terça-feira, 26 de abril de 2016

giro policial

Armas que seriam usadas em assalto a banco em Boa Viagem. Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

Os cinco homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltos a bancos na Região Metropolitana do Recife já estão no centro de triagem (Cotel), em Abreu e Lima. O grupo teria praticado pelo menos 12 assaltos a agências bancárias desde o segundo semestre do ano passado, quando começaram as investigações.

De acordo com a polícia, Flávio Fausto de Araújo, conhecido por rei do gado, participou do roubo ao Banco do Brasil, no bairro de Boa Viagem, em fevereiro. O delegado responsável investigação, Paulo Berenguer, titular da roubos e furtos, detalha que os cinco foram presos segundos antes de assaltar uma agência do Itaú na Avenida Caxangá, no bairro da Iputinga.

Agora, a Polícia Civil procura pelo líder da quadrilha, que não teve o nome divulgado. Todos os detidos foram autuados pelos crimes de receptação, adulteração de veículo e associação criminosa armada.

Frente Parlamentar de Segurança Pública da Alepe vai negociar com secretário de Justiça o futuro do Complexo Prisional do Curado

Audiência Pública sobre a situação dos moradores lotou a Alepe na manhã de ontem. Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Depois da Audiência Pública realizada na última segunda-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre a desapropriação de mais de 50 imóveis nos entornos do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, a pauta vai ser levada para a Secretaria de Justiça do Estado.

Na Audiência, moradores da área defenderam o direito de permanecer em suas moradias e consideram que o despejo não resolve o problema da insegurança. A promotoria da Vara de Execuções Penais defende o fechamento das três unidades que compõem o complexo prisional. A Audiência não contou com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O Governo do Estado tomou a medida de desapropriação após uma fuga em massa no Presídio Frei Damião de Bozzano. Os moradores que vão ser retirados dos imóveis ameaçam acionar a Justiça para garantir o direito a moradia. A agente de saúde Maria Cícera Vidal diz que a comunidade não pode ser expulsa sem direito a nada:



Uma reunião entre o grupo de deputados que compõem a Frente Parlamentar de Segurança Pública e Pedro Eurico está marcada para a próxima quinta-feira (28). Cerca de sete mil homens estão no Complexo Prisional do Curado, que tem pouco menos de 1.500 vagas. O líder da bancada de oposição da Alepe, Sílvio Costa Filho, acredita no entendimento com o Governo:

Quadrilha é presa antes de cometer chacina em Glória do Goitá

Cinco homens, sendo dois menores de idade, foram detidos em uma operação do 21º Batalhão da Polícia Militar com policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), antes de cometer uma chacina em Glória do Goitá, no Agreste do Estado. O alvo era um grupo inimigo que disputava com os suspeitos o comando do tráfico de drogas na região.

Elvis do Carmo dos Prazeres, 38, Richardson Soares dos Reis Ferreira, 22, Aldinar da Silva Soares Júnior, 30, e os dois menores, de 15 e 17 anos, foram detidos quando estavam em um bar. Um sexto suspeito conseguiu fugir sem ser identificado. Com eles, a polícia encontrou 24 big-bigs de maconha, 23 pedras de crack, dois revólveres calibre 38 com 15 munições, uma moto com placa adulterada e outros itens. Todos moravam no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

Os menores foram apreendidos por ato infracional e encaminhados à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Já os três homens foram autuados em flagrante pelos crimes de porte de armas, tráfico de drogas e formação de quadrilha e encaminhados para a Cadeia Pública de Glória do Goitá.

Paulo Câmara busca estratégia para tentar conter possível aumento de violência em caso de greve da PM



Com a possibilidade de uma nova greve dos Policiais Militares e também dos bombeiros militares ser iniciada nesta quarta-feira (27), o Governo do Estado começa a traçar a estratégia para tentar diminuir a possível onda de violência.

De acordo com informações de uma matéria publicada no blog “Ronda JC” (que pertence ao grupo do Jornal do Commercio), o governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu na segunda-feira (24) com comandantes de batalhões espalhados pelo Estado.

O assunto seria o anúncio de que homens da Força Nacional já teriam sido solicitados para fazer a segurança, medida semelhante a que foi tomada pelo ex-governador João Lyra Neto (PSB) quando a mesma polícia declarou greve, de 13 a 15 de maio de 2014.

Em todo o estado, a situação de greve causou muita apreensão, com aumento dos índices de violência aumentando nas grandes cidades e região metropolitana do grande Recife, especialmente no número de assaltos e homicídios. A região metropolitana viveu um clima semelhante ao de guerra, em meio a confrontos e tanques do exército nas ruas.

Em Santa Cruz do Capibaribe não houve registro de crimes graves, mas agências bancárias tiveram a segurança reforçada, diversas lojas fecharam as portas e aulas no turno da noite foram suspensas.

Já em Toritama, foram registrados atos de vandalismo, especialmente na invasão de prédios públicos, entre eles a Câmara Municipal (que foi depredada). A residência do prefeito Odon Ferreira (PSB) também foi alvo de ataques, assim como houve a queima de pneus e bloqueio do trânsito na BR-104, que corta o município.

As suas categorias realizam assembleia geral nesta quarta-feira (27) e entre a pauta de reivindicações estão o reajuste salarial e também melhores condições de trabalho e revisão no plano de cargos e carreiras.