o debate. Para ele, Fernando fugiu dos questionamentos e não trouxe propostas.

“Fui para o debate com o coração aberto, livre, leve solto, com a o objetivo e tranquilidade de mostrar propostas para Santa Cruz do Capibaribe, mostrar e ser cobrado pelo que fizemos durante esse 3 anos e 8 meses”, disse, acrescentando que montou sua equipe com esse objetivo, mas que o adversário foi no intuito apenas de agredir e denegrir sua imagem.


Para Edson, Fernando não mostrou propostas.

“Para minha surpresa e da grande maioria do povo de Santa Cruz, o que eu vi foi um candidato raivoso, candidato desesperado, candidato que não tem proposta, e que passou quase duas horas só agredindo e falando mal, não mostrando uma única proposta para Santa Cruz”, falou.

Sem citar o nome, Edson fez referência a Dimas Dantas, como sinônimo de traidor.

“Aquele que usou nosso palanque e nossa confiança, tava lá abraçado mais Fernando e José Augusto Maia”, finalizou.

Voto jovem representa 27% do eleitorado e pode decidir pleito, diz TSE



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os jovens entre 16 e 29 anos representam 27% do eleitorado nacional, o que demonstra, para a Justiça Eleitoral, que o voto dessa camada da população deverá ser determinante nas eleições municipais de outubro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, correspondendo a um quarto da população do país. Desses, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas eleições deste ano, segundo dados do TSE. Os jovens entre 25 e 29 anos representam 10,83% do eleitorado; de 21 a 24 anos, 8,71% e de 16 a 20 anos, 7,45%.

Para o cientista político Leonardo Barreto, especialista em comportamento eleitoral, o voto dos jovens pode ser determinante nas eleições porque, por terem mais escolaridade que as gerações anteriores, acabam por influenciar o voto das pessoas do seu círculo social, como pais e avós. Segundo Barreto, pesquisas demonstram que a rede de amizades e familiares é o fator que mais influencia na escolha dos candidatos. “Mas o jovem costuma ter um voto crítico”, diz o especialista.

Voto facultativo

De acordo com a Justiça Eleitoral, 1.638.751 jovens de 16 e 17 anos votaram nas eleições de 2014. Para estas eleições municipais, 2.311.120 adolescentes estão aptos a votar. O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição.

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 anos e menores de 18.

O Brasil tem 144 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições para prefeitos e vereadores. O primeiro turno será no dia 2 de outubro.