sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fernando Aragão fala e não descarta novo rumo político

Em um dos momentos mais esperados da noite o vereador Fernando Aragão subiu à tribuna para falar dentre outros temas, das especulações em torno da possibilidade do mesmo compor com o deputado estadual Edson Vieira uma chapa oposicionista no peito municipal de 2012.

Fernando fez um relato de sua história política. Elencou sua busca por serviços e obras para cidade, desde o começo de sua carreira como homem público. O vereador disse que tem trabalhado muito para o desenvolvimento da cidade e sempre de forma transparente.

Para ele, chegou a hora da população deixar de lado a paixão política, para dar vez a pessoas que queiram trabalhar pelo desenvolvimento da economia local. Segundo ele, falta gestão e planejamento para garantir o futuro do município.

Fernando citou notícias que deram conta de uma conversa dele com o deputado estadual Diogo Moraes na última quarta-feira, na qual foi proposta a ele a junção com o deputado Edson Vieira para a eleição de 2012.

Segundo ele, a proposta é verídica, no entanto, ressaltou o compromisso que tem com o seu partido. Ele citou o deputado federal José Augusto Maia, como líder de seu grupo e afirmou que vai aguardar para discutir com ele o pleito do próximo ano.

Ele finalizou dizendo que se for preterido por seu grupo, não sendo dada a ele a oportunidade de disputar em boas condições a campanha de 2012, ele poderá sim compor com Edson Vieira uma chapa majoritária em 2012, desde que o mesmo tenha um projeto político consistente para a cidade.

SES reinaugura bloco cirúrgico do Jesus Nazareno

Será inaugurado nesta sexta-feira (19), a readequação do bloco cirúrgico obstétrico do Hospital Jesus Nazareno (HJN), em Caruaru, Agreste pernambucano. No total foi investido R$ 1,3 milhão para reforma de toda estrutura física e compra de novos equipamentos para o bloco.

A maternidade realiza cerca de 450 partos por mês, o que resulta em uma média de 15 partos/dia. Diariamente, 40 mulheres, em média, são atendidas na triagem obstétrica. No ambulatório, são outros 1,5 mil atendimentos/mês. Em relação ao número de exames, a maternidade realiza de 3 mil a 5 mil procedimentos por mês.

Com a reforma o local contará com cinco salas de parto, sendo duas para cesáreas e três para partos normais. Ainda foram readequados a sala de recuperação, descanso médico e a sala de apoio ao recém-nascido, onde as crianças são encaminhadas para os primeiros cuidados após o parto.

O HJN conta com uma equipe de quase 500 servidores, sendo 100 médicos. Ao todo, são 93 leitos (13 na Enfermaria Canguru; 18 na Unidade de cuidados Intermediários – UCI; 42 no alojamento conjunto, onde mães e bebês ficam após o parto; 12 na Obstetrícia Clínica; 6 na enfermaria de pré-eclâmpsia e 2 no isolamento).

Comerciante é preso com cigarros contrabandeados no Agreste

Um comerciante foi preso nesta quinta-feira (18) na cidade de Panelas, Agreste pernambucano. Policiais Federais da Delegacia de Caruaru cumpriram o mandado de busca e apreensão em quatro propriedades do comerciante, Sérgio Ricardo Lopes, 39 anos.

Na ação foram localizadas 270 caixas de cigarros contrabandeados que estavam no sítio do acusado. Ele foi autuado em flagrante por contrabando e descaminho. Além dos cigarros foram localizadas centenas de caixa de papelão que serviam para camuflar a mercadoria contrabandeada.

O comerciante foi preso e encaminhado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

Carro bate em mureta e motorista morre em Caruaru

Vinte e um acidentes, 36 veículos envolvidos, sete pessoas feridas e duas mortes. Este é o balanço da Polícia Rodoviária Federal nas últimas 24 horas.

Na BR-232, em Pesqueira, uma colisão traseira entre um caminhão e um veículo Montana, causou a morte de Reginaldo Félix da Silva, 60 anos, de uma funerária em Paulista, Região Metropolitana do Recife.

Na mesma rodovia, em Caruaru, um Fiat Uno saiu da pista e colidiu contra uma mureta, no km 115. Morreu o condutor do veículo, Carlos Alberto Araújo, de 48 anos, comissário da Polícia Civil de Salgueiro, no Sertão. Ele era hipertenso e teve morte súbita, segundo uma equipe do Samu que esteve no local do acidente. O comissário seguia para o Recife.

O balanço do 2º grupamento do Corpo de Bombeiros contabilizou 12 ocorrências, mas de rotina.

Clínica psiquiátrica deixa de funcionar em Caruaru após mais de 40 anos de existência

Em um numero bastante reduzido são poucas as casas psiquiátricas que funcionam nas cidades do interior. Conhecidas como Santas Casas, os hospitais acolhem doentes mentais que precisam de uma assistência diferenciada. Em 1991, o Brasil através do Sistema Único de Saúde (SUS) assina a “Declaração de Caracas” que se compromete a oferecer o serviço para o tratamento; fornecer um ambiente digno e não um lugar de martírio e por fim resguardar e ampliar os direitos das pessoas com transtornos mentais.

Diante de tal situação, a única Clinica Psiquiátrica em Caruaru, que funciona há mais de 40 anos, localizada na Avenida Cleto Campelo, vive um dilema: o contrato da prestação de serviço que é oferecido pelo SUS termina no próximo dia 17 de setembro.

A Clínica abriga 120 internos que recebem acompanhamento médico e psicológico. O local é referência para outras cidades do Agreste. “Nós não sabemos o que fazer, já procuramos o Ministério Público para que a Prefeitura de Caruaru possa intervir na renovação do contrato”, falou Valquíria Florêncio – irmã de um paciente que está há 10 anos na clínica.

Familiares encaminharam um ofício a Secretaria de Saúde do município, datado de 13 de maio que alertava sobre o fechamento da clínica, entretanto sabe-se que a propriedade é particular e que até o momento não existe um local para acomodar os pacientes, e também não se pronunciou sobre tal problema.

Embora a cidade de Caruaru ofereça o serviço de atendimento nos CAP’s (Centro de Atenção Psicossocial) o local não é apto para receber os pacientes para internação, principalmente para os pacientes crônicos, indagou Valquíria.

Diante do dilema e do prazo que se esgota, familiares dos internos da clínica realizam nesta sexta-feira (19), às 8h, um protesto no prédio da prefeitura de Caruaru, com faixas e cartazes no intuito de chamar atenção da sociedade e cobrar uma solução para o problema. “Nós queremos saber o que pode ser feito para garantir o tratamento e o internamento dos nossos familiares”, questionou.

Dimas em mais uma noite de discurso com denúncias

Em mais uma noite de quente embate com o vereador Ernesto Maia, o vereador Dimas trouxe a tona, mais uma vez, denúncias contra o situacionista. Segundo DD, na tarde de ontem ele recebeu documentos relacionados à empresa que foi denunciada na última sessão por Ernesto.

Dimas disse que as denúncias feitas por Ernesto têm que ser esclarecidas.

O vereador disse ainda que tem interesse de que todas as denúncias envolvendo o nome do seu irmão, Klinger Dantas, sejam esclarecidas. Ele lembrou ainda que Ernesto e o seu tio - o deputado federal José Augusto Maia, convidaram Klinger para trabalhar com eles na Prefeitura Municipal e na administração do Moda Center Santa Cruz.

O vereador voltou a falar sobre a aquisição da Rádio Polo FM. De acordo com ele, a negociação ainda tem que ser esclarecida, já que o prédio, que Ernesto falou ter vendido para a aquisição da Emissora, segundo Dimas, não consta como negociado no cartório de registros da cidade.

Ele encerrou seu discursos dizendo que vai requisitar à construtora, responsável pelas obras de ampliação do Moda Center, todo o detalhamento técnico sobre a elaboração do projeto e execução da obra.

Recadastramento do bolsa família segue até o dia 31 de outubro

Mais de setenta mil famílias pernambucanas precisam fazer o recadastramento do programa bolsa família para não ter o benefício cortado, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social. O prazo é até o 31 de outubro e cerca de 72.560 famílias devem realizar o recadastramento para atualizar os dados e evitar o bloqueio.

Em Pernambuco, o programa atende mais de um milhão de famílias. O recadastramento é realizado a cada dois anos, para verificar se houve mudança de endereço ou de renda, confirmar a localização da escola dos filhos e acompanhamento da frequência escolar.

O benefício é repassado à famílias com renda de até cento e quarenta reais.